 |
Fez: Bab Bou Jeloud
|
Continuando as minhas aventuras no Marrocos. Hoje vamos falar como Não se perder na Medina de Fez.
Os souks são mercadinhos construídos em ruas estreitas que se entrelaçam como uma rede. Algumas partes dos souks são cobertos para proteger do sol. No souk podemos encontrar vendedores de aves vivas, pétalas de rosa e as cabeças de caprinos, è um lugar curioso e ao mesmo tempo estranho...
Antes de ir ao Marrocos, pesquisei em diversos sites da internet sobre como andar na Medina de Fez sem se perder. E por incrivel que pareça, todos falavam em uma boca só: è impossivel andar sozinho sem se perder e contrate um guia com referência, o hotel pode te oferecer um.
Minha amiga que esteve em Fez uma semana antes da gente, me disse que preferiu seguir os conselhos dos sites e contratar o guia oferecido do hotel, que era um pouco mais caro do que os outros, mais era mais confiável. Porém, mesmo com o guia com referências e credenciados ela também teve problemas. Você poderia contratar o guia por 04 horas ou então por 06 horas com um preço muito mais alto. Minha amiga escolheu 04 horas. Simplesmente ela não conseguiu ver nada em 04 horas pois o guia enrolou o tempo todo e só a levou nas lojas das pessoas que ele conhecia, forçando minha amiga a esticar o horário para seis horas, o que custou muito caro.
Eu já não gostei muito dessa história: pagar um guia mais caro e ser praticamente refém dele, não dá não. Resolvemos dispensar o guia oferecido pelo hotel.
Quando você chega em uma das portas da Medina, aparecem mil marroquinos se oferecendo para ser o seu guia. O preço não era muito caro, o rapaz pediu 05 euros por toda a jornada. Resolvemos aceitar e eu fui logo dizendo que queria ir em primeiro lugar conhecer o curtume (já falei sobre ele no post Os Curtumes de Fez. E assim o guia nos levou até lá. Quando saimos do curtume, perguntamos ao guia: A onde vamos agora? Sabem o que ele me respondeu? "Eu vou pra casa, conforme combinamos já levei vocês até o curtume." Simplesmente ele nos abandonou aqui, meu marido queria brigar, discutir, mas eu não deixei. A gente não conhece o povo, não conhece o lugar, sabe-se lá o que ele poderia fazer com a gente por causa de 5 euros.
 |
Detalhe das placas |
Estávamos lá, perdidos dentro da Medina, sem saber como voltar para o hotel. Não tinha jeito, a gente ia ter que aprender a sair dali no grito e no choro. Começamos a andar sem rumo e nem informação a gente pode pedir, porque senão aparecem 500 pessoas se oferecendo de guia. Guia na Medina? Nunca mais...
Depois de muito andar reparamos que em diversos pontos da Medina, percebemos que apareciam placas coloridas com diversos itinerários que nos levava a diferentes Babs e até mesmo a pontos turisticos da medina. Os Babs são as portas de acesso da Medina. O grande segredo para não se perder na Medina de Fez, è saber qual è a Porta (Bab) que você entrou, qual è o Bab mais próximo do seu Hotel. E è claro, isso meu marido sabia. Foi super fácil chegar seguindo o itinerario colorido. Depois que chegamos no nosso Bab a gente retornou e reviramos a Medina sozinhos sem stress e sem medo, sempre seguindo um itinerário de um Bab a outro!
Os itinerários dos souks (mercados) são bem marcados por sinais de trânsito e consentem um primeiro passo amistoso com a Medina, antes da exploração profunda do labirinto, onde se perder é quase um fato.
Recapitulando: Para não se perder na Medina de Fez você deve anotar: O nome da porta (Bab) pela qual você entrou e seguir o itinerário seguido pelas placas coloridas. Se oriente sempre pelas placas coloridas, indo sempre de porta em porta. Bom passeio!
Olá desde o Marrocos,
ResponderExcluirAntes de mais, queria felicitá-la pelo fantástico site, é muito interessante,adorei. Sou da cidade de Fez, sou guia turistico da lingua portuguesa com autorizaçao, li o seu relato sobre a viagem que fez na cidade de Fez, e a verdade fiquei triste, voce nao aproveitou talvez pq tinha contratado um guia sem titulo, a sua amiga também não aproveitou porque há alguns guias que não cumprem o seu serviço embora sejam oficiais. O guia oficial cobra 25 euros pos uns 6 horas de visita, eu faço visitas culturais na cidade, tenho guiado muitos brasileiros e sempre gostam da visita, nenhum deles se queixou.
Sorria, voce esta em Fez é o titulo do seu site, eu também estou desenvolvindo um blogue que tem o mesmo titulo.
Cumprimentos.
Oi Adil
ResponderExcluirBom saber que tem um guia que fala portugues em Fez! Eu realmente tive problemas com o guia, mas nao tem problema nao...Eu voltarei a Fez com certeza e te procuro! Ja estou seguindo o seu blog! Um abraço