terça-feira, 12 de abril de 2011

Estrada 471, um filme sobre a luta dos soldados brasileiros na Itália


A cobra vai fumar novamente!!!

O filme ainda em fase de produção e foi rodado entre os meses de Janeiro e Março de 2011 em Friuli Venezia Giulia e é dedicado pelo diretor brasileiro Vicente Ferraz a FEB (Força Expedicionária Brasileira), que como poucos sabem aqui na Italia, foi o único exército latino americano a lutar ao lado dos Aliados na Itália na Segunda Guerra Mundial.

A Montanha è fruto de uma cooperação italo-luso-brasileira e foi reconhecida pelo Ministero per il Bene e per le Attività Culturale como sendo de "interesse culturale nazionale".

Além do brasileiro Daniel Oliveira, o filme conta ainda a com o alemão Richard Sammel (“Bastardos inglórios”), o italiano Sergio Rubini (“A paixão de Cristo”, de Mel Gibson) e com o ator português, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em 2007, Ivo Canelas.

A Montanha narra o drama dos soldados brasileiros que lutaram na segunda guerra aqui na Italia, na região de Monte Castello. Jovens, atormendados com o frio que nunca conheceram em suas vidas, envolvidos numa guerra que não era sua, entraram em pânico e e acabaram encontrando um soldado desertor arrependido italiano que queria se reunir com os partigini e um soldado alemão em fuga cansado da guerra.. Enfim, um "encontro incomum entre os desertores de três nacionalidades diferentes. E será próprio o ex inimigo nazista que irá desventar os mistérios para a tomada de Monte Castello.

Não é um filme de guerra, e sim um filme que narra o drama, o medo e a angústia de quem a vive, como os nossos militares despreparados e desorientados,  que vieram guerrear nos Apeninos sem ter ao menos roupas apropriadas para o frio.

Já tem uns dois anos que eu sabia da realização desse filme e confesso que estou super ansiosa para ver os nossos pracinhas nas telonas. Fico contente da parceria com a Italia, só assim a gente vai ver por aqui e o melhor, os italianos saberão - tem muita gente aqui que não sabe, que nós brasileiros, lutamos  e ajudamos a Italia a se libertar do facismo e o nazismo.

O lançamento do filme no Brasil está previsto para esse ano ainda e a intenção è que o filme fique pronto até setembro desse ano para que ele possa ser inscrito no Festival de Veneza.

Como o filme está em fase de produção, ainda não foi divulgado o trailler oficial, mas no youtube encontramos algumas cenas.



Saiba mais:
Diretor dá detalhes do filme A Montanha, sobre a luta dos soldados brasileiros na Itália

Curiosidades: 

A expressão "A cobra vai fumar" foi muito usada no período da segunda guerra mundial, inclusive o Brasil usou (como símbolo) a cobra fumando cachimbo na guerra!Tudo isso porque Getulio Vargas, declarou que era mais fácil a cobra fumar que o Brasil entrar em guerra. A Cobra fumou... e o Brasil guerreou na Italia!

Dos 25.000 soldados enviados a Italia,  450 não voltaram para casa.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.