terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A festa da Befana


La Befana vien di Notte
con le scarpe tutte rotte
il cappello alla romana
viva viva la Befana.
Não se sabe em qual cidade ou região italiana nasceu a lenda da Befana, o que sabemos é que começaram a falar na lenda por volta do ano de 1.200 D.C. O nome Befana é originário da palavra Epifania, a festa dos Reis.

A festa da Befana é uma das maiores festas da cultura popular aqui na Italia. A Befana é uma velhinha que voa numa vassoura, com um chapéu grande, nariz grande, roupas escuras, rasgadas e sujas pois geralmente quando ela desce da vassoura para entrar na casa das pessoas, costuma cair. Na verdade, a Befana parece  uma bruxa, ou talvez ela seja mesmo uma bruxa. A Velha Senhora que ao mesmo tempo aterroriza as crianças (aquelas que não se comportaram bem durante o ano), é também uma velhinha de bom coração que presenteia as crianças boas. Talvez, a velhinha representa o ano velho que depois das festas natalinas, vai embora deixando na nossa memória as coisas boas que aconteceram durante o ano.

Esta velhinha, quando chega a noite do dia 05 de Janeiro, enquanto as pessoas dormem, entra nas casas para entregar presentes e doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano e presenteia carvão, alho e cebola para aqueles que não se comportaram bem. Porém, geralmente, todas as crianças, ficam desiludidas, pois Velha Senhora, costuma deixar nas meias penduradas, doces e presentes, misturados com carvão, como sinal que nossas crianças precisam sempre melhorarem um pouquinho.
Uma semana antes da festa, as crianças já começam a prepararem as meias e no dia da festa, dormem mais cedo. É muito parecido com o ritual do Papai Noel na noite de Natal, por isso, algumas crianças acreditam que a Velha Senhora é a esposa do Papai Noel, que vive no Polo Sul enquanto ele vive no Polo Norte.

Qualquer criança acredita que a Befana existe de verdade, e procura imaginá-la e esperá-la com ansia para saber qual foi o seu presente.

A lenda da Befana

Um dia os Reis Magos partiram repleto de presentes (ouro, incenso e mirra) para o Menino Jesus. Atravessaram muitos paises guiados pela Estrela de Belém e em cada lugar que passavam os habitantes corriam para conhecê-los e segui-los.

Somente uma velha senhora que no início queria acompanhá-los, mas no último minuto mudou de idéia e decidiu não partir com eles. No dia seguinte, arrependida, procurou os Reis, mas eles já estavam muito longe. Então, a Velhinha perdeu a única oportunidade de visitar o Menino Jesus. Por esse motivo, todos os anos, no dia dos Reis Magos, a velhinha voa na sua vassoura com um saco de presentes nos ombros, passa pelas casas para presentear as crianças "boas", os presentes que ela não conseguiu dar ao Menino Jesus.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.