domingo, 15 de novembro de 2009

Cuidado com a truffa !



Truffa em italiano significa reato (previsto pelo Codice penale italiano Art. 640). É uma atividade enganatória no qual o "truffatore" induz a vitima (truffato) a cometer algum dano, na maioria das vezes patrimonial a favor do "trufattore". Enfim, traduzindo ao pé na letra para o português, é um golpe. Vamos a historinha que eu gostaria de dividir com vocês e acima de tudo, gostaria que vocês divulgassem a todas as pessoas idosas que vocês conhecem aqui na Italia.

Esses dias um amigo nosso nos contou um episódio que aconteceu com sua mae. Vamos chamar esse nosso amigo com um nome ficticio de Antonio. Então, Antonio, morador de uma cidade vizinha a Firenze, solteiro e mora com sua mãe, uma senhora idosa e viuva.

Um belo dia pela manhã, a mãe do nosso amigo foi abordada na calçada próximo a sua casa por um rapaz, que tinha mais ou menos a idade do seu filho Antonio. O tal rapaz, disse que era amigo de infancia de Antonio, que jogava futebol com ele quando eram garotos e que Antonio havia encomendado um computador, o qual ele estava fazendo a entrega. O rapaz então perguntou a Dona Maria, se ela poderia receber a encomenda e que o valor a pagar era de 1.000 euros. O rapaz então, disse que ela poderia ligar para Antonio para confirmar a compra do computador. Muito gentilmente, o rapaz ofereceu a Senhora o seu aparelho celular, ja que ele tinha um plano de ligação gratuita com a companhia celular. Inocentemente, a Senhora aceita a oferta de ligar do aparelho do rapaz. É claro que o rapaz fez a ligação e passou o telefone para Dona Maria. A ligação era ruim, cheia de barulho, o que confundiu Dona Maria.

Dona Maria então voltou pra casa acompanhada do rapaz, da caixa com o computador para pegar os 1000 euros. No ato do pagamento, o rapaz muito gentilmente, por ser amigo de infancia de Antonio, fez um desconto de 100 euros e o computador saiu por 900 euros. Negócio feito e acertado!

Sozinha, Dona Maria, voltou a ligar para Antonio, seu filho, mas dessa vez com o seu proprio telefone e contou o que havia acontecido. Antonio então se desesperou porque ele não havia comprado computador algum. Pediu então para a mãe abrir a caixa, e o que ela encontrou foi um teclado velho enrolado num monte de papel. Nossos amigos foram a delegacia dar queixa, mas nada pode ser feito. Os policias disseram que essa mesma história acontece diariamente com milhares de idosos na Italia.

Resolvi recontar essa história para que vocês alertem todas as pessoas idosas que conhecem, principalmente aqui na Italia, porque a história è sempre a mesma. Abordam idosos para entregar mercadorias, quase sempre computadores. Alertem para não receberem e muito menos pagar encomenda de ninguém. E o mais importante, nunca use o celular de um estranho!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.