No post
Brasil e Italia: Conversao da Carteira de Motorista publicado no mês de fevereiro, divulgamos o abaixo assinado em prol da conversão da carteira de motorista brasileira pela patente italiana. Eu confesso, que fiquei um pouco decepcionada, porque conseguimos poucas assinaturas, somente 428, mas mesmo assim, enviamos o abaixo assinado para o governo Brasileiro na última semana e já recebemos boas notícias.
O Governo ja nos respondeu e disse que o nosso abaixo assinado será enviado para a Embaixada Italiana no Brasil, e que reconhecimento da nossa carteira de motorista ja esta na pauta entre Brasil e Italia.
Dos diversos acordos que foram assinados no mês de abril pelo Brasil e pela Italia, a conversão da patente ja esta na pauta. Vejam abaixo:
XVI – Azioni a beneficio delle comunità italiana e brasiliana
Le Parti si impegnano a lavorare per una rapida conclusione dell’Accordo di Riconoscimento Reciproco in Materia di Patenti di Guida Nazionali.
Veja o artigo completo clicando AQUI
Obrigada a todos que assinaram e que estão torcendo junto com a gente que esse acordo saia logo. A sua participação foi muito importante!
Um grande abraço pra todos!
Cris, acho que vc deveria se candidatar para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior!
ResponderExcluirVc està sempre lutando pelos nossos direitos. O que vc acha?
Beijos! :)
Ju
ResponderExcluirQuem me dera se eu tivesse um perfil politico, eu toparia entrar nessa sem duvidas! Mas nao sou politica, nao entendo nada dessa materia hehehehe
Acho que eu tambem nao teria chances de vencer...sao so 04 representantes.
Eu to com vontade de trocar de universidade e fazer serviço social, isso sim eu faria com grande prazer!
Um beijo e obrigada pelo comentario!
Opa Cris, to torcendo por essa iniciativa! Assinei o abaixo assinado em fevereiro e aguardo ansiosamente notícias hehe...
ResponderExcluirEnquanto isso, me informaram que no primeiro ano de residência aqui na Itália é possível usar a carteira de motorista brasileira mesmo... vc corrobora essa informação? ;)
Beijos,
Leo.
Essa notícia foi fantástica é meio caminhando andado!!!
ResponderExcluirOI Cris,
ResponderExcluirObrigada por defender os nossos direitos. Eu assinei e eh bom saber que existe uma boa vontade politica pra resolver essa questao.
beijos,
Babi
Oi Leo
ResponderExcluirAte um ano de residencia voce pode dirigir com a carteira brasileira, desde de que ela seja acompanhada com a traduçao oficial. Eh mais facil voce fazer a PID, a carteira internacional, è so solicitar no DETRAN.
Um abraço pra vc
Van e Babi
ResponderExcluirAcho que se depender dos esforços do Governo Brasileiro, o acordo sai... Vamos ver se o Berlusconi vai aceitar!
Um abraço pra vcs!
Poxa, nem fiquei sabendo do abaixo-assinado. Teria assinado e divulgado no meu blog também...
ResponderExcluirOi Cris, obrigado pela resposta!
ResponderExcluirCom a PID, esse limite de 1 ano a partir da residencia acabaria? Tipo, a PID teria validade aqui na Itália independete de quanto tempo eu sou residente aqui, tendo como limite apenas os tais 5 anos do DETRAN? isso é interessante saber hehehe...
Leo
ResponderExcluirNao me expliquei direito. Qualquer carteira internacional que vc tenha, so tem validade aqui na Italia ate um ano de residencia, depois disso, vc tem que ter a patente italiana. Com a PID vc nao precisa fazer a traduçao, porque ela ja vem em diversas linguas. Como turista voce pode dirigir com a PID em diversos paises. Com a CNH (sem a PID) vc tem que traduzi-la para o italiano e tambem so tem validade de um ano apos a residencia. A coisa ta dificil heheheheh Nao tem jeito: ou a gente consegue a conversao da CNH Brasileira ou temos que voltar pra auto escola pra tirar a patente italiana!
Será que temos alguma previsão pra quando pode sair esse acordo? No meu caso, pra eu nao ter q tirar a patente italiana, teria q sair até Dezembro ehehe... to torcendo!
ResponderExcluirola , alguma novidade ou previsào de quando vai sair o acordo brasil italia ?
ResponderExcluirGrazie
Oi Waguinho,
ResponderExcluirAinda nao temos nenhuma novidade nao! A ultima novidade foi postada nesse link http://crissinatti.blogspot.com/2010/07/berlusconi-no-brasil-e-conversao-da.html
Hoje finalmente responderam o Itamaraty respondeu meu e-mail.
ResponderExcluirE a resposta foi o seguinte:
Cara Cristiane,
Sim, depois de muita negociação chegamos a uma nova proposta que acreditamos que seja suficiente para alcançar um acordo com os italianos. Creio que conseguiremos avançar bem a partir de agora. Vamos aguardar a resposta dos italianos.
Vamor torcer pra que dessa vez o acordo saia! FAzendo figa aqui!
Opa Cris!
ResponderExcluirNem sabia q ainda tavam fazendo propostas... achei q já estava tudo acertado e q bastava assinar!
Enfim, ótima notícia, vamos ver quando sai... de qualquer forma, como meu ano de residência já está p/ completar, já me inscrevi na Motorizzazione e vou fazer a prova teorica mes q vem... de qualquer forma, será q depois q sair esse acordo, vai servir p/ pelo menos levar os "anos de carteira" p/ a patente italiana? tomara! hehehe
Obrigado pela notícia!
Beijos,
Leo.
Esperamos! :) Beijos
ResponderExcluirLeo
ResponderExcluirA ultima noticia que a gente tinha, è que o BR tinah enviado o acordo para a Italia aprovar, e pelo visto nao foi aprovado. Entao, agora o Brasil refez o acordo (provavelmente incluindo algumas clausulas que a Italia exigia) e estamos esperando o OK da Italia.
Vamos ver se dessa vez sai esse bendito acordo!
Eu nao consegui esperar e ja tirei a minha patente, mas foi com muito suor e muita gastaçao de euros!
eu queria saber se tem alguma novidade pra nos, ate pelo que sei estou na italia, e nao posso dirigir pk eles falam ki a minha PID nao tem traducao italiana por isso nao vale na italia, eu fikei indignada pk ki a nossa carteira de habilitacao internacionao nao tem a traducao em italiano, o policial falou mas como que tem em todas as linguas menos a italiana??? dificil explicar nao?? entao como faco gastei 89 reais na pid e nao posso dirigir em outro paiz, como e ki pode um negocio desses.
ResponderExcluirentao querida se poder me dar uma noticia boa quanto a isso fico agradecida que ate entao esto indignada. bjus
Juliana, que novidade è essa da Italia nao aceitar a PID? Eu usei muito a minha PID aqui e sem a traduçao. Ta no site do DENATRAN que a Italia tem que aceita-la sim! Voce podera usa-la por um periodo de uma ano apos a sua residencia.
ResponderExcluirhttp://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm
Que eu saiba è necessario a traduçao somente se vc utilizar a CNH, mas a a PID e sem traduçao.
Da um pulo na motorizzazione italiana e confira essa informaçao!
Quando a conversao da patente, nenhuma novidade ate agora!
Um abraço
Julia, desculpe, te chamei de Juliana!
ResponderExcluirA PID è traduzida nas linguas de acordo com o que diz a Convençao de Viena! Manda esse policial ir alterar o que diz a convençao, ele nao sabe de nada!
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou em abril de 2006 o novo modelo de Permissão Internacional para Dirigir (PID). O modelo segue o padrão estabelecido na Convenção de Viena, firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.
ResponderExcluirbom dia ...alguem tem alguma novidade sobre a conversao da patente depois do caso batista......
ResponderExcluirPor enquanto, nenhuma novidade. Estou duvidando muito que a Italia assine algum acordo com o Brasil nesse momento, ja que nosso pais nao cumpriu o acordo de extradiçao de condenados. Vamos aguardar para ver o que acontece!
ResponderExcluirCara cris, Obrigado pelo seu interesse e pecado que tambem nao tive acesso ao abaixo assinado, gostaria de saber se ja temos mais alguma novidade a respeito do acordo, e de repente nao seria o caso de reforçar o pedido fazendo um novo abaixo assinado?
ResponderExcluirObrigado mesmo.
Por enquanto nenhuma novidade. Acredito que nao vale a pena fazer nenhum tipo de pedido, tendo em vista que nao depende do Brasil e sim da Italia. Acho que a unica forma de pressionar a Italia, è dificultar a conversao das carteiras italianas no Brasil. Eu soube que um italiano no Brasil pra converter a patente no Brasil, nao precisa refazer todo o processo. Um abraço
ResponderExcluirEntao, cara Cris, eu estive fuçando num site do denatran ou coisa parecida, e vi que um cidadao italiano nao residente no Brasil pode conduzir por 180 dias, se depois disso pretender continuar, basta se dirigir a um Dpto de transito e solicitar a troca, bastando simplesmente realizar alguns exames de acordo com a categoria existente, e tambem o italiano residente pode fazer o mesmo, interessante nao?
ResponderExcluirSe a coisa è de fato desta forma estamos a cavalo, porque nao penso que a Italia estaria interessada em melhorar a situaçao dos brasileiros aqui, ja que os italianos estao bem la no Brasil. O que voce acha?
Abraços.
Entao, ja temos novidades a respeito do assunto?
ResponderExcluirCaro Leitor,
ResponderExcluirInfelizmente nada! :(
cara cris. obrigado pelo seu interesse em converter a cnh do brasil para italia , precisamos de pessoa como vc, vc ja tem novidade, pois ouvi comentarios que o acordo deu certo, me responda por favor moro em piacenza e tem muitos brasileiros esperando. bjs
ResponderExcluirahahah depois q o Lula resolveu deixar o terrorista italiano vivendo no bem-bom do Brasil, acho q quem tiver esperando esse acordo vai esperar ate o tumulo... eu ja fiz minha patente aqui msm!
ResponderExcluirCara Cris, tem alguma noticia CNH. Agradeco a sua preocupacao
ResponderExcluirCara Cris, vc ja tem alguma noticia da CNH. Agradeco a sua preocupacao.
ResponderExcluir