quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como reconhecer uma nota falsa de euro

Devido a crise, cada dia que passa é sempre mais difícil ter dinheiro no bolso, seja ele, real, dolar, euro ou qualquer outra moeda deste mundo. Pra quem acha que falsificação de moeda só existe no Brasil, posso dizer que aqui na Europa não é diferente. Encontrei uma matéria muito interessante no Yahoo falando sobre o tema, nos ensinando ainda, como reconhecer uma nota de euro falsificada.

Nos primeiros meses de 2009, o número de euros falsos descobertos e retirados de circulação pela "Banca Centrale Europea" aumentou assustadoramente em 17%. De janeiro a junho deste ano, foramo removidos 413.000 notas falsas do mercado a respeito de 354.000 na última metade de 2008. A nota mais falsificada é aquela de 20 euros, que representa 48,5% do total falsicado, seguida da nota de 50 euros (34%) e a de 100 euros (13,5%). O número de notas falsas começou a crescer no mercado a partir da primeira metade do ano de 2007, quando foram descobertas 265 mil notas falsas.

Mas como podemos fazer para estarmos tranquilos para não recebermos euros falsificados?

Diversas características nos permitem de reconhecer imediatamente uma nota verdadeira. A regra base para reconhecer moedas e notas falsas são quatro: tocar, olhar, mover e controlar.

Tocar
A impressão calcográfica está presente em diveras áreas das notas e é facilmente percebida ao tato graças ao característico efeito de relevo. E ainda, ao longo da borda das notas de 200 e 500 euros, foram inseridos elementos especiais de tato para não vedentes.

Olhar
Observem bem as notas contra a luz. Dessa forma podemos ver a "filigrana",(figura1) e o fio de segurança (figura 2) e o registro de impressão "recto-verso" - linha holográfica (figura 3). As três características são visíveis nos lados das notas autênticas.
Mover

Inclinando a nota se pode observar:

* Uma linha holográfica na qual é presente o símbolo do euro e o valor nominal (figura 3).
* Uma linha iridescente vertical que inclinando a nota sob um fonte de luz brilha e troca levemente a cor (somente em notas acima de 50 euros). - figura 4
* Uma plaquinha holográfica, onde inclinando-a, é possível observar uma imagem e o valor nominal.

Controlar Com o uso de uma lente de aumento é possível ver uma sútil inscrição (microcaractere) que deve aparecer de forma nítida e não desfocada. Observem bem a imagem "cangiante" (imagem que muda contra a luz) da lâmina holográfica, deve aparecer a linha e a plaquinha. Controle também a consistência da nota: o papel tem uma particular consistência. As notas são fabricadas com fibras de puro algodão que confere uma certa rigidez e opacidade. A provada soma

Cada país que emite uma nota de euro tem um próprio número e uma própria letra identificativa. Cada nota possui um código serial alfanumérico. A letra incial identifica o país.

Exemplo: S= Italia, o qual o número correspondente a tabela é o 7. Somando todos os números de série da nota, se obtém uma cifra que deverá corresponder o número de controle assinalado para cada nação. Exemplo: S 05614786285 0+5+6+1+4+7+8+6+2+8+5= 52; 5+2 = 7.

...e a prova dos 9

Para podermos verificar se uma nota é autêntica existe também um outro procedimento matemático mais complicado, a prova dos "9".

Pegue uma nota de euro qualquer, por exemplo, uma nota de 10 euros. No início do número de série tem um letra (correspondente ao país de emissão) o qual vai associado a um número de progressão (onde A=11, B=12 e assim por diante). A Italia tem como letra o "S" e como número "29". Continuando com o caso precedente, a nota è assinalada com a seguinte numeração: S 05126215327. Agora substitue a letra "S" pelo número 29. Elimine o último número de série, no nosso exemplo o número "7". Depois divida o numero encontrado (290512621532) por 9. Pegue o resto da divisão (2) e subtraia do número "9".

Qual foi o resultado que você encontrou?

Se foi o número 7, aquele último número da série que haviamos excluído, a nota è autêntica.
O que fazer em caso de dúvida?

Se você tem alguma dúvida quanto a autenticidade da nota, a única coisa a fazer a contatar a policia fornecendo o maior numero de detalhes referentes a proveniência da nota. Você pode procurar também os bancos ou a Posta Italiana. Se a nota for falsa será recolhida e você não terá direito a nenhum tipo de reembolso, exatamente da forma como funciona no Brasil.

1 - "Filigrana" - Contra a luz é possivel ver uma imagem e o valor nominal da nota.

2 - Fio de segurança - Observando a nota contra a luz, percebemos uma linha escura que atravessa em senso vertical.

3 - Linha holográfica - No lado direito das notas de valor elevado (50, 100, 200 e 500 euros) existe um linha holográfica. Inclinando a nota, é possivel observar na sua linha o motivo arquitetonico e o valor nominal.

4 - Linha irisdecente - As notas de 50, 100, 200 e 500 euros foram impressas com "inchiostro otticamente variabile", isto è, inclinando a nota contra uma fonte de luz, a linha brilha e troca levemente de cor, passando do violeta para o verde oliva e marron.




Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.