
Neste post não vou falar sobre as várias características deste e de outros monumentos da cidade, porque você pode comprar um bom livro ou procurar nas centenas de páginas na internet tudo que você precisa saber para ter uma boa estadia em Pisa.
Dessa vez vou compartilhar com vocês um detalhe interessante e misterioso da Catedral de Pisa que nem todo mundo sabe. No lado norte, à esquerda da fachada, em frente ao Campo Santo, na altura dos olhos, encontramos um pedaço de mármore de origem romana (evidenciado pela motivos vegetais decorativos que você ainda pode ver na barra lateral), nos quais são claramente visíveis um série de pequenos buracos negros.
Segundo a lenda, seria as marcas deixadas pelo Diabo (chamadas de unghiate del diavolo, traduzindo: garras do Diabo), quando ele subiu a catedral, numa tentativa de impedir construção da mesma.
Se acontecer de você visitar a catedral, procure por esses sinas e tenta contá-los: de acordo com a lenda, o número dos sinais é diferente a cada vez que você tenta contá-los (devem ser cerca de 150).
![]() |
Detalhes "das garras do Diabo" |