terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O oratorio dos Buonomini em Florença

Busto de Sat'Antonino
A história dos Buonomini (Bons Homens) nasce em Florença no ano de 1441 e continua ainda hoje, depois de 05 séculos e meio.

Cosimo Il Vecchio, pai da dinastia medicea, derrotava seus adversários políticos criando taxas e impostos insustentáveis, um método muito mais eficiente e moderno do que o método da eliminação física utilizada na época medieval.  E assim nasce uma categoria chamada "Poveri vergognosi" (pobres envergonhados, traduzindo ao pé da letra). Essa categoria era chamada de "vergognosi" porque eles eram comerciantes, artesões que já tiveram uma boa vida e que falidos, caíram em miséria e assim se envergonhavam de serem pobres e pedirem ajuda.

Do Convento de San Marco e da Ordem dos Domicanos veio Beato Angelico, o grande artista que sabia pintar as coisas do Espirito Santo e Santo Antonino, que sabia viver o Espirito Santo e que acima de tudo, fazia com que os outros vivessem de acordo com regras de Deus.

Santo Antonino, um pequeno grande frade, que hoje podemos admirar através do busto feito por Verrocchio, maestro de Leonardo da Vinci, que se encontra no Oratorio di San Martinho, sede dei Buonomini em Florença, fugiu para a Maremma, quando soube que o Papa queria ordená-lo Bispo, mas mesmo sem querer, ele teve que retornar e aceitar o cargo de Bispo de Florença. Ele não queria aceitar o cargo, não por medo, mas sim por humildade, pois não se achava digno de ser o Bispo de uma cidade tão importante como Florença. 

Esse pequeno frade iluminado, sabia como fazer pra recordar a misericórdia aos poderosos de Florença. Ele teve uma idéia simples e que foi muito importante durante todos esses séculos de história fiorentina. Ele chamou 12 cidadões, chamados de Buonomini e os fez procuradores dos "Poveri Vergognosi". Os 12 homens foram escolhidos entre as diversas classes sociais, da mais alta a mais baixa e deu a eles uma regra elementar: os "Buonomini" deviam recolher tudo o que podiam, e em seguida, distruibuir tudo no mais absoluto segredo, assistindo os pobres, vítimas da miséria e da própria dignidade, pois se fechavam no seu silêncio por causa da vergonha.

Pobres que ainda hoje, sentem vergonha de pedirem ajuda. Desde de 1441, através dos séculos, os Buonomini ajudam os poveri vergognosi em Florença. Todas as vezes que um dos Buonomini morre, a congregação pede inspiração ao Espirito Santo para eleger o novo membro e todas as vezes que a congregação está sem fundos, aparece uma oferta generosa, como que por encanto pois eles utilizam uma  técnica muito eficaz para recolherem fundos. Eles acendem uma vela na janela da sede na Piazza Dante Aligheiri - a voz dos Buonomini pedindo ajuda è representada pela chama da vela e os fiorentinos generosos correm para socorrê-los.

Toda sexta-feira, os 12 Buonomini se reunem para discutirem os novos casos e decidem através de votos quais serão as pessoas que receberão ajuda. O método de votação é muito curioso: eles utilizam caroços de feijão brancos e pretos. Os feijões pretos representam um voto positivo.

A história nos conta, que Cosimo Il Vecchio, se sentindo culpado por ter feito sua fortuna com cobranças de juros e empréstimos de dinheiro - lembrando que os Medici era uma familia de grande banqueiros e que naquele tempo era um pecado mortal emprestar dinheiro com juros - doou nada mais, nada menos que 40.000 fiorini, uma verdadeira fortuna, para a restauração do convento de San Marco. Além disso, os Medici sempre fizeram grandes doação de dinheiro para a congregação dos Buonomini, e ainda, eles fizeram leis especiais que consentiam anistia fiscal para as pessoas que faziam doações para os Buonomini. E é claro, alguns membros da familia Medici foram membros da congregação.

Na sede da congregação, ainda podemos ver hoje, um buraco na parede, uma espécie de caixa postal, onde as pessoas podiam depositar anonimamente a sua doação. Como eu disse antes, a sede da congregação fica na Piazzeta San Martino, próximo a Via Dante Aligheiri, exatamente em frente a Torre della Castagna, no centro histórico de Florença. Você pode visitar a sede gratuitamente e admirar o famoso busto de Santo Antonino feito pelo Verrocchio, maestro de Leonardo da Vinci e as belissimas paredes afrescadas pela botegga de Ghirlandaio, maestro de Michelangelo.

Decoração do Oratorio, sede da Congregação dos Buonomini:

Interno do oratorio
As dez lunetas do Oratorio são afrescadas com cenas da vida de San Matino, o padrono dos Buonomini. Os dois afrescos ao lado do Altar representam San Martino que cede o seu manto a um pobre e o Sonho de San Martino. Os afrescos possuem um grande valor sociológico e histórico, além de artístico pois representa com muito realismo a vida quotidiana da Florença no ano de 1400. Por exemplo, no primeiro afresco a esquerda depois da entrada, representa a cena da Visita aos enfermos, onde um homem leva um frango e uma garrafa de vinho a uma mulher que acabou de dar á luz. Veja abaixo:

Visita aos enfernos
A condição da ex-familia rica se percebe pela mobília da casa e da presença de uma serva que recebe a doação. Os Buonomini doam também ainda tecidos e fios para vestir o recém nascido.

Caridade: receber os pelegrinos

O sonho de San Matino: Jesus aparece vestindo o manto de San Martino
Caridade: Vestir quem está nu
Caridade: Visitar os presos

Caridade: Dar água a quem tem sede
Atividade civil: fazer o inventário de quem precisa
Atividade civil: registrar matrimonios
Caridade: sepultar os mortos

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.