segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Desvendando o Palazzo Vecchio

Esse será o primeiro post de uma série que tem como objetivo desvendar de verdade o Palazzo Vecchio de Florença. Por incrível que pareça, não existe um livro de guia na nossa lingua e sem conhecer a história do Palazzo fica quase impossível compreender a sua grandeza.

Introdução: O Palazzo Vecchio e a cidade

O Palazzo Vecchio em Florença é um edifício complexo, construído em sete séculos, durante os quais ele sempre manteve a sua função original de sede politíca e administrativa e acima de tudo, o símbolo da cidade.

Hoje, o Palazzo representa um dos museus mais importantes de Florença e infelizmente nem todo mundo sabe disso. Muitos turistas e até fiorentinos, pensam que o edifício é somente sede administrativa da cidade e nunca fizeram uma visita no museu, local onde encontra obras primas de Vasari, de Michelangelo, Bronzino, Ghirlandaio, Donatello, entre outros. 

O Palazzo Vecchio não é só um museu, é um lugar que pelo seu significado simbólico continua sendo utilizado e vivido na arquitetura, na pintura, nas obras que ali se encontram que se confundem com a história de Florença. 

Construído no final do século XIII para hospedar o Governo da Cidade, o Palazzo foi transformado em Palazzo Ducale em meados de 1500 e é mais tarde chamado de "Vecchio" (velho) após o transferimento da familia Medici para o Palazzo Pitti. Na época dos Lorenas, o Palazzo è a sede da Magistratura e depois da unitá da Italia no final do século XIX o Palazzo se transforma em sede do Parlamento Italiano. Somente no ano de 1872, o Palazzo hospeda o sindaco (prefeito) e è a sede administrativa da cidade.

A visita no Museu do Palazzo Vecchio è composta de ambientes enormes ou muito pequenos: o Quartieri de Leone X, Quartieri degli Elementi, Quartieri de Eleonora,Salone dei Cinquecento, Sala dell' Udienza, Sala dei Gigli, Sala delle carte geografiche, caracterizados pela riqueza material e histórica. O percurso consente de refazer as etapas principais da história de Florença, através dos traços que foram deixados na estrutura arquitetônica e na decoração do Palazzo.

O momento que mais podemos admirar e acima de tudo reviver no Palazzo são os anos que aconteceram entre 1565 e 1575, quando por vontade de Cosimo I de' Medici, o arquiteto e pintor Georgio Vasari transformou o antigo palazzo dei Priori em Palazzo Ducale, criando uma obra grandiosa, uma obra prima da arquitetura e do renascimento italiano.

Fique com a gente, vamos desvendar juntos o Palazzo Vecchio: aguardem os próximos posts!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.