sábado, 25 de abril de 2009

Palazzo Vecchio e os seus brasões


No Palazzo Vecchio localizado na Piazza Signoria em Firenze, podemos observar na sua fachada diversos "stemmi" ou seja brasões. Mas o que significa esses brasões? Esses brasões explicam muito a historia de Firenze e a sua origem. No ano de 1353 foram pintados diversos brasões que simbolizam aspectos particulares da antiga República Fiorentina e sua situação política.
A série possui nove brasões que se repetem duas vezez na fachada principal do Palazzo Vecchio e podemos encontrar ainda mais dois brasões também no lado esquerdo do Palazzo.

O primeiro brasõo que vemos iniciando do lado esquerdo è "La croce rossa" (a cruz vermelha) com fundo branco que representa uma insignia do povo fiorentino e sinaliza os prédios públicos que haviam em Firenze. A inda hoje, podemos encontrar no centro histórico de Firenze o símbolo da cruz vermelha pintados em diversas paredes indicando que aquele prédio era de utilidade pública. Outro dia, encontrei próximo a casa de Dante, o desenho da Cruz, num prédio onde funcionava uma antiga farmácia.

Logo em seguida encontramos "il gilio fiorentino" vermelho com fundo branco, atual símbolo de Firenze, adotado por Guelfi no tempo da caçada de Ghibellini no ano de 1266, substituindo o brasão que encontramos um pouco a frente que representa um "giglio Bianco" no fundo branco que ainda encontramos em diversas cidades do internior de Firenze.
O brasão sucessivo que encontramos è dividido verticalmente em branco e vermelho e representa a ligação entre Firenze (vermelho) e Fiesole (branco) que è uma cidade que fica próxima a Firenze, no meio das colinas. Fiesole originalmente foi construída pelos etruscos os antigos habitantes dessa região da Italia e mais tarde os romanos fundaram Firenze e conquistaram Fiesole. Dessa forma então, os fiorentinos recordam Fiesole como numa relação de mãe e filho, ou melhor, filha.

O quarto brasão são as duas chaves de ouro em fundo vermelho e representa a fidelidade de Firenze ao Papa. As chaves representa as chaves de Sao Pedro, primeiro Papa Católico.


Detalhes dos Brasões: A Cruz Vermelha, O Giglio de Firenze, a representação de Firenze (em vermelho) e Fiesole (em Branco) e as Chaves de São Pedro.

O quinto brasão simboliza "La Signoria", ou seja os Senhores de Firenze, com a escrita "Libertas d'Oro" no fundo azul, representando a libertade e independência do povo fiorentino.

O próximo braso è a Aguia Vermelha (aquila rossa) no fundo branco e um dragão verde  que representa a parte Guelfa. As cidades "Guelfe" eram caracterizadas na época medieval por um brasão branco e vermelho (Firenze, Lucca, Pisa...) enquanto que as cidades "Ghibelline" geralmente eram representadas com as cores branco e preto (Siena e Arezzo).

Em seguida temos o "giglio" Branco no fundo vermelho que já falamos e que representava o antigo símbolo ghibellino e então encontramos o brasão do Rei da França, os três "Gigli" dourados no fundo azul de Carlo e Roberto D'Angiò.
O último brasão, dividido em duas partes: negro e dourado e a outra parte "giglii" dourados no fundo azul que representa as armas de Ludovico D'Angiò o Rei da Hungria.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.