Os funcionários publicos italianos, aliás, parece que todos os funcionários publicos do mundo inteiro, amam com paixão qualquer forma de burocracia. Encontrar o "ufficio" justo é um grande desafio, te mandam pra cima, te mandam pra baixo e na maioria das vezes você encontra a repartição fechada. A maioria das repartições publicas italianas só funcionam na parte da manhã.
Por exemplo, em qual outro país, a certidão de nascimento pode ser emitida com várias informações, em dois tipos diferentes de papéis oficiais, com custos diferenciados e com validade de seis meses?
Até mesmo o certificado de familia, que é um documento que você solicita na comune da sua residência e que comprova quantas pessoas fazer parte do seu nucleo familiar, existe diferenças de custos. Se você for solicitar o documento para uma prática de sucessão de heranças, você pagará alguns centavos de euros, mas se você for solicitar o documento por exemplo, para solicitar a cidadania italiana, você pagará nada mais, nada menos do que 15 euros. E agora com o novo pacote de segurança, para dar entrada na cidadania italiana por casamento, voce tera que desembolsar 200 euros. Haja "soldi"!!!!
Faça a prova entrando em qualquer repartição publica italiana, pode ser até mesmo o Ufficio Postale. Basta entrar que você vai observar longas filas de pessoas confusas perguntando como e onde se faz e na maioria das vezes, perguntando se estão na fila justa para o documento solicitado. Se a situação já é confusa para os italianos, imagina para nós, pobres estrangeiros.
O sistema jurídico italiano è baseado com uma simples lei: La Legge non ammette l’ignoranza e realmente isso não ajuda muito. As Leis foram criadas para poderem governarem o território italiano, mas não existe um processo oficial para comunicar ou explica-las ao grande publico. O conhecimento de tais leis está nas maõs de um único individuo que nem sempre está disposto a te ajudar. Por isso caro amigo, quando você precisar ir em alguma repartição italiana, solicitar qualquer tipo de documento, entre na internet e procure estudar sobre o assunto. Muitas vezes o funcionário publico que vai te atender, não conhece a legislação.
Uma ampla gama de documentos é necessária para obter um visto, um permesso di residenza ou de trabalho. Infelizmente nem todas as informações oficiais são suficientes para explicar o processo para obter estas documentações e isso explica a enorme quantidade de leitores que me escrevem e pedem ajuda e informações por e-mails.
Uma dica muito importante quando você precisar lhe dar com a burocracia italiana é procurar sempre permanecer compostos e educado (mesmo se você tiver vontade de estragular a pessoa que está na sua frente) e se você não fala o italiano perfeito, procure levar com você alguém que possa te ajudar com a lingua, porque eles não possuem a menor paciência e nem vontade para entender o que você realmente deseja.
Desde de fevereiro de 1999, muitos documentos oficiais foram abolidos e substituídos por uma simples autocertificação. Todavia, os funcionários italianos ainda podem solicitar documentos que não são mais necessários.
A boa notícia é que o governo italiano esta tentando reduzir a burocracia fornecendo mais acesso as informações através da internet, por exemplo no site www.governo.it.
Nem me fale em burocracia italiana porque ja estou no limite! Nao sei, parece burrice, nao é possivel errar tanto assim.
ResponderExcluirE como toda regra tem sua exceçao, ainda nao acredito que o comune onde moro corrigiu na hora o meu sobrenome. Quando falei com a primeira funcionaria fiquei até desiludida, mas ainda bem que estava la no responsavel do setor.
E ja que estamos falando em repartiçoes publicas, nem todos sao simpaticos com o publico, independente de voce ser italiano ou estrangeiro. E se voce nao é tao cortes, eles te tratam bem.
Na Questura eu sempre vou acompanhada do meu namorado, que é italiano e homem. Tem gente que acha que estrangeiro é bobo e mesmo voce falando bem italiano eles te tratam como criança. Eu so vi dois policiais simpaticos na Questura que nos deram todas as informaçoes.
Nao sabia que para dar solicitar a cidadania italiana tem que pagar 200 euros por um simples papel! Acho que é para dificultar a integraçao do estrangeiro.
Se Dante tivesse vivido na nossa época, diria que o Inferno da Comedia dele foi baseado nas repartiçoes publicas do mundo (pode notar que coincide!).
Beijos
hahahaha Tenho certeza que Dante concorda com voce!
ResponderExcluirEu tambem so vou a Questura com Sandro.
Esse pagamento de 200 euros foi estabelecido com o novo pacote de segurança.... è coisa nova! Quando dei entrada na minha, paguei so uma marca da bollo de 14 euros!
Um beijo pra ti