Firenze, Lungarno Anna Maria Luisa de' Medici, ao lado do Museo della Scienza Galileo, lapide . Ainda hoje conseguimos ver a lapide feita por Carlo Cappello, em homenagem ao seu fiel cavalo.
Na Piazza dei Giudice, no Centro Histórico de Firenze, no muro entorno ao Rio Arno, encontramos uma lapide que recorda um dramático episódio que aconteceu no ano de 1530, durante o assédio dos imperiais a cidade de Firenze.
Carlo Cappello, “ligato veneto”, isto è o embaixador da Repubblica di Venezia em Firenze, fiel aliado dos fiorentinos, havia decidido de continuar em Firenze para combater ao lado dos fiorentinos quando a cidade era completamente circundada pelos inimigos e quando a esperança de conservar a liberdade e independência era muito reduzida, quase irrisória.
Naquele dia, Carlo Cappello e o seu fiel e belo cavalo cavalgava no meio da Praça em direção a Piazza della Signoria para encontrar-se com os fiéis e notáveis fiorentinos.
O ar foi cortado pelo projétil de uma bomba que se aproximava. Foi só um segundo: a bomba explodiu com toda a sua violência debaixo da barriga do cavalo, que por íncrivel que pareça, serviu de escudo para o famoso cavaleiro, salvando assim, milagrosamente, a vida de Carlo Cappello.
Em homenagem ao seu fiel cavalo, Carlo Cappello enterrou o seu cavalo com todos os equipamentos, selas de veludo na Piazza d’Arno e colocou em recordação uma lapide com uma inscrição em latin, que traduzindo è mais ou menos assim: “ Aqui estam os ossos do cavalo de Carlo Cappello, o embaixador veneto. Oh cavalo que não será mais esquecido, este sepulcro e esto monumento o seu padrão, reconhecendo, de teu pelos teus méritos. 13 de Março de 1530, enquanto a cidade è assediada.”
OSSA EQUI CAROLI CAPELLI
LEGATI VENETI. NON INGRATUS HERUS SONIPES
MEMORANDE SEPULCRUM
HOC TIBI PRO MERITIS HAEC
MONUMENTA DEDIT
OBSCSSA URBE
M D XXX. III. ID MART
que história legal! mais legal ainda que foi dedicada uma lapide para ele, talvez seja o único caso no mundo...
ResponderExcluirAndrea
ResponderExcluirFirenze è cheia dessas historias... comprei um livro que se chama Firenze Segreta e è otimo! Eu devorei o livro em duas noites! Passear pelo Centro historico depois de ler esse livro, è um passeio magico!