segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Permesso di Soggiorno

O permesso di soggiorno è o documento pelo qual, nòs, estrangeiros regularizamos a nossa situaçao aqui na Italia. Ele podera ser solicitado por varios motivos.

Tipologia do Permesso di soggiorno

  • Permesso di soggiorno per lavoro Dipendente (trabalho como empregado em uma empresa ou numa casa de familia.
  • Permesso di soggiorno per Lavoro Autonomo (trabalho autonomo)
  • Permesso di soggiorno per Studio
  • Permesso di soggiorno per Famiglia
  • Permesso di soggiorno per Turismo
A concessao do permesso è de responsabilidade da Questura da Cidada a onde voce escolheu para morar. A solicitaçao devera ser feita Questura no Sportello Unico dell' Imigrazione. Porem, nas maiorias das cidades, voce devera solicitar atraves da Posta (Correios Italiano). Voce preenchera os formularios e entregara na Posta. Depois de algum tempo que varia de cidade para cidade, a Questura entrara em contato com voce atraves de telegrama e agendara um dia para o comparecimento ao Sportello Unico para dar continuidade no processo. Aqui em Firenze, voce pode ainda, fazer todo o processo diretamente na Questura, è mais facil e mais rapido do que na Posta.

Duraçao do permesso di soggiorno

O permesso di soggiorno pode se emitido com uma duraçao que varia de Questura para Questura. O meu permesso, que foi por motivo de familia aconteceu dessa forma: o primeiro a ser emitido, tinha apenas a duraçao de seis meses e depois quando fui renovar eles me deram um de 5 anos. Em algumas cidades, no caso de permesso por motivo de familia, eles ja emitem um diretamente de 05 anos.

Carta di soggiorno (agora permesso soggiorno di lunga durata)

A carta di soggiorno atualmente conhecida como Permesso di Soggiorno di lunga durata è um titulo de permesso com tempo indeterminado que algumas categoria de estrangeiros que vivem em situaçao de uma grande integraçao com a Italia. Na verdade, eu nao sei te dizer em quais casos eles emitem essa carta. Conheço algumas brasileiras que sao casadas com italianos que em vez de receber o permesso di soggiorno, receberam diretamente a carta de tempo indeterminado, mas eu nao recebi. Pode ser que na proxima vez que eu for renovar o meu (daqui ha 05 anos) eles me deem um carta por tempo indeterminado. A carta di oggiorno (permesso di soggiorno di lunga durata) comporta uma posiçao juridica de meia estrada entre o permesso di soggiorno e a cidadania.

Para solicitar o permesso di soggiorno voce vai precisar apresentar os seguintes documentos:

  • O modulo de solicitaçao (solicitar na questura ou na posta, conforme a sua escolha)
  • Passaporte (original e copia)
  • 04 Fotos 3x4 recentes e iguais
  • Marca da Bollo de 14,62 Euros (è uma especie de selo que voce podera comprar em qualquer tabacaria)
  • Documentaçao necessaria de acordo com o tipo de permesso di soggiorno que voce ira solicitar. Mais tarde abro um topico para falar da cada tipo.

69 on: "O Permesso di Soggiorno"
  1. Olá Cris, estou passando para dizer que adoro suas postagens, desejar uma ótima semana e dizer que Florença é minha cidade do coração.
    beijussssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris, vou te perguntar acerca do Permesso di soggiorno per Famiglia já que estou viajando para Italia com minha mulher. Eu sou argentino com cidadania italiana e ela é brasileira. Eu não consegui fazer meu cadastro no consulado italiano em sp porque eles me pideram o certificato di cittadinanza e na argentina nao quiseram dar para minha mãe. Bom a questão é que estamos indo finais de março com a certidão de casamento traduzida e só. Que vai faltar ou que você acha que temos ou podemos fazer.
    Muito obrigado
    Mariano_

    ResponderExcluir
  3. Mara

    Obrigada pela visita e pelo comentario!

    Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir
  4. Mariano

    Eu nao tenho experiencia com casamentos realizados fora da Italia. Eu acredito que so a traduçao nao bastara pois todos os documentos emitidos no exterior para ter validade na Italia, precisara ser legalizado no consulado italiano no exterior. Eu nao sei o que significa quando voce disse que nao conseguiu fazer o seu cadastro. Voce tentou registrar seu casamento no consulado e nao conseguiu? Algumas amigas minhas que casaram no Brasil, fizeram o registro no consulado Italiano e quando chegou aqui na Italia, o casamento ja estava legalizado no comune aqui na Italia, mas isso acontece para cidadoes residentes na Italia. Como voce ainda nao è residente na Italia, nao saberia lhe informar com segurança absoluta o procedimento correto. Tenta ir ate o consulado italiano no BR e legalizar a certidao de casamento. Sera que com uma procuraçao, sua mae nao consegue retirar o seu certificado na Argentina?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou viajando para a Itália. Lá ficarei com a minha irmã que mora há 08 anos e é cidadã italo-brasiliana. Ela tem um filho e atualmente está separada. Estou pretendo ficar lá. Estou providenciando a carta convite, etc. A minha irmã disse que ela poderá conseguir o permesso di soggiorno per motivi familiari para mim. O que ela deve apresentar? Onde? Quais os documentos? É garantido conseguir? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Caro anonimo

    Se sua irma possui a cidadania italiana, acho que ela consegue sim fazer o permesso di famiglia pra vc. Os documentos que normalmente eles pedem, sao aqueles que consta nesse post. Mas de qualquer maneira, peça pra ela olhar no site da questura da cidade dela, se existe outra documentaçao que deve ser apresentada. Voce podera solicitar o permesso atraves da Posta ou da Questura da cidade da sua irma!

    Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris

    Eu e meu marido estamos indo para a italia em abril, vamos fazer um curso de italiano em bologna e enquanto isso vamos procurar trabalho.
    Ele é brasileiro e tem cidadania italiana, eu não tenho. Já registramos nossa certidão de casamento no consulado. Mas ainda tenho várias duvidas:
    Para passar na imigração, devo levar comigo a certidão de casamento traduzida? quando chegarmos a bologna ele precisa fazer alguma documentação e depois eu posso fazer o meu permesso?
    Como sou casada com cidadão italiano, preciso de seguro de viagem para entrar na Italia?

    Muito Obrigada e Parabéns pelo blog... me ajuda muito

    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda

    Obrigada pela visita e pela participaçao. Eu nao tenho muita experiencia em casamentos realizados no Brasil, mas eu acredito que quando vc da registrou o seu casamento no consulado italiano no Brasil, ele enviou diretamente para a comune aqui na Italia, pelo menos eles fizeram isso com amigas minhas brasileiras que casaram no Brasil, mas o noivo delas eram residentes na Italia. Como no seu caso, o marido è residente no Brasil, eu nao sei se eles fizeram isso diretamente e se fizeram, para qual comune eles enviaram. Voce tera que se informar no consulado. Quando vc fez o registro no consulado eles nao te deram nenhum documento com esses datos nao?

    Quanto ao seguro saude, acho que vc vai precisar fazer um, ja que o seu permesso nao esta pronto. Se vc vier com visto de turista, com certeza vai precisar. Se vc ou seu marido for contribuinte do INSS, vc pode fazer o convenio com o inss gratuitamente. Tem um post falando sobre isso.

    Assim que seu marido fizer todos os documentos aqui na Italia, inclusive a residencia, voce podera solicitar o seu permesso por motivo de familia sem nenhum problema.

    Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir
  9. Ou Cris
    Bom meu namorado ele é italiano então fui somente uma vez como turista para italia passei pouco tempo lá mas foi tudo tranquilo minha ida e minha volta e agora decidimos q é melhor que eu vá viver na italia de vez, pq distante que não dá pra ficar mas o problema é que nao podemos casar agora por motivos finaceiros etc...mas como eu ainda estou no brasil eu gostaria de saber que medidas devo tomar ja que tenho uma proposta de trabalho para mim lá...o permesso di soggiorno per lavoro Dipendente só se consegue quem já está vivendo na italia?
    Gostaria de saber quais as primeiras medidas para quem pensa de viver lá já que as leis mudam tanto!!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Carol

    Conseguir o visto de trabalho nao è tao facil nao. Na Italia, existe uma quota anual para poder empregar estrangeiros (sem permesso) e se chama decreto-flussi e è aberto uma vez por ano. A pessoa que pretende te empregar, deve ficar de olho no prazo de abertura do flussi e fazer a solicitaçao. Enquanto isso, voce tem que esperar no Brasil. O processo è muito demorado...e pode demorar anos. Talvez seja mais facil vc conseguir um visto de estudo.

    De uma olhada nesse link, que explica todos os tipos de vistos possiveis:

    http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Imprese/Sportello_Info/DomandeFrequenti/Visto_per_Italia/

    Um abraço e obrigada pela sua participaçao! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Cris!!
    Entrei na italia ha 60 dias c/ visto de turista...meu namorado eh cidadao italiano e reside aqui...
    estamos morando juntos..e por outros motivos nao poderemos nos casar agora...eu consigo o permesso di soggiorno?? preciso trabalhar...pelo menos uns 6 meses...
    att...

    ResponderExcluir
  12. Oi Vania

    Conseguir o permesso nao è facil. Nao queria te desanimar, mas eu acho dificil voce conseguir o permesso. O permesso de trabalho voce tem que participar do flussi, e o processo teria que ser feito quando voce ainda estava no Brasil. O flussi so è aberto uma vez por ano.

    Te aconselho ir a questura antes que termine o seu visto de turista para saber mais informaçoes.

    Ano passado teve uma sanatoria para empregados domesticos e badantes, aquela era uma boa oportunidade de conseguir o visto! Mas eu duvido muito que eles repitam o processo esse ano.

    Uma boa sorte pra ti!

    ResponderExcluir
  13. ola, vou para a italia passar um tempo com minha mae, ela tem o permesso de soggiorno e minha tia tem a cidadinancia, eu posso fazer o permesso so com minha tia? e qual os documentos que eu tenho que levar pra fazer?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Cris!!
    estou com uma duvida e gostaria que vc me desse uma ajuda pra tira-la.
    sou casada com um italiano,temos pouco tempo de casados ou seja ainda n tenho a cidadinacia italiana e sei que falta muito.queria mt trazer minha irma pra viver aqui,com essas informaçoes q descrevir sera q eh possivel entrar c o Permesso di soggiorno per Famiglia?
    muuuito obrigado.
    stou adorando seu blog
    aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  15. Claudia

    Sem a cidadania vc nao vai poder fazer o permesso pra sua irma. Se vc tiver uma filha que seja cidada italiana, voce consegue! Senao, infelizmente, voce vai ter que esperar a sua cidadania sair! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. ok Cris muuuito obrigado..
    vlw mesmo com a sua ajuda nem preciso perder tempo atras disso..
    grazie

    ResponderExcluir
  17. Claudia,

    Mesmo assim, de um pulo na questura da sua cidade, pode ser que houve alteraçao na Lei! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris

    Muito interessante todas as informações que você postou. Mas o meu caso eu realmente não achei.

    Meu namorado mora em Milão, tem o permesso di Soggiorno, pois a cidadania dele esta em andamento. Pretendo fazer um curso de lingua italiana de 6 meses lá.
    Porém estamos em duvida se peço esse visto de estudo aqui em SP, (corro o risco de não conseguir) ou se vou como turista com o visto de 3 meses e nos casamos lá na comune.
    Ai vem a duvida (podemos nos casar lá com a permesso dele ? e após o casamento posso pedir uma pra mim ?)

    Grata
    Daniella

    ResponderExcluir
  19. Ola Daniella

    Voce realmente pode pedir o visto de estudo, mas isso tem que ser feito diretamente no consulado italiano brasileiro, mas eu nao sei se eles aceitam o curso de italiano para solicitar o visto. Acho que so para quem è formado em lingua italiana, porem, confirme essa informaçao no consulado.

    Quanto ao casamento, se seu noivo tem o permesso, acho que ele pode se casar sim, e depois do casamento, solicitar o seu visto por motivo familiar, mas acredito que ele tenha que comprovar que tem condiçoes financeiras de sustentar voces dois.

    Tive uma amiga que casou com um italiano que nao tinha renda comprovada porque trabalhava a nero, e pra conseguir o permesso dela foi dificil, somente com o pai dele se responsabilizando financeiramente por ela.

    Porem tudo isso que estou te falando è "achismo" porque aqui na Italia, tudo pode variar de comune para comune e de questura para questura.

    Eh mais seguro, pedir para o seu noivo ir ate o comune onde ele reside e pedir as informaçoes necessarias para a realizaçao de casamento e depois ir ate a questura e confirmar se apos o matrimonio ele podera ( e quais os documentos necessarios para) solicitar o seu permesso por motivo de familia.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cris, espero que também possa me ajudar.

    Um amigo italiano gostaria de me contratar para trabalhar em sua empresa em Milão. Eu li você falando sobre "flussi", ele deve ver isso pra mim ou eu posso acompanhar as vagas? Ele disse que a empresa poderia mandar uma carta convite. O que devo fazer exatamente? Mandei um e-mail pro consulado de Recife e não me responderam.

    Vou casar um mês antes de viajar (Março 2011), precisarei tmb traduzir o certificado de casamento para algum fim?

    Obrigado!

    David F.

    ResponderExcluir
  21. Oi David

    O permesso di lavoro deve ser solicitado pelo "datore di lavoro" diretamente no Sportello unico immigrazione na Preffetura da cidade dele. Nos links abaixo, explica todos os procedimentos.

    Eu nao sei se voce consegue acompanhar o processo via internet, acredito que nao!

    Quando a certidao de casamento, se voce pretende morar aqui, seria importante voce ter esse documento traduzido e legalizado no consulado italiano, juntamente com os seus diplomas de escola media e universitario se voce tiver. Porque se vc quiser se candidatar ha algum curso, principalmente os finanziados pelo governo, eles irao te pedir isso.

    Um grande abraço

    http://poliziadistato.it/articolo/222-Lavoro_subordinato_e_stagionale

    http://www.interno.it/mininterno/export/sites/default/it/sezioni/servizi/come_fare/immigrazione/005_domanda_prima_assunzione.html

    ResponderExcluir
  22. ola cris!!!
    me casei em roma, depois de 15 dias fui dar entrada no permesso, eles nao deram entrada pq meu marido nao tinha conta em banco e nao tinha como comprovar renda. tem mesmo q comprovar renda?
    e outra como vou morar na espanha ele me disse q podia fazer la.
    mesmo eu sendo casada na italia pode fazer na espanha?
    apesar de ter sido uma pessoa do uficio q me informou achei estranho pois ele e italiano e somos casados na italia como posso da entrada no permesso na espanha?
    agrado respostas
    bjus

    ResponderExcluir
  23. Oi Diana

    Parabens pelo casamento! Eu me lembro quando voce estava procurando informaçoes sobre o nulla osta para casar em Roma! Auguri!!!

    Realmente para dar entrada no permesso o seu marido deve comprovar que possui meios financeiros para sustentar os dois. Quando eu dei entrada no meu, eu apresentei o ISEE e meu marido assinou uma declaraçao se compromentendo que tinha meios suficientes para me manter. Nao precisei apresentar conta bancaria, nada disso. Mas cada questura tem autonomia para fazer como acha melhor.

    Uma amiga minha teve o mesmo problema que voce. O marido dela trabalhava "a nero" e nao possuia comprovante de renda. A questura nao negou o permesso, porem emitiu um permesso de curta duraçao, de seis meses ou um ano e exigiu que os sogros apresentassem comprovante de renda e se responsabilizasse pelos dois. Voce ja tentou dessa forma? O permesso de longa duraçao ela so vai conseguir quando o marido conseguir comprovar renda.

    Acredito que seu marido tenha razao. Se voces forem pra Espanha, la ele consegue um permesso pra ti, ja que voce è esposa dele. Nao se preocupe, te colocar pra fora, ninguem coloca nao!

    Beijos e auguri novamente!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho uma dúvida! Gostaria de saber se para fazer o Permesso di Soggiorno per Studio, eu preciso obrigatoriamente do visto feito aqui no Brasil. E eu só posso matricular-me nas universidades com o Permesso di Soggiorno per Studio? Se eu tenho per Lavoro, não posso estudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Oi Nara

    Se voce ja possui o permesso per lavoro ou o de familia, voce pode se matricular normalmente nas universidades italianas, depois de fazer todo o processo de legalizaçao dos seus documentos de estudos no consulado italiano no Brasil.

    Se voce nao possui nenhum outro tipo de visto, ai sim, voce vai precisar solicitar o visto de estudo diretamente no consulado italiano no Brasil.

    Com o permesso per lavoro, voce pode se matricular sim nas Universidades italianas!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Ola Cris!

    Sou Patricia,brasileira, residente na cidade de Maceio\AL.
    No momento estou aqui na Italia, Edolo\BS. Meu prazo de permanencia (90) dias vence em abril. Meu noivo e eu estamos querendo organizar nosso casamento civil aqui, mas estou um pouco confusa sobre o procedimento. vamos procurar a Comune para saber o que é necessario, mas depois tenho duvida de como proceder para ficar morando aqui em Edolo.

    Grata.
    Patricia

    ResponderExcluir
  27. Oi Patricia

    O maior problema pra se casar na Italia, è que com o novo pacote de segurança, voce vai precisar estar legal no pais, ou seja, seu casamento tera que se realizar dentro dos 90 dias do seu visto de turista, senao vc tera que retornar ao Brasil e esperar 03 meses para poder reentrar na Italia.

    Da uma olhada aqui no Blog, pois temos varios topicos falando o assunto:

    http://www.noticiasdabota.com/search/label/Matrimonio

    Depois do matrimonio, è facil voce tirar o permesso. Eh so ir ate a questura ou dar entrada pela posta.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  28. Oi Cris!

    Sou Ralf, casado no Brasil, ítalo-brasileiro (fiz meu processo de cidadania italiana em Pavia), estou com todos os documentos de cidadão italiano e de casamento... Gostaria de saber como devo proceder para fazer o permesso di soggiorno para minha esposa já que vamos ficar morando na Itália? Qual é o tipo de permesso que devo fazer e a sua duração?

    Grato!
    Ralf

    ResponderExcluir
  29. Oi Ralf

    Se seu casamento ja esta legalizado no comune italiano tudo è mais facil. E sò vc ir na questura com sua esposa e solicitar o permesso per ricongiugimento falimiliare. Mas para isso, sua residencia teria que ja esta ok. Sua esposa entraria como turista e faria a regularizaçao por aqui mesmo.

    De uma olhada nesse link: http://poliziadistato.it/articolo/219/

    Uma outra opçao, que seria mais burocratica, mas mais segura è solicitar o visto diretamente no consulado italiano italiano no Brasil. Eu nao sei te dizer quanto tempo levaria, ja que o meu processo foi todo feito por aqui.

    Aqui em Florença, è melhor fazer o pedido de visto por aqui, em Pavia eu nao sei te dizer, pois o procedimento pode variar de questura para questura.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. ciao Gostaria de tirar uma duvida, sou brasileira casada com italiano, ele tbém mora aqui no Brasil há quase DOIS anos, já é inscrito a AIRE e tbém tem carteira de PERMANÊNCIA BRASILEIRA POR TEMPO INDETERMINADO. Fato é que como nós temos uma casa na Italia, pretendemos ir morar lá, porém tenho dois filhos de maior idade, porém teem menos de 21 anos, que pretendemos leva-los, detalhe eles não são filhos do meu atual marido. Poderemos ir morar lá? o que alegar na entrada deles na italia? o permesso deve ser o de famiglia? eles devem fazer universidade lá, porém não sei bem se devo pedir o permesso no consulado aqui no brasil ou se depois que estivermos lá. Tem outra coisa gostaria de saber como matricular eles na universidade italiana antes de viajar, posso fazê-lo daqui do Brasil? isso facilitaria a aquisição do permesso?

    ResponderExcluir
  31. Ah meu marido já foi ao consulado pra saber como proceder mas eles não explicam bem as coisas, parecem não saber de nada. Tudo pra eles é não pode, não pode..... Como se nós fossemos cretinos e não podessemos nos informar com mais ninguém. Me ajude a entender como devo fazer para que meus filhos entrem legalmente e fiquem morando lá conosco e ainda com direito a estudar na universidade italiana, gratissima Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  32. Ah so para efeito de cooperar, logo depois do meu casamento aqui no Brasil, fomos ao consulado da italia aqui no Brasil e levamos o original da certidão de casamento para que fosse feita a TRANSCRIÇÃO lá no COMUNE de residencia do meu marido na italia. porém nos estamos morando aqui no BRA. Meu marido já entrou em contato com um funcionario e ammigo dele da comune que nos enviou por e-mail cópia da transcrição, só para efeito de ficarmos cientes de que o consulado já enviou a certidão de casamento e que ela já foi transcrita, ou seja, já consta lá na italia que somos casados legalmente aqui no BRA,ou seja na IT também, pois é para isso que serve a transcrição, dar o mesmo valor ao casamento la na IT. Esse passo é obrigatorio, a pessoa que casar no BRA com italiano deve fazer, pois sem registrar o casorio lá não podera pedir a cidadania NUNCA. Porém se fizer tudo certinho, poderá pedir ao consulado sua cidadania italiana depois de 3 anos que vc casou, se estiver morando aqui no BRA e depois de 6 meses se vc estiver morando lá na IT. Misturei um pouco mas espero ter ajudado com a informação.

    ResponderExcluir
  33. Carla Leitora,

    Eu não sei te dizer se a legislação aqui na Italia houve alteração, mas no site do Ministero dell'Interno, diz que somente os filhos menores de idade podem solicitar o permesso de familia. Algumas vezes a legislação è alterada e eles não atualizam o site.

    Somente filhos maiores que são invalidos 100% podem solicitar o permesso di familia.

    Seria bom que seu marido se informasse diretamente na questura da cidade onde voces irão residir.

    Se vc tivesse a cidadania italiana, seria mais facil de conseguir o permesso para seus filhos.

    Caso realmente nao seja possivel seus filhos conseguirem o permesso por motivo familiar, voces podem tentar o visto por estudo. O ano letivo aqui na Italia começa agora em setembro, provavelmente não dará mais tempo pra esse ano.

    Pra se matricular na universidade italiana, vc vai ter que entrar em contato com a universidade, porque o procedimento pode variar de uma pra uma.

    Aqui no blog tem um post que fala sobre o assunto, procure na tag educaçao!

    Obrigada pela sua participação e pelas dicas que vc compartilhou com a gente!

    In bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  34. Ah.. dê uma olhada no link abaixo do site da Polizia di Stato que fala sobre o permesso di familia:

    http://poliziadistato.it/articolo/219/

    ResponderExcluir
  35. Oi Cris !tudo bem? Sou casada com um italino vai fazer 2 anos,nosso casamento foi aqui mesmo no brasil. Mas em 2012 vamos voltar para a italia,so agora legalizamos nosso casamento lá. A duvida é a seguinte: quando nos voltamos eu vou ter que fazer permesso di soggiorno? Mesmo sendo casada com ele? um super abraço e aguardo tua resposta. ok. Flavia

    ResponderExcluir
  36. Olá Flavia

    Se você não possui a cidadania italiana, infelizmente, mesmo sendo casada com um italiano, terá que solicitar o permesso di soggiorno per motivo di famiglia e o pior, para solicitar o permesso di lunga durata (05 anos) terà que superar o teste de italiano. Dê uma olhada nesses artigos:

    http://www.noticiasdabota.com/2011/02/permessos-saiba-como-foi-o-primeiro.html

    http://www.noticiasdabota.com/2010/11/permesso-di-soggiorno-di-lungo-periodo.html

    Caso você não supere o teste, você receberá um permesso com duração menor de 05 anos e poderá renová-lo na data de vencimento do mesmo. O tempo pode variar de acordo com cada questura. O meu primeiro permesso foi de 06 meses e depois eles me deram o de 05 anos.

    Eu não sei o que è melhor: você dar entrada no visto diretamente no consulado italiano no Brasil, ou fazer todo o processo aqui na Italia. Eu fiz o processo todo aqui: entrei com o visto de turista e depois dei entrada no meu permesso. Só que dessa forma, eu tive que comprar passagem de ida e volta.

    De qualquer maneira, antes de agendar o teste de italiano, dê um pulo na questura da cidade italiana de residencia e veja se houve alguma alteração nos procedimentos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Olá,ja tenho procurado por muitas informaçoes e devo dizer que por sorte cheguei até aqui :),a minha duvida é o seguinte,tenho permesso di soggiorno per motivo familiare,ele vale ate outubro de 2012 mas acontece que eu estou fora da Italia un ano e agora estou querendo voltar,sera que eu vou ter algum problema na fronteira?porque eu nao sei se naquele chip fica gravado a entrada e saida do pais.E com receio eu fiz ate um novo passaport,se vc esclarecer a minha duvida te agradeço muito.
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Anonimo

    Eu acredito que você não terá nenhum problema pra entrar não, já que o seu permesso está dentro da data de validade. Quando você apresenta o permesso, eles nem olha os outros documentos! Venha tranquilo! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  39. ola, minha mae tem o permesso di soggiorno, em 6 meses de trabalho ela conseguiu. e eu gostaria de saber se ele da direito a reunioes familiares la na italia?

    ResponderExcluir
  40. Caro Leitor,

    Infelizmente, sua mãe com o permesso só tem direito de reunir alguns membros da familia: marido, filhos menores ou incapacitados.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Olá, Bom dia.
    Meu nome é Silvana Matos. Eu fui aprovada em uma bolsa de estudos da Capes/Brasil, para fazer parte de meu doutorado em Roma na Università Degli Studi Roma Tre.
    Ficarei 5 meses em Roma. De 10 de fev a 09 de Julho.
    Terei que abrir uma conta em um banco italiano. Para abrir esta conta tenho que ter o Codice Fiscale que tirei no Consulado de Recife e o Permesso di Soggiorno que tirarei em Roma até o 8º dia.
    Mas estou um pouco preocupada. Dizem que este Permesso demora tanto para chegar! Será que poderei abrir uma conta só com o comprovante que dei entrada no Permesso? Você tem algumas informação sobre isto?
    Outra coisa, qual banco você indica para abrir uma conta na Itália?
    Meu visto sai dia 06/02 e viajo dia 10/02.

    Muito obrigada, aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  42. Oi Silvana, boa noite!

    Bem vinda ao nosso blog! Parabéns pela bolsa!

    Eu não sei te dizer se realmente è necessário apresentar o permesso para abrir uma conta bancária, eu acho que não porque eu não apresentei o meu, mas isso pode variar de banco pra banco.

    Eu te aconselho abrir uma conta na Posta Italiana mesmo, pq as taxas são menores, é um banco estatal e tem por toda parte!

    Procure saber se a Universidade que vc vai estudar possui convênio com algum banco, pois geralmente as taxas são menores para estudantes.

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  43. Ola Cris,

    Acabei de receber minha cidadania italiana, moro na Sardenha e pretendo me casar com minha noiva brasileira aqui na Italia. Quais os procedimentos que devo fazer? Sendo que nao somos casados no Brasil.

    Ir na Comune casar, e depois na questura pedir o permesso?

    Bjus.

    Marco

    ResponderExcluir
  44. Ciao Marco

    Primeiro vc tera que ir ate o consulado Brasileiro em Roma tirar o nulla osta para sua noiva. No site do consulado tem todos os documentos necessarios que ela tera que trazer do Brasil. Com o nulla osta em maos, vc podera dar entrada na papelada do casamento no comune. Com a certidao de casamento em maos, vc podera ir na Questura solicitar o permesso para sua esposa.

    In bocca al lupo e parabens pelo matrimonio

    ResponderExcluir
  45. Ola Cris...Adorei teu blog e gostaria de informaçoes tambem, se possivel
    Vou me casar em Junho e meu namorado hoje esta na Holanda. Depois disso, gostariamos de ir morar na Italia.
    E nos casaremos la tambem se for possivel.
    Como faremos pra apresentar comprovante de renda, para o permesso di soggiorno se nao teremos emprego quando chegarmos la?
    Ele tem condiçoes de me sustentar pk tem um bom trabalho. Ele pode fazer um documento garantindo isso?
    Eu sou cidada italiana e ele nao.
    Nao sei como devo proceder.
    Socorrrro!!!kkkkk
    Um grande abraço!
    Italiana.

    ResponderExcluir
  46. Cara Leitora,

    Você como cidadã italiana não irá precisar do permesso e nem de comprovar renda.

    Se eu novo, depois do casamento poderá solicitar o permesso por motivo familiar. Algumas questuras solicitam um comprovante de renda, outras como a de Florença, basta uma declaração simples. Mas como seu marido tem trabalho, isso não será um grande problema.

    Caso vocês não consigam comprovar renda, isso não será um grande trabalho, o máximo que pode acontecer e eles emitirem um permesso de pequena duração entre seis meses e um ano, o qual será renovado sem problemas.

    Quando ao casamento, não precisa casar na Italia não. Basta depois do casamento na Holanda, você ir até o consulado Italiano mais próximo e registrar o matrimonio que ele será valido na Italia. Te aconselho a registrar no consulado brasileiro tambem, para ser valido no BR.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  47. salve:vorrei sapere se dopo de avere fatto la separazione de mio marito posso ancora renovare mio permiso di sogiorno da 5 anni e chiedere la carta di sogiorno sensa problemi,anche se non sono completamente divorziata e non ho un contrato di lavoro,vorrei sapere al piu presto grazie e cordiali saluti.elisa.

    ResponderExcluir
  48. Ciao Elisa

    O problema para renovar o seu permesso è que vc precisara comprovar que possui meios financeiros para ficar na Italia, sem ter um trabalho e sem que seu marido se responsabize financeiramente por ti, podera ser um problema. De qualquer maneira, de entrada na renovaçao do permesso e cruze os dedos! Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  49. Oi estou indo para Italia e queria saber se posso tirar o meu permesse di soggiorno pela minha sobrinha que è Italiana,porque minha irmà ainda nào tem a cidadinancia bjos...

    ResponderExcluir
  50. Eu acredito que sim, mas é bom sua irma confirmar na questura primeiro! Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  51. bom dia estou morando em roma a um ano e quatro meses com minha mulher e meus dois filhos, fiquei sabendo que saiu um flusso, como faço pra obter a permisso sogiorno estou trabalhando minha mulher tambem e meus filhos ja estao na escola a dois anos, obrigado.

    ResponderExcluir
  52. Caro leitor,

    Eu não sei como funciona o flusso, mas tempos atras uma amiga fez e o empregador é que tem que solicitar o flusso. Parece que era feito atraves da internet. O flusso é válido somente para as pessoas que ainda estão fora da Italia, no seu caso o interessante seria a sanatoria, mas eu nao tenho a minima idéia de quando isso vai acontecer. De qualquer forma, tente o flusso stagionale
    http://www.interno.it/mininterno/export/sites/default/it/sezioni/sala_stampa/notizie/immigrazione/00000038_2012_03_21_flussi_2012.html

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  53. Ola Cris, nao sei se ainda posta no blog, mas resolvi arriscar...
    Meu cunhado é cidadao italiano e mora a seis anos na italia com mulher e filhos, eu e minha esposa (irma dele) temos uma filha,e fomos convidados a morar com eles na Italia ,mas gostariamos de saber se é possivel conseguirmos o Permesso Di Soggiorno per Motivi famigliari, sendo ele cidado e financeiramente estavel no pais a um bom tempo.
    Obrigado desde ja.
    Juliano

    ResponderExcluir
  54. Caro Leitor,

    Seu cunhado como cidadão italiano poderá sim solicitar o permesso para a sua esposa e por tabela pra ti também. Eu só não sei te dizer se vc terá que esperar o permesso da sua esposa ficar pronto para poder solicitar o seu - pede seu cunhado para conferir essa informação na questura. Seu cunhado precisará comprovar renda e se responsabilizar financeiramente por vocês. Pede pra ele conferir a documentação necessária porque com certeza vc vai ter que traduzir e legalizar os documentos no consulado italiano no Brasil. Um abraço

    ResponderExcluir
  55. Obrigado pela informaçao, foi de grande valia!
    Parabéns pelo seu Blog!
    Abs, Juliano

    ResponderExcluir
  56. Ola

    Sou brasileira e estou ha 1 semana na Italia com visto de turismo. Meu casamento com cidadao italiano foi marcado para 19/01/2013 na comune di Vicenza. Gostaria de saber se o visto por motivo de familia posso fazer na Italia e quanto tempo leva para ser liberado. Queria saber ainda se posso viajar para o Brasil antes de receber o visto pois tenho algumas coisas pendentes para resolver. Obrigada !

    ResponderExcluir
  57. Cara Leitora,

    Depois do matrimonio, você deverá solicitar o seu permesso na questura mais próxima da sua casa aqui na Italia. Eu já vi em diversos lugares que com o protoloco do primeiro permesso você não pode sair da Italia - se fosse renovação de permesso, estaria tudo certo. Mas confesso que não encontrei nenhuma lei que confirme essa informação. Pra você ser mais segura, confirme essa informação na questura no dia que você der entrada no seu permesso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Boa noite, sou brasileira , fui para italia com o visto de turismo, 90 dias, e agora estou indo de novo encontrar meu namorado. E vamos viver juntos mais 90 dias, eu gostaria de ficar mais, eu posso fazer o permesso soggiorno?? Um permesso de convivencia , com ele se responsabilizando e comprovando renda total por mim?

    ResponderExcluir
  59. Cara Leitora,

    Creio que não será possível solicitar o permesso por motivo de convivência porque a Italia não reconhece esse tipo de relacionamento. Eu te sugiro a solicitar o permesso por motivo de estudo, mas isso tem que ser feito quando vc ainda estiver no Brasil.

    Um abraço e in bocca al lupo!

    ResponderExcluir
  60. bom dia , gostaria de saber os documentos necessarios para ,que eu possa dar entrada no permisso de sugiorno de minha filha que tem 15 anos,para morar na italia junto comigo e meu marido que e italiano, minha filha ,o pai dela , e brasileiro,mas eu sou casada com o italiano e recebi meu permisso sugiorno por 2 anos.,deus abencoe a vc.por me conceder esta resposta.

    ResponderExcluir
  61. Prezada Leitora,

    Para saber os documentos exatos para o permesso di soggiorno, por favor visite o seguinte link: http://www.poliziadistato.it/articolo/225/

    Acredito que sua filha por ser de menor, precisarà apresentar uma autorizaçao do pai dela para residir na Italia.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  62. Ola Cris, minha irma reside na italia e possui cidadania, eu gostaria de ir pra italia , e conseguir o Permesso di soggiorno per Famiglia , a duvida é , tenho dois filhos de 6 e 10 anos e meu esposo que gostaria de levar comigo, minha irma pode passar um permesso pra eles tambem? se não , tem alguma outra forma?

    ResponderExcluir
  63. Olá Cristiane,

    Me chamo André e gostaria de saber se você consegue tirar uma dúvida que tenho sobre a questão do casamento e da obtenção de cidadania para minha futura esposa.

    Pelo o que li aqui no seu site (muito bom, por sinal!), o caminho mais prático que deveríamos seguir hoje seria:

    1. Nos casamos na Itália e, em seguida, fazemos o pedido da permesso di soggiorno per Famiglia para minha esposa. Para isso, o passo-a-passo seria: chegarmos na Itália e pedirmos o nulla osta para ela; realizarmos o casamento; darmos entrada no pedido do permesso di soggiorno (tudo isso dentro do prazo de 90 dias);

    2. Em seguida, poderíamos ficar morando na Itália, ambos podendo trabalhar e estudar normalmente (renovando o permesso dela, sempre que necessário), e após 2 anos estaríamos aptos a dar entrada no processo de cidadania dela.

    É isso mesmo?

    Se for, gostaria de saber se o prazo de 90 dias é suficiente para realizar toda a etapa 1, inclusive para obtermos o permesso da minha esposa.

    Desde já, muito obrigado!


    Um abraço,

    André

    ResponderExcluir
  64. Oi Edna,

    O permesso para ti e para seus filhos você consegue tirar através da cidadania da sua irmã. Só não sei te dizer se vc consegue tirar do seu marido junto com a sua, ou se você terá que esperar sair o seu permesso, para depois solicitar o permesso do seu marido. Peça a sua irmã para consultar a questura mais próxima da casa dela. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  65. Oi André,

    Os procedimentos elencados por você está correto. Primeiro, o casamento e depois a solicitação do permesso por motivo familiar. O casamento e a solicitação do permesso deve ser feito durante o prazo de 90 dias, dessa forma sua esposa não estará iregular na Italia.

    O grande problema, é que o permesso não fica pronto durante os 90 dias - pode demorar até seis meses, dependendo de cada questura! Quando sua esposa der entrada no permesso, ela irà receber um protocolo, que servirà pra ele comprovar que não está irregular na Italia. Só que com o protocolo, sua esposa não poderá solicitar a residencia e nem tirar os documentos como carteira de identidade e codice fiscale e por isso ela não poderá nem estudar e nem trabalhar. Aqui em Firenze, por exemplo, pra ficar com todos os documentos em dia, è preciso quase um ano. Quanto antes vc der entrada no permesso dela serà melhor.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  66. Olá, tudo bem??
    Tenho uma dúvida quase igual a do André.. rs

    Sou a futura esposa do caso e o meu meu futuro marido ainda vai dar entrada no processo de dupla cidadania dele, tem todos os documentos, porém fará isso diretamente na Itália.

    Aí vem a dúvida, se nos casarmos antes de ir pra Itália, depois ele entrar com o processo dele, nesse período, cabe a mim o permesso por motivo familiar???

    ResponderExcluir
  67. Olá, Boa Noite! me chamo Thiago Santos! você poderia me ajudar a sanar minhas dúvidas?

    Tenho um irmão Italiano(que nasceu e vive hj na Italia/Parma), gostaria de saber qual tipo de documento devo fazer para viver legalmente com ele na Italia?

    Devo fazer o permesso di soggiorno(motivi familiare)?

    Para fazer o permesso di soggiorno é obrigatorio ter o visto ou posso fazer o permesso sem o visto diretamente quando eu chegar na Italia?

    Nossa mãe era brasileira e viveu na Italia por quase 20 anos! e nesse meio tempo casou-se, teve meu irmão que hj tem 24 anos e tornou-se cidadã italiana! porém ela faleceu em 2008!

    Ficarei no aguardo!

    Grato!

    ResponderExcluir
  68. Oi Thiago!

    Voce devera tirar o permesso por motivo familiare. Vc pode entrar na Italia com o visto de turismo e dar entrada no permesso quando chegar aqui, sem problema nenhum. Nao esqueça de trazer um documento que comprove o parentesco com o seu irmao, tipo a certidao de nascimento. Os documentos deverao ser traduzidos e legalizados no consulado italiano no Brasil antes. Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.