quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ilha de Montecristo: a mais isolada e selvagem da Toscana

Tenho recebido diversos e-mails solicitando informações sobre a Ilha de Montecristo, aqui na Toscana. O assunto de hoje é exatamente Montecristo, "a mais selvagem e solitária" ilha da Toscana. 

O acesso à ilha é muito difícil, para visitá-la é obrigatório solicitar uma autorização para Corpo Forestale di Follonica que é concedida em "número limitado " para o turismo. A visita na Ilha pode durar até seis horas, sendo probido passar a noite na ilha. 

São permitidas apenas 1.000 visitantes por ano e o tempo médio de espera para aprovação da licença é de três anos (a prioridade é dada às expedições científicas, associações, escolas). As visitas guiadas ocorrem somente dentro dos três percursos existentes, todos muito desafiadores.

Para informações para o agendamento de visitas, você deverá entrar em contato com o Corpo Forestale dello Stato – Ufficio territoriale per la biodiversità di Follonica (GR) através do número Telefônico 0566 40019 ou através do Email: utb.follonica@corpoforestale.it ou o numero abaixo:

Parco Arcipelago Toscano
Portoferraio via Guerrazzi 1
tel.0565919411 fax 0565919428

Cala Maestra

O lugar de destino é Cala Maestra e imediatamente você encontrará os guardas que controlam a licença. A partir daí você pode caminhar por algumas trilhas como a que leva à Cala de Santa Maria, qu emais  parece uma baía de "ilha tropical" com as cores de um mar indescritível.  

 No caminho de volta você pode parar no Villa Reale, que possui um interessante jardim botânico e um pequeno museu.

Em geral, Montecristo é uma ilha que oferece um  intenso espetáculo natural e uma sensação de tranqüilidade que poucos lugares no mundo podem oferecer.

Quanto ao alojamento, pode chegar à vizinha ilha de Giglio.

Um pouco de história:

Montecristo possui uma superfície de 10km2 e a sua costa possui 16km. As tentativas de populacionar começaram ainda nos tempos dos etrucos (povo antigo que habitou na Toscana antes dos romanos).

A história de Montecristo começou com a construção de um mosteiro feito pelos seguidores de São Mamiliano, que viveu na Ilha como um eremita no século quinto. Em meados de 1500 os sarracenos conquistaram o Mosteiro e decretaram o seu fim. Depois de várias tentativas de colonização, 1878 após a unificação da Itália, a ilha foi transformada em uma colonia.
 
Em 1899 a ilha se tornou uma reserva de caça exclusiva Vittorio Emanuele III, e assim permaneceu até a criação da Reserva Natural em 1971.

O Conde de Montecristo 

É impossivel falar na Ilha de Montecristo e não mencionar o mais famoso de todos os seus personagens: Edmond Dantés. A ilha foi o cenário de diversos filmes e do livro do escritor francês Alexandre Dumas. O nome do romance surgiu durante uma viagem de Dumas juntamente com Napoleão á Ilha de Montecristo.

A história se passa na Itália, França e nas ilhas do Mediterrâneo, durante os anos entre 1815 e 1838 (até o final do reinado de Napoleão I ao reinado de Luís Filipe). Os principais temas são: justiça, vingança, perdão e misericórdia. 

A Wikipédia nos conta: 
"O livro conta a história de um marinheiro que foi preso injustamente. Lá, conhece um clérigo de quem fica amigo. Quando o clérigo morre, ele escapa da prisão e toma posse de uma misteriosa fortuna. O marinheiro, agora em condições financeiras, pode vingar-se daqueles que o levaram à vida de prisioneiro."
Curiosidades:
  • O tesouro mencionado no livro de Alexandre Dumas era uma lenda que já  existia e era, relacionada a um hipotético tesouro que os monges esconderam na caverna de São Mamiliano antes da destruição do mosteiro pelos sarracenos
  • Os estudiosos acreditam que o tal tesouro era composto por adornos e acessórios sacros que foram encontrados por piratas liderados por Dragut três séculos antes de Dumas escrever o romance. Dragut foi um comandante naval otomano sucessor de Khayr al-Din Barbarossa.
  • Segundo alguns estudiosos, a escritora britânica Agatha Christie originalmente queria ambientar na Ilha de Montecristo um dos seus romances mais famosos: 10 Pequenos Indianos. A escritora, preferiu então ambientar o seu romance numa pequena ilha desconhecida  na Grã-Bretanha. 
  • A ilha foi em 1896 escolheda por Vittorio Emanuele di Savoia III e Elena de Montenegro para ser o destino da sua viagem de lua de mel.
  • Hoje a Ilha de Montecristo è habitada só por duas pessoas.
Localização de Ilha de Montecristo
 Fotos: Wikipédia

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.