sexta-feira, 2 de julho de 2010

Berlusconi no Brasil e a conversão da carteira de motorista

Esse semana o Brasil recebeu a visita oficial do Presidente do Conselho de Ministros Sr. Silvio Berlusconi, mas conhecido pela gente como Berlusca. Eu fiquei de olho o tempo todo, porque queria saber sobre o acordo da conversao da carteira de motorista. Semana passada, escrevi para o MRE, e como resposta me disseram que falta somente marcar uma reunião com os orgãos responsáveis do Brasil e da Italia para discutirem o texto do acordo. Tenho fé que esse acordo vai sair antes do final do ano. 

Semana passada consegui enfim a minha patente italiana, foi uma batalha durrissima, muita perda de dinheiro e tempo, mas Alla fine ce l'ho fatta! Mas nem por isso, abandonarei a luta perante o MRE pela conversão da nossa patente. Será uma grande alegria, saber que ninguém mais vai precisar passar pelo que passei para conseguir dirigir legalmente na Italia. Depois eu conto pra vocês a minha odisséia!


No site do MRE já está disponivel a declaração conjunta do que foi discutido durante a visita de Berlusconi no Brasil. 


Vejam abaixo e prestem atenção no item no. 15, que fala exatamente sobre a conversão da patente:


Visita ao Brasil do Presidente do Conselho de Ministros da Itália, Silvio Berlusconi – São Paulo, 29 de junho de 2010 - Declaração Conjunta

1.         O Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Silvio Berlusconi, realizou Visita Oficial ao Brasil no dia 29 de junho de 2010.

2.         O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente do Conselho de Ministros Silvio Berlusconi reiteraram a natureza privilegiada dos vínculos humanos, políticos e comerciais que unem o Brasil e a Itália. Fizeram referência, no âmbito da Parceria Estratégica existente entre os dois países, à crescente afinidade de visões e princípios no sentido de fortalecer o multilateralismo. Destacaram o objetivo comum de promover a paz, a solução pacífica de controvérsias, o desarmamento e a não-proliferação, o combate à fome e à pobreza, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Reafirmaram o compromisso de contribuir de forma positiva para uma reforma abrangente das Nações Unidas, inclusive do Conselho de Segurança, e se comprometeram a dar continuidade aos entendimentos sobre o assunto nos foros apropriados.

3.         Os dois Chefes de Governo expressaram, à luz dos resultados do III Fórum da Aliança de Civilizações realizado em 28 e 29 de maio no Rio de Janeiro, a necessidade de incentivo ao diálogo intercultural e de promoção e proteção dos direitos de migrantes, e a condenação veemente de todas as formas contemporâneas de xenofobia, racismo, discriminação e intolerância.

4.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi assinalaram a importância, no presente quadro de incerteza econômica mundial, de uma conclusão bem-sucedida das negociações da Rodada de Doha para o Desenvolvimento e do Acordo MERCOSUL-União Europeia.

5.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi manifestaram, no contexto da IV Cúpula do G20 em Toronto, em 26 e 27 de junho, o reconhecimento da capacidade de resposta do mecanismo, que vem apresentando importantes contribuições para a superação, em bases sustentáveis, da presente crise financeira global. Destacaram a necessidade de transparência do sistema financeiro internacional e de ampliação do papel dos países em desenvolvimento no G20 e nas instituições financeiras internacionais tais como o Banco Mundial e o FMI.

6.          Os dois Chefes de Governo ressaltaram a importância que atribuem ao enfrentamento global da mudança do clima e sua disposição comum de realizar ações adicionais com esse objetivo, utilizando-se plenamente de suas respectivas capacidades nacionais.  Os Mandatários reiteraram o compromisso com o regime multilateral de combate à mudança e com a coordenação de iniciativas para assegurar o êxito da Conferência de Cancún (COP16). Assinalaram, ainda, a importância da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que se realizará no Brasil em 2012.

7.         Os dois Chefes de Governo fizeram referência à importância da utilização de energias renováveis e ao compromisso de promover o uso de tecnologias de energia renovável, inclusive biocombustíveis. Concordaram, ainda, em fortalecer o diálogo em instâncias multilaterais, tais como a “Parceria Global para Bioenergia” (GBEP), para promover a criação de um mercado internacional para os biocombustíveis e o desenvolvimento de critérios e indicadores de sustentabilidade para orientar a formulação de políticas públicas nacionais de biocombustíveis.

8. O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi conclamaram a  comunidade internacional  a envidar esforços adicionais, continuados e duradouros em prol da reconstrução do Haiti, sob a égide das prioridades estabelecidas pelo Governo haitiano, e expressaram satisfação com os bons resultados da missão conjunta de caráter humanitário, integrada pelas Forças Armadas de ambos os países a bordo do porta-aviões "Cavour", em auxílio às vítimas do terremoto que assolou aquele país.

9.         Os dois Mandatários concordaram em promover novas iniciativas de cooperação trilateral em benefício de terceiros países em desenvolvimento, no marco do Memorando de Entendimento para a Realização de Atividades de Cooperação em Terceiros Países, assinado em março de 2007, e saudaram as iniciativas já em curso. 

10.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi reafirmaram seu compromisso com a implementação do Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-Itália, firmado em 12 de abril. Com esse objetivo, decidiram atualizar o formato do Conselho Brasil-Itália de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento. Nesse sentido, determinaram que deverão reportar-se ao Conselho de Cooperação, no que se refira à implementação do Plano de Ação, as comissões e grupos de trabalho instituídos no âmbito dos Acordos bilaterais vigentes nos setores contemplados no Plano de Ação. O Conselho de Cooperação poderá constituir novos grupos de trabalho temáticos em caso de necessidade, no intuito de acompanhar a cooperação bilateral nas matérias objeto do Plano de Ação.

11.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi saudaram a criação do Conselho Empresarial Brasil-Itália, composto por lideranças empresariais  de ambos os países, e assinalaram que o mecanismo deverá fornecer, na qualidade de porta-voz do setor privado, propostas e sugestões aos dois Governos em preparação às reuniões do Conselho de Cooperação.  Os dois Mandatários saudaram a decisão de se realizar a primeira reunião do Conselho Empresarial no segundo semestre de 2010, em Roma. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, com interesse, o convite formulado pelo Presidente do Conselho de Ministros Silvio Berlusconi para que o Brasil participe, como convidado especial, da V Conferência Italia-América Latina.

12.         Os dois Chefes de Governo tomaram nota, com satisfação, dos preparativos, por parte da Itália, de um programa de eventos no Brasil entre outubro de 2011 e a primavera de 2012, intitulado “Momento Itália-Brasil”, que contribuirá para o aprimoramento das relações entre os dois povos nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional. Os dois Chefes de Governo encorajaram a continuidade das atividades preparatórias, com vistas ao pleno êxito da iniciativa italiana.

13.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi, ao sinalizarem a prioridade atribuída aos setores de inovação e de ciência e tecnologia, expressaram satisfação pela realização, prevista para o segundo semestre do corrente ano, da Primeira Reunião da Comissão Mista Permanente, prevista no Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Brasil e a Itália.

14.         Os dois Chefes de Governo expressaram satisfação pela assinatura, por ocasião da Visita, de atos bilaterais nos setores da infraestrutura, de cooperação econômica e comercial, de cooperação esportiva e de promoção cultural, bem como pela adoção de emendas que atualizam o Acordo de Turismo.

15.         O Presidente Lula e o Presidente do Conselho de Ministros Berlusconi reconheceram a contribuição positiva que as respectivas comunidades emigradas prestaram e prestam aos países de acolhimento. Os dois Chefes de Governo reafirmaram o propósito de ampliar iniciativas em prol das comunidades brasileira na Itália e italiana no Brasil, em particular no que se refere à conclusão das negociações de um acordo de reconhecimento recíproco de carteiras nacionais de habilitação e à realização de seminários acadêmicos sobre as respectivas comunidades, bem como aos demais temas relacionados ao diálogo bilateral em questões consulares e migratórias.

16.         O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente do Conselho de Ministros Silvio Berlusconi manifestaram viva satisfação pelo estado das relações bilaterais, e reiteraram seu empenho na ampliação e no aprofundamento da Parceria Estratégica entre o Brasil e a Itália.    

74 on: "Berlusconi no Brasil e a conversão da carteira de motorista"
  1. Você faz um post com um título desse justamente hoje, logo após esse desastre da Copa, e aí eu corro aqui louco por uma notícia boa... ai ai hehe faz isso nao!!! :P

    Tbm torço muito para q saia esse ano ainda... se nao tbm vou ter q tirar a patente!

    ResponderExcluir
  2. Leo

    Daqui ha pouco eles fecham esse acordo. Eu so tenho mendo que eles enrolem ate o ano que vem, pra comemoraçao do Momento Brasil Italia. Assim que eu tiver alguma novidade, venho contar pra voces!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. eitha Cris, gostei desse topico, com meu corre corre tinha esquecido do debate da patente... sinceramente estou na torcida pela conversao, mas num pais tao burocratico como a Italia acredito que sera um procedimento cheio de burocracias e informaçoes contreversas, mas ao menos servira para economizar dinheiro, pq tempo eu sinceramente nao acredito que vamos poupar!

    ResponderExcluir
  4. eu creio que sai a conversao da patente porque a italia tem acordo com albania romania marrocos argentina etc...eu mas que nunca torço pela conversao tanto ja me pegaram com a patente com o prazo de 1 ano vencida fui multado en 1300 euro pelo tribunal de savona fiquem espertos abraços

    ResponderExcluir
  5. novidades sobre o processo de conversao da carteira de habilitaçao? Ao menos jà marcaram uma reuniao entre os orgaos responsaveis brasileiros e italianos?
    obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  6. novidades sobre o processo de conversao da carteira de habilitaçao? Ao menos jà marcaram uma reuniao entre os orgaos responsaveis brasileiros e italianos?
    obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda nao tivemos nenhuma novidade sobre a conversao da nossa carteira! Assim que eu tiver eu posto para voces!

    ResponderExcluir
  8. Resposta do Ministerio de Infraestrutura e do Transporte Italiano:
    Agosto-2010
    "Si comunica che le procedure per la definizione dell’accordo tra Italia e Brasile, in materia di conversione di patenti di guida, sono già in corso per il tramite del Ministero degli Affari Esteri- Direzione Generale per i Paesi delle Americhe-.

    Al momento l’Italia è in attesa di riscontro da parte delle autorità brasiliane a quanto proposto con le note n. 10941 del 08.02.2010 e n. 52765 del 16.06.2010."

    ResponderExcluir
  9. Com a pergunta sobre o orgao brasileiro responsavel sobre a normativa da conversao da habilitaçao obtive a seguinte resposta do Consulado Brasileiro a Milao:

    "Em resposta à sua mensagem, informo que o Consulado Geral do Brasil só receberá comunicação oficial diretamente do Governo Brasileiro após a conclusão do acordo e após a promulgação da nova normativa."

    Quanta burocracia, deve durar 1 ano... è como se o Brasil estivesse fazendo um favor para a Italia.
    Mas quem necessita da conversao somo nòs brasileiros.
    Brevemente retorno com atualizaçoes sobre a conversao.

    ResponderExcluir
  10. bom dia gente.....enfelizmente tenho uma noticias pra todos, a nossa sonhada conversao da patente, esta enrolada, por que o berluscone acinou todos os requesitos menos o acordo da conversao, entao....o presidente lula ficou muito chateado com ele.....

    ResponderExcluir
  11. Eu estava de ferias e confesso que nao tenho acessado o blog como eu deveria e estou um pouco por fora de como esta o processo da nossa conversao da CNH. Hoje mesmo ja escrevi para o Scretario das comunidades brasileiras no exterior e assim que ele me responder eu posto aqui para voces! Obrigada pela participaçao de todos e mais cedo ou mais tarde, essa conversao vai sair sim!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anonimo,

    Ainda nao!Escrevi para o Secretario do MRE mais ele nao respondeu. Vou esperar passar essa fase de eleiçao para poder escrever novamente. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. gostei de tudo isso ki eu li ..rsrsr ate pq ...mi encontro tambem diante de uma situaçao dificil...pq eu pago taxas ..faço de tudo pra ajudar ..a kem nao tem trabalho...porem so ajudo estrangeiros pq como e ke vou poder dar trabalho a um brasileiro se nos brasileiros nao tivemos o previlegio de podermos fazer a conversao...da nossa patente ...outra coisa a italia fez a converçao ..pra..pessoas ke nao respeitam o transito italiano ..e colocam em risco ..as vidas italianas..olhem as noticias de acidentes ..sao causadas por estrangeiros ...hj depois das conversoes..os onibus ,metros e trens estam sempre vazios de estrangeiros ...e com isso ficaram desempregados ...tantos italianos motoristas...se nao ceem em mim !!!! basta olhar o site desempregados na italia...com certeza nao tera strangeiro motorista...ciao a tutti

    ResponderExcluir
  14. Hoje finalmente responderam o Itamaraty respondeu meu e-mail.

    E a resposta foi o seguinte:

    Cara Cristiane,

    Sim, depois de muita negociação chegamos a uma nova proposta que acreditamos que seja suficiente para alcançar um acordo com os italianos. Creio que conseguiremos avançar bem a partir de agora. Vamos aguardar a resposta dos italianos.

    Vamor torcer pra que dessa vez o acordo saia! FAzendo figa aqui!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris,
    Entao agora só depende da resposta dos italianos? Esse documento ja foi enviado?
    O que voce acha? Até junho de 2011 sai?

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata

    Eh a segunda vez que o acordo è enviado para os italianos, vamos ver se desta vez eles assinam. Nao sei te dizer quanto tempo leva pra aprovarem um acordo internacional, ainda mais agora que esta havendo mudança de governo no BR e provavelmente na Italia tambem. Estamos torcendo para para que essa historia tenha final feliz logo!

    ResponderExcluir
  17. Para quem podemos enviar mensagens solicitando informaçoes sobre o andamento do acordo?
    Podemos pressionar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Podemos ate tentar pressionar o governo, mas acredito que não è esse o caso, pois tenho visto muita boa vontade do nosso governo em resolver nossa situaçao. Acredito que quem possua a cidadania italiana, possa ajudar cobrando o governo italiano.

    De qualquer forma, voce podera fazer contato com o Itamaraty de diversas formas, ainda mais agora com a eleiçao dos CRBE.

    Divisão das Comunidades Brasileiras
    Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior
    Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior
    Ministério das Relações Exteriores
    Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Térreo
    Brasília, D.F. 70170-900
    E-mail: brasileirosnomundo@itamaraty.gov.br


    Atraves do site do Itamaraty, podemos enviar uma mensagem para o Ministro Celso Amorim

    http://www.itamaraty.gov.br/fale-com-ministro

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Cris, qual o orgao do governo italiano è responsavel direto pela autorizaçao do acordo internacional. Caso possua algum contato agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Eu nao sei te dizer com certeza quem esta negociando isso com o Brasil, mas eu acredito que seja o Ministero degli Affari Esteri, porem com toda certeza desse mundo, acredito que quem aprova ou nao o acordo è o parlamento.

    Pra quem possui posta eletronica certificata (PEC)o endereço de e-mail do Ministero degli Affari Esteri è o seguinte:
    segr-co@cert.esteri.it

    Ministero degli Affari Esteri
    Piazzale della Farnesina, 1
    00135 Roma

    Centralino telefonico: 0039 - 06.36911 begin_of_the_skype_highlighting 0039 - 06.36911 end_of_the_skype_highlighting

    Per informazioni e segnalazioni sulle attività del Ministero:
    Ufficio Relazioni con il Pubblico (URP)
    http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Sportello_Info/DomandeFrequenti/FAQRichiestaInfo.htm

    Per informazioni o segnalazioni inerenti a contenuti del sito internet:Comitato di Redazione (CDR):
    cdr@esteri.it

    ResponderExcluir
  21. O abaixo assinado que fizemos, enviamos para o Embaixador italiano no Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Ja pedi ajuda tambem aos representantes eleitos do CRBE, vamos ver se conseguimos alguma coisa. Porem acredito, que enquanto a crise de governo italiano nao acabar, tudo ficara parado. Hoje eu escutei no radio, que a Camera de deputados italiana estara fechada ate dia 14 de dezembro, dia da mozione di sfiducia do governo. Se o governo cair, ai ja viu....

    ResponderExcluir
  23. Me passa seu email atraves da pagina de contato do blog que te passo o endereço de email direto do segretario brasileiro, porque eu nao quero postar aqui, porque senao vai chover spam na caixa de email dele.

    ResponderExcluir
  24. Atravès do "Ministero degli Affari Esteri" - tel. 06.36917253 - obtive informaçao de que a questao da conversao da carteira de motorista està adiantada. Mas no momento estao com problema tecnico, e nao politico, de correspondencia entre a carteira brasileira e italiana. Foi informado que possivelmente nos prossimos 6 meses averao uma resposta definitiva.

    Abraços.
    Anderson

    ResponderExcluir
  25. Obtive a seguinte resposta do Terceiro-Secretário do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior em relaçao ao topico da conversao da carteira de motorista no que diz respeito a declaraçao conjunta Brasil-Italia:

    "Já respondemos à proposta italiana e, caso eles estejam de acordo com nossa resposta, será possível concluir a negociação do Acordo."

    Anderson

    ResponderExcluir
  26. Anderson

    Legal o seu feedback! Obrigada! Eu tambem estou atenta, qualquer novidade eu venho dividir com voces!

    Vamos que vamos... que esse acordo vai sair!

    ResponderExcluir
  27. Olá a todos!

    To na duvida rapaziada...meu permisso pra dirigir aqui na italia vence em maio de 2010, por isso, queria da entrada na carteira italiana em janeiro, que assim até maio, se eu nao for reprovado em nenhum exame, termino a patente e nao fico sem dirigir....

    sera que eu espero ate maio pra ver se esse acordo sai????
    to com medo de pagar a autoescola e depois de um tempo esse acordo sai....

    valeuuuuu

    ResponderExcluir
  28. Depois dessa historia do Battisti, nao sei nem mais o que a Italia sera capaz de fazer pra pressionar o Brasil. Vamos ver o que acontece nos proximos dias!

    ResponderExcluir
  29. Uma boa noticia: Berlusconi afirma que o caso Battisti nao vai interferir na relaçao com o Brasil

    http://www.repubblica.it/politica/2011/01/04/news/battisti_proteste_pro_e_contro-10832531/?ref=HREC1-1

    ResponderExcluir
  30. Por enquanto nenhuma noticia nova. Escrevi hoje para o Secretario e ele me respondeu o seguinte:

    Cara Cristiane,

    Ainda aguardamos uma resposta do lado italiano. Não acreditamos que possa haver alguma interferência do caso Battisti, já que é uma questão mais técnica do que política. É normal que a análise do texto do Acordo tome algum tempo.

    Cordialmente,

    Mas eu nao sou tao otimista quanto ele, ainda mais depois de ver que o Parlamento italiano congelou hoje o acordo militar feito com o Brasil.

    http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/01/11/caso-battisti-congela-acordo-militar-entre-brasil-e-italia/

    Acho que enquanto nao resolverem a extradiçao do Battisti a Italia nao vai assinar nada, infelizmente!

    ResponderExcluir
  31. olá a todos!
    Noticias?? será que sai até maio 2011??

    ResponderExcluir
  32. Cris,
    seria uma otima noticia se essa conversao fosse confirmada. So teria que renovar minha CNH, sem ter que fazer provas (acho que nao teria a mesma sorte aqui como tive da primeira vez que tierei minha habilitaçao) e gastar um dinheirao!
    Depois voce conta como foi a sua odisseia para a patente itaiana. Queria saber de algum brasileiro como é tirar a habilitaçao aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Ju

    Ainda nao temos nenhuma novidade, e acho que enquanto nao resolver o problema do Battisti, a Italia nao vai fechar mais nada como BR.

    Eu nao contei as minhas aventuras pra tirar a patente nao? Acho que eu fiquei tao traumatizada, que preferi esquecer!!! Vou contar como foi a minha odisseia com a patente para voces nao passarem pelo mesmo problea que eu passei!

    ResponderExcluir
  34. bom dia cris....creio que voce ja deve ter sabido das noticias,, esntao falando da conversao das patentes, saiu no jornal da tg2, e la7..a semana passada, falarao que a italia tem dois meses pra começar a fazer a conversa..ja voce tem contatos diretos com os consul aqui na italia pediria que voce olhace se estas noticias sao verdades, pois muitas pessoas escutarao estas noticias na tv..grato...

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Anonimo!

    Quem me dera ter contato direto com consul! Eu fico escrevendo e-mail enchendo o saco do Itamaraty, isso sim! E tenho sorte que eles me respondem! Eu nao vi essas noticias no TG2 nao, na verdade, fiquei sabendo por voce! Espero que seja verdade! Ja escrevi um email para o Itamaraty para saber a veracidade da informaçao, e assim que eu souber alguma novidade, posto aqui para voces! Se voce souber de alguma coisa tambem, por favor, poste aqui pra gente! Obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  36. Oi a todos!!!
    bom eu procurei por todo o sit do tg2 e não encontrei nada, agora se alguem encontrar passa o link pra gente ver! eu torço com todo meu coraçao q seja verdade. bjos a todos

    ResponderExcluir
  37. Larissa,

    Eu tambem procurei e nao achei nada! Escrevi para o Itamaraty, mas ainda nao recebi nenhuma resposta.

    Quem conseguir o link da reportabem, por favor, divida com a gente!

    ResponderExcluir
  38. Ana Carolina Alencar9 de maio de 2011 01:02

    Uma duvida: Minha Patente Brasileira vence em 2015, tenho tambem a PID (Permissao Internacional) que vence no mesmo ano. Porèm na Comune de onde moro, me disseram que como meu permesso di soggiorno saiu em Janeiro de 2011, eu tenho apenas atè Janeiro de 2012 pra dirigir com a patente brasileira.
    Acho isso um absurdo visto que tenho uma patente ainda em vigor! Alguem pode me dar um help sobre isso?
    Nao creio que devo fazer a patente italiana tendo uma vigente?

    ResponderExcluir
  39. ola gente ....e uma coisa muito deficel.tira a patente italiana..nao vejo a hora que se possa fazer esta bemdita traducao..tchau para todos

    ResponderExcluir
  40. Ana

    Infelizmente a informaçao que o comune te deu esta correta. Voce so pode usar a PID ate um ano de residencia, depois vc è obrigada a tirar a patente italiana. Na verdade, na propria PID esta escrito que ela è valida somente para caso de turismo e nao para residentes.

    um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  41. Oi Anonimo

    Mais do que ser dificil, è cara! Voce gasta um mundo de dinheiro para tirar a patente italiana.

    Vamos torcer pra Italia assinar logo de uma vez esse acordo!

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  42. Oi Cris, hoje é o dia do julgamento do Battisti, espero que devolvam ele, ai acho q o negocio da patente sai!!!! bjos

    ResponderExcluir
  43. Larissa

    To de olho tambem! Vamos ver se dessa vez essa novela acaba!

    ResponderExcluir
  44. Oi, Cris
    Acho que não vão mais pensar nessa conversão por muito tempo em vista do último acontecimento. Estou até preocupada se começarem a causar empecilhos burocráticos para os brasileiros na Itália.
    Terça-feira fui ao consulado brasileiro em Milão e, conversando com as pessoas, soube por um rapaz que ele conseguiu converter a CNH dele para a europeia. Ele disse que foi para Portugal porque lá fazem a conversão da carteira de motorista para a europeia. Ele só teve que fazer o exame médico e ter uma residência na Itália. Economicamente sai o mesmo que fazer aqui mas pelo menos não precisa passar por tudo de novo (aulas teóricas, práticas e exames).
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Ju

    Eu tambem nao tenho tantas esperanças desse acordo sair tao cedo! Diversos paises europeus convertem a nossa cnh, Portugal, Espanha e acho que a França tambem. Tenho uma amiga que tem cidadania portuguesa e converteu a dela, mas ela precisou comprovar residencia em Portugual.Se o custo for o mesmo, ou ate um mesmo um pouco maior, vale a pena tentar converter, porque retornar a auto escola è traumatico! Beijos

    ResponderExcluir
  46. bom pessoal nao quero desanimar vcs nao, mas penso eu que esse acordo da cnh nao vai sair tao ja,o utimo acordo de conversao da cnh entre brasil e italia foi em 1989 depois foi cortado porque pegaram cnh falsas mas estou torçendo por vcs abraços a tds

    ResponderExcluir
  47. "Em 2010, em parceria com o DENATRAN/Ministério das Cidades, o MRE firmou Acordo de Reconhecimento Mútuo de Carteiras de Habilitação com Moçambique, após ter assinado acordo similar com a Espanha. Atualmente, negocia-se instrumento idêntico com a Itália e tem-se a expectativa de abertura de conversações com Japão, Reino Unido e Marrocos."

    Esperamos...

    ResponderExcluir
  48. Por enquanto nenhuma novidade! Infelizmente...

    ResponderExcluir
  49. Roma, 10 ott – “La conversione delle patenti di guida a livello internazionale è una di quelle piccole-grandi cose che ha assunto un’importanza crescente con il vertiginoso aumento della mobilità in ambito globale. Ciò è valido sia per gli italiani che vanno all’estero, che per gli stranieri che risiedono più o meno a lungo in Italia. Lo strumento per arrivare ad una soluzione positiva è quello dei rapporti bilaterali tra i paesi interessati. E’ stato stipulato di recente un accordo di questo tipo tra Italia ed Ecuador e sarebbe altrettanto necessario ed urgente farlo con il Brasile”. E’ quanto si legge in una nota di Fabio Porta, deputato del Pd eletto in America meridionale, che annuncia la presentazione di una interrogazione al ministro degli Affari Esteri perché “sulla base del documento di partenariato strategico, sottoscritto con il Brasile, si definiscano al più presto le procedure amministrative per il reciproco riconoscimento delle patenti”.

    ResponderExcluir
  50. http://www.partitodemocratico.it/doc/224284/porta-lavori-in-corso-tra-italia-e-brasile-sul-riconoscimento-delle-patenti.htm

    ResponderExcluir
  51. Grazie! Vamos torcer pra essa novela estar chegando ao fim! Vou publicar la na nossa pagina do facebook!

    ResponderExcluir
  52. Muito estranho esse artigo http://www.partitodemocratico.it/doc/224284/porta-lavori-in-corso-tra-italia-e-brasile-sul-riconoscimento-delle-patenti.htm porque o Brasil diz exatamente ao contrario.

    Sera que um ta jogando a responsabilidade pra cima dos outro?

    ResponderExcluir
  53. Escrevi para o Itamaraty e enviei o artigo do link acima enviado pelo nosso leitor e recebi a seguinte resposta:

    Prezada Cristiane,

    a negociação do Acordo de Reconhecimento Recíproco de Carteira de Habilitação entre Brasil e Itália prossegue en negociação entre as duas partes. O último acontecimento foi estudo jurídico realizado por consultor de nossa Embaixada em Roma para saber qual o entendimento sobre o termo "residência" que as autoridades italianas têm. Tendo o resultado dessa consulta em mãos, já a repassamos ao DENATRAN para que essa instituição possa elaborar nova proposta à Itália.

    Seguiremos informando.

    ResponderExcluir
  54. bom dia alguem tem alguma novidade sobre a conversao ....

    ResponderExcluir
  55. Cara leitor,

    A ultima noticia que tive foi no final do mes de janeiro e o Itamaraty me disse que as negociaçoes ainda esta em curso. Esperamos que nao demore muito tempo! Qualquer novidade eu volto a postar!

    ResponderExcluir
  56. Nossa .. qtos tramites hein ...Gesù!!!
    Acho que agora mais do que nunca a Italia deveria ''rever '' muitos conceitos p/com os brasileiros aqui na bota ...
    Onde se vai eu escuto sò falando bem'' da nossa ''economia '' isso e akilo ... e muito interesse da parte dos it.
    Serà que os grandoes daqui ja estao sabendo da ultima das relaçoes Brasil e Espanha ???? (isso pq la se pode converter a nossa habilitaçao hein) ..
    qdo o Brasil começar a puxar a ''corda'' dai eu quero ver ..enquanto isso a gente fica aqui esperando por um ''miracolo'' ..sta pazienza

    ResponderExcluir
  57. Marcele,

    Tens razão, enquanto isso o imigrante brasileiro sofre por aqui

    Um abraço

    ResponderExcluir
  58. bom dia a todos alguem tem alguma novidade sobre a conversao, esta muito muito estranho ninguem comenta nada, nao fala mais nada sobre este assunto,,,nen o conssulado responde as perguntas mais,,,,sera que tem alguem que sabe de alguma coisa, sei que o japao ja esta fazendo a conversao por la, e foi acinada no mesmo dia que foi acinado aqui na italia tambem .....

    ResponderExcluir
  59. Por enquanto eu nao tenho nenhuma novidade :(

    ResponderExcluir
  60. bom dia,ja saiu alguma novidades sobre a converçao da carteira brasileira,vejo que isto nao vai sair do papel,ate o equador ja pode fazer so nos que ficamos si humilhando,abraços.

    ResponderExcluir
  61. Pedro,

    Por enquanto nenhuma notícia! É uma vergonha esse processo durar todos esses anos!

    ResponderExcluir
  62. nada ainda de acordo pra conversao? enquanto isso pessoas passando dificuldade aqui pra se mover.. a italia tbm nao è moleza

    ResponderExcluir
  63. Nada... Ninguém fala nada! Todo mundo MUDO! Já fazem dois anos e agora até eu tô duvidando que saia o tal acordo!

    ResponderExcluir
  64. Antes de mais nada devo dizer q o forum esta muito bom, parabens Cris!

    Estou pensndo em fazer a "patente italiana". Sera q nao vai sair o acordo mesmo? Começo a fazer a " patente"?

    ResponderExcluir
  65. Caro Leitor,

    Eu não aguentei esperar resolver toda essa burocracia não! Fiz a minha correndo...Se você está precisando da patente pra trabalhar, procure uma auto escola e refaça :(

    Obrigada pelos elogios!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  66. Olha, meu marido é Italiano no entanto moramos no Brasil e a dele foi convertida direto no Detran-RJ, só teve que fazer exame de saúde e psicotécnico. Não é a mesma coisa ao contrário?

    ResponderExcluir
  67. Dani,

    Aqui è diferente... vc tem que fazer tudo do inicio... voltar pra auto escola, fazer as provas escritas e depois a pratica! :(

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.