Mordido, Donatello respondeu: " E mais fácil julgar do que fazer, e se o meu Cristo para você parece um camponês, pegue um pedaço de madeira e tente fazer um melhor".
Brunelleschi, entao, começou a fazer exatamente o que o amigo havia lhe desafiado. Em segredo, começou a trabalhar e a esculpir um Cristo de madeira, fazendo-o na melhor perfeição.
Depois de alguns meses, Brunelleschi encontrou Donatello na Piazza del Mercato Vecchio e o convidou para almoçar na sua casa e lhe deu alguns ovos para o almoço, dizendo:" Vai na frente que te encontro daqui há pouco com o vinho".
Quando Donatello chegou na casa do amigo, viu diante de si o Crucifixo feito por Brunelleschi, iluminado por um raio de sol que, entrando pela janela, colocava em evidência a nobreza da obra.
Tomado de admiração, Donatello alargou os braços deixando cair os ovos que lhe havia dado Brunelleschi sem se dar conta que os ovos formaram aos seus pés uma fritada pouco comestível.
Nesse momento então, chegou Brunelleschi que vendo a situação, lhe perguntou: " E agora, o que vamos almoçar?" Ainda surpreso, Donatello respondeu:" Pra mim, o dia de hoje já teve a sua razão. Quanto a ti, faça o que você quiser. Já entendi que você foi o eleito para desenhar o Cristo e eu, camponeses.
Muito legal ficar sabendo desses detalhes!!!Um beijo,chica
ResponderExcluirChica
ResponderExcluirTem cada historia escondida atras de cada obra de arte aqui em Firenze que a gente nao consegue nem imaginar. Cada objeto que vemos, tem um monte de historias e lendas. Vou contando devagar!
POR DETRAIS DE TUDO TEM SEMPRE ALGUMA COISA
ResponderExcluir