O Giglio Rosso simboliza uma tradiçao, o poder econômico, o brasão cultural e artistico da cidade. O livro de Luca Giannelli chamado "Il Giglio di Firenze" conta a a historia fiorentina, o nascimento, a metamorfose e apariçao do simbolo.
Existem duas versões para a escolha do Giglio como símbolo da cidade. A primeira versão se refere é que tal flor cresce em grande quantidade nos campos de Florença - não a flor vermelha, mas a branca, chamada também de lírio. A segunda versão é se refere a origem da cidade de Florença, fundada pelos romanos. Florença foi fundada exatamente na festa de primavera, e daí nasce a origem do nome Florentia e o símbolo de flor.
O "Giglio" foi escolhido como símbolo de Firenze na segunda metade do século XII, pois era a flor em maior quantidade na região. Originalmente, a bandeira com o emblema da cidade era diversa da de hoje: o "Giglio era branco e o fundo vermelho. Em 1266, a bandeira foi invertida, passando a ser o Giglio vermelho no fundo branco. O nome botânico do Giglio de Firenze è iris florentina.
A mitologia narra que "Il Giglio" nasce no campo de uma gota de leite que cai do seio de Giunone (que corresponde a Deus Hera na mitologia grega) enquanto amamentava o pequeno Hercules. Daí a origem do significado do Giglio: pureza e castidade.
Tá aí uma coisa que ainda não sabia! =)
ResponderExcluirThiago
ResponderExcluirFico feliz que o Noticias da Bota tenha contribuido em alguma coisa no seu aprendizado sobre Firenze!
Um abraço pra ti
tenho um pingente, de ouro que tem esse simbolo e o nome FIRENZE,,, era do meu avo so que ele ja morreu,,, é muito bonito... valeu pela explicaçao!!!
ResponderExcluirOi Katrina
ResponderExcluirSe você caminhar pelas ruas de Firenze, verá esse símbolo por toda parte. Legal seu avô ter deixado pra você essa recordação de Firenze!
Um abraço e obrigada por compartilhar com a gente essa recordação!
Florença é uma das cidades mais lindas que já conheci. Uma cidade que transborda cultura por todos os lados.
ResponderExcluirUma das cidades mais lindas que já conheci. Florença transborda cultura por todos os lados. Já fui duas vezes e pretendo ir mais vezes, principalmente em janeiro que tem uma festa muito interessante no dia do meu aniversário, 6 de janeiro.
ResponderExcluirArts,
ResponderExcluirVc tem toda razão: Florença transborda cultura! Um grande abraço e obrigada pela visita e pelo comentário!