quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Università del gelato? Sim, aqui na Italia tem!

Setembro já está batendo na porta e iniciará um novo ano escolar para os italianos: è hora de pensar qual o melhor curso universitário a seguir.

Milhares de pessoas estão pensando em inscrever-se em economia aziendale, psicologia, informatica, medicina, enquanto outras  milhares estarão dizendo "não faça isso!"

Será que alguém pensou em se matricular na Università del Gelato, ou seja, na Universidade de sorvete? Tem certeza que existe tal universidade? Caro leitor, existe sim e  é claro que fica aqui na Italia!

De fato, a Universitá del gelato existe e está localizada em Anzola Emilia, perto de Bolonha, e seu nome oficial é Carpigiani Gelato University.

É clara a "criação" da Carpigiani, fabricante da marca histórica de máquinas de sorvete. Que se apresenta com da seguinte forma: : "Carpigiani Gelato University é um projeto cultural para apoiar o desenvolvimento das sorveterias no mundo e difundir o prazer e o gosto do gelato italiano. Queremos prestar assistência e treinamento no mundo em cada parte do mundo a todos os empresários que querem abrir e também aqueles que já possuem sorveterias artesanais, afirmando assim a excelência da tradição italiana. "

Os cursos são projetados de maneira diferente dependendo do nível de especialização do aluno. Você pode participar de cursos introdutórios que ensinam o ABC do sorvete, abordando temas de estudo, tais como saúde e segurança no trabalho, técnicas, produção e idéias para a embalagem de um bom sorvete. No final do curso introdutório, você pode participar de um estágio em um laboratório da Carpigiani, onde você pode colocar em prática tudo o que  realmente aprendeu e toda a produção de sorvete certamente não será jogada fora: será doada para instituições de caridade em Bolonha.

Maiores informações no site da Carpigiani Gelato University .

Eu descobri a Universitá del Gelato por acaso, vendo um video no site da Veja, que agora compartilho com vocês:

10 on: "Università del gelato? Sim, aqui na Italia tem!"
  1. Muito bom o post....estou de volta para Roma proximo mes, depois de 5 na Grecia!!!Abraco.

    ResponderExcluir
  2. Oi Goreth

    Bentornata a Velha Bota! Sabe que ate eu gostaria de fazer esse curso de gelato? Se eu consigo montar uma gelateria italiano no BR eu fico rica! O grande problema è a quanto $$$ a materia prima chegaria ao BR hehehehe

    Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO gelato !!!! Queria fazer pra degustar....
    Cris, o Brasil tem as melhores e mais diversificadas frutas, mas nao conseguem fazer um sorvete como aqui ! Começando pelo excesso de açucar, depois de comer doces e sorvetes aqui dificilmente se mergulha em um leite condensado..dà arrepios de tao doce !
    Com esta debandada de europeus para o Brasil, imagino que alguem jà esteja levando a tecnologia do gelato italiano...mas acho que tem muito espaço por là...todo norte, nordeste e descendo Brasil abaixo..imagina ! Nao tenho ideia do $$ investimento,mas valeria a pena !
    Esta universidade pra mim foi novidade ! Legal !

    ResponderExcluir
  4. Ro, eu tambem amo o gelato italiano, nao tem nada igual em todo mundo! Tenho uma amiga brasileira que abriu uma gelataria aqui em Firenze e ai perguntei a ela se nao seria um bom investimento para o BR. Ela me disse que o grande problema è que nao existe a materia prima no BR e importar-la iria encarecer demais o produto. Mas eu ainda vou encontrar um jeito de levar essa tecnica para o BR, ahhh vou!

    ResponderExcluir
  5. Noooooooossa!!! Gelato.... Sem palavras!!!!
    Ótimo post.
    Até

    ResponderExcluir
  6. Deco, imagina ficar estudando com todo aquele gelato em volta? Ou a gente explode ou enjoa de uma vez por todas hahahaha

    ResponderExcluir
  7. por acaso os amigos que estão na italia sabem de algum destes cursos que seja na italia ou brasil, mas que seja em portugues, pois só os acho em italiano ,frances e ingles, e infelismente não sou poliglota não falo nem portugues direito!!!por favor me ajudem!!!!???!?!?! fotografo@douglasluccena.com.br

    ResponderExcluir
  8. Douglas, infelizmente eu nao conheço nenhum curso de gelato em lingua portuguesa. Acredito que aqui na Italia nao exista, porque praticamente eles desconhecem a lingua portuguesa! Vamos ver se aparece alguem que possa ajudar! Um abraço

    ResponderExcluir
  9. "Será que alguém pensou em se matricular na Università del Gelato, ou seja, na Universidade de sorvete? -"


    Gelato é gelato, sorvete é sorvete.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anonimo

    Obrigada pela sua participação!

    O significado da expressão "sorvete" ou "gelado" varia consoante o país. Os produtos alimentares gelados que tenham por base uma emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por "sorvetes" no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo "gelado".

    Um abraço

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.