domingo, 4 de dezembro de 2011

BTO 2011: Invasão dos turistas BRIC

Nos dias 01 e 02 de dezembro aconteceu aqui em Florença a BTO 2011 - BUY TOURISM ONLINE - projeto promovido pela Regione Toscana, Toscana Promozione, Câmara de Comércio de Florença e produzido pela Fondazione Sistema Toscana e BTO Educational. A BTO é um evento único na Itália e na Europa, dedicado a assuntos relacionados com Travel 2.0, um momento de encontro educativo, informativo e comercial entre operadores turísticos e fornecedores de tecnologias que estão transformando radicalmente o setor turistico.

Um dos argumentos do primeiro dia, foi exatamente um assunto que interessa sobretudo a nós brasileiros: lo stile dei viaggiatori dei paesi B[R]IC, Brasile, Cina e India, ou melhor, o estilo dos turistas dos paises emergentes, entre os quais, nós brasileiros estamos incluídos. Graças a divulgação da Babi do blog Brasil na Itália, eu pude participar - Grazie Babi! - vou poder compartilhar um pouquinho com vocês o que foi dito sobre nós.

Os países do BRIC, caracterizados por um forte crescimento do PIB nos últimos anos e segundo as previsões, nos próximos anos o grupo haverá cada vez mais uma presença maior no cenário econômico global. Os países do BRIC, não só foram capazes de enfrentar a crise de frente, de cabeça erguida,  mas estão se tornando muito importante e lucrativo no mercado do turismo italiano. Na verdade, o perfil do turista médio destes países é de um viajante que permanece, pelo menos, 1 noite (91%) no território italiano e que possui um poder de compra considerável, é jovem (idade média 35-36 anos, em comparação com os 41 anos do resto do mundo), são cultos e (o que não é nenhuma novidade para os brasileiros) são extremamente fascinados pela Itália e pelo seu patrimônio artístico e histórico.

Algumas características comuns do perfil dos turistas BRIC
  • O estilo da viagem nos países BRIC não é itinerante;
  • Especialmente para os brasileiros, a escolha predominante é de viagens em grupos em vez de individual; 
  • Há um foco na qualidade do serviço comparado com o preço;
  • Toscana (primeiro lugar), Veneto, Emilia Romagna e Lazio são os destinos favoritos para os BRIC.

E é próprio a Toscana  que registra um crescimento recorde de turistas dos países BRIC. Se a presença desses turistas em toda a Italia registrou um aumento de 21% em 2006-2010, a Região Toscana no mesmo período registrou um crescimento de 87%.
 
Os brasileiros, especialmente a classe média, começou a viajar mais, devido à desvalorização do dólar e o fortalecimento de ligações aéreas com a Itália. Eles viajam em sua maioria por motivos de turismo, mas está aumentando as viagens no setor de business e viagens de estudos, e está diminuindo as viagens por motivo de reagrupamento familiar - sinal que os brasileiros que vivem no exterior estão retornando para a Pátria Amada. Os brasileiros escolhem as Regiões Lazio (especialmente Roma) e Toscana para o lazer e a Lombardia  (Milão) para os negócios.

O melhor de tudo isso é que o turista brasileiro com certeza haverá um tratamento vip quando vier a Europa, e principalmente à Toscana. Eu ando vendo por aqui um grande interesse em aprender a língua portuguesa. Alguns hoteis e escolas, já estão traduzindo os seus sites para a língua portuguesa. Me lembro que quando eu cheguei aqui, não se encontrava absolutamente nada, nem nos ônibus turisticos, o velho e nobre português. Um dia a gente ainda vai passear pela Europa, sem ter que utilizar a língua inglesa para se comunicar. Já pensaram nisso?

Finalizo desejando à todos os brasileiros que estão de malas prontas para Italia, uma excelente viagem e deixo um saluto di benvenuti nel Belpaese

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.