domingo, 7 de junho de 2009

Firenze: Eleiçoes 2009

Ontem e hoje, è dia de eleiçao em toda a Italia. Eu ainda nao posso votar porque minha cidadania ainda esta em processamento, mas eu gostaria muito te der tido a oportunidade de participar dessa eleiçao.

Algumas curiosidades que gostaria de dividir com voces:

Aqui votar nao è obrigatorio, vota quem gosta e quem quer! E o mais legal de tudo isso, è que todo mundo è politizado e fazem questao de votar. Atè os idosos, todos votam com gosto. Inclusive no hospital existem postos fixos para quem esta internado e posto volante que vai ate o quarto do enfermo que nao possui condiçoes de se locomover. Eu nao sei se no Brasil existe esse serviço.

Por incrivel que pareça a eleiçao aqui nao è informatizada. Sao feitas atraves de cedulas...Nao sei se o processo aqui è assim para evitar fraudes... Bohhhhh !!!!

As pessoas que trabalham nas eleiçoes, sao remuneradas. Nao è la um grande valor, mas alguma coisa eles recebem. Para as seçoes volantes, o presidente recebe por volta de 90 euros e os secretarios 63 euros aproximadamente. E nao rola essa de dispensa no trabalho nao... Acho mais susto fazer como os italianos! Me lembro quando eu trabalhava no Brasil, eu tinha uma amiga que uma vez recebeu mais de 10 dias de folgas no trabalho porque trabalhou na apuraçao de votos. Acho que è mais susto para a empresa e para o cidadao, o serviço ser remunerado pelo estado.

Abaixo aproveito para publicar um texto escrito pela minha amiga Lulu. Achei o texto muito bom e gostaria de dividir com voces. Agradeço a Lulu por ter autorizado a postagem.


Alo galera que vai votar hoje e amanha!

Estamos prontos???

A diferença do Brasil, pouquissimo espaço foi dado aos partidos menores no periodo de campanha eleitoral... Pelo menos na tv nao cheguei a ver em nenhum momento o pessoal da Lista Civica - Beppe Grillo...

Acho que aqui é uma questao de dinheiro mesmo, pois somente os grandes partidos fizeram "campanha" eleitoral, e especialmente Berlusca com suas 3 redes de tv, que lhe garantiram apariçoes mais que especiais, como o vendidissimo Matrix (sem Mentana) ontem à noite - uma babaçao de ovo que dava enjoo!

Aqui em Firenze as coisas nao mudam muito de figura... Renzi, Galli, Galli, Renzi... Os dois sao jovens, mas Renzi esta' mais animado, prometendo tanto... Quando a esmola é grande o santo desconfia! E ai fica a duvida.

De qualquer modo, a unica maneira de tirar o Berlusca de circulaçao é votando os demais partidos. PD, Italia dei Valori sao os maiores e receberao mais votos, visto que os italianos nao gostam muito de "arriscar". Aqui em Firenze, pode-se até escolher o partido, mas o prefeito sera' quase certamente Renzi, pois é o candidato da maioria dos partidos (lembrando que pode-se votar um partido e um candidato a prefeito de um partido diferente - voto disgiunto; caso a pessoa queira votar somente no partido, o voto vai automaticamente para o candidato a prefeito do partido escolhido). E a coisa se complica por si so...

Recebi duas cartas interessantes: uma que me pedia pra dar o voto a um tal M., (nao lembro mais o nome, joguei fora a carta), na qual M. me falava da minha condiçao de estrangeira em Firenze e apelava para o "viver em paz em Firenze"... e uma outra de Falciani, com direito à cartinha escrita em Portugues brasileiro (assinada Daniela Baldo, alguém conhece?), falando da minha condiçao de italo-brasileira etc etc... Algum de vcs recebeu coisa parecida? De qualquer forma, contatos exclusivamente de periodo eleitoral!

Pois bem, que o Senhor nos ajude a sair dessa ditadura berlusconiana.

Brasil - exterior
Alguns amigos italianos que moram no Brasil estao com um probleminha pra votar...
Parece que, quem mandou os cartoes eleitorais para o exterior, esqueceu de colocar os envelopes, sem os quais o voto nao pode ser retornado à Italia... hummm...

Nas eleiçoes passadas, vos lembro que Berlusca ou o PdL nao ganhou em numeros, e sim em coalisao, pois pagou bem pra tantos pequenos/médios partidos que no final garantiram os 51% dos votos. No exterior, perderam feio! Deve ter sido por isso que se esqueceram dos envelopes...

Ja votamos! Vamos ver no que da.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.