quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Italia: Cenário de belos filmes

A Italia sempre foi um dos cenários preferidos para os diretores de cinemas e diversos filmes já foram rodados no BelPaese. Resolvi listar alguns deles, se vocês conhecem outros, compartilhem com a gente.

1 Chiesa di Santa Maria in Cosmedin, Roma


A Princesa e o Plebeu

Título original: (Roman Holiday)
Lançamento: 1953 (EUA)
Direção: William Wyller
Atores: Gregory Peck, Audrey Hepburn, Eddie Albert, Hartley Power.
Duração: 119 min
Gênero: Romance

Ao visitar Roma, Ann (Audrey Hepburn), uma princesa, resolve "passear" anonimamente e se envolve com Joe Bradley (Gregory Peck), um repórter que, ao reconhecê-la, tem a oportunidade de um "furo", mas resolve por preservar Anne. O filme mostra diversos pontos turísticos de Roma, mas a cena inesquecivel è na Chiesa di Santa Maria in Cosmedin, onde fica a boca da verdade.

2 Fontana di Trevi, Roma

A doce vida (1960)
Título original: (La Dolce Vita)
Lançamento: 1960 (Itália)
Direção: Federico Fellini
Atores: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux.
Duração: 167 min
Gênero: Drama

Um clássico do cinema mundial e uma das cenas mais famosas: o banho de Sylvia na Fontana de Treve, contracenando com Marcello Mastroianni.

3 Centro histórico, Florença

Chá com Mussolini (Un Tè con Mussolini, 1999)
Título original: (Tea with Mussolini)
Lançamento: 1999 (EUA)
Direção: Franco Zeffirelli
Atores: Cher, Judi Dench, Joan Plowright, Maggie Smith.
Duração: 116 min
Gênero: Comédia

 Luca Innocenti um garoto nascido fora dos laços do matrimônio e não-reconhecido oficialmente por seu pai, que luta por sua independência e para achar um meio onde possa desenvolver seu apreço pela arte. Os anos seguintes são uma evocação de um mundo desaparecido: o da quieta cidade de Florença beira da Segunda Guerra Mundial. Neles estão Arabella (Judi Dench), Mary (Joan Plowright) e Hester (Maggie Smith), que retratam o excêntrico, colorido e legado das senhoras britânicas e que, juntamente com uma colecionadora de arte americana (Cher) e uma arqueologista (Lily Tomlin), dividem seu tempo em debates sobre a situação do país em plena Era Mussolini.

O início do filme mostra quase todo o centro histórico fiorentino: a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno, a Piazza della Signoria, o imponente Palazzo Vecchio, as belas cúpulas das igrejas da cidade, os museus com suas obras de arte.

4 Ilha de Ischia

Avanti! Amantes á italiana (1972)
Título original: (Avanti!)
Lançamento: 1972 (EUA)
Direção: Billy Wilder
Atores: Jack Lemmon, Juliet Mills, Clive Revill, Edward Andrews.
Duração: 144 min
Gênero: Comédia

Wendell Armbruster Sr., um magnata americano, morre em um acidente de carro na Itália e seu filho, Wendell Armbruster Jr. (Jack Lemmon), viaja para lá para providenciar a remoção do corpo. Ao chegar ele toma conhecimento de que junto com seu pai morreu uma mulher, que era sua amante inglesa. Wendell acaba conhecendo Pamela Piggott (Juliet Mills), a filha desta mulher, e se envolve com ela.


5 Cortona

Sob o Sol da Toscana 
Título original: (Under the Tuscan Sun)
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Audrey Wells
Atores: Diane Lane, Raoul Bova, Sandra Oh, Vincent Riotta.
Duração: 113 min
Gênero: Drama

O filme imortalizou a Toscana e mais precisamente a cidade de Cortona na Província de Arezzo. O filme mostra ainda algumas cenas do centro histórico de Florença e Positano, na Costiera Amalfitana.

Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão. Já falamos sobre Cortona nesse post: Cortona: sob o sol da Toscana.


06 Ilha de Procida (Pozzo Vecchio e Marina Corricella) e Salina (Pollara)
 
O carteiro e o poeta
Título original: (Il Postino)
Lançamento: 1994 (Itália)
Direção: Michael Radford
Atores: Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa.
Duração: 109 min
Gênero: Romance

A história real acontece na Ilha de Ischia, mas o filme foi rodado nas Ilha de Procida (Pozzo Vecchio e Marina Corricella) e Salina (Pollara). Em 2009, para honrar a memória de Troisi ( o carteiro), na ilha onde o filme foi rodado, nasceu uma rua com o nome do ator napolitano, que morreu apenas 12 horas após o término das filmagens.

 07 Roma: Piazza Navona, Pantheon, Vaticano, Piazza del Popolo

Anjos e Demônio
Título original: (Angels and Demons)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Ron Howard
Atores: Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Stellan Skarsgard.
Duração: 138 min
Gênero: Ficção

O filme, rodado principalmente na Itália entre Roma e Reggia di Caserta, sendo que algumas cenas foram rodadas em Polignano a Mare. A reconstrução, em parte, da Praça de São Pedro no Vaticano, foi uma das maiores reconstruções em larga escala já feita por um filme. O obelisco de Bernini e as colunas da praça foram  reproduzidos numa escala real. Em uma entrevista no DVD do filme, o ator Tom Hanks disse que estava impressionado com o trabalho de "reconstrução" da Capela Sistina.

08 Provincias de Verona e Siena  

Cartas para Julieta
Título original: (Letters to Juliet)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Gary Winick
Atores: Amanda Seyfried, Gael García Bernal, Vanessa Redgrave, Christopher Egan.
Duração: 105 min
Gênero: Comédia Romântica

As cenas foram rodadas entre Nova York e Itália, no verão de 2009. Os principais locais foram as províncias de Verona e Siena e Lago Garda.

Para garantir que a filmagem seriam feitas sem o afluxo dos turistas, a atração turística mais popular em Verona: loggia de Julieta, foi fechada ao público por dois dias.

09 Sant'Anna di Stazzema, Versilia 

Milagre em Sant'anna 
Título original: (Miracle at St. Anna)
Lançamento: 2008 (Itália, EUA)
Direção: Spike Lee
Atores: Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso, Omar Benson Miller.
Duração: 160 min
Gênero: Drama

Região da Toscana, Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Quatro soldados negros se perdem, até que um deles resolve arriscar sua própria vida para salvar um garoto italiano, repleto de medos e traumas de guerra.
 
Já falamos sobre esse filme nesse post: Milagre em Sant'anna (Miracolo a Sant'Anna)

10 Montepulciano

A Saga Crepúsculo: Lua Nova
Título original: (The Twilight Saga: New Moon)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Chris Weitz
Atores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene.
Duração: 130 min
Gênero: Romance
Status: Arquivado

A famosa cena de Volterra era para ser filmada em locações reais na cidade, localizada na Piazza dei Priori. Porém, a produção decidiu em vez de escolher Volterra que era citada no romance, escolheu filmar a famosa cena na cidade de Montepulciano, na província de Siena, considerada mais apropriada para logística e organização.

Veja também:

11 Friuli Venezia Giulia

A montanha
Título original: (A Montanha)
Lançamento: 2011 (Brasil, Itália, Portugal)
Direção: Vicente Ferraz
Atores: Daniel Oliveira, Júlio Andrade, Francisco Gaspar, Laurindo.
Gênero: Documentário

E para finalizar, o brasileirissimo  e inédito filme A Montanha, que ainda está em fase de produção. Aqui na Italia, a previsão de estréia será no mês de dezembro. O filme conta a história dos novos pracinhas na segunda guerra mundial, com a tomada de Monte Castelo na Toscana. Mas o filme não foi rodado na Toscana e sim em Friuli Venezia Giullia, próximo dos Alpes.

Saiba mais:

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.