quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A polemica campanha publicitaria da Relish

A rede de roupas feminina Italiana Relish espalhou outdoors por toda a cidade de Napoli, Bologna e Milao com fotos de policiais dando uma "dura" em duas mulheres. Alguns fatos nao pude deixar de observar:

A cidade cenario onde foi rodada a publicidade è o meu amado Rio de Janeiro. Com tantas cidades belas aqui na Italia, por que escolheram o Rio de Janeiro?Por que ir tao longe para fazer uma campanha publicitaria?

Sei que nossos policiais, nao todos, mas uma grande parte, deixa a desejar. Porem, nos meus 37 anos que vivi no Brasil, nunca vi ou ouvir falar de uma cena tao grosseira e estupida como essa que aparece na campanha. Pra mim, è algo surreal. O pior de tudo, porque a campanha faz questao de mostrar que os policiais sao cariocas, deixando a vista a bandeira do Estado do Rio de Janeiro e o Brasao da PMERJ, no qual conseguimos ver claramente o nome, graduaçao e ate o Batalhao -22º BPM (Batalhão de Polícia Militar da Maré). Uma tentativa de denegrir a cidade a e policia militar carioca ou somente um jogada de marketing?

E por ultimo e o pior de tudo, por que um grife dirigida ao publico feminino baseia toda uma campanha publicitaria com cenas claras de violencia contra a mulher?

Nao me choca a publicidade ser feita no Rio e nem que os policiais sejam brasileiros. Todas nos sabemos o que os europeus pensam a respeito do nosso pais. O que mais me choca, è uma loja, que provavelmente so vende produtos femininos, patrocinar e divulgar uma cena que pra mim, è mais uma violencia cometida contra as mulheres. Em vez da Loja enaltecer a mulher (que è a sua cliente), ela violenta???

Se a intençao era fazer barulho, eles atingiram o alvo, mas se a intençao è aumentar as vendas da loja, provavelmente isso nao vai acontecer, eu seria uma que nao entraria na loja nem mesmo para conferir as ofertas.




Site da loja mostra making of do ensaio fotográfico

6 on: "A polemica campanha publicitaria da Relish"
  1. Essa campanha foi muito comentada por aqui, mais um atestado de desconhecimento sobre nosso país e uma agressão sem necessidade.
    Vim ver a amiga e saber das novidades.

    ResponderExcluir
  2. Olha cris, a extratégia da marca se é vender mais roupas eu não sei, mas que em contraponto deve ter sido feita para sujar a imagem do Brasil e diminuir o numero de turistas ao nosso país.
    Não me sai da cabeça que é uma forma de resposta devido ao Batisti... não sei não viu.. a infelicidade da marca é que por mais que mostre este tipo de cena em seus outdoors a internet pode revelar o indice de casos como este... acho que nem tem indice para isso aqui no brasil, ja que muitas vezes mulheres deixam de ser revistadas pela falta de uma policial feminina,.. sabe o Brasil pode ter milhares de defeitos, mas não precisam exagerar neh... eu estava esperando um post seu sobre o caso.
    Um grande abraço amiga.

    ResponderExcluir
  3. Isso da até vergonha!
    Tudo bem que o brasil foi pra publicidade do exterior mas é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Catarino

    Aqui em Firenze nao foi muito comentada nao, porque nao temos nenhuma loja da Relish. Mas em outras cidades, diversas instituiçoes em defesa da mulher protestaram. O prefeito de Napoli, inclusive, pediu para ser retirados os outdoors. Vamos ver no que isso vai dar!

    Obrigada pelo comentario

    ResponderExcluir
  5. Atila

    Nao acho que tenha alguma coisa haver com o caso Battisti nao... Acho que eles utilizaram a farda pois diversas mulheres sentem atraçao por homens fardados. Uma opniao minha, muito pessoal, è que de certa forma, eles foram influenciados pelo filme Tropa de Elite, que depois que ganhaou o premio em Berlim, ficou famoso aqui. Por isso mostrou o Rio de Janeiro e fez questao de mostrar o Brasao e a bandeira do Estado. Acho que eles queriam mostrar a virilidade e a força que foi mostrado no filme. Infelizmente, a escolha e a campanha foi muito infeliz.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com voce Luana! Temos tantas coisas para ser mostrada no exterior, propaganda negativa a gente nao ta querendo nao !!!!

    Obrigada pela visita e pelo comentario!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.