Nuraghi (plural) são construções pré-históricas que encontramos praticamente em todo território da Sardegna, uma ilha Italiana localizada no Mar Mediterrâneo. Única no gênero, trata-se dos maiores e mais conservados monumentos megalíticos de toda a Europa. Os Nuraghi foram o centro da vida social dos antigos sardos, dando inclusive, o nome a sua civilização, a civilização nurágica (Civiltà nuragica), uma das mais misteriosas e menos conhecida de todo o Mediterrâneo.
A raiz NUR da palavra Nurague, segundo os historiadores, é de origem muito primitiva e significa um acumulo de grandes blocos de pedras. Na Sardegna, ainda possamos encontrar espalhados por todo o território da ilha, cerca de 7.000 nuraghi (outros historiadores afirmam que na verdade possam existirem ainda 8.000 nuraghi, e no passado existiam mais de 20.000).
Alguns estudiosos afirmam, que os nuraghi eram edifícios de caráter civil militar destinados particularmente ao controle e defesa do território e dos recursos nele presente, mas existem muitas dúvidas a respeito e ainda hoje se pergunta sobre a sua real função e as técnicas que foram utilizadas para construí-los. O Nuraghe é considerado por unanimidade como o símbolo mais importante da Sardegna.


Um outro Nuraghe que visitamos foi o Palmavera que fica localizado na cidade de Alghero, Provincia de Sassari. Ao contrário do nuraghe acima, este é gestido por uma Cooperativa Arqueológica e o bilhete de entrada custa cerca de 5 euros. Muito maior do o primeiro que apresentei para vocês, no Nuraghe Palmavera você consegue visualizar grande parte da vila nuragica. O nuraghe é formado por duas torres e uma entrada localizada entre as torres. A torre principal ainda hoje conserva cerca de 8m e possui um diametro de 9m.
Visitamos outros Nuraghi que encontramos pela estrada, mas confesso que fiquei surpresa com o estado deles. São nuraghi menos conservados e por isso abandonados. Alguns sujos, nos quais turistas o transforam em banheiros publicos, com papel higiênicos sujos espalhados pelo chão. É praticamente impossivel de se entrar. Esperamos que algum dia, os homens compreendam a importancia de conservar a história e a origem de um povo.
Que aprendemos concervar as histórias do povo, a história humana e a cultura dos antepassados, seja no Brasil, na Italia ou no mundo.
ResponderExcluirAdorei, vou procurar saber mais sobre os Nuraghe.
Beijos Cris
A cada dia que passa fico mais curiosa para a conhecer a Sardegna...
ResponderExcluirConcordo com vc Cris, é uma pena que muitas pessoas ñ tenham conciência para preservar algo que é enriquecedor para a própria história. Bjs e bom fim de semana.
ResponderExcluir