Os tolos, como é de sua natureza, fazem sempre muito barulho. São pródigos de gestos em sua ânsia de serem vistos. Têm os pés sempre prontos a dançar o mais improvável balé para que, de tão cansado, o coração do homem não ouça suas próprias batidas e não saiba traduzir-lhes o significado. Os tolos estão sempre falando e sua palavra desenha perigosos labirintos para aqueles que não lhe conhecem o perigo. Tecem seu fio com teia da mais escorregadia espécie, cujo brilho é feito para confundir o amoroso coração. Os tolos usam a palavra com a destreza de um cigano vibrando um punhal. Retalham cada fibra de quem ousar, tentar, sonhar aproximar-se do coração do homem em que habitam. Os tolos fazem sempre muito barulho! É preciso não permitir que o homem ouça o sábio.
O sábio fala uma linguagem mágica. Sua palavra é sempre a primeira. Mas sua voz tem um quê de estrelas cantando que faz com que o homem desconfie da loucura e não queira ouvi-lo. Sua sonoridade é sempre tão estonteante que muitas vezes o homem não a quer ouvir por temer a voragem de beleza que ela contém. E ouve os tolos, cujo discurso é conhecido. Mas o eco da voz do sábio, filha da intuição, está sempre lá. É possível resgatá-lo no brilho de um olhar(sobretudo, no mágico instante em que duas almas se entrelaçam na luminosa ponte de olhos vibrando segredos. É possível ouvir o sábio no generoso gesto de procura, nos momentos concedidos, na luta entre ficar e fugir, sobretudo, na voz de nosso próprio medo que nos tenta fazer surdos.
A voz do sábio está presente no silêncio da partilha do pão, do verso, da canção, do conhecimento, das pedras brilhantes, das inúmeras quinquilharias que os sábios partilham, da emoção das mãos que se entrelaçam ao calor do fogo e dos braços que se acolhem em celebração.
Beijos fraternos, Aninha, fada peregrina
(Soren Kierkergaard)
Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
analucia@orioncomunicacao.com.br
analucia.orion@uvaol.com.br
www.orioncomunicacao.com.br
Que linda reflexão,Aninha! E o pior é que o mundo anda cheinho de bobos faladores, que querem aparecer e na essência, não trazem nada... Que venham mais sábios...Precisamos e muito! um beijo,chica
ResponderExcluirChicca
ResponderExcluirObrigada pelo comentario!