quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Muro de Berlim e todos os muros que ainda existem



Essa semana a gente viu em todos os canais de TV, Jornais e revistas do mundo inteiro a comemoração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim. É  indiscutível que a queda do Muro representou não só a reunificação alemã, mas acima de tudo, o fim da Guerra Fria. Foi um marco da história mundial que para muitos significou um momento de grande emoção, o reencontro com a familia e os amigos, enfim, a liberdade politica e fisica e o reestabelecimento da democracia.

Hoje eu li no jornal L'Unità um artigo muito interessante escrito pelo Walter Veltroni falando exatamente da quedra do muro de Berlim e a existências de tantos outros muros que ainda não fomos capaces de colocar no chão. Vou tentar resumir para vocês pelos a idéia do texto.

Naquele dia de novembro de 1989, um típico dia nublado de outono europeu, aconteceu algo inesquecível para o mundo. O Muro que era como uma cicatriz que atravessava Berlim e a Europa inteira. Não era só uma "cortina de ferro" que separava (por que não dizer também fisicamente?) milhões de indivíduos da liberdade e da democracia. Era como uma bússola, estabelecia uma rota obrigada. Diferenciava o amigo do inimigo. Distinguia a verdade do errado. Funcionava assim, o tempo fechado das ideologias.

Depois da queda do Muro, parecia que tudo poderia mudar. As distâncias pareciam diminuirem, porém as coisas não aconteceram desse jeito. A realidade era outra. Sim, a Alemanha foi unificada e o povo se tornou UNICO novamente. O caminho da Europa era livre... mas logo em seguida, houve a Guerra nos Bálcãs, em Sarajevo... Sim, a globalização, a mundialização dos mercados  e a integração dos Sistemas Econômicos significou a possibilidade de novas oportunidades. Mas algumas formas de alienação também foram avançadas, novas solidões, novas formas de exclusões sociais. As pessoas que passam fome, atingiu um número absurdo de 1 bilhão em todo mundo. E a humanidade entrou no Século XXI atravessando a porta de fogo do dia 11 de setembro de 2001.  Tudo isso nos leva  a crer, que a história ainda não acabou.. ainda existem muitos Muros de Berlim para serem depostos.

Há mais ou menos um anos atràs, quando Obama ainda era candidato, ele esteve em Berlim e disse: " Os muros entre os velhos aliados não podem mais permacerem em pé. Os muros entre os países mais ricos e os países mais pobres não podem permacerem em pé. Aqueles entre etnias e tribos, entre nativos e imigrantes, entre cristãos e mulçumanos e judeus, não podem mais permacerem de pé." É assim: ainda existem muitos muros para a humanidade abater e ainda existem muitas pontes (provavelmente mais que os muros) que devemos construir.

Os muros que ainda existem, são representados pela culpa e pela indiferença diante do fato que   milhões de pessoas morrem de fome, de Aids e de malaria na Africa. Aquela indiferença que contribui para a difusão do vírus do racismo e da homofobia em todo mundo. Aquela indiferença cúmplice das tragédias que todos os dias as barcas atravessam o mar, plena de desesperação e de esperança de quem abandona a própria terra. Cúmplices da indiferença com a qual a Comunidade Internacional se põe diante de tantos conflitos inesqueciveis no mundo...Os muros que ainda existem!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.