terça-feira, 6 de outubro de 2009

Você sabe o que é um Nuraghe?


Nuraghi (plural) são construções pré-históricas que encontramos praticamente em todo território da Sardegna, uma ilha Italiana localizada no Mar Mediterrâneo. Única no gênero, trata-se dos maiores e mais conservados monumentos megalíticos de toda a Europa. Os Nuraghi foram o centro da vida social dos antigos sardos, dando inclusive, o nome a sua civilização, a civilização nurágica (Civiltà nuragica), uma das mais misteriosas e menos conhecida de todo o Mediterrâneo.

A raiz NUR da palavra Nurague, segundo os historiadores, é de origem muito primitiva e significa um acumulo de grandes blocos de pedras. Na Sardegna, ainda possamos encontrar espalhados por todo o território da ilha, cerca de 7.000 nuraghi (outros historiadores afirmam que na verdade possam existirem ainda 8.000 nuraghi, e no passado existiam mais de 20.000).

Alguns estudiosos afirmam, que os nuraghi eram edifícios de caráter civil militar destinados particularmente ao controle e defesa do território e dos recursos nele presente, mas existem muitas dúvidas a respeito e ainda hoje se pergunta sobre a sua real função e as técnicas que foram utilizadas para construí-los. O Nuraghe é considerado por unanimidade como o símbolo mais importante da Sardegna.

Nuraghe Paddaggiu Leni - Castel Sardo


A muralha possuia 58m, sendo 2,4m de altura. Era provavelmente um muralha edificada para defender uma vila pré-histórica que se encontrava no seu interno a qual atualmente se vê poucos traços. Foi possivel datar o sitio porque foram encontrados na parte interna da torres, diversas cerâmicas atribuídas a Cultura di Monte Claro (Segunda metade do III Milênio A.C.). Infelizmente, esse nuraghe não estava aberto a visita.Nuraghe Palmavera - Alghero

Um outro Nuraghe que visitamos foi o Palmavera que fica localizado na cidade de Alghero, Provincia de Sassari. Ao contrário do nuraghe acima, este é gestido por uma Cooperativa Arqueológica e o bilhete de entrada custa cerca de 5 euros. Muito maior do o primeiro que apresentei para vocês, no Nuraghe Palmavera você consegue visualizar grande parte da vila nuragica. O nuraghe é formado por duas torres e uma entrada localizada entre as torres. A torre principal ainda hoje conserva cerca de 8m e possui um diametro de 9m.

Visitamos outros Nuraghi que encontramos pela estrada, mas confesso que fiquei surpresa com o estado deles. São nuraghi menos conservados e por isso abandonados. Alguns sujos, nos quais turistas o transforam em banheiros publicos, com papel higiênicos sujos espalhados pelo chão. É praticamente impossivel de se entrar. Esperamos que algum dia, os homens compreendam a importancia de conservar a história e a origem de um povo.

3 on: "Você sabe o que é um Nuraghe?"
  1. Que aprendemos concervar as histórias do povo, a história humana e a cultura dos antepassados, seja no Brasil, na Italia ou no mundo.
    Adorei, vou procurar saber mais sobre os Nuraghe.
    Beijos Cris

    ResponderExcluir
  2. A cada dia que passa fico mais curiosa para a conhecer a Sardegna...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Cris, é uma pena que muitas pessoas ñ tenham conciência para preservar algo que é enriquecedor para a própria história. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.