terça-feira, 17 de maio de 2011

Casamento na Italia

Eu recebo muitos e-mails com dúvidas a respeito de casamento de brasileiros com cidadania italiana ou não na Italia. O último que recebi foi o da Diana e acho que vale a pena compartilhar com vocês, pois a dúvida dela pode ser a de um outro leitor, e o melhor, se alguém tiver outras dicas que possam orientar a Denise, fiquem a vontade para postar! Eu só dou a minha opnião que pode não ser a melhor. Eu não tenho experiência a respeito de casamentos de brasileiros (quando os dois são brasileiros e principalmente quando está em processo de reconhecimento de cidadania) na Italia. Se alguém já passou por essa experiência, por favor, dê um feedback para gente!

Vamos ao e-mail: 

Bom dia...
Pesquisando sobre casamento eu encontrei o seu site e gostaria de algumas informações mais precisas do que encontrei.
Vou contar minha história...
Meu namorado vai tirar a cidadania na Itália, vamos agora em Julho, e vou com ele...O nosso intuito já era o casamento, antes mesmo de dar tudo certo a documentação aqui em São Paulo... Então estamos pensando em casarmos lá na ITália.
Eu vi a documentação necessária para o casamento, mas eu gostaria de saber como funciona, quanto tempo aproximadamente leva, se o casamento me dá o livre permesso...Porque eu sei que depende de quanto tempo meu namorado demorará para conseguir a cidadania, o primo dele tirou em 45 dias, como a pasta já esta na Itália, acreditamos que será mais rápido...
Gostaria de saber o máximo de informações possivel sobre, porque não quero ter problemas com o país de maneira alguma.
Pelo tanto de informações que você coloca no site, tenho certeza que conseguirei fazer tudo direitinho!!
Muito obrigada desde já.
Olá Diana,

Obrigada por escrever e por visitar o meu blog. Vamos ver se consigo te ajudar. No meu ponto de vista vocês estão escolhendo o caminho mais difícil, também sem dificuldades não tem graça, né!

Te explico o motivo:

Talvez seria mais fácil vocês se casarem no Brasil e já virem casados para a Italia e juntamente com o processo de reconhecimento da cidadania dele, você ja faria a legalização dos seus documentos. Ou então uma outra opção que seria razionalmente mais fácil (concordo que emocionalmente não seria tão fácil assim, é ele vir primeiro e você só viria depois que a cidadania dele estivesse pronta.

O grande problema é que não sei de dizer se basta somente ele ter a cidadania para dar entrada na papelada do casamento, provavelmente ele vai precisar já ter a residencia dele aqui, e dependendo de cada comune, porque o vigile tem que ir na casa dele para verificar, pode levar mais de 45 dias. Aqui em Firenze, para você ter idéia, o processo de residência leva em torno de 06 seis meses para finalizar. Um comune menor, o processo pode ser super rápido. Vale a pena ele pesquisar quanto tempo será necessario para finalizar todo esse processo e quais os documentos, que ele, como cidadão italiano, deverá apresentar para o casamento.

Qual è o problema do prazo? Como turista, você poderá permanecer na Italia regularmente por até 90 dias. O grande problema è que apartir de 2009, a Italia lançou um novo pacote de segurança e esse pacote diz que um extracomunitario (pessoas com nacionalidades de paises que não pertence a União Europeia) para se casar com um cidadão italiano deve estar regular no país. Trocando em miúdos: você vai precisar se casar dentro dos 90 dias, caso contrário terá que retornar ao Brasil e esperar mais 90 dias para poder retornar a Italia.

Se tudo der certo e todo o processo dele for finalizado em 45 dias, vai ficar apertado, mas você consegue dar entrada em toda a papelada e realizar o casamento dentro do prazo. Um outro problema também è conseguir uma data no comune durante os meses de verão para realizar o casamento, pois todo mundo se casa nessa época. Dependendo do comune, você não encontra data.

É claro que estou sendo muiiiiiiiito pessismista, mas acho legal que vocês conheçam todos os riscos. No final, eu espero sinceramente que tudo dê certo e que a história de vocês sejam abençoada com um final feliz.

Depois do casamento, você poderá dar entrada no seu permesso por motivo de familia e poderá estudar, trabalhar e transitar normalmente pelos paises da UE.

Quanto a documentação, o nulla osta o consulado brasileiro te dá no mesmo dia. Depois vocês terão que levar todos os documentos no comune de residência do seu noivo para fazer os proclamas. Quando eu fiz o meu demorou mais ou menos 10 dias, mas esse prazo pode variar de comune para comune. Depois que saiu os proclamas, vocês podem marcar a data e esperar mais 10 dias. Depois desse prazo, tudo ok! Em aproximadamente 30 dias você consegue desenrolar a papelada do casamento.

Um abraço e auguri pelo matrimonio!

Agradeço mais uma vez a Diana por autorizar a publicação do e-mail.

49 on: "Casamento na Italia"
  1. Cris,

    Concordo com vc nas suas argumentaçoes.
    Digo por experiencia propria, è complicado porque meu Permesso, demorou quase 2 meses para estar pronto.

    E olha que sou casada com um italiano ha 1 ano! E tb era contratada ha mais de 2 anos por uma companhia italiana muito importante na Italia.

    Acho q a melhor soluçao realmente seria casar no Brasil e digo mais: iniciar o processo de cidadania NO BRASIL!
    Ja que os dois sao Brasileiros... è melhor resolver tudo antes de viajar, e assim estarem tranquilos.

    Principalmente por esse momento em que vivemos aqui na Italia, com a chegada de tantos imigrantes, isso pode ser um fato agravante e que vai dificultar bastante esse processo estando aqui na Italia.

    Um abraço e bom casamento.

    ResponderExcluir
  2. Ana

    Se ela ja viesse casada era mais facil para o permesso, ou se ele ja tivesse a cidadania. O probleme è esperar sair todos os documentos dele e terminar o visto de turista dela. Ai vai complicar! Mas se ele conseguir tirar todos os documentos em 45 dias (Magari!), tudo vai dar certo.

    Agora para tirar a cidadania, acho que è mais facil e mais rapido fazer o processo por aqui, ainda mais que o primo dele ja conseguiu reconhecer! Se for tirar no Brasil, o processo pode demorar mais de 10 anos!

    Um beijo e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Hum Cris, nao acho que voce esta sendo pessimista nao, é bom lembrar que se existe um lugar onde a burocracia predomina, esse lugar é a Italia, alem do que as regras mudam de regiao a regiao. Além do que, com essa historia de imigrantes chegando a milhares vindos dos paises que estao em crise no oriente medio, os serviços estao sendo priorizados para atender tal, uma minha amiga se casou em agosto doano passado por exemplo, e so recebeu o soggiorno em março desse ano, e olha que nem tinha chegado a crise de imigraçao ainda.
    Concordo que seria mais prudente realmente a Diana esperar pelo menos ele pegar a cidadania primeiro, assim nao correria o risco de passar dos 90 dias e ter problemas posteriores.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que andei pesquisando tambem acho que 'e melhor casar no Brasil. Primeiro porque o comune exige a publicacao do casamento e deve se esperar 8 dias, para dizer que ninguem se opoe. Tambem precisar comprovar a residencia... Alguem sabe como funciona para estrangeiros escritos no AIRE (estrangeiro residente no exterior), porque nao temos essa comprovacao. E para casar no Brasil, precisamos entrar com um processo de reconhecimento do divorcio italiano. Outro bom motivo para se casar no Brasil (sendo muito pessimista) no caso de um divorcio, se separar aqui 'e muito mais rapido, facil e barato. Acreditem nos esperamos por 4 anos pela sentencaa de divorcio do meu marido, que ja tinha a separacao legal ha 12 anos...

    ResponderExcluir
  5. Cris està corretissima. Nem pense em se casar na Italia! Jà era casada quando fiz meu processo de cidadania entao entreguei a certidao de casamento ( devidamente regularizada) na comune juntamente com meus documentos e a "transcriçao" foi tranquila.Voltei pro Brasil e 1 ano depois vim pra morar e o fato de a certidao de casamento jà estar transcrita na comune foi fundamental para o permesso familiar do meu marido sair.Fiz 6 meses de Italia no ultimo dia 13 e somente no dia 30.04 que nosso processo de anagrafe ( transferencia de endereço) foi concluido ( exatamente na demora que Cris comentou). Pra voce ver como è a demora para registrar a residencia !!! O vigile passou no ultimo dia do prazo (90 dias) e demorou mais 32 dias pra passar os dados pra Comune ( a funcionària da Comune jà atè estava com dò quando eu pegava a senha , esperava e perguntava pra ela...). Sò agora no mes de maio que pude dar entrada nos passaportes meu e da minha filha , jà com endereço registrado em Firenze. Portanto, se voce vem junto vai precisar do permesso e a certidao de casamento brasileira, traduzida e legalizada serà fundamental !!!
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. Aline

    Tudo isso para receber um permesso? No tempo que eu tirei o meu era mais facil, acredite, eu retirei no mesmo dia que dei entrada!

    ResponderExcluir
  7. Valeria

    Te respondi no post do nulla osta. Seu marido sendo residente no exterior e inscrito no AIRE, a publicaçao devera ser feita pelo consulado italiano do pais onde ele tem residencia. Da uma olhada la no outro post!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Rosana

    Ja tem seis meses? O tempo passou rapido!

    Residencia aqui em Firenze è um grande problema!

    Quando fiz a minha primeira residencia, eu fiz em Scarperia uma cidadezinha do Mugello e resolvi tudo em 15 dias. Quando transferi para Firenze, foram seis meses!!!!!

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  9. Sim Cris, mas o meu tambem demorou pra caramba. Me casei em julho e recebi no final de novembro. Pois é, essa saga aqui ta complicada, eles estao dificultando muito a vida da gente e como dz minha professora de italiano, mi dispiace per voi ma loro non vi vogliono!!!! O que podemos fazer ne???? Chegamos com tudo legal, passamos por controle e temos que esperar horrores e passar muita raiva, enqto isso, outros chegam pelo mar, sem passar por nenhum controle, se tornam ilegais, sao priorizados e em menos de 72 horas recebem o soggiorno. Essa é Italia!
    Sucesso para a Diana e felicidades. Deixo somente um conselho caso resolva fazer o casamento aqui, venha psicologicamente preparada com muitaaaaa disposiçao e paciencia para experimentar o que é burocracia. Mas nao se desmotive porque com certeza tera' tbm lindos, maravilhosos e inesqueciveis momentos aqui na Bota.

    ResponderExcluir
  10. Cris,dia 05 vou à Roma pegar meu nulla osta,sò que a comune daquì(Viagrande)exige meus documentos traduzidos e legalizados, eles ainda nao ficaram prontos,e dia 19 vence meu prazo de permanencia,posso me casar em outra comune?
    O que voce me aconselha?

    ResponderExcluir
  11. Monica

    A maioria dos comunes nao exigem os documentos traduzidos e legalizados, que falta de sorte a sua! Acho que voce pode casar em outra comune que nao è a de sua residencia, mas (acredito) que todo o processo sera feito pelo comune de residencia e somente o casamento no comune que voce vai casar e ai nao vai resolver o seu problema. Confirme essa informaçao no comune, porque tudo pode variar de comune para comune. Boa sorte e felicidades pelo casamento!

    ResponderExcluir
  12. Alguém saberia dizer se na década de 30 ,na itália, havia regime de casamento de separação total de bens?
    Obrigada , Miceli.

    ResponderExcluir
  13. Oi Micelli

    Eu nao sei te responder, teria que procurar o codigo civil italiano valido naquela epoca. Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa noite! Gostaria de saber se é possívelir a Itália para se casar!!! Vamos a passeio, e gostaríamos de nos casar por lá, há a possibilidade?????

    ResponderExcluir
  15. Oi Anomimo

    Como nenhum dois dois è residente na Italia, nao sei te responder com segurança. Eu acho que voces teria que fazer todo o procedimento via consulado italiano no Brasil no caso de casamento civil. Se for so o casamento religioso, voce tera que ver com o padre da sua paroquia quais sao os procedimentos necessarios! Um abraço

    ResponderExcluir
  16. ola bom dia!!!! ainda sobre casamento, vou casar em janeiro que tipo de permesso devo pedir de famiglia????? to perdidonaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Cara Leitora,

    Após o casamento você poderá solicitar o permesso per Ricongiungimento familiare.

    Dê uma olhada no link abaixo por favor!

    http://www.interno.it/mininterno/export/sites/default/it/sezioni/servizi/come_fare/immigrazione/010_domanda_ricongiungimento.html

    Auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  18. Cris...vou me hospedar na casa do meu noivo italiano de 4/dezembro 2011 a 3/março 2012...é possivel nos casarmos la, legalmente noperiodo de 90 dias? tenho carta convite, seguro saude...tudo em ordem...queremos engravidar e, caso isso aconteça, posso permanecer no país após os 90 dias, caso nosso casamento nao tenha se concretizado? quais são as regras???

    Obrigada...Bia

    Ps. No caso de ser possivel o casamento la nesse período...que documentos preciso levar daqui do Brasil??? ele nasceu em Rho/Milano e vive em Pero.

    ResponderExcluir
  19. Oi Bia

    Se vocês quiserem se casar dentro dos 90 dias, è possivel sim, pelo menos no civil, no religioso è mais complicado porque o curso de noivo deles è longo e no inferno e mais dificil. Mas assim que você chegar na Italia, ja comece a correr atras dos documentos. O primeiro passo è ir no consulado brasileiro de Roma ou Milao, de acordo com a cidade que seu noivo mora e dar entrada no Nulla osta.

    Do Brasil, voce vai precisar de uma declaraçao de duas testemunhas que declaram que te conhecem e que nao existe impedimento para o seu casamento na Italia. No site do consulado vc consegue o modelo. Reconheça firma no cartorio das duas pessoas. E vc vai precisar tambem de uma certidao de nascimento com data de emissao menor de seis meses, mais o passaporte.

    De uma olhada nesse link: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Caso, voce fique gravida antes de casar, voce pode pedir um permesso por motivo de cura. De uma olhada no nosso post http://www.noticiasdabota.com/2009/03/mulheres-gravidas-nao-podem-ser.html

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  20. Ola!!

    Bom, eu sou brasileira e meu namorado tbm, moramos no brasil e queremos apenas casar no religioso em roma por um desejo nosso. E o civil no brasil mesmo Como procede ?? O que precisamos fazer, levar ?? Poderiam nos ajudar???

    agradeço desde já.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Cara Leitora,

    Infelizmente eu não posso te ajudar, porque fiz meu casamento religioso no Brasil. Mas acredito que como vocês dois são residentes no Brasil, todo o processo deverá ser feito no Paroquia de residencia de voces. O melhor seria você entrar em contato com a sua paroquia e com a Igreja que você escolheu em Roma para celebrar o matrimonio.

    O que posso te adiantar, è que para se casar no religioso (Igreja Católica) na Italia eles exigem: o curso de noivos, atestado de batismo, comunhao e crisma. Mas è melhor você confirmar tudo na sua paroquia, inclusive se será necessario traduzir todos os documentos.

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  22. ola!
    Tenho cidadania italiana. Vivo com a namorada a muitos anos já. Em maio de 2012 vou mudar pra firenze. Já comprei passagem. A idéia é casar na itália mesmo. Nem eu nem ela já fomos casados. Somos 100% solteiros. Sei que casar no brasil poderia até ser mais fácil (não sei se dá tempo de fazer tudo no Brasil). Mas passagem comprada e vamos casar em Firenze. Veja se estou certo. Primeiro tenho que fixar residencia em alguma casa. Depois disso temos que marcar o casamento. Os documentos necessários são quais? Meu processo de cidadania foi feito na itália. Tenho que levar nova certidão de nascimento minha e dela legalizadas no consulado ou só a dela? Pode ser só meu passaporte e a certidão de nascimento devidamente legalizada dela? E o outro docuemnto é a declaração de "solteiro" dos dois, legalizada no Brasil? Ou só a dela? Tenho que fazer alguma outra coisa além disso? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Oi Toze,

    Bem vindo a Firenze e felicidades pra vocês!

    A primeira coisa que você deve fazer quando chegar a Firenze é tirar a sua residência e depois a carteira de identidade (eu não sei se você já tem) e não sei te dizer também se você consegue dar entrada na papelada do casório antes do processo de residência for finalizado. Aqui em Firenze o processo è longo, o meu durou mais de seis meses para ser finalizado, quem sabe você tenha mais sorte do que eu.

    Você como cidadão italiano, acredito que não precisará trazer nenhum documento do Brasil, pois poderá solicitar seu certificato di nascita no comune onde tirou a cidadania. Mas è melhor você conferir essa informação no comune ou no consulado italiano no Brasil.

    Sua namora em vez, vai precisar de alguns documentos e não precisa ser traduzidos:

    - Certidão de nascimento com data de emissão menor do que seis meses.
    - Declaração de duas testemunhas no Brasil com firma reconhecida declarando que ela è solteira. O formulário você pode baixar no site do consulado Brasileiro em Roma: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    De posse de todos os documentos, sua namorada deve se dirigir até o consulado de Roma para dar entrada no nulla osta.

    Com o nulla osta em mãos, ela vai até a preffetura de Firenze e autentica a assinatura do consul no nulla osta.

    Depois disso è só dar entrada no comune juntamente com os seus documentos! Depois só marcar a data e tudo è festa! Auguri!

    Fique de olho no prazo do nulla osta, que è de 03 meses.

    ResponderExcluir
  24. Ola Cris, parabéns pelo seu blog, muita coisa interessante!

    Nao sei se este post tem muito a ver, mas enfim to deseperado, entao aqui vai..

    Eu sou brasileiro com cidadania italiana e residente em Garda Verona. Minha noiva esta comigo ha 75 dias com visto de turista. Ela seguiria viajem a semana que vem para Pequim a trabalho. Mas infelizmente só poderá ir daqui dois meses. E só a avisaram ESSA SEMANA!! Sendo assim, passaria dos 90 dias permitidos.

    Resumindo, ela tem passagem de volta para o Brasil somente em setembro (ja comprada). E para a China somente para daqui dois meses (ainda nao comprada). A grana ta curta para ela perder uma passagem para o Brasil, e fora o transtorno. Entao...

    Semana passada fui a questura de Verona, expliquei toda a situação, mas me cortaram qualquer possibilidade de prolongamento de visto, sendo trabalho ou estudo, e que a unica maneira seria casar. Pois bem, fui a minha comune de residencia, e ali fui informado que 15 dias nao sao suficientes para reunir a papelada e realizar o matrimonio. Estou sem saber o que fazer. Expliquei que gostaria de fazer tudo dentro das leis para nao ter problemas futuros, mas nao teve "choro". Talvez tu possas me iluminar. Desculpa o "texto", mas quis detalhar o mais possivel.

    Obrigado desde ja.

    Jeronimo

    ResponderExcluir
  25. Oi Jeronimo,

    Obrigada pelo email. Realmente, não tem jeito para prorrogar o visto de turista. Visto de trabalho ou estudo, tem que ser feito diretamente através do consulado italiano no Brasil.

    Casar em 15 dias, não sei se você consegue, ainda mais se não tiver os documentos feitos no Brasil(declaração de duas testemunhas atestando que sua noiva è solteira e certidao de nascimento emitida menos de seis meses).

    Muita gente sai da União Européia e depois reentra e assim consegue um novo carimbo de entrada no pais. Mas não tem muita validade não, pois o correto è ficar 90 dias fora da União Europeia para poder reentrar. Infelizmente eu não vejo solução dentro da lei para o seu caso.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  26. Oi Cris tudo bem ?
    Sou casada com um Italiano e possuo residência desde Janeiro de 2012.
    Para eu solicitar a cidadania Italiana é após Um ano de residência ou Seis Meses ? Você sabe me dizer ?
    E seu solicitar a Cidadania Italiana eu perco a Brasileira, esta informação procede?
    Muito obrigada.
    Grande Abraço
    Josiane.

    ResponderExcluir
  27. Olá Josiane,

    Anos atrás o prazo era de seis meses de matrimônio e residencia, agora a lei mudou e o prazo è de dois anos.

    Depois de dois anos você poderá solicitar a cidadania e fique tranquila, você não perderá a cidadania brasileira não.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Olá Cris! tudo bem?
    Meu noivo é italiano e estou indo pra itália em dezembro. Comprei passagens de ida e volta para ficar 90 dias, ou seja, terei visto de turista. Assim que eu chegar lá mudarei a passagem de volta.
    Tenho medo de encrencarem comigo na imigração, pois não tenho reservas de hotel. Será que é uma boa idéia dizer na imigração que estou indo casar com meu noivo italiano? Ajuda em alguma coisa se eu mostrar na imigração aquela declaração com firma reconhecida que levarei daqui do brasil de 2 testemunhas????

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Aline

    Eu não diria nada do casamento. Motivo da viagem: turismo e como dizem os itailanos, punto e basta!

    Quanto a reserva você pode substituí-la pela carta convite feita pelo seu noivo, tem o mesmo valor! Aqui no blog tem o modelo!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  30. Ola cris, tudo bem?? primeiramente meus parabens pleo blog, muito bom e tirou muitas das minhas duvidas, mas estou um pouco confusa, pois andei pesquisando e vi ate mesmo aqui que saiu uma nova lei em 2011 que autoriza casamento de italiano com quem nao esta legalizado,e pelo que li aqui vc esta dizendo que nao se pode casar, isso me deixou um pouco com duvidas...pois confesso que moro aqui em Roma a mais de 1 ano ilegal, com meu namorado, ele é italiano e estamos preparando a documentaçao para nos casarmos em fevereiro..eu fui no consulado pegar a nulla osta e tenho meu passaporte valido, li no site do comuni di Roma que precisa tambem de uma marca bolo, iremos nos casar so no civil por enquanto, minha duvida é:sao so esses os documentos que realmente eu preciso levar para dar entrada no casamento??depois da publicaçao do matrimonio, quanto tempo podemos nos casar,precisa de testemunhas ,como funciona...te agradeço se vc puder me dar alguma orientaçao..
    obrigada,
    Raquel

    ResponderExcluir
  31. Oi Raquel,

    Realmente há um tempo atrás não podia realizar o matrimonio com quem estava sem o permesso di soggiorno, mas essa lei já não está valendo mais. Não se preocupe que você não terá problemas pra se casar agora.

    Os documentos base, são o nulla osta e passaporte, mas isso pode variar de comune pra comune - é melhor vc confirmar com o comune de Roma- mais os documentos do seu noivo.

    Depois da publicação do casamento, aqui em Firenze eu esperei se não me falha a memória de 07 a 10 dias e depois a gente casou. Tem um prazo que vc tem que esperar, mais è questão de dias. Você irá precisar de duas testemunhas: uma para ti e outra para o seu noivo. Não esqueça de reconhecer a firma do consul na Prefeitura. O processo de casamento aqui na Italia é muito tranquilo, não se preocupe.

    Um abraço e tanti auguri pra voces!

    ResponderExcluir
  32. Oi Cris, meu nome é Leila, e pretendo me casar na Itália no próssimo ano, gostaria de saber se é preciso a tradução da certidão de nascimento para o italiano,e se também é preciso uma declaração do cartório na qual fui registrada, meu noivo é de Marina di Pisa (Pisa).

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  33. Ola Leia

    Aqui em Firenze eu não precisei de nada traduzido, mas procure saber com o comune onde o casamento se realizará, pois a documentação pode variar de comune para comune.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  34. Olá Cris, tudo bem? Sou brasileira, me chamo Margarida, moro em São Paulo e vou me casa na Itália, com um italiano com quem me relaciono há um ano pela internet. Já estou com toda a papelada do casamento preparada conforme a exigência do Consulado Brasileiro em Milão. Mas hoje descobrí que para casar na Itália necessito estar residindo lá, por pelo menos 2 anos. A cidade onde o meu noivo mora é Trieste, gostaria que você me confirmasse essa informação. Desde já, te desejando um feliz 2013, te agradeço e gostaria de obter a informação com certa urgencia, uma vez que estou de passagem comprada para o dia 21/01/2012.

    ResponderExcluir
  35. Oi Margarida,

    Eu desconheço essa informação. Há um tempo atrás com o novo pacote de segurança, eles proibiram casamentos entre italianos e clandestinos, mas essa lei já caiu porque era um absurdo!

    O mais certo é pedir para o seu noivo ir no comune onde será realizado o casamento e conferir essa informação. Mas eu acredito que isso não seja verdade não!

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Cris! Então , eu tenho algumas dúvidas em relação ao permesso dado pelo casamento e gostaria se fosse possivel, por favor, que você me respondesse.
    Bem, é o seguinte: meu namorado é brasileiro assim como eu e mora aqui na Itália, na região de Toscana há 10 anos e por enquanto possui em mãos, um permesso (que é de tempo indeterminado, por esse motivo ele nunca solicitou a cidadania). Eu vim para estar insieme a lui, já estou aqui há 5 meses, ou seja, pela lei, já sou ilegal. Estou portando comigo todos os documentos certos para a emissao da Nulla Osta la na embaixada em Roma, mas ele nao possui os mesmos documentos, então ja solicitamos por um procurador em nome dele la no Brasil. Mas visto que todos estão nos dizendo que se casar no Brasil seria muito mais fácil e com certeza é, gostaria de saber, se podemos voltar, casarmos lá e quando tiver tudo ok, podemos voltar juntos, ou se como eu estou ilegal aqui, devo esperar algum tempo para retornar.

    Aguardo ansiosamente sua resposta e desde já muitissimo obrigada.
    Aloane.

    ResponderExcluir
  37. OI Cristiane boa noite !
    Me chamo Meire e preciso de ajuda,estou aqui no brasil e viajo para italia daqui a alguns meses.
    Vou me casar ai e preciso saber os documentos necessarios e se tem como conseguir a nulla osta aqui no brasil se sim como devo fazer.
    Desde já agradeço.
    Meire Cristini.


    ResponderExcluir
  38. Cara Leitora,

    Te aconselho a conferir a lista dos documentos no site do consulado brasileiro na Italia no link abaixo: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html e a conferir os documentos também no comune a onde o casamento será realizado.

    Infelizmente o nulla osta não poderá ser feito no Brasil, somente no Consulado Brasileiro na Italia.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Olá Aloane

    Para você retornar a Italia com o visto de turismo, deverá esperar mais 90 dias, por outro lado, depois do casamento no Brasilvc teria que entrar com o pedido de visto no consulado italiano no Brasil, além de traduzir e legalizar os documentos referente ao casamento no consulado italiano e eu não sei te dizer se o processo seria mais longo. Acredito que a solução mais rapido seria efetuar o casamento na Italia mesmo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Olá Cris!

    Me chamo Márcia, meu namorado e eu gostaríamos de nos casar na Itália. Nosso caso será um pouco diferente, pois estamos indo morar em Dublin, um ou dois anos. O plano é, meu namorado tirará a dupla cidadania, nos casamos e e tirarei a minha. Minha dúvida é: podemos fazer isso tranquilamente com nosso visto estudo/trabalho para Irlanda? Poderemos casar em igreja? Conseguirei minha dupla cidadania? ufahh rsrs

    Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  41. Oi Marcia,

    Para o processo da cidadania do seu namorado sair mais rapido ele terá que fixar residencia na Italia - para isso ele consegue um permesso com facilidade. Para vc solicitar a sua cidadania por casamento, somente depois de 02 anos de residencia na Italia e dois anos de casamento. Para quem mora fora da Italia, depois de 03 anos de casamento.

    Fazendo o processo de cidadania diretamente da Irlanda, não sei te dizer qual o tempo necessario. Com certeza é mais conveniente ele fazer tudo diretamente na Italia. Se os documentos estiverem tudo certo acredito que no maximo em seis meses ele consegue a cidadania dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Oi Cris.

    Bem o meu caso é igual ao todos mais mesmo assim tenho dúvidas, vou me casar na Itália, mais meu noivo é de Catania e tem residencia em Vercelli, não sei quais os documentos que devo levar, já lir tantas coisas um diz que é uma nova certidão de nascimento e nesta tem que ter escrito que ainda sou solteira,ou seja me informe quais são os documentos e se esses tem que ser traduzidos ou enviados para Brasilia? Aqui em São Luiz não achei consulado o que devo fazer?
    bjos aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  43. Cara Leitora,

    Para tirar o nulla osta você não irá precisar traduzir e legalizar nada no consulado italiano no Brasil. Mas por favor, peça seu noivo para confirmar essa informação no comune onde se realizará o matrimonio, pois cada cidade pode ter um procedimento diferente.

    Quando eu tirei a minha certidão, foi aquela normal, e em nenhum local dizia que eu era solteira ou não. O que vc irá precisar, juntamente com a certidão de casamento é uma declaração assinada com firma reconhecida de duas testemunhas declarando que vc é solteira.

    A lista de documentos e os procedimentos vc poderá conferir no link abaixo:

    http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  44. Ciao Cris!! Sou Meire ,e como è bom estar aqui de novo ,fiz tudo certinho como me aconselhou na mensagem q enviei no 15 de fevereiro ,estou aqui na Italia agora me casei ,trouxe do brasil todos os documentos escritos no site do consulado e deu td certinho.Agora so tenho uma duvida como faço para obter a identidade de matrimonio para resiidencia ou a resindencia. eu nao trabalho faço a casalingue como se diz aki.por favor me ajude .obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Oi Meire,

    A identidade vc só vai conseguir tirar quando a sua residencia estiver pronta. Para solicitar a residência, você terá que ir até o comune para ver a lista de documentos necessários!

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  46. Ola Cris, Estou aqui na Italia num dilema total.Me casei a 23dias e tudo correu muito bem.Mas como era divorciada tenho uma filha menor(15anos)que trouxe comigo atraves de autorizaçao judicial pois o pai nao autorizava a viagem dela.Entramos como turista,dei entrada nos papeis para o casamento no prazo de 90dias e me casei 20dias depois do permesso de soggiorno.Ate ai tudo bem,mas o problema esta na legalizaçao da minha filha junto à imigração porque estao exigindo a certidao de nascimento dela traduzido e jurametado no Brasil juntamente com a autorizaçao judicial.Eles estao confundindo ricongiungimento familiare com cidadania, ou esta correto tudo isso?Por gentileza se puder me ajudar agradeço, visto que a autorizacao de viagem ficou na aduana no aeroporto.Impossivel.Abraços.Ira.

    ResponderExcluir
  47. Oi Ira,

    Eu não sei te informar com conhecimento de fato, te aconselho a consultar um advogado especialista em imigração.

    Eu acredito que são dois documentos diferentes:

    01) A autorização de viagem que o pai da sua filha assinou e que vc deixou na Aduana. Geralmente esse documento autoriza o menor a sair do pais, e a retornar na data fixada no documento. Caso vc não retorne na data fixada com o menor, vc poderá ser acusada de sequestro.

    02) O outro documento, è aquele que o pai ou o Juíz (quando o pai não è de acordo)autorizou não só a viagem do menor, mas que o menor possa permanecer no exterior. Esse documento tem que traduzido, legalizado no consulado italiano no Brasil e se a sua residencia for em SP, terá que passar no ERESP também. Se vc deixou esse documento na Aduana, acredito que a fotocopia não vai resolver. Vc vai precisar do original.

    De qualquer maneira, consulta um advogado italiano.

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  48. Qual documento è necessario para levar ao Consulado , um italiano divorciado, que vai se casar com uma brasileira na Italia?

    ResponderExcluir
  49. Prezado Leitor,

    Acesse o link abaixo do consulado brasileiro em Roma, ali o senhor encontrarà a lista de todos os documentos necessarios.

    http://cgroma.itamaraty.gov.br/pt-br/casamento_e_homologacao_de_divorcio.xml

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.