sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Permesso di soggiorno di lungo periodo e teste de italiano

 A partir do dia 09 de dezembro, os estrangeiros que solicitarem o Permesso di Soggiorno di lungo periodo, ou seja, o permesso de validade de 05 anos, deverão antes da solicitação se submeterem a um teste de conhecimento da lingua italiana (Aconselho a todos os interessados a lerem a circolare della direzione centrale per le politiche dell'immigrazione e dell'asilo n. 7589 del 16 novembre 2010.)
Como fazer a inscrição?
A inscrição para o teste será feita através da internet no site www.testitaliano.interno.it (eu tentei acessar o site hoje, dia 19 de novembro e não consegui), preenchendo on line "il modulo di domanda".
As prefeituras de cada cidade è que irão gestir os testes e enviarão o resultado para a questura. As solicitações feitas on line, serão encaminhadas para a Preffetura competente. Se a solicitação for regular, a Prefettura convocará o solicitante entre 60 dias (sempre via telematica, eu não entendi direito a forma, mas seguramente através da internet ) indicando o dia, o horário e o local do teste. Se a solicitação for irregular ou incompleta, o sistema irá gerar automaticamente as inconsistencias e enviará ao solicitante uma comunicação com os dados que estão faltando, consentindo assim, a retificação das informações apresentadas on line.

Será disponibilizado um serviço de assistencia (help-desk) no site   www.testitaliano.interno.it para dirimir as duvidas de preenchimento dos modulos.   O e-mail divulgado na circular é testitaliano.dlci.@interno.it


Quem está desobrigado de fazer o teste? 

Estão desobrigados a fazer o testes as pessoas que:

  • Apresentar um atestado ou um titulo de estudo que certifica o conhecimento da lingua italiano superior ao nível A-2.
  • Quem possuir título de estudo ou professional (Diploma de escola italiana de primeiro ou segundo grau) ou então certificado de presença em universidade,  cursos de master ou doutorado em universidades italianas.
  • Atestado que o ingresso na Italia foi feito de acordo com o Art. 27 comma 1- let. a), c), d) e q) del TUR sull immigrazione.
  • Atestados emitido por uma estrutura sanitaria publica italiana, a qual declara que o solicitante è possuidor de doenças graves que limita a capacidade de aprendimento linguistico derivado da idade, da patologia ou de "handcap".

Se alguem fizer o teste, venha contar pra gente como foi. Eu tenho a maior curiosidade de saber!

Saiba mais: 
Enfim, boa sorte e bom estudos a todos!

8 on: "Permesso di soggiorno di lungo periodo e teste de italiano"
  1. Oi, Cris!
    Também fiquei curiosa em saber como é o tal teste. Espero que o teste venha a ajudar a organização e a integração do estrangeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Será que o permesso di soggiorno por motivo de casamento com cidadão Italiano também deverá fazer tal teste??? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  3. Caro anonimo

    Acredito que sim! Se o permesso di lungo periodo, ou seja, aquele de 05 anos, será necessario fazer o teste, pois conforme a lista acima so estao desobrigados a fazer o teste os seguintes casos:

    Quem está desobrigado de fazer o teste?

    Estão desobrigados a fazer o testes as pessoas que:

    * Apresentar um atestado ou um titulo de estudo que certifica o conhecimento da lingua italiano superior ao nível A-2.
    * Quem possuir título de estudo ou professional (Diploma de escola italiana de primeiro ou segundo grau) ou então certificado de presença em universidade, cursos de master ou doutorado em universidades italianas.
    * Atestado que o ingresso na Italia foi feito de acordo com o Art. 27 comma 1- let. a), c), d) e q) del TUR sull immigrazione.
    * Atestados emitido por uma estrutura sanitaria publica italiana, a qual declara que o solicitante è possuidor de doenças graves que limita a capacidade de aprendimento linguistico derivado da idade, da patologia ou de "handcap".

    Mas se for o permesso de 06 meses, 1 ano, nao è necessario fazer o teste!

    ResponderExcluir
  4. ola cris!
    sera q para renovar o permesso di soggiorno sera necessario fazer o teste tbm??
    sou casada com um italiano e meu primeiro permesso foi feito com validade d 6 meses, e a questura me disse q em fevereiro proximo terei q retornar la para renovar-lo por um periodo maior dessa vez-.
    sera necessario fazer o teste???

    ResponderExcluir
  5. Kelli

    Acredito que sim! Acho que se vc for solicitar o permesso di lungo perido, tera que fazer o teste. Mas eu acredito que nao seja dificil nao!!!!Depois vc conta pra gente como è que ficou o seu caso!

    ResponderExcluir
  6. No post diz quais sao as pessoas que estao dispensadas de fazer o teste!

    ResponderExcluir
  7. GENTE,ESTOU DE CASAMENTO MARCADO! TENHO CIDADANIA ITALIANA,MAS MEU NOIVOMORA NA INGLATERRA....
    ALGUEM SABE SE ELEVAI TER QUE FAZER O TAL TESTE AGORA PRA PEGAR O PERMESSO... ELE SO FALA INGLES E PORTUGUES! ESTOU PREOCUPADA!!!!!!

    OBRIGADA SE PUDEREM ME ESCLARECER!

    ResponderExcluir
  8. Lilian

    O teste è exigido somente para quem for pedir o permesso de longo periodo, ou seja, o de 5 anos.

    O primeiro permesso, geralmente eles dao (pelo menos aqui em Firenze)o de duraçao de seis meses ou 1 anos e somente depois que eles liberam o de 05 anos.

    Se seu noivo por extracomunitario e se voces pensam em viver aqui na Italia, è bom ele começar a estudar o italiano.

    Enfim, nao se preocupe, eles nao vai deixar de dar o permesso para o seu noivo, enquanto ele nao superar o teste, vai receber um permesso de duraçao mais curta.

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.