domingo, 9 de janeiro de 2011

O lardo di Colonnata

Nesse fim de semana, a pedido do meu irmão que está nos visitando, fomos conhecer os famosos mármores de Carrara. Não fica muito longe de Florença e era uma vergonha eu só ter passado por Carrara de passagem mesmo. É claro, indo a Carrara, me veio logo na mente, a famosa cidadezinha de Colonnata, aquela dos famosos e apetitosos lardo di Colonnata.

Colonnata è uma pequena cidade de origem romana que está localizada a 07 km da Cidade de Carrara, na Região da Toscana. No ano de 177 A.C já existia naquela região dos Alpes Apuanos uma colônia romana, a qual eram enviados escravos para trabalharem nas pedreiras de mármores. Os blocos de mármores eram enviados a Roma para embelezar os diversos palácios e monumentos da cidade. 

O lardo è um tipo de bacon  que fez Colonnata ser famosa no mundo inteiro. Na verdade, o lardo, devido ao seu grande valor calórico era o principal alimento dos trabalhodores das pedreiras de mármore.  Pela manhã antes de irem para as minas, eles cortavam o lardo em fatias muito finas e colocavam em pequenas fatias de pão juntamente com algumas fatias de tomates e com o vinho, asseguravam as calorias necessárias para afrontar as ríspidas subidas e a fatica dos escravos.

Mas o que faz o lardo di Colonnata ser tão especial e famoso no mundo inteiro? O segredo está no envelhecimento do salame e a sua origem è de aproximadamente  do ano mil. 










O lardo é feito com a camada de gordura das costas de porco e é colocado em uma banheira esculpida em um bloco de mármore  poucas horas após o abate. Primeiro, a banheira é vigorosamente esfregada com alho e ervas  e, em seguida, se coloca o primeiro pedaço de lardo no fundo em uma camada de sal natural, pimenta do reino, alho fresco,  alecrim picado e sálvia; A banheira  é então preenchida com camadas alternadas de aromas, lardo e sal para então ser coberto com uma tampa de mármore. O lardo permanece na banheira por um período que varia de seis a dez meses para o envelhecimento.

O segredo do sabor do lardo está no envelhecimento e para enriquece-lo ainda mais, se adiciona algumas especiarias: canela, coentro, noz-moscada, cravo, anis estrelado e orégano. O cheiro do lardo é perfumado e o sabor é delicado e é consumido tirando a casca, em fatias finas e colocadas sobre o pão fresco aquecido. 


Monumento em homenagem aos trabalhadores das minas de marmore -Il  Monumento al Cavadori - "Meravigliosa testimonianza di gratitudine di una intera comunità per i cavatori martiri del dovere e del duro lavoro che da secoli ha portato benessere e ha fatto conoscere Carrara e il suo famoso marmo nel mondo"

Uma parte do Alpes Apuane ( o que vemos em branco nao è neve, è marmore).

Ainda hoje sao extraidos diversos blocos de marmores dessas montanhas. Michelangelo Buonarroti ia pessoalmente a Colonnata escolher o bloco de marmore para transforma-lo nas operas imortais que todos nos conhecemos.

Detalhe do Monumento al cavadore - O monumento è todo feito em marmore e representa os diversos aspectos da vida dos mineiros e suas tecnicas de trabalho usadas no passado.
Detalhe do Monumento al cavatore - Escravos romanos transportando blocos de marmores.



Piazza Mazzini a Praça Principal de Colonnata com o piso feito totalmente em marmore. A partir deste ponto voce tem que deixar o carro estacionado, pois as ruas sao muito estreitas. A maior parte das ruas de Colonnata deve ser percorrida a pé. Na foto voce pode observar o belissimo "campanello" da Igreja de San Bartolomeo.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.