terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Palazzo Vecchio e a Piazza della Signoria

O Palazzo Vecchio domina e assinala na cidade o polo destinado a vida civil. A praça foi construída passo a passo com a construção do Palazzo no decorrer dos anos de 1300, graças a demolição de alguns edificios que ali existiam anteriormente. 

A Praça foi concebida para assegurar ao povo um espaço destinado a cerimônias públicas do comune fiorentino e acima de tudo, inicialmente, a praça tinha também uma função defensiva, garantindo o controle do território, já que o coração politico da Florença medieval era localizado ali: o Palazzo Vecchio.

A construção da Loggia della Signoria, conhecida também como Loggia dei Lanzi,  è datada entre os anos de 1376 e 1382 e inicialmente tinha a função de palco para as cerimônias públicas.

Em 1370, existia um pequeno muro em frente ao Palazzo Vecchio que se chamava aringheira que servia como uma espécie de tribuna e que foi demolida  em 1800. Já naquela época, existia na aringheira, uma escultura de uma Leão, o Marzocco, simbolo de Florença e que mais tarde foi substituído pelo Marzocco que vemos hoje de Donatello (o original se encontra no Museu do Bargello).

Giuditta e Oloferne
Nel 1495, foi colocado na aringheira a estátua Giudita e Oloferne, a heroína bíblica, obra de Donatello, que simbolizava a vitória da republica fiorentina contra os seus inimigos, ou seja, a familia Medici. A Giudita que vemos hoje em frente ao Palazzo è uma cópia, a original se encontra no interior do Palazzo Vecchio, mais precisamente na Sala dei Gigli. Quando a gente começar a explorar o interior do Palazzo, eu escrevo melhor sobre a estátua. 

Uma curiosidade: a estátua Giudita inicialmente ocupava o lugar que hoje é ocupado pela cópia do David de Michelangelo, exatamente em frente a porta de entrada do Palazzo Vecchio. Com a chegada do David em 1504, a Giudida foi transferida para a Loggia dei Lanzi, onde agora vemos a estátua Rapto das Sabinas de Giambologna.

O David também significava a vitória da república fiorentina. Mas vou deixar para falar do David, num post especial para ele, afinal ele è o maior simbolo de Florença. 

Como resposta ao David de Michelangelo, quando a familia Medici vence a república e retorna ao poder, 30 anos depois, foi colocado a estátua Ercole e Cacco de Baccio Bandinelli, símbolo do poder Mediceo. A estátua que vemos hoje de Ercole e Cacco é original, aliás, è a única estátua original que se encontra em frente ao Palazzo Vecchio.

Nel 1540 Cosimo I, o duque, transfere a residência de toda a familia ducal para o Palazzo Vecchio. Antes a residência oficial da familia Medici, era no atual Palazzo Medici-Riccardi, na Via Cavour. Com Cosimo I, acontece diversas modificações, principalmente no Palazzo Vecchio, na Loggia dei Lanzi e começa então a construção do edificio que hoje hospeda a Galleria degli Ufizzi.

A Loggia dei Lanzi começa a ser embelezzada e se transforma em um museu a céu aberto. Como símbolo do poter Mediceo foi colocado o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas. Foi construída a Fontana del Nettuno feita pelo escultor Ammannati, em homenagem a Cosimo I, o novo Senhor do Mar Tirreno. E por fim, foi construida o Monumento Equestre de Cosimo I, o granduca di Toscana.


No afresco que feito por Giovanni Stradano que se encontra no interior do Palazzo Vecchio, podemos ter uma idéia de como era a Piazza della Signoria em 1500. Podemos ver a aringheira antes de ser demolida, com o Marzocco, com o David e Ercole e Cacco. A Galleria degli Uffizi ainda não foi construída. Esse afresco representa exatamente a como era a praça no tempo em que viveu Michelangelo e Leonardo da Vinci. Reparem no piso: era vermelho, feitos de uma espécie  tijolos chamado de cotto fiorentino. Com a invenção do automóvel, o piso da praça teve que ser refeito.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.