sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Documentação necessária para casamento na Itália

Depois de tantas alterações, confusões e diferenças de informações entre o Consulado do Brasil de Roma e o de Milão, finalmente eles chegaram a uma conclusão e um acordo sobre a documentação necessária para casamento de brasileiros na Itália. Nos posts Declaração para fins de matrimônio na Itália e Matrimonio na Italia: Nulla Osta emitido em cartorio no Brasil

O consulado de Milão alterou todos os procedimentos, inclusive informando que nao emitia mais o Nulla Osta e que este deveria ser emitido no cartorio onde foi registrado o seu nascimento no Brasil. Essa alteraçao na Legislaçao provou imensa confusao pois o Comune aqui na Italia nao estava aceitando a documentaçao que nao fosse emitido pelo consulado brasileiro. Finalmente, o Consulado voltou atras e manteve os procedimentos antigos.

Abaixo os procedimentos no Consulado do Brasil em Roma para obtenção da Declaração para fins de Matrimônio na Itália, o antigo Nulla Osta.

DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL

Informações gerais

Informações sobre qual a documentação necessária para a celebração de casamento em um Comune devem ser obtidas diretamente no Comune onde se deseja casar. Cabe ao Consulado-Geral em Roma tão somente emitir a declaração de estado civil para cidadãos brasileiros que pretendem se casar sob sua jurisdição.

Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização pelos consulados da Itália, República de San Marino ou República de Malta no Brasil dos documentos mencionados abaixo. O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) deverá verificar com o Comune onde pretende se casar acerca da necessidade de tais serviços.

A declaração para fins de matrimônio na Itália, República de Malta ou República de San Marino, emitida por esta Repartição Consular, deverá ser legalizada em Prefettura-Ufficio Territoriale del Governo da jurisdição do Consulado-Geral em Roma, antes de ser apresentada no Comune.

Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito.

O crime de bigamia é figura tipificada no artigo 235 do Código Penal brasileiro:“Contrair alguém, sendo casado, novo casamento. Pena: reclusão, de dois a seis anos” e conforme o disposto no Código Civil brasileiro (art. 1.521, VI) as pessoas já casadas não podem contrair novo matrimônio. Nesses casos, o novo registro civil de casamento será considerado nulo.
 
Documentação

O(A) cidadão(ã) brasileiro(a) deverá apresentar-se pessoalmente ao Consulado, munido dos originais dos seguintes documentos:


1. Declaração de estado civil, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil com data de emissão inferior a 6 meses;

2. Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses;
3.Carteira de identidade ou passaporte brasileiro válido.

Se ambos os nubentes forem brasileiros, mesmo que possuam dupla nacionalidade, devem ambos apresentar a declaração de duas testemunhas e certidão de nascimento brasileira emitidos há menos de 6 (seis) meses.

Se o(a) brasileiro(a) for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil ou em repartição consular brasileira. Neste documento deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

Para brasileiro(a) divorciado(a), é necessário apresentar também a certidão de casamento com a averbação do divórcio, emitida há menos de seis meses.
 

No caso de viúvos(as), apresentar a certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

No caso de o futuro cônjuge estrangeiro ter sido casado com cidadão brasileiro, deverá ser apresentada a certidão brasileira de casamento com as devidas averbações que atestem seu atual estado civil de divorciado.

Tempo de processamento: O serviço é processado e entregue no mesmo dia.
Custo: € 15,00 pagos em espécie no ato da solicitação.


Fonte:  Consulado Brasileiro em Roma

Post atualizado no dia 17/01/2017

107 on: "Documentação necessária para casamento na Itália"
  1. Um tema bastante útil ,Criss! Sempre há dúvidas sobre isso. um beijo,ótimo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cris!
    Pretendo me casar na Italia em Agosto ou Outubro. Estou preprando todos os documentos. Eu devo solicitar um visto no Consulado Italiano em SP, ou posso entrar como turista? Estou confusa. Vc poderia me add no hotmail para conversarmos um pouco?
    Seria muito grata. :)
    nanilima1968@hotmail.com
    Abs
    Regiane

    ResponderExcluir
  3. Nani

    Eu nao sei se o consulado vai te dar um visto de "noiva". Em SP eu nao sei como funciona, mas no Rio eles nao dao. Entra como turista... è mais facil. E so voce apresentar a documentaçao toda direitinho: passagem de ida e volta, carta convite, seguro saude...Voce nao vai ter problemas pra entrar. De qualquer maneira, procure saber se o Consulado em SP te da esse visto! Depois vc vem aqui contar pra gente!

    Vou te add no msn, mas estou saindo de ferias hoje e vou ficar um tempo sem acessar o pc.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cris!
    Vou perguntar no consulado amanhã.
    Mas já vou pedir a carta da Francesco.
    Depois te conto tudo, pois só vou em 29/05.
    Muito obrigada por me add no MSN.

    E Feliz casamento, aqui no Brasil! parabéns! :)

    Nos falamos quando possível, ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, queria primeiro dizer q seu blog eh muito legal e tirei algumas das minhas duvidas aqui, mas agora estou com uma outra duvida... Bem vo te contar a minha historia, eu estive na Italia de maio ate agosto de 2009 na casa do meu namorado, como eu naum tenhu permesso eu tive q voltar pro Brasil em agosto e eu e ele decidimos nos casar pra resolver esse problema, eu cheguei no Brasil dia 12 de agosto e ja estou com os documentos para o casamento quase prontos e gostaria de retornar para Italia no fim de setembro, como fiquei sabendo q so posso retornar pra italia depois de 3 meses, estava pensando em fazer um novo passaporte e tentar retornar antes... O q vc acha disso??? Sera q corro o risco de ser deportada ou posso entrar denovo com um passaporte novo sem problemas??? Espero q vc possa me ajudar!!!
    Obrigado e bjus

    ResponderExcluir
  6. Laura

    Eu conheço pessoas que retornaram a Italia antes dos tres meses com o mesmo passaporte e nao tiveram problemas, como tambem conheço que fizeram novos passaportes para poderem reentrarem na Europa. Acho que tudo isso vai dependender muito da sorte que voce vai ter na fronteira. Eu sinceramente, se voce voce, esperaria os tres meses no Brasil para poder voltar. O clima aqui na Italia anda tao pesado por causa do novo pacote de segurança, que eu nao arriscaria fazer nada fora da Lei.

    Um beijo e boa viagem pra ti

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris.
    Tudo bem com vc??
    Descobri o seu blog procurando saber quais docs sao necessarios p
    um matrinomio na italia.(amei o blog)
    Sou brasileira e vou me casar com um italiano.moro em vicenza, tenho permesso e identidade italiana.
    Li e reli a respeito dos docs... entendi quase tudo.... o que nao consegui entender é sobre a tal declaraçao de ausencia de impedimentos (aonde devo ir para consegui-la no cartorio aonde foi registrado o meu nascimento ou em qualquer outro cartorio?)
    Existe um formulario apropriado??
    A declaraçao das duas testemunhas ja tenho o formulario.
    Como moro na Italia gostaria de saber se posso fazer uma procuraçao para o meu irmao pegar todos os docs no Brasil pra mim... e se essa procuraçao tem que ser feita aqui em cartorio.

    Obrigada e um abraçao

    ResponderExcluir
  8. Brasileirissima

    A declaraçao de ausencia de impedimentos è a declaraçao de das duas testemunhas, è a mesma coisa:

    1. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, conforme o modelo fornecido pelo Consulado – Geral do Brasil em Milão e com ambas assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro(a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    Voce vai precisar dessa declaraçao, da sua certidao de nascimento (emitida a menos de seis meses), passaporte e um documento de identidade do seu noivo.

    Da uma olhada no site do consulado de Milano: http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Parabens pelo casamento!

    ResponderExcluir
  9. Olá Cris!
    Vc saberia dizer quanto, mais ou menos, fica um casamento apenas no civil na Itália??
    Muito obrigada :0)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Mari

    As taxas depende de cada comune. Aqui em Firenze, para a publicaçao do casamento, voce paga pouquinho, nao me lembro exato, acho que uma marca da bollo di 14 euros.

    A grande diferença, è que voce ou seu noivo deve ser residente no comune de realizaçao do casamento. Se seu noivo mora em Firenze,e se o casamento for realizado no horario normal de abertura do comune o casamento è praticamente gratuito.

    Se seu noivo for cidadao italiano e inscrito no IRE ( Anagrafe Italiani Residenti Estero ), ou seja, mora no exterior, o casamento è gratuito tambem.

    Se seu noivo for residente numa comune que pertence a Provincia di Firenze e em horario normal de funcionamento do comune è 200 euros.

    Se nenhum dos dois forem residentes na Provincia de Firenze, o custo è 620 euros (casamentos realizado no horario normal de funcionamento do comune)

    Pra mais detalhes casamentos em Firenze: http://centroservizi.lineacomune.it/portal/page/portal/MULTIPORTALE/FIRENZE/TAB_5LETUEGUIDE?_piref_.tema=308&_piref_.sottotema=2110&_piref_.macrostruttura=servizi%20demografici&_piref_.servizio=matrimonio&_piref_.idservizio=%2Fkbm_root%2Fcommondir_comune_di_firenze%2Fthematicgroup_organizzazione_tematica%2Fthematicdir_identita%2Fsubthematicgroup_stato_civile%2Fservdir_matrimonio%2Fservfiledir_1-Scheda_Servizio%2Fservfile_prenotazione_sala_matrimoni.html

    Te aconselho a entrar no site da comune onde voce vai realizar o casamento para verificar os valores das taxas.

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Olá Cris! Primeiramente parabéns pelo blog, ele é excelente.
    Tenho uma dúvida e acredito que você pode me ajudar... Você sabe me dizer se é possível um casal brasileiro, ambos sem cidadania italiana, se casar no civil ai na Itália???
    Muito obrigada pela sua atenção.
    Bjoss.

    ResponderExcluir
  12. Vi,

    Eu nao sei te informar, mas eu ja vi em diversas cidades aqui na Toscana casamento de estrangeiros, mas eu nao sei se eles eram residentes aqui. De qualquer maneira, procure o consulado italiano no Brasil e veja o que pode ser feito. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cris!

    Parabéns pelo blog, é ótimo.
    Estou com uma dúvida e talvés você saiba me informar.
    Sou casada no civil no Brasil com um italiano e a princípio iriamos fazer a trascrição do casamento, porém existe uma burocracia muito grande para legalização da certidão brasileira pelo consulado italiano.
    Como estou com as passagens reservadas e também por questões familiares, pensamos se havia a possibilidade de casar novamente no civil também na Itália. Observação: um dia antes do meu casamento eu peguei a 2ª via atualizada da minha certidão de nascimento e tem menos de 6 meses da emissão.
    Será possível casar-se no civil com a mesma pessoa em dois países?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi Renata

    Obrigada pela sua participaçao! Eu acredito que nao seria legal voce casar duas vezes em paises diferentes, mesmo que seja com o mesmo marido. Voce alem da certidao, vai precisar de uma declaraçao de duas testemunhas dizendo que vc è solteira no Brasil (e isso nao seria verdade), se der algum problema no futuro, voce podera prejudicar essas duas pessoas. O ideal para nao ter nenhum problema no futuro, è fazer a transcriçao na Italia. Tenho uma amiga que se casou no Brasil e fez tudo via consulado. Sera que vc nao pode fazer isso atraves de procuraçao? Eu casei na Italia e fiz a transcriçao no consulado do Brasil e foi tudo muito facil e tranquilo! Boa sorte pra voce!

    ResponderExcluir
  15. olá cris..Sou o Camillo de origem Brasileira mais com visto de residencia em portugal...quais documentos precisos para união legal com minha namorada italiana residente em milão? Obrigado e sorte.

    ResponderExcluir
  16. Oi Camillo

    Se o casamento for realizado aqui na Italia, voce devera solicitar o nulla osta no consulado brasileiro de Milao.

    Da uma olhada no link abaixo, que esta tudo explicadinho!

    http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cris, tudo bem ?
    Vou me casar na Itália e já tenhos os dois documentos "certidão de nascimento" e "declaração de impedimentos", a minha dúvida é se devo enviar esses documentos para legalizar em brasilia, depois traduzir e legalizar no consulado italiano antes de partir para a Itália ou se não necessita nadda disso.

    obrigada

    Gisele

    ResponderExcluir
  18. Gisele

    Para o consulado brasileiro nao precisa traduzir e nem legalizar nada.

    Mas pede o seu noivo para conferir na comune onde ele vai dar entrada na documentaçao, se precisa traduzir e legalizar, pois isso pode variar de comune para comune.

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se a declaração de estado civil e a ausencia de impedimento para casamento é a mesma coisa e se devo autenticar este documento no cartorio da cidade onde eu nasci...

    ResponderExcluir
  20. Anonimo

    A Declaraçao de estado civil era um documento que o consulado de Milao estava exigindo e que era tirado no cartorio onde a pessoa tinha nascido e a declaraçao de ausencia de impedimento è aquela onde as duas testemunhas assinam.

    Ha um tempo atras, o consulado exigia os dois documentos, juntamente com a certidao de nascimento, mas agora nao è mais necessario a declaçao de estado civil.

    Basta somente a certidao de nascimento e a declaraçao de ausencia de impedimento, conforme o link abaixo:

    http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Eh bom lembrar que esses documentos sao o que o consulado brasileiro exige para emitir o nulla osta, mas cada comune pode exigir uma documentaçao diversa, por isso aconselho a todos irem ate a comune onde o casamento sera realizado e confirmar a documentaçao necessaria!

    Um grande abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  21. Alguem sabe se no Comune de Roma e na Prefettura eles pedem somente o passaporte do brasileiro que vai casar e o nulla osta,ou pedem tbm a certidao de nascimento de novo...pois se nao pedem,nao vejo a necessidade de traduzir a certidao e fazer legalizaçao consular.
    Essa informaçao seria importantissima pra mim,estou saindo do Brasil em 15 dias para me casar,tenho os doc mas nao traduzi nem validei a certidao de nascimento no consulado.

    Obrigada de antemao,e parabens pelo blog,é fantastico!

    Kelly

    ResponderExcluir
  22. Kelly

    Obrigada pela sua participaçao. Aqui em Firenze nao foi necessario eu apresentar a certidao traduzida e legalizada, bastou o nulla osta e o passaporte.

    Procurei no site de comune de Roma e nao encontrei nada referente a necessidade da certidao traduzida e legalizada. Tem um sportello matrimonio, o qual voce podera solicitar informaçoes atraves do e-mail: marina.caronti@comune.roma.it

    O ideal seria seu noivo da uma passadinha no comune e verificar os documentos necessarios!

    Parabens pelo casamento e muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  23. Kelly

    Esqueci de postar o link onde eu consultei:

    http://www.comune.roma.it/was/wps/portal/!ut/p/_s.7_0_A/7_0_21L?menuPage=/Area_di_navigazione/Sezioni_del_portale/Municipi/Municipio_XX_%2820%29/Servizi_e_Uffici/Servizi_anagrafici/Matrimonio/&flagSub=

    ResponderExcluir
  24. Cris,vc salvou minha vida...desculpa nao ter postado antes para agradecer!!!

    Bjs e muitas felicidades para vc!

    Kelly

    ResponderExcluir
  25. Kelly

    Deu tudo certo? Realmente nao è necessario traduzir a certidao para o comune de Roma?

    Quando tiver um tempinho, venha aqui e deixe essa dica pra gente!

    Um grande abraço e Auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  26. Oi Cris,
    Segue os doc pra casar no civil em Roma:

    Declaraçao de presença(se o voo nao teve conexao em outro pais europeu nao precisa,valendo somente o carimbo da imigraçao italiana no passaporte)
    Nulla Osta expedido no Consulado brasileiro em Roma com a firma do consul reconhecida na prefeitura.
    Passaporte valido.

    E niente de certidao de nascimento legalizada e traduzida!!!
    Ufa,pra mim foi um verdadeiro presente de casamento nao precisar depender da "rapidez" do consulado agora no fim do ano...
    Ia acabar casando na Pascoa!

    Um abraço carinhoso!
    Kelly

    ResponderExcluir
  27. Oi Kelly

    Obrigada! E a mesma documentaçao que apresentei quando casei aqui em Firenze!

    Felicidades ao casal!

    ResponderExcluir
  28. OI Cris,

    Adorei as informacoes encontradas aqui...

    Tenho uma duvida que talvez vc ja tenha respondido mas que pra mim ainda nao ficou claro :

    Existe casamento so no civil na Italia? Pergunto pq sou divorciada e portanto nao poderia me casar na igreja, e a informacao que eu tenho e' de que casamento na Italia e' feito na igreja e depois a igreja que se encarrega de mandar os papeis para o cartorio.....

    Por favor, se puder me ajudar eu agradeço

    Ale

    ResponderExcluir
  29. Oi Ale

    Claro que existe! Voce pode escolher casar so no civil, eu mesma fiz assim! Me casei aqui na Italia so no civil pq deixei pra fazer o religioso no Brasil.

    Caso voce escolha fazer o religioso, ai sim a Igreja se encarrega de mandar a papelada para o comune. Exatamente como acontece no Brasil!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  30. oi cris!
    sigo esperando a resposta do post lááááá de cima. Estou entrando como TURISTA na itália...com tooooooooooda a documentação já prontinha...pra me casar (meu noivo é italiano).Minha dúvida é sobre o tal 'visto de noiva'...que descobri ontem q existe em alguns países...mas NEM O GOOGLE sabe me informar com precisão com relação à Itália.
    Preciso de VISTO DE NOIVA ou o visto TURISTA com todos os trâmites para TURISTA sendo atendidos (passagem pra 3 meses, schegen, dinheiro, carta-convite, etc) me é suficiente para nao infringir a lei diante do serviço de imigração??? Visto TURISTA me permite estar LEGAL por ate 3 meses. Mas permite estar LEGAL O SUFICIENTE para me casar lá, caso eu apresente tooooooda a documentação exigida (Nulla Osta, Certidão de Registro Civil atualizada, Permiso de Soggiorno, Passaporte, etc)???

    ResponderExcluir
  31. Olha, sobre esse visto de noiva, eu tambem queria saber! Quando eu estava preparando a minha documentaçao para casar e ainda morava no BR, eu tinha uma amiga que morava em SP que estava na mesma situaçao. Ela foi no consulado italiano em SP e lhe deram um documento tipo um visto de noiva, que lhe garantia entrar na Italia e fazer todos os procedimentos para o casamento, sem nenhum problema. Eu morava no Rio e fui no Consulado do Rio e la me disseram que esse visto de noiva nao existia, que eu poderia entrar com o visto de turista normalmente e fazer todos os procedimentos e foi assim que eu fiz, nao tive nenhum tipo de problema. Mas de 2007 pra ca, muita coisa mudou, inclusive a legislaçao de imigraçao e casamento entre italianos e extracomunitarios. O que eu tenho visto, è que alguns comunes aceitam normalmente o carimbo de entrada no passaporte como visto de turismo regular, mas ja vi tambem outros casos que eles nao aceitam. O que eu te aconselho, pra nao ter nenhum tipo de problema è que entre os primeiros 08 dias de permanencia na Italia, va ate a questura da cidade do seu noivo e leve o passaporte, a passagem de ida, a carta convite, o seguros saude, leve todos os documentos que voce apresentou na fronteira e peça para fazer a DICHIARAZIONE DI PRESENZA. De posse dessa declaraçao, ninguem podera dizer que voce nao esta legal. Mas preste atençao: o casamento tem que ser realizado entre o periodo do visto de turista, ou seja, 90 dias a partir da sua entrada na Uniao Europeia. Se passar os 90 dias, voce tem que retornar ao Brasil e esperar mais 03 meses para poder retornar.

    Um abraço e auguri pelo matrimonio!

    Depois venha nos da o feedback, porque se alterou alguma coisa, è bom pra atualizar o post para futuras noivas!

    ResponderExcluir
  32. Bohhh... qual è a resposta do post la de cima? Eu papei mosca e deixei de responder alguem???

    ResponderExcluir
  33. Ah... de uma olhada nesse post aqui:

    http://www.noticiasdabota.com/2009/11/casamento-entre-italianos-e.html

    ResponderExcluir
  34. Ola cris, tudo bem? eu queria tirar uma duvida por favor me ajudem... entao eu vou me casar na italia, so que me falaram que a lei mudou e para eu casar com um italiano agora tenho que ter um permesso de sogiorno e verdade? não posso vim direto do brasil como turista com tudo pronto para me casar? so se realmente eu tiver essa documentaçao do permesso de sorgiono? me ajudem por vc. bjoka

    ResponderExcluir
  35. Cara Anonima

    Voce nao precisa ter o permesso nao, pode se casar com o visto de turista, voce so nao pode estar ilegal.

    Te aconselho na primeira semana que vc estiver na Italia, ir na questura e solicitar a "dichiarazione di presenza resa al sensi dell' art. 109 del R.D. no. 773/1931". Com essa declaraçao em maos, voce nao tera problemas. Mas lembre-se, o casamento deve ser realizado dentro do periodo do visto de turista, ou seja, dos 90 dias.

    Para mais esclarecimentos, de uma olhada nesse post, que eu explico tudi direitinho:

    http://www.noticiasdabota.com/2009/11/casamento-entre-italianos-e.html

    Obrigada pela sua participaçao e tanti auguri aos noivos!

    ResponderExcluir
  36. obrigada cris, pelo seu carinho em me responder... um super beijo. obrigadinha

    ResponderExcluir
  37. to precisando de uma LUZ!!!!!!!!
    hj fui na questura para tentar de novo dar entrada no bendito permesso, tava ido tao lindo, nunca tinha chegado tao longe, ai a atendente olha para o nome do meu marido na certidao, e olha para a carteira de identidade, acontece q meu marido eh um grande teimoso, eu disse q isso ia ser problema, pq eu casei com ele no brasil com o nome dele de cidadao brasileiro, e aqui na italia o nome dele eh outro ( quase igual, sem o sobrenome da mae) eles me pediram uma declaraçao do consulado q os dois nomes sao a mesma pessoa, poxa ate sorri, sai correndo fui no consulado, q surpresa o consulado nao pode me dar essa declaraçao, um absurdo. minha amiga disse q teve o mesmo problema, porem ela consegiu uma declaraçao nao declarada, ja que o consulado insiste q nao pode me dar. oq eu faço??????

    ResponderExcluir
  38. Esse problema de nomes aqui na Italia è bem comum.

    Deixa eu ver se entendi: voce apresentou a certidao de casamento brasileira?

    Quando seu marido deu entrada na cidadania italiana dele, ele nao incluiu os documentos de casado?

    Se voce for no comune do seu marido eles nao te dao um certificado de matrimonio com o nome italiano do seu marido? Ai vc teria em maos uma certidao com o nome italiano dele.

    ResponderExcluir
  39. Olá Cris...
    Tenho uma duvida que ainda nao foi postada aqui mas vms la!
    Moro em Dublin (Irlanda)a 3 anos, meu namorado tem dpla cidadania e como a situação de visto pra mim vai complicar decidimos nos casar e estamos juntos somente a 8 meses, nesse caso como seria o procedimento para casar aqui em Dublin (irlanda) tenho algum tipo de permissão apos do casamento sem ser o passaporte?? TKS

    ResponderExcluir
  40. Bohhhh! Eu nao conheço a legislaçao da Irlanda, mas acredito que se voce for esposa de um cidadao italiano, voce tem direito de acompanha-lo seja onde for - se ele tem visto para a Irlanda, vc como esposa dela tera direito ao visto por motivo de familia.

    A mesma coisa se se voces forem viver aqui na Italia, se a cidadania do seu marido for italiana. Mas lembre-se de registrar o casamento no consulado italiano de Dublin.

    ResponderExcluir
  41. Oi Cris! Parabéns pelo blog, realmente as informações são mto úteis!Estou precisando algumas dicas, vc poderia me ajudar? Acabo de me mudar para Roma, e vou ficar aqui por 3 anos, fazendo phD. Já apliquei para o "permesso di soggiorno" e já está tudo ok com meus documentos. No entanto, meu noivo virá em abril e nós pretendemos nos casar aqui para que ele possa ficar legal. Não tenho a menor idéia do procedimento para esses casos, vc sabe me dizer qual o primeiro passo? Tentei procurar no site da cumune de Roma, mas não encontrei. E quanto a entrada dele no país, como turista, vc recomendaria alguma medida como reserva em hotel, quantia em dinheiro, cartão de crédito internacional, além das passagens ida e volta? Não queremos correr o risco dele ser impossibilitado de entrar no país.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Dani

    Eu acredito que seja o mesmo procedimento, porem, os dois terao que fazer o nulla osta. De qualquer maneira, escreva um email para o consulado e confirme e va ate a sua comune e veja quais os documentos necessarios.

    Nao precisa reservar hotel pra ele nao, como voce è residente, faça a carta convite para ele. De uma olhada no post http://www.noticiasdabota.com/2008/07/modelo-carta-convite.html

    Peça tambem pra ele fazer o seguro saude, se ele for contribuinte do INSS ele pode fazer gratuitamente no Ministerio da Saude, se nao, ele pode fazer um seguro viagem com cobertura de saude.

    Dinheiro è necessario, de uma olhada no site do consulado italiano que la voce encontrar todos os valores atualizados. O cartao de credito internacional ajuda tambem!

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  43. Muito obrigada pela dica Cris! Realmente vai nos ajudar muito!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Por nada Dani! Se depois vove puder retornar e contar pra gente como foi o processo, eu te agradeceria, ja que diversas pessoas poderao ter a mesma duvida que voce.

    Um abraço e auguri!

    ResponderExcluir
  45. Me veio uma coisa na minha cabeça. Meu irmao mora no Japao e o pais nao realiza casamentos em qual um dos conjugues nao è cidadao japones. Eu nao sei se a legislaçao italiana è como a japonesa. Caso sim, voce pode realizar o seu casamento no consulado brasileiro.

    ResponderExcluir
  46. Ola cris, tudo bem? parabens blog! Eu gostaria saber uma pergunta para casar na italia, que precisa documentção Tradutor juramentado com certidao de nascimento interior teor? Desta agradeço... bjs

    Sirlene

    ResponderExcluir
  47. Ola cris, tudo bem? parabens blog! Eu gostaria saber uma pergunta para casar na italia, que precisa fazer documentção Tradutor juramentado com já carimbo legalizada certidao de nascimento interior teor? Desta agradeço... bjs

    Sirlene

    ResponderExcluir
  48. Ola cris, tudo bem? parabens blog! Eu gostaria saber uma pergunta para casar na italia, que precisa fazer documentção Tradutor juramentado com já carimbo legalizada certidao de nascimento interior teor? Desta agradeço... bjs

    Sirlene

    ResponderExcluir
  49. Ola cris, tudo bem? parabens blog! Eu gostaria saber uma pergunta para casar na italia, que precisa fazer documentção Tradutor juramentado com já carimbo legalizada certidao de nascimento interior teor? Desta agradeço... bjs

    Sirlene

    ResponderExcluir
  50. Ola cris, tudo bem? parabens blog! Eu gostaria saber uma pergunta para casar na italia, que precisa fazer documentção Tradutor juramentado com já carimbo legalizada certidao de nascimento interior teor? Desta agradeço... bjs

    Sirlene

    ResponderExcluir
  51. Sirlene,

    Geralmente nao è preciso traduzir nada, pois o consulado brasileiro ja emite o nulla osta em italiano. Porem, peça seu noivo para conferir no comune onde voces pretendem casar, porque a documentaçao pode variar de comune para comune.

    Quando eu casei nao precisei traduzir nada.

    Um beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
  52. Olá Cris, descobri blog procurando informações sobre casamento na Itália. Eu e meu noivo somos brasileiros, nos casaremos no civil aqui no Brasil, mas gostaríamos de fazer a cerimonia religiosa aí (católica).
    Vc sabe quais os documentos necessários para isso? Será um processo rápido? Pq queremos nos casar em setembro deste ano (daqui +- 4 meses)
    Suuuuper obrigada desde já e vou continuar "devorando" suas informações aqui
    Beijos
    M. Clara

    ResponderExcluir
  53. Oi Clara

    Eu fiz o casamento religioso no Brasil por isso nao sei te informar 100% correto do que è necessario, ou se vc, como nao residente, vai poder realizar o casamento na Igreja Catolica.

    Com certeza voce vai precisar dos seguintes documentos:
    Certificado do batismo
    Certificado da crisma
    Certificado de participaçao do curso de noivos.

    Todos os documentos com data de emissao menor de seis meses

    Eu acredito, mas nao tenho certeza, que todo o processo, deve ser feito diretamente na sua paroquia e o padre encaminhar tudo pra voce. Pelo menos foi assim que aconteceu comigo.

    Mas è bom voce entrar em contato com Igreja aqui na Italia e confirmar a informaçao, mas faça isso na Igreja que vc pretende realmente casar, porque o processo pode variar de paroquia para paroquia.

    Ah... e corre com o "bonde" porque è super dificil encontrar data disponivel, porque o povo deixa pra casar a partir de maio ate setembro.

    DA uma olhada nesse outro post:http://www.noticiasdabota.com/2009/05/brasil-italia-casamento-religioso.html

    Vou pesquisar direitinho com amigas que fizeram o matrimonio religioso aqui e depois volto a postar!

    Um abraço e seja bem vinda ao nosso blog

    ResponderExcluir
  54. Clara

    Esqueci de dizer que è necessario tambem estado livre eclesiastico.

    Uma outra coisa, se vc ja fez o casamento civil, traga tambem a certidao de casamento.

    Ainda nao consegui descobrir se esses documentos devem ser traduzidos.

    Quando eu fiz o meu matrimonio no Brasil, eu tive que traduzir todos os documentos emitidos na Italia, mas nao precisei legalizar nada no consulado.

    ResponderExcluir
  55. Olá Cris !!!!!
    Tenho muitas duvidasss.Quais os documento necessario para casar na italia,se precisa traduzir para levar para italia.
    Meu noivo mora Lombardia de milano (varzi) ele já foi casado com uma brasileira mais aqui no Brasil no civil ele era residente no Brasil mas nao é maissss ele perdeu o visto nao quiz mas mora no aqui.... por favor me ajude .
    bjssss Anna

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Meu marido é divorciado e eu solteira, ambos brasileiros. Gostariamos de nos casar na Italia. Dizem que brasileiro não pode, no civil, e no caso dele, nem no religioso.
    Pode me esclarecer?
    Isso seria em setembro.Dá tempo com relação à documentação?

    ResponderExcluir
  57. Anonima

    Os documentos necessários você pode conferir no site do consulado brasileiro e Milano: http://www.brasilemilano.it/br/consulares/casamento.asp

    Geralmente não precisa traduzir nada não, mas pede seu noivo para ir no comune que vocês pretendem se casar e conferir a documentação, pois pode variar de comune para comune.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  58. anonima

    Eu nao sei te dizer se o comune italiano realiza o casamento entre cidadões que não são italianos, isso voce vai ter que conferir no comune da sua residencia. Caso não, voces podem realizar o casamento no consulado brasileiro.

    Se voce pretende casar em setembro, tem que correr, porque no verao è dificil encontrar data disponivel para casamento.

    Um abraço e auguri!

    ResponderExcluir
  59. Oi Cris, obrigado pelo seu blog, é super bom!!
    Eu gostaria de uma ajuda sua se possivel.
    Eu e meu noivo moramos em vicenza e vamos nos casar em julho, no civil e na religioso, mas como ambos temos cidadania nao utilizaremos NADA de documento brasileiro, foi a comune que nos indicou assim.
    Mas como fica a nossa situaçao no Brasil? Tenho que ir no consulado? Ou devo me casar de novo como brasileira?
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Oi Anonima

    Se ambos possuem a cidadania italiana, nao è necessario toda essa papelada de nulla osta nao! Voces casam normalmente no comune. Para ter validade no Brasil, sera necessario depois do casamento fazer o registro no consulado brasileiro na Italia e posteriormente, quando voces forem ao Brasil, fazer o registro no 1o. oficio.

    Nao precisa casar novamente no Brasil nao... alias, eu acho que nao seria nem mesmo legal, mesmo sendo com a mesma pessoa. Voces tem que fazerem so o registro no consulado.

    Da uma olhadinha nesse post: http://www.noticiasdabota.com/2008/05/registro-de-casamento-realizado-no.html

    Auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  61. Oi, salve a todas!

    Gostaria de uma informaçao: estou preparando todos os doc's para o matrimonio, mas essa declaraçao esta "quebrando-cabeça".. no Brasil essa declaraçao é emitida como uma Certificaçao? Ou posso apresentar somente o pdf (dado pelo Consulado de Milao) e autenticar as assinatura no Brasil que sera' valido igualmente? Porque se si pode "risparmiare" é melhor nao.

    Obrigada à todas!

    ResponderExcluir
  62. Oi Anonima

    De uma olhadinha no site do consulado de Milano

    http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  63. Oi Cris, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas, e fazendo uma pesquisa na net acabei encontrando o seu blog ( muito útil por sinal), quem sabe você não possa me ajudar.
    Então, fui para a Itália no fim de Março desse ano, fiquei por lá quase 90 dias, voltando no fim de Junho. A questão é que: tenho um namorado ( sei a mesma história de sempre)estamos juntos há mais de um ano, mas ele morando lá e eu cá em SP. Então esse ano resolvemos morar juntos. Esses 3 meses juntos foi bom para ver que passamos no test, conseguimos conviver juntos como um casal. Na escola na qual eu estava fazendo um curso de Italiano me deu a opção de voltar ao Brasil e pedir um visto de estudo, como aperfeiçoamento do idioma. foi o que eu fiz semana passada, fui no consulado com os milhares de documentos que ele me pediram, e agora estou aqui na espera da resposta, que terei na próxima quinta.
    A minha dúvida é: caso me neguem o visto, você sabe se eu posso voltar a Itália depois de um mes no Brasil mesmo já tenho ficado 3 meses na Itália?
    Em última opção pensamos em nos casar para poder ficar regular, mas como eu li acima para casar na Itália eu preciso estar legala, seja como turista ou qualquer outro tipo.
    E outra coisa: caso não seja possível tornar a Itália agora, se ele vier ao Brasil, nos casarmos aqui posso logo em seguida voltar a Padova? ou acha que devo esperar algum tempo aqui no Brasil?
    Desculpa pelo incomodo Cris, mas me sinto perdida nessa situação.
    Obrigada desde já.

    Daniela

    ResponderExcluir
  64. Oi Daniela

    Pra voce retornar pra Italia com visto de turista, tera que aguardar pelo menos 90 dias. Voce pode casar no BR, mas è muito mais facil casar na Italia. Com visto de turista, de estudo, voce consegue casar normalmente, sem grandes problemas. Algumas pessoas nao esperam os 90 dias para retornarem e nao tiveram problemas, mas se vc prefere nao arriscar, è melhor esperar passar os 90 dias.

    Voce pode casar no BR tambem, mas acho que sera mais complicado porque em SP voce teria que enviar todos os seus documentos depois do casamento para ser legalizado no ERESP, e isso te tomaria mais tempo. De uma olhada no topico que conta a Saga da Renata para legalizar os documentos em SP depois do casamento.

    http://www.noticiasdabota.com/search/label/Bate-Papo%20com%20o%20Leitor

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  65. Ola,Cris,estou com uma duvida que talvez vc ou alguem possa me ajudar a questao da certidao de nascimento e a normal ou aquela que vem tudo no livro?Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  66. Ola anonimo

    Eh a certidao normal, aquela simples! So que tem que ter menos de seis meses da data de emissao! Baci

    ResponderExcluir
  67. olá, estou me divorciando no brasil e pretendo me casar com um italiano em roma. Vou a itaia conhecer a familia dele em setembro com o passaporte com nome de casada. Ainda nao saiu averbação do divorcio. Depois da averbaçao voltarei a italia para os preparativos do casamento. ja li os posts anteriores e nao tenho duvida qto aos procedimentos. Minha duvida é com o passaporte de solteira poderei voltar a italia qto temo depois de retornar ao brasl. outra duvida é se já fui casada na igreja catolica no brasil é impossivel casamento religioso em roma,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Cara leitora

    Voce podera retornar normalmente a Italia depois de 90 dias, nao sei se com o passaporte novo vc poderia adiantar a entrada, acredito que sim!

    Quanto ao casamento na Igreja Catolica, infelizmente se vc ja foi casada no Brasil, nao podera se casar aqui, a nao ser que seu casamento religioso seja anulado.A Igreja Catolica è uma so, e para eles o casamento è indissoluvel. Eles irao te pedir uma serie de documentos para comprovar que vc nunca foi casada.

    Casamentos com mulheres divorciadas na Italia tem uma particularidade, da uma olhadinha nesse post: http://www.noticiasdabota.com/2011/01/casamento-na-italia-mulheres.html


    Um abraço e auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  69. Ola, salve , salve.
    Bom, eu sou brasileiro e moro na Italia a 2 anos com visto de lavoro.
    Meu noivo e divorciado totalmente, e gostariamos de nos casar na Comune ano que vem.
    Meu certificado ja é a 2° via (no caso terei que fazer mais uma3° via , pra aprsentar qe nunca fui casada??
    Estou com meu passaporte vencido, Ja agendado pra renovar no consulado de milano..
    Meus documentos italianos estao todos em dias..
    Gostaria de saber se alguem podera me enviar todos documentos necessarios para nos casarmos em Maio do ano qe vem? ou se devo fazer isso pessoalmente??
    Obg, desde ja...
    tenha um bom dia.
    Amei o blog bem interessante, espero q possa me ajudar..

    ResponderExcluir
  70. Oi Maria,

    O certificado que você diz é o nulla osta? Se sim, ele só tem seis meses de validade. Quase todos esses documentos tem validade de somente seis meses. Se tiver passados os seis meses da data de emissão, você terá que refazê-los sim!

    Os documentos que você precisar no Brasil, podem ser solicitados por outra pessoa, vc não precisa ir pessoalmente não! Você só deve conferir se será necessário enviar uma procuração.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  71. mari_armarinho@hotmail.com13 de janeiro de 2012 19:40

    Ola gostaria de tirar uma duvida,eu vou me casar este mes com um italiano aqui no brasil mas fiquei sabendo que depois do casamento devo ir no consulado aqui pra resistrar senao nao tem validade é verdade! minha amiga casou aqui no ano passado e nao resistrou teve que voltar pra resistra pois na italia nao tinha validade o que devo fazer depois do casamento? marisa de oliveira

    ResponderExcluir
  72. Oi Marise

    Infelizmente você terá que registrar no consulado italiano sim, senão não tem validade na Italia e você não vai conseguir tirar o seu permesso!

    Um abraço e auguri!

    ResponderExcluir
  73. Noivinha brasileira24 de janeiro de 2012 23:16

    Ola, muito bom esse blog.
    preciso de ajuda.. moro na Italia e pretendo casar em maio desse ano.. Ja li tudo sobe o site do consulado Brasileiro, so um detalhe q nao entendir..minha irma podera solicitar os meus documentos(nulla osta) deve ser feita por ela no local(cartorio) q fui registrada? E sobre as testemunhas ja entendir, a duvida é se necessariamente ela deve fazer imprimindo o modelo que tem noo site...!!? ou la no Cartorio que fui registrada ela tera acesso igual ou parecido(vi no site q deve ser igual que tem no site)posso imprimir e mandar ela fazer com o imprimido? nossa que confusao.. Salve minha duvida e ja agradeço!!

    ResponderExcluir
  74. Noivinha,

    No site do consulado brasileiro em Roma, eles só pedem a declaração das duas testemunhas, a declaração de nulla osta, vc tera que fazer pessoalmente aqui no consulado brasileiro na Italia (Roma ou Milano).

    O formulario das duas testemunhas vc pega diretamente no site: http://www.partitodemocratico.it/doc/224284/porta-lavori-in-corso-tra-italia-e-brasile-sul-riconoscimento-delle-patenti.htm

    No cartorio no Brasil, vc so vai precisar tirar a sua certidao de nascimento, isso sua irma pode fazer pra ti. Nao precisa traduzir nada!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  75. Noivinha brasileirinha30 de janeiro de 2012 16:56

    Cris, Ola tudo bem !!?
    Bom, hoje falei com a minha irma, e ela ja conseguiu fazer tudo, so que eles fizeram uma declaraçao bem parecida com a que e imprimi.. No caso podera' ser essa ou deve ser por obrigaçao a que esta no site(tbm imprimir e ela mora perto do cartorio, queria saber se deve ser a imprimida ou se podera ser uma nova, bem parecida..(deixamos como estar? foi reconhecido firma das duas testemunhas , meu registro tudo direitinho.. a duvida era so essa..
    me ajude querida, desde de ja agradeço !!

    ResponderExcluir
  76. Noivinha,

    Isso eu não sei te informar! Por via das dúvidas, vai que o posso esteja com TPM, é melhor você utilizar o modelo oferecido por eles.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  77. Cris ,

    Amei seu blog! :)
    Até agora não tenho mais nenhuma dúvida quanto aos proclames burocráticos para o casamento civil, mas queria umas dicas mais de mulherzinha sobre o casamento na Comune. Traje, comemoração, quantidade de participantes no ato oficial, (...) - pode me dá umas dicas. O google não tá tão eficiente assim e você já deve ter visto muitos, pode dar uns toques que servirão para as outras noivas.
    Obrigada desde já!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  78. Natalia,

    Parabéns pelo casamento! Muitas felicidades e obrigada por retornar ao Noticias da Bota.

    Quanto ao casamento civil realizado no comune, secondo me, não existe uma praxe não. Eu já presenciei cerimônias simples, como no Brasil e já presenciei também belissimas cerimônias, com direito a vestido de noiva e tudo.

    Tudo vai depender do que você quiser fazer. É o seu dia e ninguém melhor do que você pra decidir. Não fica feio e nem fora de praxe você casar de noiva no comune, aliás como eu disse anteriormente, è muito comum.

    Eu não casei de noiva, porque queria fazer o casamento religioso no Brasil, mas se não, com certeza não iria me privar do vestido que eu sempre sonhei.

    O número de convidados vai depender de você também, eu convidei 80 pessoas, que era o número máximo permitido no restaurante onde fizemos o almoço. Te aconselho a consultar o comune e ver qual è a capacidade máxima da sala do comune, porque no meu caso, a sala era pequena e não tinha lugar (sentado) pra todo mundo. O sindaco foi muito legal e mudou a sala só para poder acolher meus convidados. Mas não sei se um outro sindaco faria o mesmo.

    A cerimonia em si è simples e rápida, na maioria dos casos, de 15 a 20 minutos. O meu foi mais ou menos 40 minutos, porque o sindaco foi muito simpatico e leu um poema de Neruda pra gente.

    Um abraço e auguri!

    ResponderExcluir
  79. Ola, logo logo estarei ai em Firenze e espero que dê tudo certo para eu fazer meu casamento ai.
    Minha dúvida é a seguinte. Eu sou italo-brasileiro, AIRE em Minas gerais. E a noiva a brasileira. Nós moramos aqui no Brasil.
    Fiquei com uma dúvida, ao mesmo tempo que fala que pelo menos 1 tem que morar em Firenze, fala que o italiano(EU) inscrito no Aire também pode se casar e sem taxas ainda, é verdade?
    O que temos de verdade nisso? Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho. Quando der certo volto aqui para contar.

    ResponderExcluir
  80. Olá Thiago,

    No site do comune de Firenze diz o seguinte: um dos conjugues deve ser residente na cidade de Firenze ou residente no AIRE Firenze. Se vc esta inscrito no Aire Firenze, com certeza è gratuito, mas nos horarios estabelicidos pelo comune. Se for Sabado a tarde ou domingo, terá um custo, conforme abaixo:

    - Matrimonio celebrato in orario d'ufficio, fra cittadini di cui almeno uno residente in Firenze o iscritto AIRE ( Anagrafe Italiani Residenti Estero ) di Firenze: gratuito.
    - Matrimonio celebrato in orario d'ufficio, fra cittadini di cui almeno uno residente nella Provincia di Firenze: euro 200.00.
    - Matrimonio celebrato in orario d'ufficio, fra cittadini entrambi non residenti nel Comune o nella Provincia di Firenze: euro 620.00.

    ATTENZIONE:
    - Matrimonio celebrato, fuori orario , tra cittadini di cui uno almeno residente in Firenze o iscritto AIRE (Anagrafe Italiani Residenti Estero ) di Firenze: euro 300.00;
    - Matrimonio celebrato fuori orario, tra cittadini di cui uno almeno residente nella Provincia di Firenze: euro 500.00;
    - Matrimonio celebrato fuori orario, fra cittadini entrambi non residenti nel Comune o nella Provincia di Firenze: euro 920.00.
    Fonte:http://centroservizi.lineacomune.it/ssproxy/comune_di_firenze/identita/stato_civile/matrimonio/prenotazione_sala_matrimoni.html

    De qualquer maneira, você poden entrar em contato com o setor de matrimônio do comune por telefone ou por email para maiores informaçoes.

    Informazioni
    Reclami: tel. 3287604533 da lunedi a venerdi dalle ore 8,30 alle ore 13,00; e-mail: reclami.anagrafestatocivile@comune.fi.it

    Um abraço e tanti auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  81. ola queria uma informação .sou brasileira e meu marido italiano e acabamos de casar aqui no brasil onde moramos e queremos saber quais os documentos necessários para podermos casar na italia.

    ResponderExcluir
  82. Ola Vany

    Vc nao deve casar na Italia, ja que casou no Brasil. O que vc tem que fazer è validar o casamento no consulado italiano no Brasi. O proprio consulado italiano, farà o registro no comune de residencia do seu marido. Um abraço

    ResponderExcluir
  83. sou brasileira e vou mi casar na italia com um italiano.estou no brasil atualmente. gostaria ,de saber como essa declaracao de ausencia de impedimento e fornecida no consulado em milao e precisa ser registrada no cartorio no brasil?se e fornecida na italia como vou registrar se estarei la?por favor mi ajudem gostaria de levar tudo certinho pq se faltar algum documento que outra pessoa nao pode pegar?obrigada nea

    ResponderExcluir
  84. Oi Cris, eu tenho algumas dúvidas que estão me matando, eu gostaria que você me ajudasse.Eu estou noiva e vou me casar na Itália/Milão em Dezembro, gostaria de saber primeiramente sobre a Declaração de estado civil, são dois que eu tenho que emitir? Um no cartório onde eu fui registrada? e o outro aquele formulário que está disponível no site do consulado do Brasil em Milão, que tem espaço para as duas testemunhas reconhecerem em Cartório? Se caso precisar da primeira opção, é necessário solicitar apenas no Cartório onde eu fui resgistrada?

    Um abraço, por favor me adiciona no messenger.
    mila_765@hotmail.com



    ResponderExcluir
  85. Luz,
    a única coisa que você vai precisar trazer do Brasil è a sua certidão de nascimento e o formulario assinado pelas duas testemunhas com firma reconhecida (esse formulario que está disponivel no site do consulado). Esquece a declaração de estado civil, não è mais necessario.

    Eu não uso mais o MSN, na verdade eu nem me lembro mais a senha dele. Me add no facebook se vc tiver, que podemos chatar por la.

    Um abraço e tanti auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  86. Olá cris, minha noiva é italiana e estávamos pensando em casar na Itália (nao somos casados no Brasil), mas não queremos morar na Itália. Estamos pensado em ficar um pouco na Inglaterra, isso é possivel ou precisamos fixar residência na Itália para poder efetuar o casamento por lá? E qto tempo precisarei esperar para ter direito ao passaporte italiano? Poderei viajar livremente após o casamento ou preciso ficar um período na Itália?

    Grato pelas informações
    Caio

    ResponderExcluir
  87. Caio, bom dia!

    Eu não sei te explicar quanto ao casamento reliazado na inglaterra, porque não conheço a legislação inglesa. Peça sua noiva pra entrar em contato com o consulado italiano na Inglaterra, eles poderão ajudá-la melhor do que eu.

    Quanto a cidadania por matrimonio é possivel sim! Para dar entrada, você poderá fazer depois de dois anos de matrimonio e residência em território italiano. Caso vocês morem fora da Italia, se não me engano, somente depois de 03 anos de matrimonio.

    Depois de casado, vc poderá normalmente solicitar a residência juntamente com a sua esposa em qualquer pais da União Europeia sem grandes problemas. Caso vcs decidam moram na Italia, com o permesso di soggiorno italiano, vc terá livre acesso pelos paises da União Europeia!

    Um abraço e tanti auguri pelo matrimônio!

    ResponderExcluir
  88. Ola Cris,
    Sou brasileira e meu noivo italiano. Nos casaremos no proximo ano em Roma , onde ele mora.
    Gostaria de saber quanto tempo leva depois que nos entregarmos todos os documentos para o comune (ja sei o detalhe de todos eles).
    Sao eles que estabelecem a data ou somos nos mesmos que indicamos uma ?
    Muito obrigada,
    Leticia

    ResponderExcluir
  89. Oi Leticia!

    Parabéns pelo matrimonio!

    A data para a publicação do casamento pode variar de acordo com cada comune. O meu aqui em Florença foi mais ou menos 10 dias. Depois da publicação vocês poderão marcar a data. São os noivos que escolhem a data e o horário. Se tiver livre, ou seja, se não tive marcado outro casamento para a data que vcs escolheram, tudo certo! Se vocês forem casar no verão ou na primavera, convém marcar a data com um certa antecedência, porque todo mundo casa nesse período!

    Um abraço e tanti auguri pra vocês

    ResponderExcluir
  90. Olá,

    sou brasileira e meu noivo americano mas vive na Italia por conta do trabalho. Vamos casar nos EUA mas precisamos de informações sobre como registrar o casamento na Italia. Vc sabe de algo.

    Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  91. Cara Leitora,

    Como vocês não possuem a cidadania italiana, acredito que não é necessário registrar o matrimonio na Italia não, isto é, se o casamento foi celebrado em outro pais. O que você vai precisar fazer, caso decidam morar na Italia depois do matrimonio, é traduzir a certidão de matrimonio para o italiano e legalizar no consulado italiano no pais onde o matrimonio foi realizado. De qualquer maneira, consulte o consulado italiano no Brasil, porque eles poderão te informar com mais segurança.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  92. Ola Cris tudo bem? Estou tirando minha cidadania italiana aqui na italia e tenho algumas duvidas quanto ao visto para minha esposa, ela ainda esta no Brasil mas esta querendo vir para ca eu ainda nao tenho a cidadania mas so esta faltando chegar a nao renuncia como devo proceder e melhor esperar e depois pedir um permesso pelo brasil ou ela pode vir e pedir aqui.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  93. Jether,

    Tudo depende da pressa que vc tem de trazer a sua esposa. O melhor seria vc esperar sair sua cidadania para traze-la. Seria menos burocratico, dar entrada no visto dela no Brasil, assim vc compraria uma passagem so de ida. Caso contrario, se vc quiser fazer tudo na Italia, seria mais rapido, mas vc teria que comprar passagem de ida e volta.

    Um abs e boa sorte

    ResponderExcluir
  94. Ola Malu!

    Desculpe a demora em te responder, esses últimos dias tem sido complicados e não tenho tido tempo nem para respirar.

    Acho que não serei portadora de boas notícias. Eu acredito que a sua filha por ter 18 anos não conseguirá tirar o permesso por motivo de familia. A Lei italiana diz que tem direito ao permesso somentes filhos menores. O que a gente precisa confirmar é se para o permesso a maior idade è de 18 ou 21 anos. Te aconselho a pedir o seu noivo ir até a questura de Pavia e confirmar essa informação.

    Caso realmente não seja possível, te sugiro solicitar um visto de estudos pra sua filha. O visto de estudos terá que ser feito diretamente no consulado italiano no Brasil.

    Você terá que vir com o visto de turista e com a passagem de ida e volta. Geralmente as passagens possuem validade de 01 ano, dessa forma, vc conseguirá aproveita-la para retornar ao Brasil de fèrias.

    O seguro saude è obrigatório, é uma garantia que caso vc precise de atendimento mèdico. se vc for aposentada ou contribuinte do INSS poderá fazê-lo gratuitamente no Ministerio da Saude.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  95. Bom dia Cris, Gostaria de saber qual a documentação necessária para se casar na Itália, sendo que sou brasileiro e tenho o passaporte italiano, mas não resido na Itália, e ela é brasileira. Ambos residimos na Irlanda. Sou divorciado e este documento já foi traduzido e juramentado quando dei entrada no passaporte italiano este ano.
    Obrigado,
    Mauro.

    ResponderExcluir
  96. Mauro,

    Não sei te dizer com segurançã qual o procedimento para quem não é residente na Italia. Acredito que você deverá dar entrada em toda documentação através do consulado italiano na Irlanda e depois você poderá escolher em qual cidade italiana vc quer se casar. Te aconselho a confirmar essa informação diretamente no consulado italiano.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir
  97. oi cris boa noite, eu tiver que tomar coragem para poder fazer essa pergunta eu tenho uma espulsao que peguei a 2 anos atras , mais mesmo assim continuo vindo para italia fico os tres meses e depois vou embora, mais agora decidir casar com meu narmorado aqui na italia o que vc achar que devor fazer? porque se eu for dar entrada eles vao ver que eu tenho a carta de via..vc saber disse se uma pessoa com espulsao poder casa na italia no comune? obrigado lena

    ResponderExcluir
  98. Olá Cris!
    Tenho cidadania italiana, e eu e minha noiva estamos indo residir na itália.
    Para casar lá, o que preciso?
    O que ela ganha exatamente? Um visto para morar? Com esse visto ela pode residir apenas na Itália?
    O que preciso levar daqui para casarmos lá?

    Att e obrigado!

    ResponderExcluir
  99. Cara Leitora,

    Parabens pelo seu matrimonio!

    Não conheço direito a legislação referente a expulsão. Seria melhor consultar um advogado... é mais garantido!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  100. Prezado Leitor,

    Através do matrimonio sua esposa terá direito ao permesso di soggiorno e poderá morar, estudar, trabalhar na Italia (e em todos os paises da UE).

    Os documentos necessários da sua esposa vc pode ver nesse link: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Quanto aos seus documentos, vai depender se vc vai primeiro transferir a sua residencia para a Italia ou não.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  101. E depois do casamento como se faz para pegar o permisso de soggiorno em roma?quanto paga? Em quanto tempo esta pronto?

    ResponderExcluir
  102. OI CRIS, OBRIGADA POR SUA GENTILEZA! GOSTARIA DE SABER QUAL O SITE QUE ENCONTRAREI O MODELO DE UMA CARTA CONVITE PARA IR A ITÁLIA. NO CASO MEU NOIVO MANDÁ-LA DE LÁ PARA MIM. AGUARDO SUA RESPOSTA. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  103. CRIS, MAIS UMA VEZ PRECISO DE SUA AJUDA! NÃO ESTOU CONSEGUINDO ABRIR O SITE DO FORMULÁRIO COM A DECLARAÇÃO DE SOLTEIRO. DIZ QUE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL. JÁ TENTEI DE VÁRIOS LOCAIS. QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  104. CRIS, ESTOU ANCIOSA E PREOCUPADA, POIS ESTOU VIAJANDO EM ABRIL E O SITE QUE VC INFORMA COM O MODELO DA DECLARAÇÃO DE SOLTEIRA POR 2 TESTEMUNHAS NÃO ABRE. DIZ QUE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL. OS CARTÓRIOS NÃO SABEM INFORMAR QUAL É. ELES TEM A SUA REDAÇÃO PRÓPRIA. AJUDE-ME POR FAVOR. DESDE JÁ OBRIGADA

    ResponderExcluir
  105. Oi Rosa!

    Desculpe a demora em responder. No site do Consulado Brasileiro em Roma tem todas as explicaçoes: http://cgroma.itamaraty.gov.br/pt-br/casamento_e_homologacao_de_divorcio.xml

    E nesse link vc consegue o formulario: http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/CgRoma/pt-br/file/casamento_ita.pdf

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  107. Gostaria de tirar uma pequena dúvida
    Casando-se na Itália , é válido aqui no Brasil também?

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.