quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aprovado o Acordo BRASIL-ESPANHA sobre carteiras de habilitação

O Ministério das Relações Exteriores recebeu Nota Verbal da Embaixada da Espanha informando que o Acordo entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Espanha sobre o Reconhecimento Recíproco de Carteiras de Habilitação, assinado em Madri, em 17 de setembro de 2007, foi publicado no Boletim Oficial do governo espanhol em 12 de março de 2009 e entrará em vigor no próximo dia 7 de abril.

A íntegra do Acordo aprovado está disponível em http://www.boe.es (BOE. Núm. 61 de quinta-feira, dia 12/03/2009).

Quem sabe acontece tambèm na Italia.

ACORDO BRASIL ESPANHA SOBRE CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO - Entrada em vigor em 07/04/2009

O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona tem o prazer de participar à comunidade brasileira a entrada em vigor, no próximo dia 7 de abril de 2009, do Acordo entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Espanha sobre o reconhecimento recíproco e troca de carteiras de habilitação. A conclusão do processo foi publicada no Boletim Oficial do Estado número 61, com data de 12 de março de 2009.

É recomendável a leitura completa do texto integral, que contém diversas informações sobre como preencher os requisitos necessários.

Troca da CNH brasileira pela habilitação espanhola

Muito importante: a troca das carteiras de habilitação somente poderá ser solicitada por brasileiros com residência legal na Espanha que sejam portadores de CNH ainda válida.

O Consulado não renova, nem tramita pedidos de carteira de habilitação brasileira. Quem tiver sua carteira de habilitação vencida somente poderá renová-la pessoalmente, no Brasil, nos DETRANs.

AVISO URGENTE

O Consulado-Geral do Brasil tomou conhecimento de que, em razão de dificuldades técnicas relativas à compatibilização de canais informáticos diretos entre a DGT espanhola e o DENATRAN no Brasil, o início do processo de permuta de carteiras de habilitação entre os dois países, previsto no Acordo em vigor desde o dia 07/04/09, teve que ser momentaneamente adiado.

Ciente dos transtornos que esse entrave técnico causa à comunidade brasileira residente em sua área de jurisdição, o Consulado-Geral tomou a iniciativa de fazer chegar ao DENATRAN, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a preocupação com essa situação e o pedido de que fossem tomadas, no menor prazo possível, por aquele órgão, todas as medidas tendentes a sanar essa dificuldade.

O DENATRAN, em resposta à solicitação do Ministério das Relações Exteriores, informou que as dificuldades técnicas, do lado brasileiro, foram superadas no dia 07/04/09. A DGT, por sua vez, confirmou à Embaixada do Brasil em Madri que os problemas de comunicação entre aquele órgão e o DENATRAN foram resolvidos. A DGT informou ainda que está realizando testes no sistema, procedimento técnico que deverá ser concluído no prazo máximo de 15 dias (a partir do dia 13/04/2009), quando então poderia ter início o processo de permuta de habilitações.

A troca pela carteira de habilitação espanhola tem de ser feita diretamente junto às autoridades espanholas, e não ao Consulado.

Para tramitar o pedido de troca da CNH válida pela habilitação espanhola, os brasileiros com residência legal na Espanha terão de solicitar à "Jefatura Provincial de Tráfico" de sua província de residência, por telefone ou pela Internet, a marcação de dia e hora para esse fim. Para isso, terão de informar os números de seu documento de residência na Espanha, do documento de identidade, mais o número da CNH brasileira, sua data e lugar de expedição. Depois disso, serão informadas da data e hora para comparecer à "Jefatura Provincial de Tráfico" onde tiver sido feito o pedido. Serão também indicados os documentos adicionais que terão de apresentar. Conforme o caso, a autoridade espanhola poderá pedir, por exemplo, certificado médico, certificado de inexistência de antecedentes penais ou administrativos, além do pagamento de taxa e preenchimento de formulário.

O brasileiro portador de CNH equivalente às classes C1, C1+E, C, C+E, D1, D1+E, e D+E deverá realizar exame de conhecimentos e exame de direção em vias de trânsito abertas ao tráfego, utilizando veículos para os quais esteja autorizado a conduzir em sua CNH. O brasileiro portador de CNH de classe B, que permite dirigir automóveis, não precisa fazer exame de conhecimentos e de direção.

A CNH que for trocada pela habilitação espanhola será devolvida pelas autoridades espanholas às autoridades brasileiras que expediram a CNH. O Consulado não recebe as CNH trocadas.

Os brasileiros que sejam atualmente residentes legais na Espanha já podem solicitar a troca de sua CNH válida pela habilitação espanhola.

Fonte: Consulado do Brasil - Barcelona

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.