sexta-feira, 20 de março de 2009

ONU: Imigrantes sao discriminados na Italia

Hoje vi um artigo no site do Yahoo Noticias dizendo que segundo a ONU os imigrantes na Italia sofrem discriminaçao. Que na Italia existe racismo e xenofobia e que os direitos humanos sao violados. Disse ainda que existe um clima de intolerancia, violencia e discriminaçao contra a populaçao imigrante, especialmente com os romenos.

Eu vivo aqui ha mais ou menos um ano e meio, ja vi cenas de preconceitos com estrangeiros, principalmente romenos (como afirmou a ONU) e africanos. Quando voce vai na Questura que è o local onde a gente tira o permesso, voce encontra centenas de estrangeiros e sobretudo a ma vontade dos funcionarios no atendimento e a intolerancia impera.

Eu particularmente, tive poucas experiencias preconceituosas aqui na Italia. Mas quando tenho que resolver certos problemas, peço pra marido ir comigo, porque se vou sozinha, certamente nao receberei o mesmo tratamento.

Uma vez fui numa papelaria a procura de um livro, pois o vendedor atendeu todos os italianos que estavam la, incluindo os que chegaram depois de mim, e so depois que nao tinha mais ninguem pra ser atendido è que ele resolveu me dar atençao. Sao pequenos gestos, pequenas coisas, alguns olhares que a gente percebe que acontece porque somos estrangeiros. Mas è verdade tambem, que brasileiros sao bem aceitos pela comunidade italiana.

Enfim, acho que a grande dica, è a forma que voce se apresenta e se impoe. Se voce demonstra que è uma pessoa educada, inteligente, culta, voce sera bem tratado em qualquer pais desse mundo.

A pergunta è o seguinte: Voce ja foi discriminad0 na Italia? Divida com a gente suas experiencias.

10 on: "ONU: Imigrantes sao discriminados na Italia"
  1. CONCORDO CONTIGO TOTALMANTE,CRIS! O modo de tratar as pessoas influi muito e de se apresentar idem...É uma pena que isso aconteça,não? um beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. E isso ai Chica! O preconceito e racismo existe em todo mundo, inclusive no Brasil! A gente è que tem que mostar uma postura diferente para sermos respeitados! Se voce se fizer de coitadinho, mal educado eles passam por cima!

    Um beijo o obrigada pela sua presença constante no Noticias da Bota!

    ResponderExcluir
  3. Uma vez li em um livro sobre um homem que vendia carros, este homem em um belo dia em sua loja entrou um japonês muito mal vestido, parecia um mendigo segundo a descrição, nisso todos os atendentes torceram o nariz para atender ou ao menos falar com o japinha mal vestido e lá foi o cara.. comprimentou o japa com um caloroso: Bom dia eu posso ajuda-lo? a resposta do japa foi que queria ver os caros de luxo, os mais caros e equipados, então ele mostrou calmamente até que quando chegou o mais caro o japa virou-se para ele e disse: - É este, vou comprar! nisso sacou um saco cheio de dinheiro e pagou o carro a vista.
    Moral dessa história o preconceito faz perdermos bons negocios!
    Porém, como na vida num modo geral o buraco é mais em baixo temos que ressaltar que a boa aparencia e um comportamento exemplar abre muitas portas. Tanto no Brasil como em qualquer lugar do mundo existe olhares tortos, tratamentos frios e mal atendimentos, mas uma boa conversa e um "isso não é comigo" ajudam bastante para evitar tratamentos pré-conceituosos.
    Muito Obrigado pelo comentário lá no Pensamentos Cris e se quiser ver o video já esta lá tambem e a qualquer hora que quiser conferir! Sabe é muito bom receber tais elogios pois mostra que o trabalho esta sendo bem feito, mastem um que especial o elogio que foi feito pela matéria não foi somente para o blog e seu conteudo, mas também para os visitantes e comentaristas então estendo a homenagem a ti minha amiga, afinal faz-se presente sempre em todos os momentos alegrando meu dia.
    Beijos cris tenha um exelente final de semana... e divirta-se

    ResponderExcluir
  4. Muita Paz! Estou lhe visitando. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Maravilhoso seu blog. Estou esperando você e volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  5. Mal tratada aqui na Italia nunca fui, porém ja percebi aluns comportamentos que me fizeram levar a conclusao que era um preconceito indireto. A começar por um dia na livraria, como voce. Entrei em uma livraria qualquer em Milao, sabe aquelas pequenas herdadas de geraçao a geraçao? Entao, fui la perguntar o preço de um livro de Gramatica Italiana que estava afim de comprar. O vendedor, assim que escutou meu sotaque, ja me disse logo que nao havia gramaticas para estrangeiro, so dicionarios. Eu disse para ele que queria aquele livro, deu o nome e os autores e foi entao que ele me deu o cartaozinho com o preço anotado, conforme pedi. Eu notei um certo preconceito, porque parece que so por ter sotaque nao seria capaz de ler um livro que eles leem...
    Outro caso foi na universidade, em Brescia... toda vez que vou la pedir uma informaçao tem um carinha que me atende mal, parece que nao tem paciencia. E neste ano quase tive que chamar meu namorado para me acompanhar porque senao nao haveria um documento que tinha pedido. Ja em Milao nao tinha problemas, todas as pessoas com quem me dirigia me tratavam bem.
    E nao so aqui acontecem casos como os nossos. No Brasil também, ja ouvi tantos relatos de estrangeiros que foram mal tratados la...
    Parece que por termos sotaque somos vistos como idiotas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris! Sim, infelizmente eu já sofri "preconceito" quando morava na ItÁlia. Primeiro pela familia do namorado da época que nao suportava que eu fosse extrangeira e na faculdade onde estudava em Milao. Uma pena. Tomara que tenha sido somente má sorte...beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. O racismo esta em todo lugar, inclusive no Brasil.

    O jogador de futebol brasileiro e do Juventus Amauri declarou tambem que ja foi vitima de racismo na Italia. Ele e sua esposa foram acusados de roubar um pacote de fraldas numa farmacia.

    "Eu estava apoiando (o pacote) sobre uma plataforma perto da saída, a porta automática se abriu e a dona queria chamar a polícia. Eu não havia feito nada, simplesmente era estrangeiro e não falava um italiano perfeito", afirmou. Amauri disse que respondeu imediatamente. "Chame [a polícia] e depois a denuncio por racismo. Eu sou mais italiano que você e talvez um dia represente o seu país".

    Obrigado pelos comentarios!

    ResponderExcluir
  8. ah... o link do episodio do Amauri è esse: http://sport.virgilio.it/calcio/amauri-io-vittima-di-razzismo-in-italia.html

    ResponderExcluir
  9. Todo estrangeiro, mais cedo ou mais tarde,infelizmente, ira sofrer algum tipo de preconceito, independente do pais de origem e do pais que se encontra. O que devemos fazer???? A mesma coisa que o Amauri fez! Se impor e denunciar! Temos que mostrar que tambem temos nosso direito enquanto estrangeiro, alem das obrigaçoes!

    Um abraço a todos e muito obrigada pela participaçao!

    ResponderExcluir
  10. =/
    Eu estou há 2 dias em Italia tendo ja em Italia a minha tia é um pouco mais facil , eu não sei falar Italiano e estou com um pouco de medo quando começar a escola se me discriminarem..

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.