quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sorria, você está em Fez

Finalmente chegamos a  Fes ou Fez, um das cidades imperiais do Marrocos. Fez foi fundada em 789 AC por Idriss I, um descendente do profeta Maomé. Os diversos patrimônios religiosos, culturais e arquitetônio transformou rapidamente Fez no maior centro cultural e religioso do pais. Hoje Fez è sem dúvida a cidade mais autêntica do norte da Africa e capital espiritual do Marrocos.

Curiosamente, Fez è cidade irmã de Firenze e de Napoli. Isso eu só descobri agora.

A Mesquita de Karaouiyne
Entre os grandes monumentos está  a mesquita Karaouiyne, fundada em 862 a qual é considerada como a Universidade mais antiga do mundo, frequentada por estudantes durante séculos, não só ocidentais, mas também árabes.

A cidade também é famosa por sua Medina, ou seja, a cidade velha, Fas Al-Bali. O bairro de Medina parece uma cidade muçulmana antiga: estradas estreitas e sinuosas, a pé ou de burro, que se misturam e se abrem em pequenas praças nas quais encontramos todos os tipos de lojas e mercados que exibem todos os tipos de mercadorias, de dentaduras para os objetos mais comuns,  produtos ocidentais (encontrei até leite ninho em pó e é claro que eu trouxe um poquinho), produtos e artesanatos locais.

Atualmente, a medina de Fez el-Bali (Antiga Fez) é uma das maiores zonas pedonais do mundo. A cidade medieval é um enorme labirinto de ruas estreitas onde não passam carros. Nas pequenas ruas da medina, o meio de transporte mais comum é o burrico, ou será um jegue? Confesso que eu não sei a diferença entre esses animais. Na medina de Marrakesh, você corre o risco de ser atropelado pelas motocicletas que passam velozes, mas em Fez esse perigo não existe, porque as ruas são estreitas demais. Desde então, parece que o tempo não mudou muito as coisas, a cidade vive no passado, quase como um museu ao ar livre. Por estas razões, Fez el-Bali tem sido reconhecido como Património Mundial da UNESCO.

O Cortile da Medersa Bou Inania
Uma importante monumento da cidade é o Medersa, ou Madrassa Bou Inania, uma escola onde se estuda o alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos e diversas outras matérias como matematica, história, geografia, medicina astronomia.  A escola foi construída no século XIV pelo Sultão Abu Inan e possui um alojamento estudantil pois uma das maiores funções de uma Medersa, principalmente essa de Fez, è acolher estudantes de outras regiões do Marrocos.


Bab Boujeloud
O Palácio Real é fechado ao público e consiste em um complexo de prédios e pátios que foram construídos a partir de uma mesquita e  de uma madrassa. Infelizmente, o palácio pode ser visto somente do lado de fora dos portões de ouro.

É também interessante ver as muralhas que circunda a cidade, equipadas com suas  torres e portas além dos detalhes cênicos, como o Bab Boujeloud, a magnífica porta azul do centro.

Fique com a gente, em breve novos post sobre Fez!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.