quinta-feira, 19 de novembro de 2009

18 propostas para o 18 de dezembro, dia do migrante

Recebi essa mensagem hoje por email e resolvi dividir com todos voces, migrante Brasileiro.

"Salve o Zumbi de Palmares que existe na mente de cada brasileiro ou brasileira que luta por sua cidadania, e reconhecimento de sua humanidade." (Marcos Romao)


"Hoje, 18 de novembro de 2009, pensei em 18 propostas para o 18 de dezembro, dia do migrante. Quem sabe não concordas em pelo menos uma das dezoito propostas... Oxalá, com todas!


1.No dia 18 de dezembro, dia do imigrante, se vista com as cores da bandeira brasileira (nao importa se ninguém identifica sua mensagem e sim como você se sente!).

2.Visite a página web da Rede de Brasileiros na Europa www.rede-brasileira .eu.

3.Na página web acima, leia o Documento de Barcelona, fruto do 3º Encontro da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa, e ajude a divulgá-lo.

4.Visite a página web também do Ministério das Relações Exteriores, principalmente o portal consular: www.abe.mre. gov.br.

5.Na página web acima, na seçao Brasileiros no Mundo, leia as atas da 2ª Conferência Brasileiros no Mundo e ajude a divulgá-las.

6.No dia 18, vá ao Consulado e faça sua matrícula (ou registro) consular, de graça e com o compromisso de que a informação será mantida em sigilo pelos consulados – além de servir para contar efetivamente quantos somos, dentre outros direitos que temos e muitos não conhecemos.

7.Leia ou comece a ler um livro sobre o tema da migração, ou especialmente da migração brasileira (se não conhece, peça dicas e sugestões). Se nao, você também pode começar a escrever a sua própria história.

8.Faça o mesmo com algum vídeo ou filme sobre migração ou migração brasileira. E, se puder, convide amigos pra assistir com você.

9.Esteja onde esteja, às 18 horas em ponto do dia 18 de dezembro (hora considerada muito significativa por diversas religiões mundiais) ore, faça uma prece, cante um mantra, um cântico, um ponto, um toque, um hino, mentalize e deixe fluir alguma energia positiva, pense firme na felicidade de algum amigo ou amiga, concentre-se na saúde de algum parente, ou se você não acreditar em nenhuma das alternativas anteriores, exerça um minuto de respeito pelos que crêem (e os que crêem, por respeitar os que não crêem).

10.Como será perto do Natal, doe aquilo que já não mais necessita ou ajude aquele que mais necessita (procure serviços de donativos mais próximos). Exercite o que a tradiçao milenar oriental do Feng Shui (e do Budismo) chama de "exercício de desprendimento".

11.Envie uma remessa de dinheiro, que seja possível, para quem você acha que mais necessita.

12.Elimine definitivamente do seu vocabulário a expressão “ilegal”, quando se referir às pessoas em situação de irregularidade em relação à migração de determinado país (ninguém é ilegal até que se prove o contrário e, no máximo, comete uma infração administrativa imposta por países que não respeitam o direito humano - universal - de migrar).

13.Envie um e-mail para aquela amiga ou amigo que faz tempo com que você não se comunica, nem que seja para lembrar o quanto um abraço amigo é importante, mesmo que de longe.

14.Faça o mesmo do item anterior com uma velha carta depositada nos correios, porque nada substitui a velha sensação de receber uma carta amiga (ou mesmo um cartão de natal), em mãos.

15.Associe-se. Procure uma associação mais próxima de você e dos seus interesses e necessidades. Coletivize-se!

16.Se já faz parte de alguma associação, realize, no dia 18, uma reunião, para celebrar este dia dos migrantes do mundo (conforme atribuído pela ONU, o dia internacional do migrante).

17.reenvie esta mensagem para a maior quantidade de pessoas que você puder e considerar importante (ocultando os destinatários do e-mail no campo CCO – Com Cópia Oculta, e evintando mensagens indesejadas / spams).

18.Envie uma mensagem para o Presidente da República (veja abaixo como fazer), falando da necessidade de incorporar políticas públicas para brasileiros emigrantes na agenda política do Brasil:Prezado (a) Senhor (a),

Para o envio de mensagem ao Presidente da República proceda da seguinte forma: acesse o endereço 'web' www.presidencia. gov.br. Nesse site, entre na opção "Presidente". Em seguida, clique no botão "Fale com o Presidente" e depois clique sobre "Escreva sua mensagem". Finalmente, preencha os campos do formulário que se abrirá e clique em "Enviar".

Por questões de segurança, nosso sistema não permite o envio de anexos. Assim, caso necessite remeter algo diferente de sua mensagem de texto, deverá fazê-lo por via postal, para o seguinte endereço:

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto.
70150-900 - Brasília (DF)
Contamos com a sua compreensão.
Gabinete Pessoal do Presidente da República.

18 Grandes Abraços para você!

Flávio Carvalho.
Coletivo Brasil Catalunya.
Barcelona, 18 de novembro de 2009

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.