quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Florença: os afrescos da Capella Maggiore de Santa Croce

Pra você que está chegando em Florença eis uma dica de visita que você não vai encontrar em nenhum dos tantos livros de guias da cidade: mais do que visitar, conhecer os afrescos de pertinho da Cappella Maggiore da Basilica Santa Croce feito por Agnolo Gaddi.

Pela primeira vez a "Lenda da verdadeira cruz", a obra-prima do século XIV de Agnolo Gaddi, que decora a capela Maior da Basílica de Santa Croce em Florença pode ser visto bem de pertinho subindo nos andaimes que os restauradores utilizaram para realizar a delicada tarefa de recuperação nos 850 metros quadrados de afrescos. Os visitantes podem admirar a extraordinária beleza das pinturas, personagens, cenas e rostos que o artista - filho de Taddeo Gaddi, um dos grandes discípulos de Giotto, a partir de uma distância de poucos centímetros.

A história do restauro teve início no Japão no ano de 2002 com a transmissão de um documentário feito por Takaharu Miyashita, docente de História da Arte na Universidade de Kanazawa que ilustrava obras e artistas italianos e especialmente os afrescos medievais e do renascimento, explicando inclusive a técnica utilizada nos restauros. Após assistir o documentário, um rico homem de negócios japonês chamado Tetsuya Kuroda entrou em contato com o Professor oferecendo uma considerável soma de dinheiro para restaurar um ciclo de pintura toscana, mais especialmente fiorentina. A escolha da obra a ser restaurada e o contato com o mundo italiano foi feito pelo Professor Miyashita.

A Rainha de Sabá
Santa Helena
O Professor entrou em contato com o Opificio delle Pietre Dure (que é dos maiores órgãos responsável pela restauração das grande obras em Florença) e juntos pesquisaram o local que seria restaurado, seguindo sempre as regras do Sr. Kuroda: uma pintura fiorentina de época medieval ou do renascimento.

Depois de algumas pesquisas eles chegaram a conclusão que a Capela Maior da Basílica de Santa Croce em Florença mostrava grandes sinais de degração e que a obra de Gaddi correspondia as exigências do Sr. Kuroda. E assim, no ano de 2004 eles assinaram o contrato e em 2005 foi iniciada a restauração da capela que foi finalizada em outubro de 2010. Só para matar a curiosidade de vocês, o Sr. Kuroda doou nada mais, nada menos que 150 milhões de yen que na época era equivalente a 1.130.000 de euros e o Ministério da Cultura italiana completou a soma com 285 mil euros.

O ciclo de afrescos mostrava uma avançada condição de degradação. Sujos e ameaçados pelas condições climáticas que não era ideal devido a diversas infiltrações de água e rachaduras, a camada pictórica foi atacada pelos chamados "fumigação", que modificou a estrutura química e a cor do afresco. Com a restauração foram feitas diversas limpezas a laser e foram utilizados diversos processos químicos para deter o avanço de sulfato de cálcio, enfim, foi uma restaução de limpeza e conservação dos afrescos.

Com 30 metros de altura e 10 de largura, a superfície pintada é aproximadamente de 850m2. O ciclo de afresco é uma verdadeira caça ao tesouro (a madeira que foi construída a cruz de Cristo) e também é uma homenagem a Giotto com o seu provável retrato, onde também encontramos o retrato dos membros da familia Alberti que financiou a obra e os primeiros franciscanos de Santa Croce.

O tema do ciclo de afresco é Lenda da Verdadeira Cruz que reúne várias histórias relacionadas com a tradição medieval da origem da madeira sobre a qual Cristo foi crucificado e os eventos de sua descoberta milagrosa por Santa Helena. A melhor versão conhecida desta história e que é inspirada na obra do pintor, é a da Legenda Aurea de Jacobo da Voragine, uma obra composta no século XIII.
Os andaimes de Santa Croce
Dividida em duas paredes, a lenda da Verdadeira Cruz de Agnolo Gaddi segue uma narrativa de imagens repleta de personagens e "fatos". De uma maneira um pouco grosseira, posso definir o ciclo de affresco como uma verdadeira revista em quadrinhos, onde as palavras são desnecessárias. Naquele tempo, a maioria do povo era analfabeto e era imprecindível utilizar os afrescos para doutrinar e por esse motivo as imagens tinham que ser particularmente sensíveis.

Para visitar a Basilica e o Museu de Santa Croce o preço è 5 euros, mas se você quiser visitar os afrescos da Cappella Maggiore percorrendo os andaimes com um guia (lingua italiana) o preço é 10 euros. Eu acho que vale super a pena, não só para conhecer os afrescos, mas para ver bem de pertinho como é feita a restauração.

A visita dura em média 40 minutos e deve ser agendada antes através dos seguintes contatos:
Telefone: 055 2466105 e digitar o número 3 (Segunda a sexta-feira das 09.30 ás 17.00)
Clique AQUI para assistir um video muito interessante qu explica de uma forma muito simples como foi feito o restauro dos afrescos.

O provável retrato de Giotto

Membros da familia Alberti
O israelitas encontram a madeira que foi enterrada pelo Rei Salomão e constroem a cruz de Cristo
Santa Helena encontra a cruz de Cristo e a dos ladrões

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.