sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

San Nicola e a origem do Papai Noel

Nesta época ele está por todo lado: na TV, nas decorações dos Shoppings, nas vitrines das lojas, pendurados nas varandas das casas e sobretudo, ele está nas fantasias e nos corações das nossas crianças. Mas quem é esse velhinho rechonchudo vestido de vermelho que presenteia adultos e crianças desde do século VI d.C.? Ele existe? Ele existiu algum dia ou é apenas um personagem inventado (dizem) pela Coca-Cola?

Ele existiu sim...Não como o nome e Papai Noel e da forma que a gente conhece desde de criança. Ele se chamava Nicola em italiano e em português São Nicolau, (daí a origem do nome Santa Claus nos EUA), nasceu na segunda metade do século III d.C., numa cidade chamada Patara na Licia, que atualmente é a Turquia. Pela estima que tinha do povo e do clero foi proclamado Bispo de Myra, uma cidadezinha no litoral de Licia.

Sua vida de sacerdote foi marcada pela caridade, e alguns historiadores dizem que ele participou do Concílio de Nicea no ano de 325, onde condenou a heresia ariana - um sacerdote de Alexandria, no Egito, Ario (250-336), começou a difundir uma heresia negando que as três Pessoas da Santíssima Trindade são absolutamente iguais quanto à natureza e coeternas. Alguns anos mais tarde, Nicola morreu, no dia 06 de dezembro. Antes da sua morte, Nicola já era considerado Santo e assim, depois da sua morte, começaram as peregrinações dos fiéis a sua tumba na cidade de Myra.

Como eu já disse anteriormente, a vida de San Nicola foi marcada pela caridade, principalmente com crianças e adolescentes. Naquela época a expectiva de vida das pessoas era pequena e assim, era muito comum que as pessoas se casavam jovens, com 13, 14 anos. E além das pessoas casarem jovens, as mulheres teriam que oferecerem dotes aos maridos para se casarem. E quem era pobre e não tinha como pagar o dote? Simplesmente não casavam e provavelmente viravam prostitutas.  

Diz a lenda, que um pai tinha 03 filhas que estavam na idade de contrair matrimônio, mas eles eram muitos pobres e não tinham o dote para oferecer. Esse pai, então decidiu de mandar as três adolescentes para a protituição. Quando San Nicola soube, ele foi ao encontro das meninas e deu a cada uma, um saco com moedas de ouro como dote, salvando assim a honra das meninas. E assim deu origem a lenda de presentear de San Nicola.

O Santo é conhecido na Italia como San Nicola di Bari. Mas se eu disse que San Nicola nasceu e viveu na atual Turquia e como é que San Nicola de Myrna se transforma em San Nicola di Bari? Simples assim: como o culto do Santo era muito grande com diversas peligranações a sua tumba que estava localizada em Myra, depois que a Turquia foi invadida e conquistada pelos muçulmanos, 62 marinheiros da cidade de Bari desembarcaram na Turquia e foram até sepulcro do Santo onde "resgataram" os restos mortais do Santo. No dia 09 de maio de 1087 os marinheiros retornam a Bari triunfante com os restos mortais do Santo. E assim, Bari ganha um padroeiro e o Santo fica conhecido como San Nicola di Bari, sem ter ao menos visitado a cidade uma única vez- pelo menos em vida.

San Nicola è representado na arte em diversas formas, mas sempre vestido de bispo. Algumas imagens ele aparece com a pele mais escura, que provavelmente é a mais correta já que ele era turco. A representação do Bom Velhinho com a pele branquinha è totalmente ocidental. Em vez do saco de presentes, San Nicola è sempre representado com o saco de moedas, ou então com três bolas de ouro nas mãos. San Nicola também pode ser representado com 03 crianças, que diz a lenda que foram ressucistadas por ele.

Termino o post, desejando a todos um Feliz Natal, repleto de luz, saúde e felicidades!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.