domingo, 14 de junho de 2009

TAX FREE: Reembolso do IVA

Já tem um tempo que venho notando em algumas lojas o adesivo TAX FREE. Antes de ir ao Brasil, entrei numa dessas lojas e perguntei o que significava e então a vendedora me explicou.

O negócio éo seguinte: Toda aquisição de bens de consumo efetuados na Italia e nos paises da União Européia, o turista estrangeiro (residente e domiciliado fora da Comunidade Européia) tem o direito de solicitar a devolução do IVA (l'imposta sul valore aggiunto). Enfim, como sou residente aqui, não me atrevi a solicitar o reembolso.

No mês passado, uma amiga brasileira veio a Italia por motivos de turismo, então aproveitei para ver como funcionava o processo. E por incrível que pareça, foi super fácil, sem burocracias... um verdadeiro mamão com mel!

Você só poderá solicitar o benefício para compras acima de 194,57 euros.

Atenção: você pode comprar diversos produtos para alcançar o valor mínimo, porém, a compra tem que ser realizada no mesmo estabelecimento. No ato da compra você deve solicitar ao vendedor o formulário do TAX FREE e para isso você terá que apresentar o seu passaporte. No verso do formulário que a loja vai te entregar, tem diversos endereços a onde você poderádar entrada no seu reembolso.

Se você for em algum posto representante, terá que apresentar o passaporte, passagem de retorno (que deverá ter no máximo 90 dias de diferença da data da aquisão das mercadorias) e um cartão de crédito como garantia. Eles debitarão o valor do reembolso no seu cartão caso você não retorne ao seu país de origem na data do bilhete.

Atenção: Antes de deixar a União Européia, você deverá carimbar o formulário que já foi reembolsado na dogana do aeroporto, senão o valor será debitado no seu cartão de crédito.

Você pode deixar para fazer todo o processo no dia da partida, mais verifique antes o horário de abertura do posto do TAX FRRE. No próprio aeroporto, você vai atéa dogana e carimba os formulários. Logo em seguida, procure o posto do TAX FREE (geralmente fica próximo da dogana): apresente o formulário carimbado, passagem de retorno e passaporte. Você pode escolher a forma do reembolso: crédito em cartão de crédito ou dinheiro em espécie (dolar ou euro). Eles te pagam na hora.. sem choro e nem lágrima.

Alguns detalhes importantes:
  • Faça todo o processo antes de despachar as bagagens, pois eles podem pedir para ver os produtos.
  • Não utilize o produto aqui na Italia.Deixe ele fechado.
  • Fique atento aos horários de abertura do TAX FREE no aeroporto. Aqui em Firenze só funciona ate as 14 horas.
  • Realmente saia da Uniao Européia... Não tente dá uma de esperto

8 on: "TAX FREE: Reembolso do IVA"
  1. uia que bacana nem sabia disso e melhor ainda não ter a burocracia e a lerdeza do brasil as coisas aí!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia disso e fiquei impressionada quando uma irmã minha foi pra lá e depois recebeu a graninha em caa...Legal!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso ai a burocracia è zero! O maior problema è que a maioria das lojas nao possuem o formulario do TAX FREE. Eles dizem que so com o comprovante de pagamento do caixa conseguimos fazer o reembolso, mas isso que realmente nao sei dizer se è possival.

    Chica,

    Como sua irma fez pra receber em casa?

    Um beijo e obrigada pelos comentarios!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, até parece a buracracia daqui!
    beijos*********

    ResponderExcluir
  5. Ola amiga, gostaria de comunicar como vc já deve ter percebido que coloquei os meus parceiros em uma segunda página, até mesmo com o intuito de deixar o template mais light, mas queria avisar que os banners dos blogs que gosto e que sempre que posso estou visitando, principalmente dos meus grandes amigos estarão na página principal como parceiros top, e o seu blog é um deles ok!! um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Estou com 2 Tax Free aqui no Brasil para receber. O agente já carimbou e na hora que fui receber os meus tax frees, o agente me disse que estes 2 tem que ser pelo correio. Alguém sabe como faço p/ receber ???

    ResponderExcluir
  7. Eu nao sei como funciona para receber diretamente em casa. Eu sei que eles emitem um cheque e mandam para voce.

    Entre em contato com a Global Refund por email e solicite informaçoes sobre o procedimento via correio.

    taxfree.it@globalrefund.com

    Um abraço e boa sorte!

    Se depois vc puder voltar e dar o feedback do procedimento, eu ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que vc tenha que enviar por correio os documentos que a alfandega carimbou. O credito podera ser feito atraves de cheque enviado para a sua casa ou credito em cartao de credito. Mas por favor, confirme a informaçao atraves do email que postei acima! Boa sorte!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.