Se você está pensando em fazer uma graduação em uma das universidades italianas, eis algumas dicas imperdíveis para começar o ano. O ano letivo na Italia começa geralmente em meados do mês de setembro, como ainda estamos em janeiro, dá tempo de correr atrás de todas as documentações necessárias.
Pré-requisitos:
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
• Atestado de aprovação no Vestibular;
• Ter cursado dois semestres completos em uma faculdade brasileira*;
• Conhecimento da língua italiana;
• Visto de Estudo (se o estudante for brasileiro)
Este documento é necessário para inscrever-se nos cursos de graduação nas universidades italianas, caso o estudante possua escolaridade brasileira. O currículo escolar pré-universitário totaliza, na Itália, 13 anos, existindo no segundo grau 5 (cinco) séries e não 3(três) como no sistema de ensino brasileiro.
São portanto exigidos dois semestres completos qualquer faculdade reconhecida pelo MEC no Brasil para obter 12 (doze) anos que é o mínimo de anos exigido para ingressar nas Universidades italianas.
È importante frisar que não é suficiente a simples matrículas nos dois semestres e sim ter tido êxito em todas as matérias previstas para os dois primeiros semestres.
Procedimento:
Após escolher o curso (a lista das universidades é disponível nesta web, sendo possível consultá-la também no site do
Ministério da Educação italiano, o estudante deverá dirigir-se ao Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro (para estudantes residentes nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo – sendo que para estes dois últimos é possível apresentar a solicitação nos respectivos Vice-Consulados).
É necessário preencher o respectivo formulário de pré-matrícula em duas vias, anexando 2 fotografias 3 x 4 e os demais documentos a seguir:
1-certificado de conclusão do Ensino Médio*;
2-histórico do Ensino Médio*;
3-histórico universitário relativo a, no mínimo, dois semestres de estudos universitários*,
*estes documentos devem ser apresentados em original, com firmas reconhecidas em cartório e tradução em italiano.
4-fotocópia simples de documentos de identidade e de comprovante de residência.
Dentro do prazo previsto pelo competente Ministério italiano, o Consulado da Itália enviará o pedido para a universidade escolhida pelo interessado, a qual comunicará a admissão do estudante às provas de italiano e específicas até o dia 30 de julho.
A partir daí o estudante poderá pedir o visto de estudo no consulado italiano mais próximo da sua residencia.
A Conclusão dos procedimentos de matrícula fica subordinada à aprovação na prova de italiano marcada para o início de setembro na Universidade escolhida.
Para a matrícula em algumas faculdades o candidato deverá também superar uma prova específica de admissão.
Os resultados das provas são em regra comunicados dentro de 15 dias após a data da realização da prova. Superadas as provas os estudantes poderão concluir definitivamente a matrícula, permanecendo na Itália.
IMPORTANTE: Os requisitos para obtenção do visto de estudo são detalhados no site do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro no seguinte endereço: www.consriodejaneiro.esteri.it
OBS: As informações completas sobre como inscrever-se nas universidades italianas e as relativas fichas de inscrição são disponíveis também no site do
Ministério da Educação italiano, (università>studenti>studenti stranieri), em formato PDF.
Pesquisa: Instuto Italiano de Cultura RJ
Boa tarde.....coloquei um post seu no meu blog,exatamente este.Valeu e um grande abraço
ResponderExcluirCris, muitissimo obrigado pela sua visita lá no nosso blog, valeu mesmo!!! Seu blog é muito bom, é recheado de dicas, vamos indicar para varios amigos...
ResponderExcluirvoltaremos sempre aqui!!!
bjs
www.viagemafora.blogspot.com