quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A procura da Batalha de Anghiari de Leonardo da Vinci

No post anterior As Batalhas de Leonardo da Vinci e Michelangelo no Palazzo Vecchio em Florença, falamos um pouco da história das duas batalhas que seriam feitas pelos dois grandes gênios fiorentinos e nesse post vamos tentar falar do que realmente está acontecendo em Florença nas últimas semanas: a busca da batalha de Anghiari de Leonardo da Vinci, que aliás está gerando muitas discussões entre os históricos e pesquisadores de arte.

Resumindo o que foi dito no post anterior: Em 1504 Leonardo faz o "cartone" preparatório e começa a pintar a obra. Georgio Vasari nos conta que o artista utilizou a técnica de "oleo su muro" o que determinou a perda da parte superior da obra, já que a técnica utilizada não era aconselhável.  A técnica mais aconselhada seria a o "afresco", mas como diz o nome, tal técnica deve ser feita quando o "intonaco", ( a camada feita de massa branca ou gesso) ainda está fresco, assim a tinta è absorvida melhor. Mas Leonardo não è um artista que faz suas obras do dia pra noite, ele estuda minusiosamente todos os detalhes. Para desenhar um cavalo, ele estuda o animal cientificamente, com todos os seus músculos e movimentos. Por isso, ele não utiliza a técnica do afresco e infelizmente a técnica usada não deu certo. A mesma coisa aconteceu com a Última ceia que se encontra em Milão: o estado de conservação da obra é muito ruim, porque a técnica utilizada para a obra não foi correta. Voltando a Batalha de Anghiari, a parte superior da obra que ele tentou secar utilizando o calor do fogo, não recebeu calor suficiente (provavelmente por causa da altura) e foi completamente danificada. Depois disso, Leonardo abandonou a obra. 

Em 1537 Cosimo I foi "eleito" Duque de Florença, (eleito não é a palavra mais apropriada, seria melhor dizer "escolhido"). Além de conquistar Siena, Cosimo I resolve transferir a residência da familia Medici que até então era no Palazzo Medici-Riccardi para o Palazzo Vecchio, que naquela época era o Centro Politico da cidade e era chamado de Palazzo della Signoria (Palacio dos Senhores). Contemporaneamente ao transferimento da familia Medici, o Palazzo Vecchio começa a ser reestruturado e o Salone dei Cinquecento é um dos primeiros  que o novo Duque resolve interferir. Sobre essas modificações eu deixo para falar mais tarde, em uma série de posts que faremos para desvendar o Palazzo Vecchio. O fato é que aquela pintura de Leonardo, danificada, desapareceu. O Duca ordenou que Vasari refaça todos os afrescos do Salão. 

Chi cerca trova? (Quem procura, acha?)


Não sabemos com absoluta certeza se Vasari protegeu a obra de Leonardo ou se ele a destruíu completamente. O fato era que Vasari era um grande admirador do Mestre Leonardo, e dificilmente destruíria uma obra do mestre, mesmo que tal obra estivesse danificada. Entre os afrescos realizados por Vasari no Salão, existe um em particular chamado de La vittoria di Cosimo I a Marciano in Val di Chiana, que representa diversos soldados com cavalos e estandartes que é bastante curiosa. Em uma das bandeiras, Vasari escreveu: "Cerca Trova". Para muitos se trata da prova que a obra de Leonardo foi preservada por Vasari e que ele deixou essa pista para as futuras gerações. Além disso, estudos recentes revelaram que atrás desse afresco, Vasari construíu duas paredes, uma encostada na outra ou seja, Vasari construiu uma parede nova para salvar o que restou da obra-prima de Leonardo. Um dos maiores estudiosos de Leonardo Carlo Pedretti fez diversas pesquisas no salão com técnicas especiais, inclusive com ultrasons, radares...

O que está acontecendo atualmente em Florença é uma nova fase da investigação: Seracini e sua equipe está utilizando uma nova técnica com  uma sonda recém-desenvolvida para olhar, literalmente, além do muro. E para saber se a pintura ainda está lá.

Eis o grande mistério: realmente Vasari protegeu a obra de Leonardo? E o que mais me preocupa: toda essa pesquisa, toda essa loucura pela busca da legendária batalha de Anghiari, não coloca em risco os afrescos realizados por Vasari? Speriamo che non! Na verdade a obra de Vasari está sendo perfurada para a penetração das sondas, mas a equipe de pesquisadores está alegando, que as sondas estão penetrando em fissuras que já existem na obra de Vasari e que mais tarde a obra será restaurada.
Assim que tiver alguma novidade, eu venho contar para vocês!

No site da National Geographic está disponível um video muito explicativo sobre o assunto:
Video: Alla ricerca del Leonardo perduto


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.