terça-feira, 17 de maio de 2011

Casamento na Italia

Eu recebo muitos e-mails com dúvidas a respeito de casamento de brasileiros com cidadania italiana ou não na Italia. O último que recebi foi o da Diana e acho que vale a pena compartilhar com vocês, pois a dúvida dela pode ser a de um outro leitor, e o melhor, se alguém tiver outras dicas que possam orientar a Denise, fiquem a vontade para postar! Eu só dou a minha opnião que pode não ser a melhor. Eu não tenho experiência a respeito de casamentos de brasileiros (quando os dois são brasileiros e principalmente quando está em processo de reconhecimento de cidadania) na Italia. Se alguém já passou por essa experiência, por favor, dê um feedback para gente!

Vamos ao e-mail: 

Bom dia...
Pesquisando sobre casamento eu encontrei o seu site e gostaria de algumas informações mais precisas do que encontrei.
Vou contar minha história...
Meu namorado vai tirar a cidadania na Itália, vamos agora em Julho, e vou com ele...O nosso intuito já era o casamento, antes mesmo de dar tudo certo a documentação aqui em São Paulo... Então estamos pensando em casarmos lá na ITália.
Eu vi a documentação necessária para o casamento, mas eu gostaria de saber como funciona, quanto tempo aproximadamente leva, se o casamento me dá o livre permesso...Porque eu sei que depende de quanto tempo meu namorado demorará para conseguir a cidadania, o primo dele tirou em 45 dias, como a pasta já esta na Itália, acreditamos que será mais rápido...
Gostaria de saber o máximo de informações possivel sobre, porque não quero ter problemas com o país de maneira alguma.
Pelo tanto de informações que você coloca no site, tenho certeza que conseguirei fazer tudo direitinho!!
Muito obrigada desde já.
Olá Diana,

Obrigada por escrever e por visitar o meu blog. Vamos ver se consigo te ajudar. No meu ponto de vista vocês estão escolhendo o caminho mais difícil, também sem dificuldades não tem graça, né!

Te explico o motivo:

Talvez seria mais fácil vocês se casarem no Brasil e já virem casados para a Italia e juntamente com o processo de reconhecimento da cidadania dele, você ja faria a legalização dos seus documentos. Ou então uma outra opção que seria razionalmente mais fácil (concordo que emocionalmente não seria tão fácil assim, é ele vir primeiro e você só viria depois que a cidadania dele estivesse pronta.

O grande problema é que não sei de dizer se basta somente ele ter a cidadania para dar entrada na papelada do casamento, provavelmente ele vai precisar já ter a residencia dele aqui, e dependendo de cada comune, porque o vigile tem que ir na casa dele para verificar, pode levar mais de 45 dias. Aqui em Firenze, para você ter idéia, o processo de residência leva em torno de 06 seis meses para finalizar. Um comune menor, o processo pode ser super rápido. Vale a pena ele pesquisar quanto tempo será necessario para finalizar todo esse processo e quais os documentos, que ele, como cidadão italiano, deverá apresentar para o casamento.

Qual è o problema do prazo? Como turista, você poderá permanecer na Italia regularmente por até 90 dias. O grande problema è que apartir de 2009, a Italia lançou um novo pacote de segurança e esse pacote diz que um extracomunitario (pessoas com nacionalidades de paises que não pertence a União Europeia) para se casar com um cidadão italiano deve estar regular no país. Trocando em miúdos: você vai precisar se casar dentro dos 90 dias, caso contrário terá que retornar ao Brasil e esperar mais 90 dias para poder retornar a Italia.

Se tudo der certo e todo o processo dele for finalizado em 45 dias, vai ficar apertado, mas você consegue dar entrada em toda a papelada e realizar o casamento dentro do prazo. Um outro problema também è conseguir uma data no comune durante os meses de verão para realizar o casamento, pois todo mundo se casa nessa época. Dependendo do comune, você não encontra data.

É claro que estou sendo muiiiiiiiito pessismista, mas acho legal que vocês conheçam todos os riscos. No final, eu espero sinceramente que tudo dê certo e que a história de vocês sejam abençoada com um final feliz.

Depois do casamento, você poderá dar entrada no seu permesso por motivo de familia e poderá estudar, trabalhar e transitar normalmente pelos paises da UE.

Quanto a documentação, o nulla osta o consulado brasileiro te dá no mesmo dia. Depois vocês terão que levar todos os documentos no comune de residência do seu noivo para fazer os proclamas. Quando eu fiz o meu demorou mais ou menos 10 dias, mas esse prazo pode variar de comune para comune. Depois que saiu os proclamas, vocês podem marcar a data e esperar mais 10 dias. Depois desse prazo, tudo ok! Em aproximadamente 30 dias você consegue desenrolar a papelada do casamento.

Um abraço e auguri pelo matrimonio!

Agradeço mais uma vez a Diana por autorizar a publicação do e-mail.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.