sexta-feira, 30 de julho de 2010

Documentos para casamento de Italiano com Brasileira, no Brasil

A nossa leitora Daiana me enviou um e-mail com dicas valiosas a respeito de matrimonio civil entre brasileiros e italianos no Brasil. Achei super legal a iniciativa da Daiana de me escrever e dividir com a gente essa informação tão importante, que as vezes a gente não sabe nem por onde começar. Se você também tiver a sua dica, a sua história e quiser dividir com a gente, è só mandar um e-mail que eu publico! Lembrando que antes de começar a preparar todos os documentos, dê uma passadinha no cartório onde você deseja realizar o casamento e retire a lista de documentos necessários. Eu me lembro que quando eu queria me casar no Brasil, essa lista de documentos variava de cartório pra cartório. 

Eu sinceramente, acho mais barato e menos burocrático realizar o casamento diretamente na Italia. Como eu não queria abrir mão do casamento no Brasil, a solução foi realizar o casamento civil aqui na Italia e o religioso no Brasil. Para saber como realizar o casamento religioso no Brasil, dê uma olhadinha no post  Brasil & Italia: Casamento Religioso.

Vamos lá as dicas:

Resolvi te passar essas dicas abaixo para vc colocar no  noticias da Bota.

Quem me enviou foi uma menina aqui de Manaus que casou recentemente com um Romano no Brasil. Inclusive, quem me deu o contato dela foi o pessoal do consulado da Itália.

Acho que muitos italianos e brasileiros estejam na mesma situação.

Um grande beijo

DOCUMENTI DELLO SPOSO
  • certificato di stato libero;
  • certificato contestuale (residenza - stato civile e cittadinanza);
  • certificato del casellario giudiziale;
  • estratto dell'atto di nascita con indicazione dei genitori.
  • fotocopia di tutte le pagine del passaporto (informarsi come fare per dichiarazione copia conforme).
 Obs:
tutti i documenti del comune vanno legalizzati in prefettura - Todos os documentos emitidos pelo comune deverão ser legalizados na Prefettura.

il documento del casellario giudiziale va legalizzato presso la Procura della Repubblica. - O documento do Casellario giudiziale deva ser legalizado na Procura della Repubblica.

Tutti questi documenti legalizati vanno infine legalizzati una seconda volta al consolato di Brasile in Italia.Todos os documentos deverão ser legalizados no consulado do Brasil na Italia.

In caso di procura verso persona autorizzata a rappresentare lo sposo, questa va fatta da un notaio e poi legalizzata, prima preso la procura della repubblica e poi sempre presso il consolato. No caso de haver um procurador para representar o noivo, a procuração deverá ser feita por um notaio e depois legalizada na procura della repubblica e depois no consulado brasileiro na Italia.

Per i notai convenzionati vedere il sito del consolato italiano in Roma.  Veja no site do Consulado Brasileiro em Roma os Notai convencionados.

Para a esposa:

Depois que você tiver em mãos todos esses documentos, você deve fazer uma cópia simples e enviar ao consulado italiano para fazer as devidas traduções (enviar copia e original).
OBS: É salgado, custa mais ou menos 100 reais por documento.

Depois, você deve legalizar as traduções no cartório RTD (também foi caro, tudo custou mais ou menos 700 reais). Dai, você faz copia de tudo (originais do seu marido e das traduções legalizadas), as copias devem ser autenticadas. Atenção! todas as páginas devem ser autenticadas!!!

Todos esses documentos ficarão com o cartório do casamento (originais do seu marido, traduções e copias autenticadas de tudo). Se você quiser ficar com uma copia, te aconselho a fazer duas copias autenticadas de tudo! Ou seja mais dinheiro!!!

Dica: Eu acho que eu gastei com tudo mais ou menos 1800 reais (incluso o dinheiro do casamento e todas as copias e autenticações necessárias, sem contar com o dinheiro que o seu marido vai gastar pra preparar os documentos na Itália). Como esses documentos têm validade, o ideal é preparar o bolso e só começar a preparar tudo quando você tiver todo o dinheiro pra pagar.

Lembrando: a procuração tem validade de 3 meses. O cartório vai precisar de mais de 30 dias pra avaliar o teus documentos para o casamento (eles me pediram um intervalo maior: 40 dias), uma vez que é um casamento especial.

O teu casamento terá validade somente no Brasil. Se você quiser reconhecê-lo na Itália, terá que falar de novo com a Bell (consulado italiano no Brasil) pra legalizar o teu casamento no Italia, mas isso é so depois que voce estiver casada aqui.

110 on: "Documentos para casamento de Italiano com Brasileira, no Brasil"
  1. putz, com tanta burocracia a gente perde até vontade casar. acho que vou só me juntar com meu italiano

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga anonima,

    A burocracia è complicada sim! Eu acho muito mais facil casar aqui na Italia mesmo, no Brasil eu desisti! Casei aqui e fiz o registro no consulado!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada gente pela informaçao!
    Vou me casar aqui e essas informaçoes sao muito importantes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. essa informaçao è muitooooooooooo importante fui no consulado aqui em recife mais os incopetentes que trabalhao no consulado nao dao nehuma informaçao que realmente vala a pena voce esperar quatro oras por un atendimento.

    ResponderExcluir
  5. Sou casada ha 1 ano e meio com italiano e atè agora nao consegui transcrever meu casamento na italia ( pois casei no Brasil , em Fortaleza)moro no Rio e o consulado do Rio nao reconhece o documento ...preciso urgentemente legalizar tudo nao aguento mais transitar como turista , alguem pode me da um dica de como proceder , recebi a informaçao que devo ir a Recife para transcrever o casamento e depois pedir o permesso di sogiorno... AIUTOOOO ... sera que posso casar la novamente ????

    ResponderExcluir
  6. Amiga Anonima

    Eu nao sabia que pra transcrever o casamento no consulado era complicado assim. Eu casei na Italia e transcrever para o Brasil foi facil. As amigas que casaram no Brasil, fizeram todos os processos diretamente no consulado e quando chegaram aqui, ja constava o registro civil na Anagrafe italiana.

    O consulado no Rio nao reconhece por qual motivo? Pq o casamento foi realizado em Fortaleza? Provavelmente sim! Consulado tem essas coisas mesmo, infelizmente, eles so atendem a sua jurisdiçao.

    Entre em contato com o consulado do Recife, por email ou por telefone e veja com ele qual è o procedimento correto.

    RECIFE (PERNAMBUCO) - Consulado
    Cons. Massimiliano Lagi
    Avenida Domingos Ferreira, 2222 - 2° Andar - sala 201- Edf. Robert Gran- Boa Viagem - Recife CEP 51010-030
    Tel: 005581 34664200 005581 34664200
    Fax: 34664320
    Homepage: www.consrecife.esteri.it
    E-mail: consolato.recife@esteri.it

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. é isso mesmo o consulado do Rio nao reconhece pq o matrimonio foi realizado em outro estado... fiz contato com Recife ,e a resposta foi absurda ( NAO PODEM FAZER NADA ; DEVO VOLTAR A FORTALEZA OU IR A RECIFE ) ... ESTOU COM PASSAGEM COMPRADA P/ IR EMBORA ---> ITALIA . E VOU ENTRAR COM TURISTA DE NOVO ... o PIOR QUE MEUS 6 MESES FORA DO PAIS JA SE FORAM .... ALGUMA SUGESTAO ??? COMO DEVO PROCEDER ??? NAO RECEBEM NADA PELOS CORREIOS E POR TELEFONE SABEMOS QUE NAO SE RESOLVE NADA !!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai Anonima... nao tem jeito de vc ir no Brasil resolver isso? Talvez por procuraçao alguem possa fazer esse processo pra ti? Escreve por consulado e pergunta se pode ser feito atraves de procuraçao? Voce manda todos os documentos assinados daqui e alguem resolve isso pra vc em Recife. O que nao da è voce esta aqui como turista, se pode ter o seu permesso legalmente. Voce ta perdendo tanta coisa! Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  9. gente pretendo me casar, meu marido ja foi casado e agora e livre pra mim, so pra mim.. ja moro na italia a 1 ano e meio. somos felizes assim com meu visto de empregada dele.. kkk mas qdo agente e casada, as pessoas olham pra nos com mas respeito..(principalmente sendo estrangeira) Quero casar sim, sempre sonhei qoro mas gostaria qe fosse no Brasil.. mas confesse q tenho medo de nao valer aqui.. alguem me informa , moro em fortaleza. e penso q minha familia seria feliz se fosse pro meu festao.. ele esta super empolgado..
    sera q ele pode casar no religioso n brasil? e civil aqui na italia? hum... gostaria de respostas concretas e bem informativas..
    agradeço
    grazie melle..
    buona notte a tutti

    ResponderExcluir
  10. Anonima

    Parabens pelo casamento! Eh tao gostoso sentir a sua felicidades atraves das frases que voce escreveu!

    Voce pode se casar tanto aqui ou no Brasil, nao tem problema nao. Se voce quiser fazer o casamento civil no Brasil, pode fazer sim, ele tera validade na Italia, desde que voce legalize o mesmo no consulado italiano de Recife.

    Se voce fizer o civil aqui na Italia, basta fazer a transcriçao no consulado do Brasil em Roma ou Milano, que tambem tera validade no Brasil.

    Ou voce pode fazer como eu, fazer o civil aqui na Italia e o religioso no Brasil. Da uma olhada nesse link que eu expliquei direitinho o que foi preciso:

    http://www.noticiasdabota.com/2009/05/brasil-italia-casamento-religioso.html

    Fazer o casamento no Brasil è mais complicado, ja que a gente mora aqui, mas no final, o prazer è muito maior, em poder dividir a nossa felicidade com a familia e com os amigos.

    De qualquer maneira, se voce quiser fazer o casamento no Brasil, procure informaçoes referente a documentaçao na paroquia na qual voce pretende realizar o matrimonio em caso do religioso e o cartorio se vc decidir fazer o civil no Brasil, pois a documentaçao pode variar de acordo com a Paroquia e o cartorio.

    Um abraço e felicidades

    ResponderExcluir
  11. Ah.. esqueci de uma coisa! Se seu marido ja foi casado no religioso antes, nada feito! Pra Igreja o casamento ainda è indissoluvel!

    ResponderExcluir
  12. casei por procuracao no brasil, e transcrevi na italia foi facinho facinho, basta contratar um profissional que conhece economiza muito sofrimento , gasta um pouco de dinheiro mais fazer o que

    ResponderExcluir
  13. oi me ajudam a encontrar essa resposta..quero casar mas nao sei como fasso ele é italiano e eu brasileira como devo fazer ??'...Assim como eu quero ter o permeço italiano ele tanbém quer brasiliano, faço um casamento aqui e outro lar ? ...resposta

    ResponderExcluir
  14. Cara Anonima

    Basta fazer um casamento so: ou no Brasil ou na Italia. Depois voce tera que registrar no consulado para ter valor em ambos os paises.

    O permesso italiano, voce tera direito somente se fixar residencia na Italia. E apos dois anos de residencia podera entrar com o pedido de cidadania por matrimonio.

    No Brasil è a mesma coisa. Para conseguir o visto no Brasil e mais tarde a cidadania, seu marido tera que ser residente no Brasil.

    Voces terao que escolher qual pais irao viver para poder solicitar o visto. Os dois ao mesmo tempo, sera dificil!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, peço desculpa pelo meu Português, mas estou no Brasil há três meses.
    Eu gostaria de casar com minha namorada (Brasileira) no Brasil (Porto Alegre), já fomos no Cartorio e nos deron uma lista de documentos que exigem:
    Certidão de Nascimento atualizada (extracto de nascimento na Itália)
    Declaraçao de duas testemunhas do pais de origem, atestando o estado civil do referido nubente
    ..... E aqui está o meu problema. O Cartorio diz que essa afirmação é geralmente feita no Consulado Brasileiro na Itália, o Consulado (em Roma e Milão) não sabe como fazê-lo, talvez se as testemunhas são brasileiros, mas não é certo, caso contrário, ir a um cartório(notaio) em Itália .............. Alguém pode me ajudar por favor? Graças

    ResponderExcluir
  16. Caro Leitor

    Parabens pela escrita, tem estrangeiros que esta no Brasil ha anos e nao consegue escrever como voce!

    Provavelmente o cartorio no Brasil nao te explicou direito. Nao acredito que seja o consulado Brasileiro que va emitir os documentos, e sim, legalizar os documentos emitidos na Italia.

    O Portal consular do Brasil diz o seguinte:

    Para casar no Brasil, o estrangeiro interessado deverá solicitar informação ao Cartório do Registro Civil onde ocorrerá a habilitação ao casamento sobre os documentos a serem apresentados, os quais deverão ser devidamente autenticados pelo Consulado Geral do Brasil. Em geral, são pedidos:

    o original da certidão de nascimento com menos de 6 (seis) meses de validade, onde conste paternidade e maternidade
    o cópia autenticada de todas as folhas do passaporte
    o original de comprovativo de residência (atestado de junta de freguesia)
    o procuração para dar entrada no Cartório do Registro Civil no pedido de habilitação ao casamento, mencionando com quem pretende casar, qual o regime de bens e o nome que pretende adotar
    o cópia autenticada do bilhete de identidade
    o original da certidão de casamento com averbamento do divórcio, se for o caso
    o original da certidão de partilha de bens ou certidão negativa de partilha de bens, no caso de divórcio

    A legislação brasileira permite casamento por procuração. Neste caso, o cidadão português deverá lavrar a procuração em Notário Público e autenticá-la no Consulado Geral. No texto deste instrumento particular constará igualmente o nome e a qualificação da pessoa com quem pretende casar, o regime de bens e o nome que passará a adotar, (noiva ou noivo) após o casamento.

    Fonte:http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-portuguesa/lisboa/servicos/casamento-no-brasil

    Mas ele nao diz nada sobre esse outro documento que tem que ser assinado pelas duas testemunhas. Se fosse o contrario e voces resolvessem se casar na Italia, ai sim o consulado Brasileiro de Roma ou de Milano emitiria o nulla osta, mas para a sua noiva e nao para voce.

    Eu acredito que o documento que o cartorio esteja te pedindo é uma Certidão de estado civil solteiro (ou documento equivalente que prove que o estrangeiro(a) é legalmente solteiro no país de origem. Sera que o seu comune nao emite tal documento? E depois vc tera que traduzir e legalizar no consulado brasileiro na Italia.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  17. O nome do documento è CERTIFICATO DI STATO LIBERO, aquele que vai comprovar que voce è solteiro na Italia e pode ser emitido na Anagrafe do seu comune. Vc traduz para o portugues e legaliza no consulado brasileiro na Italia.

    Procure no site do seu comune.

    ResponderExcluir
  18. Mitico Cris, Obrigado pela sua pronta disponibilidade e eficiência, você está certo sobre o certificado STATO LIBERO(já requerido), eu descobri chamando outros Cartorios de Porto Alegre que me confirmaram que as declarações das testemunhas podem ser substituídas por um certificado que comprova meu estado civil, emitido imediatamente da Prefeitura. Um italiano é grato a você

    ResponderExcluir
  19. Prego, Caro Amico!

    Tanti Auguri per il matrimonio! Ti Saluto!

    ResponderExcluir
  20. Sei invitato........abito casual, havaianas, caipirinha e salame italiano!!!!
    UN salutone

    ResponderExcluir
  21. Desculpa.....invitatA!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Namoro um italiano, sou divorciada, e queremos nos casar, quero saber se ele precisa voltar na Italia para traduzir toda a DOCUMENTAÇAO no Consulado Brasileiro, pq nao pode fazer aqui, já que está em férias aqui no Brasil? Pq se conseguisse dessa forma ele nao voltaria mais ja ficaria por aqui. Desde já grata pela atençao

    ResponderExcluir
  23. Oi Anonima

    Infelizmente eu acho que ele tera que traduzir e legalizar toda a documentaçao no consulado do Brasil aqui na Italia. De qualquer forma, de um pulo no cartorio onde voces irao dar entrada no matrimonio e confirme a informaçao. O que seu namorado pode fazer e pedir para algum familiar ir no consulado Brasileiro e regularizar a documentaçao. Um abraço e auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  24. eu e meu marido somos ítalos-brasileiros, e quando casamos fora do Brasil foi o mesmo procedimento, aliás o Comune emite tudo isso grátis em cobrar um tostão e por correio, é só enviar por fax ou por correio.

    O problema maior quando meu marido e eu fomos colocar o casamento realizado no exterior no Consulado do Brasil, o nome dele como italiano é o inverso e isso está nos dando uma dor de cabeça que vcs nem imaginam até no ministério público temos que provar que é a mesma pessoa !!! por isso digo viva o Brasil !!!é preferível casar por aí mesmo

    ResponderExcluir
  25. Cara Leitora,

    Nomes è um grande problema, ainda mais quando a pessoa possui dupla cidadania. In bocca al lupo, vai dar tudo certo!

    Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiencia!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Cris


    eu estou com trauma da palavra casamento, estou em apuros, pq está tudo enrolado ainda mais quando há um imóvel no meio e o comprador exige assim o averbamento do mesmo na escritura... vc já viu como são ?

    tá fogo

    ResponderExcluir
  27. Tenha calma tudo vai dar certo! Quando fiz o meu casamento religioso no BR tudo estava confuso e eu quase desisti! Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  28. oi! gostaria de saber uma coisa vou me casar com um italiano mas eu tenho 2 filho com um brasileiro. queria saber pra poder trazer um deles aqui se e preciso de algum documento pra eu poder se casar tem algum impedimento nisso? desde de ja obrigada. janaina

    ResponderExcluir
  29. Cara Leitora,

    Não existe nenhum impedimento para você se casar aqui na Italia por causa dos seus filhos. Mas para você trazê-los, mesmo que seja para férias, terá que ter uma autorização do pai, caso eles sejam menor de idade. Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Ola... depois do casamento com italiano no brasil eu fui regristar no consulado italiano aqui em salvador..queria saber depois de quanto tempo chegar na italia que se casamos???

    ResponderExcluir
  31. Caro leitor,

    Não entendi direito a sua duvida. Mas acredito que você queira saber quanto tempo o consulado leva para registrar o seu casamento na Italia. Se for isso, eu realmente não sei te dizer, porque esse procedimento varia de comune para comune.Peça o seu marido para entrar em contato com o comune de residencia para se informar melhor. Obrigada pela sua participação e boa sorte!

    ResponderExcluir
  32. Olá ... Estou com muitas duvidas e acredito que vc pode esclarecer. Sou solteira, Brsileira, meu namorado é italiano, viuvo e vamos nos casar no civil. Moro em Natal-RN. Gostaria de saber se logo que casar já posso ir pra Italia com meu marido? O que ele deve fazer pra que na Italia e no Brasil seja reconhecido o nosso casamento? Onde ele deve comunicar o casamento No BRASIL OU NA ITALIA? Caso eu resolva casar na Italia, quais os documentos devo providenciar? e como faço pra ser reconhecido aqui no Brasil? Por favor ajude-me, pois estou completamente perdida. Desde já agradeço muito a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  33. Cara Leitora,

    Eu não sei te informar com segurança, porque não fiz meu casamento civil no Brasil (na época eu achei menos burocrático realizar na Italia). Algumas amigas que se casaram no Brasil, tiveram que esperar o casamento ser transcrito na Italia para poderem viajar, mas isso foi no Rio e São Paulo, pode ser que em Natal seja diferente. O que eu te aconselho è verificar e confirmar todas as informações diretamente no consulado italiano de Natal, inclusive o tempo necessário para a transcrição do matrimônio.

    Se você se casar no Brasil, o seu matrimônio só será válido na Italia, depois que ele for traduzido e legalizado no consulao Italiano no Brasil.

    A mesma coisa acontece se o casamento for realizado na Italia: ele só tem validade no Brasil, depois que for transcrito no consulado Brasileiro na Italia.

    Se você pretende viver na Italia, acho menos burocrático e mais rapido realizar o matrimonio aqui, e vice versa caso voces decidam viver no Brasil.

    No site do consulado do Brasil em Roma você poderá consultar a documentação necessária para a realização do matrimônio na Italia: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  34. Olá sou de Natal-rn , obrigada pela informação sobre casamentos. Gostaria de sabe se faz tempo que algumas de suas se casaram aqui no brasil? Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Cara Leitora,

    Faz algum tempo sim, dois ou tres anos! Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Ciao
    Minha duvida è o seguinte estou aqui na italia como turista posso me casar aqui?? ou vou ter ir por brasil para poder casar?? E cm è que casando aqui tenho algum direto eu falo seguinte agente nunca sabe o que pode acontecer cm è o processo disso falo comunhao de bens ou nao comunhao de bens?? Grata

    ResponderExcluir
  37. Se você trouxe todos os documentos exigidos pelo consulado brasileiro para emissão do nulla osta e os documentos exigidos pelo comune, você não precisa retornar ao Brasil não, pode contrair o matrimonio aqui mesmo na Italia.

    Quanto aos bens materiais, a legislação italiana prevê dois tipos:

    Separação total de bens - Em caso de separação você não tem direito a nenhum bem possuido pelo seu marido. Eu não sei como funciona o caso de pensão alimenticia, talvez o juiz tenha que decidir.

    Comunhão de bens: Não existe na Italia a comunhão total de bens, so a parcial, ou seja, só entra no patrimonio familiar os bens adquiridos após o matrimonio.

    Em caso de morte de um dos conjugues, o conjugue remanescente terá direito a ser um dos herdeiros, juntamente com filhos e genitores.

    Um abraço e parabens pelo matrimonio

    ResponderExcluir
  38. ah entendi!!!!porque estou com conhecida, Aqui da Bahia e disse que mesmo casando aqui na italia nao temos direto a nada, eu achei estranho isso, esta foi minha duvida, eu gostaria realmente è trabalhar ter o meu permisso porèm vejo nas noticias que este ano nao sera possivel liberar para estrangeiro lavoro entao como eu ja indo e vindo para italia quase 1 ano ja temos casa aqui eu so tem 1 mes para ir pra por brasil que estou aqui cm turista e tenho procuracao no brasil com minha mae quais os documentos necessario para providenciar os documentos se dar tempo nao sei ou vou ter ir ao brasil por forca ;( eu gostaria ja de ficar logo rsrs obrigada feliz 2012.

    ResponderExcluir
  39. A sua mãe poderá providenciar a sua documentação no Brasil e depois enviará os documentos originais pelos Correios, sem problema.

    Anote ai:

    01) Certidão de nascimento com data de emissão inferior a seis meses
    02) Copia do passaporte (todas as folhas)
    03) Declaração de duas testemunhas com firma reconhecida em cartorio no Brasil. O modelo você baixa aqui:http://www.consbrasroma.it/formularios/casamento_ita.pdf
    04)Declaração para fins de casamento . O modelo vc baixa aqui: http://www.consbrasroma.it/formularios/FormHabilitacaoCasar.pdf

    Mais detalhes vc encontra no site do consulado brasileiro: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    ResponderExcluir
  40. oi tudo bem eu moro em giania-goias,mas tenho uma amiga que mora na italia a uns 9 meses,e ela pretende voltar pro brasil,e se casar,mas so no brasil, o permisso sera valido na italia tbm? nao pode me explicar isso obrigado pela a sua informaçao..

    ResponderExcluir
  41. Caro Leitor

    Sua amiga pode se casar no Brasil sim e ter validade na Italia. Só que depois ela terá que traduzir e transcrever o matrimonio no consulado italiano. Com a transcrição do matrimonio no consulado italiano, o casamento tera validade na Italia também e assim, ela poderá solicitar o permesso tranquilamente. Se ela não fizer a transcrição, nada feito!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  42. ola me chamo andreia, por favor estou com umas com algumas duvidas,eu e meu namorado fomos a um cartorio civil aqui no df,nus deram uma lista que alguns deles meu namorado ja os trouse da italia tudo legalizado na itlia no consulado e enbaixada brasileira,ele deichou a procuraçao so que no cartorio nao pediram copias de todas as folhas do passaporte,nem pra altenticar a procuraçao no consulado do brasil,ao ler seu artigo vi que precisa entao estou preucupada, purque pretendo da entrada na proxima semana,foi traduzida alem dos outros documentos como registro com os nomes dos pais dele, certidao de inpedimento de matrimonio,de residencia e 3 folhas do passaporte como as principais,estou preucupada que depois o consulado italiano nao aceite,e nao ter como valido, serà que corremos este risco? por favor que devo faser? desde ja meu muito obrigada um grande abraço,

    ResponderExcluir
  43. é muito inportante ter e existir pessoas como vc que se interessa em ajudarnus, voces sao abençoados por deus! vi vvarias pessoas pedindo ajuda e sendo ajudadas por vc, isso é comovente, parabens! deus te ilumini, obrigada por existirem!!!!

    ResponderExcluir
  44. é muito inportante ter e existir pessoas como vc que se interessa em ajudarnus, voces sao abençoados por deus! vi vvarias pessoas pedindo ajuda e sendo ajudadas por vc, isso é comovente, parabens! deus te ilumini, obrigada por existirem!!!!

    ResponderExcluir
  45. Oi Andreia

    Se o cartorio não te pediu todos esses documentos, melhor ainda, porque isso pode variar de cartório para cartoria.

    Você só vai precisar legalizar no consulado italiano, os documentos depois do matrimonio, ou seja, o proprio matrimonio, antes de vir pra Italia.

    De um pulo no consulado italiano e veja quais os documentos necessarios para transcrever o matrimonio feito no Brasil! Porque se voce nao trasncrever, seu matrimonio nao tem validade na Italia.

    Um abraço e Tanti auguri!

    ResponderExcluir
  46. Caro Leitor anonimo

    Obrigada pelas palavras carinhosas! Que Deus ilumine todos nós!

    ResponderExcluir
  47. Olà casei na italia e agora meu marido que pegar o visto brasileiro com o casamento. Quais sao os documentos necesario? Alguem pode me ajudar?Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Cara Leitora

    Para solicitar o visto, seu marido tem que se dirigir ao Consulado Brasileiro em Roma ou Milano.

    Matrimonio (menos de 5 anos)
    http://www.consbrasroma.it/vistos/visto_perm01_02.html

    Matrimonio (mais de 5 anos)
    http://www.consbrasroma.it/vistos/visto_perm01_01.html

    Se voces estiverem no Brasil, devem se dirigir a Policia Federal.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  49. Olá! Sou brasileira e pretendo me casar com um italiano que reside ainda na Itália,ele é divorciado e depois do casamento pretende morar aqui no Brasil. Qual a a documentação necessária para o casamento civil aqui no Brasil:? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Maria

    Parabéns pelo matrimonio!

    Os documentos pode variar de cartório para cartório! Pra você ter certeza que está tudo correto, eu te aconselho a ir diretamente no cartório (casamento civil) e na Igreja (se vc quiser casar no religioso também) e verificar com eles quais os documentos necessários. Eu me lembro que quando eu queria fazer o meu casamento no Brasil, cada cartório me dizia uma coisa diferente.

    O que eu posso te dizer com toda a certeza, é que todos os documentos do seu noivo, deverá ser traduzido aqui na Italia para a língua portuguesa e legalizado no consulado Brasileiro de Roma ou de Milano.

    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  51. Oi,Cris,
    Tudo bem? Por enquanto muito obrigada!
    Fui ao cartório de acordo com sua recomendação e me informaram o seguinte:
    Que os documentos dele, deverão passar pelo consulado do Brasil no país de origem para a legalização das certidões.
    Depois, traduzir por um tradutor Publico juramento NO Brasil.
    Então, lendo sua resposta não entendi...meu noivo terá que apenas legalizar em seu país de origem,fazendo também as traduções? Ou, somente legaliza e faz as traduções no Brasil?
    Estou confusa, por favor me ajude.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  52. Maria,

    Viu so que o procedimento mudou? Segundo o site do Consulado Brasileiro, os documentos emitidos na Italia tem que ser legalizados pelas autoridades italianas e depois levado ao consulado brasileiro e a traduçao devera realmente ser feita no Brasil. De uma olhada:

    ESCLARECIMENTOS PARA ESTRANGEIROS NÃO-RESIDENTES
    PODEREM CASAR NO BRASIL


    Para a realização de casamento de cidadão estrangeiro não domiciliado no Brasil, são necessários os seguintes documentos previstos no artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro:

    I - certidão de nascimento ou documento equivalente, em que deve constar o nome dos genitores;

    II - Caso seja menor, autorização por escrito das pessoas sob cuja dependência legal
    estiver ou ato judicial que a supra;

    III - Declaração do estado civil, do domicílio e da residência atual própria e de seus pais,
    se forem conhecidos;

    IV –Caso haja contraído matrimônio anteriormente, certidão de óbito do cônjuge falecido,
    de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em
    julgado, ou ainda do registro da sentença de divórcio.
    Obs.: Em caso de divorcio de cidadão brasileiro, deverá ser apresentada sentença brasileira de homologação do mesmo.


    É indispensável consultar o Cartório de Registro Civil, no Brasil, onde será celebrado o casamento, quanto a outras eventuais exigências que possam fazer.

    Os documentos indicados nos pontos I, III, e eventualmente, os dos pontos II e IV , deverão ser primeiramente legalizados pela(s) autoridade(s) italiana(s) competentes e depois autenticados em Repartição Consular brasileira e depois traduzidos no Brasil para o português por interprete público juramentado, para fins de serem apresentados ao Cartório onde se realizará o casamento, juntamente com os documentos do futuro cônjuge brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil.

    Uma vez realizado o casamento, este deverá ser transcrito na Repartição Consular, no Brasil, do país de cidadania do(s) estrangeiro(s).

    Fonte:http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_br.html

    ResponderExcluir
  53. Hello!
    Poxa, muito obrigada.! Agora ficou esclarecido.Abraços!

    ResponderExcluir
  54. Que bom Maria! Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  55. oi,sou brasileira e meu namorado e italiano,moramos na italia,decimos de ir morar no brasil,gostaria de saber,que documentos ele deve levar?Pra gente se casar devemos primeiro fazer os documentos brasileiros,tipo rg,cpf e outros.Como eu moro na italia a mais de 6 anos gostaria de saber se devo primeiro fazer os meus documento brasileiros,eu nao tenho a cidadinança italiane tenho o permesso de sogiorno que renovo de 2 em 2 anos.Espero a sua resposta.obrigado

    ResponderExcluir
  56. Cara Leitora,

    Como esse post é de dois anos atras e eu não sei te dizer de houve alguma alteração na legislação brasileira porque tambem estou fora do Brasil ha muitos anos, eu te aconselho a entrar em contato diretamente com o cartorio onde vc realizarà o casamento no Brasil para confirmar quais os documentos necessarios que o seu noivo tem que levar para o Brasil.

    Na verdade eu não entendi muito a sua duvida, se vc quer se casar no Brasil ou na Italia, pq os procedimentos sao diferentes de um pais para outro.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite,Tudo Bem?? estou no Brasil e vou me casar na italia devido as burocracias Brasileiras ufa!!! decidimos casar na italia a pergunta è: depois de concretizar o matrimonio quanto tempo posso retornar o BRasil?? Exemplo caso em Agosto em Dezembro posso retornar para o Brasil?? Porque tenho negocios aqui no Brasil e neste momento naopoderia deixar principalmnte em DEzembro muitas duvidas sobre esta questao rsrsrs Obrigada abraço.Parabèns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  58. Caro Leitor,

    Sua pergunta è uma das mais dificieis de responder. Em termos, você poderia sair do pais depois que o seu permesso estivesse pronto. O grande problema è que cada questura tem o seu próprio tempo. Quando eu fiz o meu, por exemplo, me entregaram no mesmo dia, agora demora mais de 03 meses. Existem cidades que o prazo è maior do que seis meses. E o pior de tudo, se depois de vc esperar o seu permesso e vier com algum dado digitado errado, vc vai esperar mais de um mês para a correção. Eu já ouvi dizer também que o protocolo de entrada no permesso serve como comprovante para saida e entrada no pais, mas conheços pessoas que tiveram problemas, principalmente aquelas que fazem escalas em outros paises, como França e Espanha. É praticamente impossivel responder com segurança a sua pergunta. De qualquer forma, procure na questura da sua cidade quantos dias são necessários para a emissão do permesso. Caso dê tudo errado, e vc tenha que retornar ao Brasil sem que o permesso esteje pronto, vc teria que esperar 90 dias para reentrar na Italia com um novo visto de turistas. Mas eu conheço pessoas que não esperou os 90 dias e reentrou no pais sem problemas. É tudo uma questão de sorte.

    Um abraço, tanti auguri pelo matrimonio e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  59. Olá Cris...Tudo bom? Sou mais uma perdida..kkkkk...Espero que vc possa me orientar. Bom, eu morei na Italia por cinco anos. Sou cidada italiana(fiz meu processo pela cittadinaza la). Hoje estou no Brasil. Por problemas de saude de minha mae, tive que voltar. Graças a Deus agora tudo esta bem. Eu queria voltar pra Italia, mas queria também levar meu namorado e se tudo correr bem(se ele nao me trocar por uma italiana kkkkk)gostariamos de nos casar. Quanto às documentações, eu tenho uma base do que é preciso levar. Minhas duvidas são:
    *eu tenho um bom dinheiro pra me(nos) manter la por uns 3 ou 4 meses, então, eu precisarei ter um emprego fixo pra poder me casar, ou podemos contrair matrimonio neste periodo sem trabalho?
    *podemos ir para outro pais, para uma viagem, depois que o permesso dele sair?
    *permanecendo na Italia, se eu tiver que vir ao Brasil, talvez por algum problema familiar, ele(o dito cujo) poderá permanecer ali sem problemas?
    *precisamos permanecer 6 meses sem sair do pais, com residencia comprovada(isso será obvio),para os vigili passarem pra confirmação de residencia e assim concretizar o casamento? Obs: me disseram isso ai.
    Entre milhares de duvidas, estas sao as piores, pois nao saio da lugar e nem sei a quem recorrer. Te achei. Te peço ajuda e te agradeço calorosamente. Abbracci e grazie mille.

    ResponderExcluir
  60. Cara Leitora,

    Para casar vc não vai precisar comprovar renda, isso só irá acontecer quando vc for solicitar o permesso para o seu marido. Caso vc não consiga comprovar renda, pelo menos aqui em Firenze, eles emitem um permesso com validade um pouco menor, tipo de seis meses e ai vc vai renovando quando vence.

    Depois que seu marido receber o permesso, ele poderá sair e reentrar na Italia quantas vezes ele quiser e caso vc precisa retornar ao Brasil, isso não sera um problema pra ele.

    O tempo necessario para a residencia ficar pronta, varia de acordo com cada comune, quanto maior è o comune, mais tempo sera necessario. Aqui em Firenze realmente "bota" seis meses nisso... Quando eu fiz o meu, fiz numa cidade menor proximo a Firenze, e o processo ficou pronto em menos de um mes. Tudo depende tambem de muita sorte!

    Olha so, os vigili passam so para a confirmar a residencia, não tem nada a ver com o casamento e nem com o permesso. Vc casa, pede o permesso e depois que o permesso ficar pronto vc pede a residencia.

    Eu não sei quanto tempo (isso tambem depende de cada questura) o permesso fica pronto. Quando eu fiz o meu, ha anos atras, eu retirei no mesmo dia, mas agora eu sei que aqui em Firenze sao mais ou menos 03 meses. Sem o permesso, eu nao aconselho o seu marido sair do pais, pois poderia ter problema pra reentrar.

    Qualquer coisa, to por aqui!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Cris. Vc saberia me dizer se meu marido, que tem o permesso di soggiorno por matrimonio, pode trabalhar em outro pais? Te explico. Ele tem 2 irmas que moram em Amsterdam - Holanda e estas conseguiram uma otima proposta de trabalho pra ele la que é na area de construção. Ele gostaria de ir, alias, gostariamos de ir para la, mas temos medo de que este permesso nao valha para ele trabalhar legalmente la. Eu tenho cidadania italiana. e ele, daqui ha uns 9 meses mais ou menos conseguirá a dele, pois serão passados os 2 anos de residencia aqui na Italia. Voce poderia me ajudar?
    Desde ja agradeço! Abraços. Isabel

    ResponderExcluir
  62. Oi Isabel,

    Eu não sei responder a sua pergunta, porque não conheço a legislação holandesa. Acredito que vc, como cidadã italiana possa residir e trabalhar na Holanda normalmente e através do matrimonio, seu marido não teria grandes problema de conseguir um permesso na Holanda. Mas è melhor vc consultar o consulado holandês.

    Quanto ao processo de cidadania do seu marido, após os dois anos de residencia, ele poderá dar entrada no pedido, mas o processo pra ficar pronto, pode demorar ate 03 anos apos a entrada, o meu por exemplo, demorou mais de tres anos pra ficar pronto.

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  63. Olá Cris, tenho algumas duvidas. Namoro com um italiano e estou querendo morar ai na Italia e tentar a vida por ai. Se eu entro como turista, existe a possibilidade de econtrar um trabalho e dai da Italia conseguir um permesso di soggiorno per lavoro? ou devo retornar ao Brasil? Se por ventura passe o prazo de 3 meses como turista, eu posso me casar com ele mesmo estando ilegal, ou devo fazer necessariamente nesse periodo de 3 meses? outra duvida, a familia dele poderia me "assumir" como colaboratrice familiare e assim eu consiguiria o permesso di lavoro?? e poderia trabalhar em outro lugar, ou ficaria vinculada a eles e não poderia trabalhar??? São duvidas pq eu não quero ficar ilegal e quero ter o direito de trabalhar por ai. Está muito dificil encontrar um trabalho com a atula crise? a cidade que pretendo morar é a mesma que vc mora, la bella Firenze:) grazie mille!!!! baci baci

    ResponderExcluir
  64. Oi Van

    Infelizmente as coisas são mais díficieis do que parece. Dificilmente você conseguirá um visto aqui na Italia, a não ser se for familiar, no seu caso, somente por casamento. Visto de estudo ou de trabalho, deve ser feito diretamente no consulado italiano no Brasil. As vezes eles fazem uma Lei especial para legalizar quem esta trabalhando sem permesso. Eu vivo aqui há cinco anos e vi isso acontecer somente uma vez, por isso acho dificil que aconteça que a familia do seu noivo consiga um permesso pra ti como colaboratrice. O Governo Italiano estabelece uma quota máxima de trabalhadores que possam ser admitidos (aqueles que nao possuem permesso) e uma vez por ano eles abrem a inscrição para esses trabalhadores, è que eles chamam de decreto flussi. Se vc conseguir se inscrever nesse decreto flussi, seu sogro poderia sim te admitir.

    Quanto ao casamento, atualmente vc consegue se casar sim, depois dos 90 dias. Mas essa Lei muda quase todo dia. Um ano atras não poderia. Estrangeiro tinha que apresentar o permesso para poder se casar.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  65. Olà Cris, tambem tenho algumas duvidas, se puder me ajudar agradeço. Eu e meu marido vivemos juntos no brasil ha sete anos e ,a um ano atràs nos casamos. Eu sou brasileira e ele italiano. somos casados so aqui no brasil.Ele teima em dizer que nao e nescessario casarmos na italia q esse casamento ja e valido là, eu ja tenho 58 anos e ele 72, eu temo q em caso de morte , eu fique desamparada . Pois nao tenho nenhuma aposentadoria aqui . depois q me casei ele nao me deixou mais trabalhar. Quais meus direitos? E so apresentar esse casamento là? por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
  66. Cara Leitora,

    Seu marido tem razão não é necessário casar novamente na Italia não, já que vocês se casaram no Brasil. Mas para o seu casamento ter validade na Italia, você irá necessitar de legalizá-lo no consulado italiano mais próximo da sua cidade.

    Dê uma olhadinha nesse link do consulado Italiano do RJ que explica tudo direitinho.

    http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Stato_civile/

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  67. oi cris...gostaria de saber como faço para legalizar meu companho no Brasil....ele e separado... e temos uma filhinha de 7 meses...e a gente esta querendo ir morar no Brasil...como posso fazer para que ele nao fique ilegal no Brasil....te agradeço se puder me dar essa informaçao.....

    ResponderExcluir
  68. oi gostaria de uma ajudinha,eu quero casar no brasil mais eu tenho espulsao na italia para poder entra so depois de 7 anos,vc acha que se eu casar aqui no brasil eu vou poder entra la tranquila?

    ResponderExcluir
  69. Cara Leitora,

    Eu realmente não sei responder a sua pergunta. Eu acredito que você teria problemas sim, mas é melhor você consultar o Consulado Italiano no Brasil. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  70. eu tenho uma filha com meu conpanho que e italiano,e moramo aqui na italia mais ele quer ir mora no brasil ,nos nao samos casado, eu quero saber os ducomento que sever pra ele te o visto como pai da minha filha ele tem direito

    ResponderExcluir
  71. tenho um filha que e italiana como seu pai,e vivo aqui na italia e gostaria de saber como facer pra ele te o visto pra viver no brasil,mais eu nao sou casada

    ResponderExcluir
  72. Cara Leitora,

    Como eu não vivo no Brasil e não tirei o visto para o meu marido, não possuo experiencias com visto no Brasil. Com certeza o seu companheiro, como pai de cidadã brasileira, terá direito ao visto no Brasil. Vc registrou sua filha no consulado brasileiro, ne? Caso contrario, te aconselho a fazer o registro dela.

    Eu te aconselho a procurar o consulado brasileiro mais proximo da sua casa e dar entrada no pedido de visto para o seu companheiro. No consulado eles irão te orientar melhor.

    Um abraço e obrigada pela sua participação

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde, Cris. Gostaria de dar os parabéns pelo blog e poder tirar tantas dúvidas nossas acerca do casamento. Eu sou brasileiro e namoro uma italiana, devemos nos casar ano que vem, mas não sabemos onde ainda. Depois de ler o blog vi que seria mais "tranquilo" fazer isso na Itália. Não gostaria de repetir as perguntas já expostas, mas só queria colocar umas pequenas questões.

    1 - Depois de casado é que aplicamos para o permesso di soggiorno não? Como se fosse o nosso visto de permanência. Minha dúvida é se caso demore mais do que os 3 meses, que é o tempo que temos como turista, para ficar pronto se posso ficar na Itália com o documento de casamento? Ou senão, devo voltar ao Brasil e retornar depois. E o que seria esse certificado de residência que devemos pedir depois do permesso?
    2 - Quando poderei trabalhar caso fique na Itália? Sei que não podemos como turista, mas depois que tenho o permesso posso procurar emprego? Você que mora por aí Cris, saberia me dizer se a língua pode ser um dificultor muito grande? Pois ainda estou nos primeiros passos da língua hehe.

    Como um outro bom carioca, gostaria de agradecer mais um vez o blog e felicidades para você. Que eu consiga fazer tudo como você fez. Desculpe pelo post longo.

    ResponderExcluir
  74. Olá João!

    Grazie pelos elogios, tento fazer o melhor para compartilhar minhas experiências com as pessoas que de uma forma ou de outra está percorrendo o caminho que eu já percorri um dia.

    Vamos lá:

    01)Depois que você se casar, poderá dar entrada no permesso di soggiorno que é o seu visto de permanência. Dependendo da cidade, esse visto poderá demorar pra sair, aqui em Firenze já aconteceu de demorar mais de 03 meses. Não se preocupe, pois quando vc der entrada, eles te darão um protocolo que te permite ficar na Italia aguardo a emissão do permesso. Vc não precisará retornar ao Brasil. O certicado de residência é algo que não existe no Brasil,mas aqui na Italia è muito importante. Depois q seu permesso ficar pronto, vc vai até o comune da sua cidade para dar entrada na sua residência, ou seja, vc vai declarar que ira morar em tal local. Só depois da sua residencia é que vc vai conseguir tirar a sua carteira de identidade, o seu medico de familia, etc. Depedendo da cidade, esse processo pode ser longo, aqui em Firenze demorou quase um ano.

    02)Geralmente vc poderá trabalhar depois que tiver seu permesso, residencia, codice fiscale (uma especie de CPF) e a carteira de identidade. Nas cidades menores, o processo é mais rapido, cidades grandes como Firenze, Milano, Roma, o processo pode levar até um ano. Com o permesso vc ja poderia trabalhar, mas algumas empresas so te contratam com todos os documentos. Isso vai depender de sorte... A lingua é um problema sim. Se vc não falar a lingua com fluencia poderá ser um impecilho sim. Te aconselho a procurar um curso de italiano para estrangeiros assim que vc chegar na Italia.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Me chamo Hercilia e estou no Brasil e meu namorado na Espanha ele nao pode vir ao Brasil se casar comigo, resolvemos casar por procuração, na Espanha dizem que e so ele traduzir documentação , firma forma de casamento nome que sera adotado e me enviar ao Brasil tudo traduzido e juramentado,a contece que aqui em Fortaleza o cartorio me disse que nao exite esse tipo de casamento por procuração sem presença do noivo, o que eu faço ja li e e site e em varios que pode ser feito e aqui na minha cidade me falaram que nao. Na Espanha o advogado dele ja esta resolvendo documentação para me enviar ele apensa dizem que terei que nomear noivo aqui para o representar , mas aqui nao reconhcem esse tipo de casamento. O consulado do Brasil na Espanha dizem coisa e o daqui dizem outra. Por favor me ajudem , temo ele gastar dinheiro e nao dar certo. Ah eu Nao posso ir Espanha estou inlegal na europa estava la e tive que vir motivo de falecimento na familia e documentação aqui de familia necessitei vir com urgencia e nao deu tempo casar la. Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Boa noite Hercilia,

    Realmente eu não posso te ajudar, porque não conheço a legislação espanhola. Sei que no Brasil alguns cartorios fazem casamento por procuração, ou seja, com seu noivo nominando alguém para representá-lo, mas não sei te dizer se todos os cartórios são obrigados a fazê-lo. Seria melhor vc procurar um advogado pra te orientar melhor.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  77. Olá Cris, muito prazer! Minhas dúvidas são as mesmas que foram mensionadas acima. Namoro um italiano e desejo casar no civil na Itália. Antes de ir pra Itália gostaria de saber se tenho que primeiro ir no consulado italiano aqui no Recife pra saber quais os documentos que irei precisar, ou primeiro ir no cartório aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  78. Olá Cris. Parabéns pelo blog. Muito útil para muitas pessoas.
    Meu nome é Danilo.
    Me desculpe se estou fazendo uma pergunta que possivelmente já pode ter sido feita.
    Mas como cada caso é um...
    Eu já dei entrada na minha cidadania italiana e ela ficará pronta em meados de abril. Estou na Itália no momento, mas minha namorada está no Brasil. A minha dúvida é a seguinte...
    O que seria mais fácil para nós, casarmo-nos no Brasil por procuração com toda a burocracia que acompanha este processo, ou casarmo-nos na Itália mesmo.
    A minha namorada vindo como turista tem esse direito? No caso ela estaria casando-se comigo não como cidadão brasileiro, mas sim italiano. E também se depois disso nosso casamento será válido em outros países da União Européia?
    Agradeço desde já.
    Danio

    ResponderExcluir
  79. Cara Leitora,

    O prazer é todo meu! Você não precisa ir no consulado italiano no Brasil. Você precisará ir no cartório onde foi registrada e tirar uma certidão de nascimento nova.

    Dê uma olhada no link com a lista dos documentos necessários:

    http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  80. Caro Danilo,

    Acredito que será mais fácil para a sua noiva tirar o permesso realizar o matrimônio aqui depois que sair a sua cidadania. Caso vcs casem no Brasil, terá que traduzir e legalizar os documentos referente ao casamento no consulado italiano no Brasil, e isso certamente será uma grande burocracia e gasto de dinheiro.

    Sua noiva pode entrar com visto de turista e depois realizar o casamento dentro dos 90 dias.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  81. Olá Cris...
    Aqui é o Danilo novamente... Obrigado pela resposta...
    Mais uma pergunta, se ela vir pra cá... o que será necessário que ela traga consigo
    para que possamos dar entrada no casamento por aqui...
    Ah... mais uma pergunta... Eu recebi uma proposta de trabalha na Inglaterra e terei que ir pra lá antes de poder traze-la pra Europa... acha que terei muitas complicações? Você saberia me informar se eu poderia levá-la diretamente para a Inglaterra e dar entrada nos papéis de casamento lá, na condição de cidadão da comunidade Européia??
    Muito obrigado!!
    Danilo

    ResponderExcluir
  82. Oi Danilo

    Pra casar aqui na Italia o que ela irá precisar trazer do Brasil è a certidão de nascimento com data de emissão menor de 06 meses e uma declaração de duas testemunhas com firma reconhecida. O modelo da declaração vc poderá pegar no site do consulado Brasileiro. Caso vc nao tenha ainda a cidadania italiana, irá precisar dos mesmos documentos.

    http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Vc poderá casar na Inglaterra sim, mas não sei te dizer quais os documentos necessários para o casamento lá. Depois do casamento, não esqueça de legalizá-lo no Consulado Brasileiro e no Consulado Italiano, para ter valor na Italia e no Brasil.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  83. Olá Cris... Obrigado pela resposta.
    Tenho mais uma dúvida... Para que ela possa casar-se comigo aqui, eu preciso seguir os procedimentos contidos no site http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html... correto?? E depois disso, a certidão de casamento será italiana ou brasileira? Se for brasileira, eu não teria que fazer o mesmo processo de tradução e legalização que teria que ser feito no Brasil??
    Se for italiana, ela já tem o direito de morar comigo na Europa?
    Muito obrigado,
    Danilo

    ResponderExcluir
  84. Danilo,

    Para tirar o nulla osta, ou seja, o nada consta que o comune italiano exige para fazer o casamento, vc vai precisar seguir o que esta no site do consulado. Depois vc vai dar entrada na papelada no seu comune de residencia, lá eles irão te pedir outros documentos (dê um pulinho no comune antes e veja quais são os documentos pq pode variar de comune para comune). Depois do casamento, o comune vai emitir uma certidão de casamento em lingua italiana. Pra vc ter a certidão em lingua portuguesa e que tenha validade no BR, vc terá que registrar o casamento no Brasil.

    Com a sua cidadania e de posse da certidao de casamento, sua esposa poderá morar juntamente com vc em qualquer pais da União Européia, mas pra isso, ela terá que solicitar o visto no pais que vc escolher, ou seja a Inglaterra. Ela entra como turista no pais e depois pode solicitar o visto. Procure saber antes, quais os documentos necessários para ela tirar o visto de residencia na Inglaterra.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  85. Olá, Cris!!
    Eu estou para me casar com um italiano. Estava par dar entrada na habilitação quando tivemos que falar sobre o regime de bens.. isso se tornou um grande problema, pois ele disse que na Italia todos fazem separação total de bens, o que aqui é muito incomum. Estou tendo que repensar tudo..estou me sentindo muito perdida..como vou morar em um país onde não terei muitas oportunidades de emprego na minha área, vou virar mãe e dona de casa e ainda não terei direito a nada do que for construido durante o nosso casamento.. ainda comecei a ficar preocupada sobre a guarda dos nossos futuros filhos!! Preciso de toda ajuda possivel!!!
    Obrigada desde já!
    Monique

    ResponderExcluir
  86. Ciao Monique,

    Realmente esse é um assunto delicado no qual vce deverá pensar e repensar mil vezes antes de tomar uma decisão.

    É verdade que aqui na Italia é muito comum o regime de separação total de bens, já que o regime parcial de bens, não existe por aqui. Ou é comunhão total ou è separação total.

    Quanto a guarda dos seus filhos, vc terão que seguir exatamente o diz o Tratado de Haya, ou seja, seus filhos permanecerão no habit no qual eles vivem, ou seja, na Italia a não ser que seu marido autorize a mudança deles para o Brasil.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  87. ola cris, eu preciso casar no brasil, sendo que atraves de procuracoes, ate pq eu nao consigo entrar na italia, pq no ano passado, eu passei do tempo do visto e recebir uma carta de expulsao, como devo proceder pra fazer esse casamento, sendo que o meu noivo mora na italia, e devido ao trabalho nao pode vir no brasil?

    ResponderExcluir
  88. Cara Leitora,

    Você terá que ver diretamente no cartório onde o casamento será realizado a lista dos documentos necessários. Tenha paciencia porque será uma grande burocracia e os documentos podem variar de cartório para cartorio. Alias, pesquise em mais de um cartório pra ver qual è menos burocrático.

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  89. Olá!
    Eu sou divorciada de um português no Brasil. E o que preciso para me casar na Itália com o meu noivo Italiano?
    Os documentos para casar no Cartorio do Brasil estão prontos. Eu gostaria de uma informação concreta para saber se mesmo divorciada no Brasil e casada no cartorio com italiano se vai ter validade na Italia para o visto permanente .
    Obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  90. Prezada Leitora,

    Depois do casamento no civil no catorio brasileiro, basta você ir no consulado italiano mais próximo da sua casa e pedir para fazer a transcrição do casamento. Depois da transcrição no consulado, seu casamento terá validade na Italia.

    Consulte o site do consulado para ver quais os documentos necessários para fazer a transcrição do casamento.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  91. ola cris,primeiro te dou os parabens pela grande a juda.Bem sou viuva
    ja convivei ha dois anos com italiano ele solteiro mas devido ao meu trabalho resolvi voltar, nao me casei antes por uma duvida sob minha pensao,se casando perderia,por tanto essa duvida ja tirei,ele permanece na italia com essa crise nos estamos precisando passar uma temporada no Brasil preciso me casar e estou sem saber qual a melhor forma de se caso na italia ou Brasil e como e casamento por procuraçao e menos burocracia? abraços aguardo resposta

    ResponderExcluir
  92. ola cris,primeiro te dou os parabens pela grande a juda.Bem sou viuva
    ja convivei ha dois anos com italiano ele solteiro mas devido ao meu trabalho resolvi voltar, nao me casei antes por uma duvida sob minha pensao,se casando perderia,por tanto essa duvida ja tirei,ele permanece na italia com essa crise nos estamos precisando passar uma temporada no Brasil preciso me casar e estou sem saber qual a melhor forma de se caso na italia ou Brasil e como e casamento por procuraçao e menos burocracia? abraços aguardo resposta

    ResponderExcluir
  93. Cara Vitoria,

    Obrigada pelas palavras carinhosas. Acredito que casar na Italia seja menos burocratico, ainda mais se vcs pensam em viver aqui depois do casamento.

    Não sei como funciona o casamento por procuração no Brasil. Te aconselho ir no cartório onde o casamento será realizado para pegar mais informações.

    Um abraço e in bocca al lupo

    ResponderExcluir
  94. Ola .sou brasileira de salvador.tenho meu companheiro que e italiano. Moramos juntos a 5 anos agora temos uma filha de 3 anos resistrada no brasil e na italia.minha duvida e .vim para italia pensando que poderia me casar pois no brasil meu companheiro e divorciado. Aqui consata como casado.ja se passaram 6 meses e estou pensando de contratar um advogado pois casa de italia nao informa oque faze .o advogado pediu 5, 000,-reais para fazer a trascricao de divorcio dele .depois disso mesmo estando inlegal posso me casar aqui? Haaaa mais uma dúvida. Minha filha fizemos a trascricao de nascimento dela antes desses 6 meses que estamos aqui so que depois de 6 meses que ela ta resistrada na italia.bem com o passaporte brasileiro ela tambem ta inlegal.o pai dela pode fazer o passaporte italiano dela assim mesmo.pois ele e resistrada na italia filha de italiano.teria problema? Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  95. Cara Leitora,

    Eu não entendi bem o motivo pelo qual seu companheiro não conseguiu fazer a transcrição do divorcio dele no Brasil. Dê uma olhada no link abaixo e veja quais os documentos necessários para levar no consulado italiano no Brasil. O próprio consulado italiano enviarà a documentação do divorcio para o comune de residencia do seu marido, dessa forma ele poderá se casar com vc sem nenhum problema.

    http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Stato_civile/

    Quanto a sua filha, se vc já fez a transcrição do registro de nascimento dela no consulado italiano, ela é cidadã italiana e tem direito ao passaporte. Vc como mae de cidada italiana tem o direito de solicitar o permesso por motivo de familia.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  96. Cris, boa tarde!

    Eu estou com alguns problemas. Sou brasileira e moro no Brasil mesmo, meu noivo é italiano e mora em Londres. Queremos nos casar aqui no Brasil por procuração, ainda estou para ver direitinho os documentos exigidos pelo cartório que será feito o matrimônio civil.

    De qualquer forma, já consegui ver pelo site os documentos padrões. O maior problema realmente é que ele trabalha e está sem férias, não vai conseguir ir a Italia legalizar todos os documentos no Consulado. Você sabe se algum familiar ou amigo pode fazer isso pra ele? E para pegar o CERTIFICATO DI STATO LIBERO, ele pode solicitar pela internet para a Comune dele? Estou perguntando porque estou preparando um e-mail com as informações certinhas do que ele tem que fazer para que a gente não se enrole (relacionamento a distancia, dificil explicar tudo certinho ahah). A procuração vamos fazer em fevereiro lá no Consulado do Brasil em Londres (porque irei visita-lo).

    Aguardo ansiosamente a resposta!
    E muuuuito obrigada, fiquei dias procurando casamento entre brasileiro e italiano no Brasil para poder explicar os documentos para ele!!!

    ResponderExcluir
  97. sou casada com um italiano a 25 anos ,moro na italia ,este ano gostaria de passar ferias no brasil por 6 meses ,meu marido pode ficar este tempo ?nosso casamento e registrado no brasil ,ele deve ter residencia ?o que preciso fazer ?

    ResponderExcluir
  98. Prezada Leitora,

    O visto de turismo é de 90 dias. Não sei se o Brasil està renovando o visto por mais 90 dias. O melhor seria vc consultar o consulado brasileiro de Roma ou de Milão. Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  99. Oi Leticia,

    Acredito que outra pessoa poderà resolver a burocracia no consulado, desde que apresente uma autorizaçao por escrito para isso. De qualquer maneira, escreva para o consulado e confirme essa informaçao.

    Quanto ao comune, vai depender do comune do seu noivo. Aqui em Florença por exemplo, podemos solicitar pela internet, mas temos que retirar o documento pessoalmente. Claro, eu posso nomear qualquer pessoa (atraves de autorizaçao por escrito e copia do meu documento de identidade) para retirar os documento.s

    Um abraço e parabens pelo casorio!

    ResponderExcluir
  100. boa tarde crstine amei seu blog parabens, quero fazer 2 pergunta sou brasileira meu namorando italo- brasileiro, moramos aqui no brasil vamos no casar que documentos que prencisa, e depois nois casandos como eu fazou p fazer o meu permisso giorno ou visto aqui do brasil. obrigada anteciosamente catariana

    ResponderExcluir
  101. Prezada Cataria,

    Para saber quais os documentos necessários para o casamento no Brasil, te aconselho a ir diretamente no cartório onde o casamento será realizado. Para saber os documentos necessários para o visto no Brasil, após o casamento, peça seu noivo para ir no consulado Brasileiro na Italia ou na Policia Federal no Brasil para saber exatamente quais os documentos necessários. Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  102. Olá ...primeiramente gostaria de parabeniza la,pelos posts,,,mt importantes e de tamanha sabedoria...gostaria de saber o que voce quer dizer ,com grande democracia,porque eu sou brasileira,e meu marido que ira vir da italia,com todos os documentos em maos,pq eu pensei que depois que tivessemos casados,era apenas ir no consulado e registrar a certidao de casamento traduzida em italiano...nao é somente isso? tem mais coisas a fazer? obrigada!

    ResponderExcluir
  103. Oi Adriana!

    Quando eu queria me casar, pensei em fazer o matrimonio no Brasil, mas eles me pediram tantos documentos que desisti. Todos os documentos tinham que ser traduzidos e registrados no consulado brasileiro. E para registrar o casamento no consulado italiano, demorava mais 60 dias, ou seja, eu so poderia viajar pra Italia depois que o casamento tivesse sido registrado. Isso foi no ano de 2007, hoje pode ser que as coisas estejam mais tranquilas.

    E aqui na foi tudo muito rapido, eles me pediram somente o nulla osta que tirei no consulado brasileiro em Roma. Nao fiz nenhum tipo de traduçao.

    Tanti auguri!

    ResponderExcluir
  104. Olá Cris...parabéns pelo blog...
    Sou brasileira moro em São Paulo, meu noivo é Italiano...
    Sou divorciada e pretendemos nos casar lá...na Itália...
    Fiz aqui no Brasil um documento que se chama declaração pública de estado civil, assinado por duas testemunhas....porque aqui ninguem sabe o que é o nulla osta...
    entrei no site do consulado...e ví que eles pedem muitos doctos...estou perdida, não sei exatamente o que precisa..
    na Comune disserem que so precisa do nulla osta e o passaporte....mas acho que não é só isso....vc poderia me ajudar...
    fraterno abraço...

    ResponderExcluir
  105. Olá Cris...parabéns pelo blog...
    Sou brasileira moro em São Paulo, meu noivo é Italiano...
    Sou divorciada e pretendemos nos casar lá...na Itália...
    Fiz aqui no Brasil um documento que se chama declaração pública de estado civil, assinado por duas testemunhas....porque aqui ninguem sabe o que é o nulla osta...
    entrei no site do consulado...e ví que eles pedem muitos doctos...estou perdida, não sei exatamente o que precisa..
    na Comune disserem que so precisa do nulla osta e o passaporte....mas acho que não é só isso....vc poderia me ajudar...
    fraterno abraço...

    ResponderExcluir
  106. Oi Samica,

    O nulla osta sera emitido pelo consulado brasileiro. O que vc terà que apresentar no consulado é a declaraçao assinada por duas testemunhas no Brasil dizendo que vc é solteira (no site do consulado tem o modelo), o passaporte, certidao de nascimento. Veja no site do consulado os documentos necessarios.

    Com o nulla osta na mao, vc da entrada no comune.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  107. Olá Cris!
    Sou brasileiro e tenho residência na Itália a 10 anos com permesso de trabalho autônomo. Gostaria de saber se posso e como faço pra dar entrada no pedido de cittadinanza. Levar em conta que não posso comprovar renda dos últimos dois anos, período que estive ausente.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  108. Ciao Fla!

    A partir de maio vc podera fazer a solicitaçao on line.

    De uma olhada nesse link:

    http://www.interno.gov.it/it/notizie/richiesta-cittadinanza-italiana-dal-18-maggio-click

    Um abraço

    ResponderExcluir
  109. Fla,

    Tem esse outro link

    http://www.interno.gov.it/it/temi/diritti-civili/cittadinanza/cittadinanza-invia-tua-domanda

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.