segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Valdarno por trás do sorriso da Monalisa

Monalisa Gherardini, a mulher que foi retratada na famosa pintura de Leonardo Da Vinci, conhecida aqui na Italia como Gioconda. Uma imagem cheia de mistérios, que também esconde um segredo desconhecido para a maioria dos italianos.
 
A Monalisa
 
Ainda está lá, sob os olhos de todos e ninguém parece ver. Sim, a Toscana está lá, mais precisamente uma zona da Toscana chamada Valdarno está retratada na pintura mais famosa da história. Talvez todos observam cuidadosamente o misterioso e penetrante olhar de Lisa Gherardini ou talvez todos se perguntam se essa mulher não é realmente o próprio Leonardo, amante de piadas, charadas e segredos, que talvez tenha escondido a sua imagem
atrás do sorriso irônico da Monalisa.  

Vista de "Le Balze"
É verdade, cada palavra, cada frase, cada descrição já foram gastas com esta pintura que hoje se encontra  no Louvre, em Paris, mas ainda parece existir aqueles que fingem não ver, não entender. Como é que ninguém divulga que a paissagem, as montanhas, a ponte que aparece no fundo da pintura mais famosa da história, paisagem essas que encantou o Mestre dos Mestres, e que por incrível que pareça não consta nos roteiros turísticos da Toscana? E fica aqui pertinho, há poucos quilometros de Florença, mais precisamente entre as cidades de Florença e Arezzo.

Le Balze
Não é necessário ser um "esperto" de arte e nem tampouco muito esforço para reconhecer a paissagem toscana. Basta olhar para a pintura bem que você reconhecerá. Se você olhar para a Monalisa, à sua direita você verá algumas montanhas de argila chamadas de "Le Balze" que foram formadas por várias erosões no decorrer dos séculos. De grosso modo, posso comparar pelo menos visualmente (não sei se estou dizendo uma bobagem) esses montes com os montes de Morro Branco no Ceará - é claro que não encontramos a varidades de cores no "Le Balze".

No lado esquerdo da pintura, aparece claramente, de forma evidente a maravilhosa ponte feita de sete arcos, de estilo romano chamada Ponte a Buriano, que abre as suas portas para aqueles que vieram de Arezzo para o Valdarno. Os pesquisadores foram capazes de localizar esta paisagem famosa através do desenho de Leonardo da Vinci no Val di Chiana. A reconstrução da perspectiva aérea digital do volume da altura da ponte e as montanhas circundantes permitiram definir o ponto de observação que foi localizado no castelo de Quarata (Buriano aldeia perto da ponte).

Ponte a Buriano - Arezzo
 Leonardo conhecia bem essa zona da Toscana, pois ele tinha estudado minuciosamente esta área, como comprova um desenho feito por ele datado entre 1502 e 1503, que descreve a bacia hidrográfica do Val di Chiana (desenho que agora é conservado na Biblioteca Real de Windsor), que também vê a ponte Buriano, e prova que Leonardo tinha em mente a geografia desses lugares.
Ponte a Buriano

Atualmente Le Balze são visitadas principalmente no verão, graças a cooperação entre as prefeituras das cidades de Terranuova, Castelfranco di Sopra e Pian di Scò e algumas associações locais.

Enfim, para quem vai passar mais tempo pela Toscana, procure, pesquise. Existem tantos locais com belezas naturais, pequenas cidades, borgos medievais que não constam no itinerário turisticos da Toscana. Na Toscana não existe só Florença, Siena, Pisa, Arezzo, Val d'Orcia. Existe também o Valdarno, com sua cultura, seu folclore, sua gente.


Abaixo, compartilho um video muito interessante sobre a paisagem e a Monalisa:






Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.