sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que você deve saber antes de dirigir na Italia


Um dos assuntos mais abordados aqui no site é sobre multas de transito cometidas por turistas no exterior. A legislação de estrada italiana é muito parecida com a brasileira, porém existe alguns particulares que o turista deve conhecer antes de alugar um carro e partir em viagem. O que tenho de leitores que me escrevem e procuram informações sobre multas feitas por aqui não è brincadeira.

Fiquem de olho nas dicas abaixo:


O que você deve saber antes de alugar um carro na Italia?

01) Limite de velocidade: 

Atenção nas placas de identificação da estrada e limites de velocidades conforme figura ao lado.

Centros urbanos - 50km por hora e em alguns pontos pode cair para 30km.

Autoestrade: 130km - Você identifica a auto estrada italiana sem problemas. No inicio da pista ela  é identificada com a placa verde. São aquelas onde tem a cobrança de pedágio.

Estradas extraurbanas principais: 110km por hora - Identificada pela cor azul, conforme figura.

Estradas extraurbanas segundarias. 90 km por hora

Importante: Em caso de precipitação atmosférica de qualquer natureza (chuva, neve, etc) a velocida máxima permitida è a seguinte: 
  • 110km por hora para as autoestradas
  • Estradas extraurbanas principais e segundarias: 90km por hora

autovelox - o controller de velocidade
Os controladores de velocidade na Italia (a maioria) não são pequenos e escondidos como os famosos "pardais" do Rio de Janeiros. Ele è enorme e você consegue identificá-lo sem problemas. Se o seu carro tiver o GPS, ele te avisará sem problemas onde estão localizados os autovelox.

02)Atenção: Zonta a traffico limitato - ZTL

A maioria dos centros históricos italianos não permitem a entrada de carros, são as chamadas zonas ZTL. Você verá diversos carros entrando e saindo (não pense que você pode entrar, eles são residentes na zona e possuem permissão para transitar na área), além dos taxis e ônibus. Todas as zonas ZTL possuem sinalizações e telecamera, mas a maioria dos turistas não percebem. CUIDADO! Você poderá fazer diversas multas com valores de até 100 euros cada uma em apenas 05 minutos.

Veja como è a sinalização da ZTL (Zona a traffico limitato)


Aqui em Firenze, geralmente a noite, quando o trânsito na cidade está mais calmo, eles liberam o trânsito em algumas zonas da ZTL. Como na figura abaixo, você identificará se o acesso está livre com o semaforo verde.

Se a luz de acesso verde estiver acesa, voce pode passar

03) Corsia riservata (preferenziali) ai mezzi pubbliche 


São pistas reservadas para os meios publicos: taxi, onibus, tramvia, ambulâncias, policias, etc. Elas são demarcadas por linhas amarelas e algumas possuem a inscrição BUS, além da placa abaixo:



Algumas cidades permitem que as motocicletas transitem nessa área. Muita atenção, pois as vezes a sinalização amarela está um pouco apagada e na pressa você pode não perceber. Transitar nessa área gera uma multa salgadinha! Algumas áreas possuem telecameras.


03) Estacionamentos
Parcometro
Muita atenção também na hora de estacionar. Não existe na Italia os famosos "flanelinhas" que cobram o estacionamento. Dificilmente você encontrará durante o dia estacionamento gratuítos na ruas italianas, principalmente proximo dos pontos turisticos. O estacionamento è pago através de um máquina chamada Parcometro, de cor azul e è fácil localizá-la. Os pacometros são identificados com uma placa azul com a letra  "P". Depois de pagar, você deve anexar o recibo no vidro anterior do carro.


Atenção! 
Linha azul: estacionamento a pagamento
O estacionamento para turistas e não residentes na zona sãodemarcados com a  cor azul, conforme a figura abaixo:

Estacionamentos demarcados por linhas brancas são reservados SOMENTE PARA RESIDENTES da área. Se você estacionar ali, mesmo apresentando o comprovante de pagamento do estacionamento, será passível ao pagamento de multa. Para estacionar em locais demarcados com a linha branca, você deverá anexar ao vidro do seu carro a autorização do comune que comprova que você è residente daquela zona.

Estacionamentos demarcados com linhas amerelas são reservados para algumas categorias: inválidos e meios publicos. Para ser enquadrados como inválidos è necessário um cartão emitido pela autoridade italiana responsável que comprove a invalidez. Se você não possue o cartão ou não está transportando pessoas inválidas, não estacione!

Estacionamento linhas amarelas: somente para inválidos

Que eu me lembre, essas são as causas que mais provocam multas aos turistas! Se eu me lembrar de alguma outra, eu volto a postar para vocês.

Saiba mais sobre multa de trânsito na Italia:

Multa de Transito






8 on: "O que você deve saber antes de dirigir na Italia"
  1. Muito legal suas dicas. Tenho uma dúvida sobre a documentação (habilitação) para 15 dias que ficarei la em outubro. Da outra vez que fui só andei de trem. isnpms@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Leitor

    No caso de brasileiros não residentes, a Carteira de Habilitação brasileira é aceita pelas autoridades italianas quando acompanhada de uma tradução juramentada, pelo período de um ano a contar da data de ingreso em território italiano.

    Uma outra opçao, è solicitar no detran a Pid - Da uma olhada no link abaixo:

    http://www.noticiasdabota.com/2008/08/dirigindo-no-exterior-emissao-da-pid.html

    Um abraço e obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris. Amei esse post. Foi super útil pra mim. Ano passado estive em Paris e foi um paraíso alugar um carro e dirigir para lugares próximos do tipo Versailles, Giverny etc. Lá tem estacionamento subterrâneo pra todo lado. Não são baratinhos, não, mas é bem mais barrato que multa em qq país. O que reparei é que lá o trânsito é um caos arrumadinho e todo mundo se entende numa boa. Até o Arco do Triunfo foi mole pra mim.
    Esse ano vou passar 2 meses na Itália, mas meu conhecimento sobre a Itália é só o dos sonhos de turista. O dia a dia eu só conheço bem na França. E eu não pensei que a Itália fosse tão rigorosa com multas e trânsito no geral. O que eu acho muito bom. O carro na europa é ótimo pra vc se deslocar e chegar bem mais perto do centro. Dali é andar a pé. Só espero que lá a lei seja válida para todos igualmente. A PID realmente é uma segurança. Eu tenho, mas na França inteira, por exemplo, nunca ninguém me pediu a PID, nem pra alugar o carro.
    Achei seus comentários muito bem feitos. Enfim, um post didático e fartamente ilustrado. Sinceramente, depois das suas dicas só erra quem quiser. rsrsrs

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris.
    Varias imagens não estão aparecendo nesta página. Tem como você arrumar ?
    Suas dicas são excelentes mas sem as imagens, fica dificil fixar.
    Obrigado pelo seu esforço em ajudar.
    Abs, Fernando X

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando, veja se agora as imagens aparecem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiane, estou fazendo uma série de dicas sobre direção no exterior e como achei o seu post interessante, fiz um link no meu post p seu ok?
    O endereço é http://meusroteiros.com/dirigir-no-exterior-iii-onde-estacionar/

    Marlise

    ResponderExcluir
  7. Oi Marilse! Obrigada por citar o meu blog! O seu post ficou excelente! Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal as suas informações. Pena que não vi antes de circular por diversas áreas de Florença e até mesmo de algumas cidades vizinhas. Tenho certeza que receberei algumas multas. Gostaria de ver se você sabe explicar o que significa aquelas expressões que inserem nas placas de ZTL, tipo: euro 0 ou euro 1.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.