sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Como sobreviver com a burocracia italiana

Apesar de Dante não ter nascido na nossa época, ele conseguiu descrever perfeitamente o labirinto das repartições publicas e a burocracia italiana quando escreveu os famosos versos:

"Lasciate ogni speranza voi che entrate".

Os funcionários publicos italianos, aliás, parece que todos os funcionários publicos do mundo inteiro, amam com paixão qualquer forma de burocracia. Encontrar o "ufficio" justo é um grande desafio, te mandam pra cima, te mandam pra baixo e na maioria das vezes você encontra a repartição fechada. A maioria das repartições publicas italianas só funcionam na parte da manhã.

Por exemplo, em qual outro país, a certidão de nascimento pode ser emitida com várias informações, em dois tipos diferentes de papéis oficiais, com custos diferenciados e com validade de seis meses?

Até mesmo o certificado de familia, que é um documento que você solicita na comune da sua residência e que comprova quantas pessoas fazer parte do seu nucleo familiar, existe diferenças de custos. Se você for solicitar o documento para uma prática de sucessão de heranças, você pagará alguns centavos de euros, mas se você for solicitar o documento por exemplo, para solicitar a cidadania italiana, você pagará nada mais, nada menos do que 15 euros. E agora com o novo pacote de segurança, para dar entrada na cidadania italiana por casamento, voce tera que desembolsar 200 euros. Haja "soldi"!!!!

Faça a prova entrando em qualquer repartição publica italiana, pode ser até mesmo o Ufficio Postale. Basta entrar que você vai observar longas filas de pessoas confusas perguntando como e onde se faz e na maioria das vezes, perguntando se estão na fila justa para o documento solicitado. Se a situação já é confusa para os italianos, imagina para nós, pobres estrangeiros.

O sistema jurídico italiano è baseado com uma simples lei: La Legge non ammette l’ignoranza e realmente isso não ajuda muito. As Leis foram criadas para poderem governarem o território italiano, mas não existe um processo oficial para comunicar ou explica-las ao grande publico. O conhecimento de tais leis está nas maõs de um único individuo que nem sempre está disposto a te ajudar. Por isso caro amigo, quando você precisar ir em alguma repartição italiana, solicitar qualquer tipo de documento, entre na internet e procure estudar sobre o assunto. Muitas vezes o funcionário publico que vai te atender, não conhece a legislação.

Uma ampla gama de documentos é necessária para obter um visto, um permesso di residenza ou de trabalho. Infelizmente nem todas as informações oficiais são suficientes para explicar o processo para obter estas documentações e isso explica a enorme quantidade de leitores que me escrevem e pedem ajuda e informações por e-mails.

Uma dica muito importante quando você precisar lhe dar com a burocracia italiana é procurar sempre permanecer compostos e educado (mesmo se você tiver vontade de estragular a pessoa que está na sua frente) e se você não fala o italiano perfeito, procure levar com você alguém que possa te ajudar com a lingua, porque eles não possuem a menor paciência e nem vontade para entender o que você realmente deseja.

Desde de fevereiro de 1999, muitos documentos oficiais foram abolidos e substituídos por uma simples autocertificação. Todavia, os funcionários italianos ainda podem solicitar documentos que não são mais necessários.

A boa notícia é que o governo italiano esta tentando reduzir a burocracia fornecendo mais acesso as informações através da internet, por exemplo no site www.governo.it.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.