domingo, 12 de junho de 2011

Bate Papo com o leitor: A saga da Renata continua

Imagem
Continuando a série Bate-Papo com o Leitor... Sabe que eu estou adorando essa série, é gostoso compartilhar a experiência de vocês.

No post O ERESP por Renata Nascimento a Renata nos contou um pouco de como foi a sua saga para conseguir registrar o seu matrimonio no Consulado Italiano em SP, exatamente por causa do ERESP. Depois que toda a documentação do casamento, a Renata pensou que sua saga para conseguir o visto por motivo de matrimonio tinha chegado ao fim, mas eis que, para minha surpresa, e acho que para ela também, a burocracia continua, só que agora aqui na Italia.



A Renata continua com a sua saga:
"Como disse fiz uma grande corrida no Brasil para me casar com meu marido, ele è italiano. Mandei traduzir a certidao, depois mandei para o Eresp (só ali tive que esperar mais de 20 dias para eles meterem um  carimbo). Fui umas três ou quatro vezes no consulado Italiano em SP, resumindo fiquei por forza mais de dois meses no Brasil.
 

Mas finalmente tinha o meu tão esperado VISTO RICONGIUNGIMENTO FAMILIARE!!!!!!!!!!!!

 

Chegando no aeroporto de Guarulhos duas ragazze que trabalham em uma companhia aerea (que não compensa nem dizer o nome da companhia), me perguntou se eu tinha moradia na Italia eu disse que SIM, ai elas me pediram o tal PERMESSO, ai eu mostrei o meu VISTO.

 

Bom eu pensava que com o tal VISTO RICONGIUNGIMENTO FAMILIARE era mais fácil pegar o permesso....erradoooooooooo quem tbem pensa isso, a minha luta ainda não acabou!!

 

Chegamos até o comune para pegar a entrada do nosso casamento que foi feito no Brasil e passado pelo consulado Italiano, bom uma moça com uma boa vontade atendeu a gente de pè e simplesmente disse: AINDA NÃO CHEGOU NADA (e em SP o consulado nos disse que em 3 semanas já estaria na Italia!) e o consulado também nos informou que nós tinhamos 3 mese para fazer A RICHIESTA DI PERMESSO!!
 

E meu marido perguntou para a moça da comune. MAS QUANTO TEMPO SE LEVA PARA CHEGAR??KKKKKK ME VEM ATÉ VONTADE DE RIR! Ela simplesmente respondeu: 6 MESES!!!!
 
Gente vocês teem noção do absurdo??? No Brasil me disseram que em 3 semanas era em Italia e na Italia me disseram 6 meses!!! 
Bom mas mesmo assim fomos procurar outro meio, chegando na QUESTURA, por volta das 9.00 um senhor também com muita vontade nos atendeu de pè e disse: VADO AL BANGNO ADESSO!!! E nem nos atendeu!!!! Depois chegou um outro rapaz e disse vocês tem que estar em mãos com a certidão de casamento, foto etc etc....mas genteeeeeeeee minha certidão esta em processo com eles!!! E esta certidão a moça do comune disse que so posso pegar daqui 6 meses??
 

Será que alguém pode me ajudar ou ao menos dizer qual è a lei correta aqui??
Pq no Brasil isso chama CADA UM EMPURRA COM A BARRIGA PRA OUTRO.
Pode ser que no Brasil também è demorado, mas ao menos funciona eles dão uma data e você vai nesta data e è atendido,e è comunicado etc...mas e aqui??? Quem è que pode resolver estas coisas???Ou sera que è melhor eu pega o permesso para meu marido estar no Brasil?"

Infelizmente eu não sei o que te dizer, porque meu casamento foi feito aqui e tudo foi muito fácil. Alguns dias depois do casamento eu estava com a certidão em mãos e fui direto na questura dar entrada no meu permesso. Naquele tempo, eles me deram o permesso no mesmo dia. Hoje, demora mais de um mês, aqui em Firenze. Vamos ver se alguém que se casou no Brasil, possa vir compartilhar com a gente a sua experiência e assim nos dar uma luz!

Mais uma vez Renata, obrigada por compartilhar com a gente sua experiência.
Quem quiser participar do Bate-Papo com o Leitor, escreva para gente (contato@noticiasdabota.com), contando sua história, compartilhando experiências e conhecimentos.

12 on: "Bate Papo com o leitor: A saga da Renata continua"
  1. Meu Deus!!!! que absurdo, olha que pensei que no Brasil as coisa fossem baguncadas, estava enganada....bjx boa sorte
    HELEN

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale Helen! Eu como casei aqui na Italia, tudo foi muito facil! O grande problema è em caso de divorcio, mas como eu nao pretendo me divorciar...Como diz no BR, tudo mel com açucar! Um abraço e obrigada por participar do nosso blog!

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Paulo, moro em Sorrento, Napoli e sou casado. Fiz o pedido de ricongiungimento familiare via web em março e já estamos em julho e nada do Sportello Unico me convocar para apresentar a documentação, alguem pode me ajudar,me dar uma luz, ou mesmo me dizer pq tanta demora assim? ...Pow, sinto a maior saudade da minha esposa! Será que falta pouco? Mas quanta burocracia!!...Pessoal, é um desabafo, me desculpem....

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo, eu imagino como estao os seus nervos, eu estaria do mesmo jeito. Infelizmente eu nao sei te informar, porque quando eu dei entrada no meu, eu fui direto na questura e fiz no mesmo dia. Tente escrever um email para a questura e pedir informaçao ou mesmo atraves do telefone.

    Il Questore - Via Medina n. 75 - 80133 Napoli

    telefono: 0817941111
    email: urp.quest.na@pecps.poliziadistato.it

    Commissariato Sorrento Ufficio Polizia Amministrativa e Sociale
    Vicolo Terzo Rota, 14
    80067 (SORRENTO - NA)
    telefono: 0818075311

    Uma outra coisa, aqui em Firenze, para solicitar o permesso, o familiar ja tem que esta aqui. No seu caso, parece que sua esposa ainda esta no BR, nao è isso? Eu nao sei se voce vai conseguir tirar o permesso aqui na Italia sem que ela nao esteja presente.

    Se ela ainda esta no Brasil, nao seria melhor ela solicitar o visto no consulado italiano no BR e depois quando chegar aqui ir diretamente na questura? Pede para ela ir no consulado italiano e se informar direitinho.

    Vamos ver se alguem ja passou por essa situaçao e possa nos da uma luz!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Paulo, confirme as informaçoes direitinho na questura da sua cidade, porque os procedimentos podem alterar de cidade para cidade. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Cris, vc me ajudou muito, muito obrigado mesmo. É muito bom saber que sempre tem alguem disposto a ajudar. Bem, a situação é assim...Minha esposa está sim no Brasil, Belém do Pará, e eu só estou aguardando a convocação do Sportello Unico pra apresentar toda documentação, que não é pouca diga-se de passagem, e em seguida receber o Nulla Osta, que por fim, será enviado ao Consulado Italiano de Recife, onde minha esposa enviará a certidão de casamento com tradução juramentada junto com outros documentos, isso inclui reserva de viagem ou mesmo a passagem...e assim aguardar o visto. Quando ela chegar aqui, temos 8 dias para irmos a Questura de Napoli e solicitar o Permesso. Bem, de qualquer forma, com a ajuda que me deu, vou ligar, escrever, enfim procurar saber de alguma coisa. Obrigado Cris. Um grande abraço tb!

    P.S: Se alguem precisar de ajuda de como fazer o pedido via web para Ricongiungimento familiar, estou aqui...pois são muitos documentos que precisa que descobrir na mara, pois nem tudo o Ministerio dell' Interno explica direitinho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo

    Se vc tiver um tempinho e quiser compartilhar com a gente essa sua experiencia de fazer o pedido via web, eu agradeceria muito! Escreva pra gente atraves do email contato@noticiasdabota.com

    Eu realmente nao conheço esse procedimento, nem sabia que existia!

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Ah, uma outra coisa: quando vc enviou a solicitaçao pela web ele nao gerou nenhum numero de pratica? Se voce tivesse esse numero de pratica, voce poderia acompanhar o processo on line no site do Ministero!

    ResponderExcluir
  9. casei no Brasil e tudo foi resolvido la sem problemas, dei entrada no consulado e em 3 semanas minha transcriçao foi feita e recebi o visto, quando cheguei na italia fui na comuna e ja estava la, peguei a transcriçao e fui da entrada na permesso, agora so estou aguardando receber, so lembrando q fiz tudo junto à uma consultoria a qual a advogada propietaria è uma representante consular na minha cidade, mas acredito q mesmo q n tivesse sido feito c ela, teria resolvido da mesma maneira, pelo menos acredito...

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo seu depoimento amigo anonimo! Eu tambem conheço pessoas que casaram no Brasil e nao tiveram problemas. Acredito que o problema maior è em Sao Paulo, ja que la existe a burocracia do ERESP.

    um abraço e obrigada pela sua participaçao

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Me chamo Pedro Ivo e estou interessado nas informações do ricongiungimento familiare, pois estou estudando em Roma e preciso deste documento para a minha esposa continuar aqui comigo. Alguém sabe me dizer se haveria alguma forma de fazer este pedido na internet e isto, por si só, já extender a sua permanência legal dela na Itália".
    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pedro, eu tambem desconheço essa forma de pedir o permesso via internet como o Paulo escreveu no comentario acima. Vamos ver se ele retorna e compartilhe com a gente essa informaçao preciossima! Um abraço

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.