O Palazzo del Bargello, que deu origem ao museu desde sua fundação em 1865, é um dos mais antigos prédios públicos florentinos, cuja origem está intimamente relacionada com o nascimento da civilização "comunale" (municipal) de Florença.
Apos Florença se estabelecer como um município livre, e começar a cunhar a sua própria moeda iniciando um período de grande expansão econômica, foi feita uma Constituição que previa um priori (espécie de governador medieval da cidade) e um capitão do Povo. Para dar um lar digno de Capitão do Povo foi decidido construir este edifício, cerca de cinquenta anos antes do Palazzo Vecchio.
A parte mais antiga do edifício, aquela da Via del Proconsolo, cujo desenho é atribuído por Giorgio Vasari a Lapo Tedesco pai e professor de Arnolfo di Cambio (arquiteto de diversos monumentos de Florença, entre eles o Palazzo Vecchio e a Catedral Santa Maria del Fiore), incorporando os edifícios existentes.
O trabalho durou quase um século, com os sucessivos alargamentos na Via dell’Acqua, a construção do pátio do edifício, que ligava os dois prédios, das escadas da varanda superior, e a abertura das elegantes janelas. Tumultos populares, incêndio, catástrofes naturais causaram danos graves e exigiram a restauração do prédio várias vezes.
Teatro dos acontecimentos políticos entre Papado e Império, entre os guelfos e ghibelinos, e ainda entre as facções da cidade que lutavam pelo poder, o palácio testemunhou a decadência progressiva das instituições republicanas: a afirmação da hegemonia dos Médici, na segunda metade do século XV, e a transferência do poder político ao Palazzo Vecchio, o Palazzo del Bargelo se tornou a primeira sede do Conselho de Justiça e juízes da roda, e em 1574, sob o principado de Cosimo I de 'Medici, o palacio foi transformado em uma prisão da cidade. O Bargello (chefe da Guarda) que com a ajuda de seus capangas prendiam, interrogavam e fornecia sentenças, deu origem ao nome que o palácio carrega ainda hoje.
O Bargello hoje è o museu nacional de esculturas e o seu acervo possui obras dos maiores escultores do renascimento, entre eles Donatello, Verrochio, Michelangelo, Cellini, Giambologna, Della Robbia. O museu também possui uma importante coleção de objetos feitos de marfim.
O Bargello hoje è o museu nacional de esculturas e o seu acervo possui obras dos maiores escultores do renascimento, entre eles Donatello, Verrochio, Michelangelo, Cellini, Giambologna, Della Robbia. O museu também possui uma importante coleção de objetos feitos de marfim.
Informações úteis:
Horário de visita: Segunda a domingo das 08:15 as 13:50h
A bilheteria fecha as 13:20h
O museu è fechado no 1°, 3°, 5° domingo do mês e, 2° e 4°segunda de cada mês além dos seguintes dias: 1° de janeiro, 1° maio e 25 dezembro
Custo do bilhete:
Inteiro € 4,00
Reduzido: € 2,00
Quer visitar o museu do Bargello com uma guia oficial de Florença em lingua portuguesa? Fale com a gente!
0 on: "Museo Nazionale del Bargello"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.