quinta-feira, 31 de março de 2011

A magia de Ait Ben Haddou



Há mais ou menos 28km de Ouarzazate, ergue-se um perfeito exemplo de uma aldeia marroquina fortificada. Trata-se de  Ait Ben Haddou que é protegido pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade desde de 1987.


Ait Ben Haddou foi fundada no ano de 757 e deve o seu nome ao seu próprio fundador, o qual o tumulo se encontra atrás da colina onde foi fundada a aldeia.



Diversos filmes famosos foram gravados nessa aldeia, (Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador e Alexandre), entre outros - mas como o local è tombado, todos os cenários foram desmontados com o término das gravações.

A chegada em Ait Ben Haddou é tirar o fôlego. O cenário é um dos mais espetaculares que existe na região do Atlas marroquino. Olhar de longe esse  complexo de casas fortificadas da cor da lama é como ver  um grande presépio, um pouco confuso, mas espetacular, sobre a colina. É realmente incrível explorar este kasbah mágico fortificado, e é provável que, eventualmente, o número de fotos que irá tirar será  bastante substancial.

Tecnicamente, Ait Ben Haddou  é um Ksar, ou seja um consórcio de kasbas (casas), de outros edifícios e áreas dentro de muralhas.Ksar è um palavra que significa uma pequena vila fortificada, composta de casas modestas, pequenos castelos, estábulos, celeiros, armazéns, mesquitas, etc. Todos são ligados por um labirinto de ruas sinuosas e estreitas.

Ait Ben Haddou embora possa parecer à primeira vista, uma cidade fantasma, ainda  possui  cerca de 700 habitantes na cidade nova, que cresceu nos arredores da antiga aldeia. Atualmente, somente seis familias vivem na aldeia que vivem da agricultura e do turismo, (informações dada pelo nosso guia). Nas casas tradicionais não possuem água corrente e todos os moradores se abastecem de água potável de uma fonte localizada no centro do país Um pouco mais adiante fica a cidade nova, estilo kasbah com casas modernas, a água na casa, uma mesquita e uma escola.
O acesso feito para atravessar o rio com sacos de areia
Para acessar o kasbha devemos atravessar o rio passando por cima dos sacos de areia. Aqui você vai encontrar as crianças que sempre pedem algumas moedas. Não ceda à aparência tão inocente. As crianças devem aprender que para  viver e para garantir um futuro melhor é necessário  ir à escola e não pedir esmolas aos turistas. Se vocêquiser  ajudar, doando uma pequena quantia  procure uma escola, um hospital,  uma cooperativa ou um grupo social. Atualmente a Unesco está construindo uma ponte e canais de água para as casas. Três meses ao ano, o rio aumento o nível de água e é impossivel atravessa-lo, então as familias que vivem na Aldei ficam completamente isoladas. A intenção è que as antigas familias voltem a habitar a pequena aldeia que tiveram que abandonar suas casas nos anos 60 devido ao terremoto de Agadir que afetou a estrutura de algumas casas do ksar.


Cerca de 130.000 turistas visitam a pequena aldeia a cada ano e é difícil dizer se eles visitam a cidade para a admirar a arquitetura ou para caminhar a pé até o "set " de um filme. Talvez os dois!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.