A festa da Befana é uma das maiores festas da cultura popular aqui na Italia. A Befana é uma velhinha que voa numa vassoura, com um chapéu grande, nariz grande, roupas escuras, rasgadas e sujas pois geralmente quando ela desce da vassoura para entrar na casa das pessoas, costuma cair. Na verdade, a Befana parece uma bruxa, ou talvez ela seja mesmo uma bruxa. A Velha Senhora que ao mesmo tempo aterroriza as crianças (aquelas que não se comportaram bem durante o ano), é também uma velhinha de bom coração que presenteia as crianças boas. Talvez, a velhinha representa o ano velho que depois das festas natalinas, vai embora deixando na nossa memória as coisas boas que aconteceram durante o ano.
Esta velhinha, quando chega a noite do dia 05 de Janeiro, enquanto as pessoas dormem, entra nas casas para entregar presentes e doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano e presenteia carvão, alho e cebola para aqueles que não se comportaram bem. Porém, geralmente, todas as crianças, ficam desiludidas, pois Velha Senhora, costuma deixar nas meias penduradas, doces e presentes, misturados com carvão, como sinal que nossas crianças precisam sempre melhorarem um pouquinho.
Qualquer criança acredita que a Befana existe de verdade, e procura imaginá-la e esperá-la com ansia para saber qual foi o seu presente.
A lenda da Befana
Um dia os Reis Magos partiram repleto de presentes (ouro, incenso e mirra) para o Menino Jesus. Atravessaram muitos paises guiados pela Estrela de Belém e em cada lugar que passavam os habitantes corriam para conhecê-los e segui-los.
Somente uma velha senhora que no início queria acompanhá-los, mas no último minuto mudou de idéia e decidiu não partir com eles. No dia seguinte, arrependida, procurou os Reis, mas eles já estavam muito longe. Então, a Velhinha perdeu a única oportunidade de visitar o Menino Jesus. Por esse motivo, todos os anos, no dia dos Reis Magos, a velhinha voa na sua vassoura com um saco de presentes nos ombros, passa pelas casas para presentear as crianças "boas", os presentes que ela não conseguiu dar ao Menino Jesus.
Muito interessante este conto e seu blog também.
ResponderExcluirAbraços
Oi Francisco
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita e pelo comentario! Volte sempre!
Um abraço
Criss! É muito legal essa lenda e eu como tenho marido e netinhos italianos, gosto muito, embora aqui em casa, não a sigamos. Um beijo e como foiu a befana pra ti? te comportaste? rsrsrs Chica
ResponderExcluirOi Cris é a primeira vez que visito o seu blog e com certeza voltarei mais vezes,aproveito a oportunidade para convida-lo para visitar o meu.
ResponderExcluirEu tenho muito interesse em conhecer a Itália, especificamente a região de Toscana só por causa da plantação de Girassois rsrsrs
Tenho loucura por eles, você poderia me dizer,onde fica exatamente esses campos?
Há quanto tempo você estána Itália?
Um ótimo ano de 2009 para ti!
Beijos
Chica
ResponderExcluirA Befana nao passou aqui em casa hahahaha
Eu bem queria ter comprado pro meu marido os doces e os carvoes de chocolate, a bruxinha e a meia, mas dei mole. Quando tomei coragem pra sair nesse frio, nao tinha mais nada nas lojas. Ano que vem ela nao vai esquecer da gente nao hehehehe
Um beijo e obrigada pelo comentario!
Oi Vani
ResponderExcluirSeja bem vinda ao meu blog! Que bom que voce gostou hehehee
Eu tambem sou apaixonada pelos girassois e a Toscana è plena de girassois no verao, mas precisamente no mes de julho! Voce encontra pelas estradas, um universo de girassois !!!!
Obrigada pela visita e pelo comentario!