sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os primeiros cristãos de Florença

Andrea di Bonaiuto, La Chiesa militante e trionfante

Continuando com o 3o. post da série Desvendando Florença: já falamos da fundação de Florença, da sua origem romana e hoje vamos falar exatamente da chegada dos primeiros cristãos e da construção dos primeiros edifícios religiosos. Já falamos anteriormente que na região de Oltrarno residiam os primeiros mercantes orientais e gregos e foram exatamente eles que trouxeram para Florença a fé cristã.

O primeiro mártir: San Miniato
A lenda do primeiro mártir cristão fiorentino aconteceu no ano de 250 d.C. com San Miniato que foi perseguido e morto por ordens do Imperador Romano Decio. Foi San Miniato que deu origem a fundação de uma das igrejas mais antiga e importante de Florença: a Igreja de San Miniato al Monte, que está localizada próxima a famosa Piazzale Micheangelo. 

San Miniato al Monte
Estamos na época em que os cristãos eram perseguidos pelo Imperador Romano e Miniato era um cristão de ascendência armênia que foi decapitado fora dos muros de Florença (na Porta alla Croce atual Piazza Beccaria) por professar a sua fé. A lenda diz que depois de ser decapitado, San Miniato levantou, pegou a sua cabeça, atravessou o Rio Arno e subiu até a colina onde foi enterrado e que mais tarde foi construída uma igreja dedicada ao Santo: a Basilica de San Miniato al Monte.

 A Basilica de San Miniato al Monte
O registro mais antigo da igreja de San Miniato remonta a 783 d.C. No século XI o bispo Ildebrando começou a construir a igreja atual que durou mais de 200 anos, no local nasceu uma comunidade de monges beneditinos, que mais tarde deu origem ao convento. Sobre San Miniato al Monte, eu deixo para outro post, pois se trata de uma belissima igreja que merece um post detalhado só pra ela, mas adianto que é um dos maiores e poucos exemplos de construção de estilo romano em Florença, depois do Batistério de San Giovanni.

O primeiro Bispo e as primeiras Igrejas:
O primeiro bispo documentado de Florença foi San Felice e isso aconteceu na época de Costantino no início do século IV e as primeiras igrejas construídas em Florença surgiram fora dos muros da cidade: Santa Felicita (Oltrarno - Século IV) e San Lorenzo, fundada e consagrada por Santo Ambrógio, Bispo de Milão no ano de 393. Santo Ambrógio deu nome nome ao famoso mercado que existe ainda hoje em torno a Basilica de San Lorenzo.

San Zanobi
O primeiro Santo Fiorentino
O primeiro Santo verdadeiramente fiorentino foi San Zanobi que foi bispo da cidade no ano de 405, quando o Império Romano do Ocidente se encontrava em declínio. San Zanobi se transformou no protagonista quando defendeu a cidade das invasões bárbaras. A cidade resistiu e se salvou quando chegou as tropas do Imperador Romano. Se diz que o ato heróico de San Zanobi, aproximou a maior parte dos fiorentinos à fé cristã.
 
A primeira Catedral:
A primeira catedral construída dentro dos muros da cidade aconteceu no século V com a fundação da Catedral de Santa Reparata, que foi construída onde hoje se localiza a atual Catedral Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo de Florença.

Santa Reparata
E quem foi Santa Reparata? Não, ela não era fiorentina, muito menos italiana. Santa Reparata foi uma jovem mártir da Palestina que viveu no século III e que como San Miniato foi perseguida e morta pelo Imperador Decio entre os anos de 249 e 251. E por que colocaram o nome da nova catedral de Florença de Santa Reparata? 

O fato é bastante curioso: Quando San Zanobi defendeu Florença das invasões bárbaras, ele rezou e pedindo a interferência de Santa Reparata, que naquela época era bastante adorada na Europa, principalmente na França - Santa Reparata é a padroeira da cidade de Nice, na França. Era 08 de outubro de 406, dia que Florença venceu os bárbaros e dia do culto de Santa Reparata. Diz a lenda, que depois da vitória fiorentina, o povo viu Santa Reparata voar pela cidade juntamente com a bandeira de Florença. Se a lenda é verdadeira, eu não sei dizer, provavelmente não, mas que ela é digna de um belo filme de fantasia, ahhh é sim! Dessa forma, Florença construiu e dedicou a catedral a Santa Reparata, como forma de agradecimento pela vitória contra os bárbaros.

Voltaremos a falar da Catedral de Santa Reparata na série Desvendando o Duomo de Florença. Fique com a gente!

Veja o que já foi desvendado da cidade de Florença:

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.