terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Matrimonio na Italia: Nulla Osta emitido em cartorio no Brasil

No dia 27 de Novembro de 2008, publiquei um POST sobre a alteraçao do Nulla Osta, conforme informaçoes contidas no site do Consulado do Brasil em Roma. Hoje, acessei o site do Consulado do Brasil em Milao a procura da mesma informaçao e qual foi a minha surpresa, pois encontrei uma informaçao totalmente diversa do que esta sendo informado em Roma.

Aos noivos brasileiros que pensam em casar na Italia, fiquem atentos, pois existem diversas informaçoes sobre o nulla osta. Eu aconselho aqueles que estao na Italia, a entrar em contato diretamente com o Consulado da sua respectiva Jurisdiçao, ou Roma e Milao. E aqueles que ainda estao no Brasil, sugiro fazer o processo, infelizmente, duas vezes, da forma como diz o Consulado em Milao e na forma como diz o consulado em Roma.

Provavelmente o consulado de Roma nao esta atualizado e esta procedendo da maneira antiga. Por vias das duvidas, aconselho a ter um olho na missa e outro no padre.

Quando chegara o dia que a burocracia no Brasil vai acabar???

Eis a informaçao que consta no site do Consulado de Milao:

DECLARAÇÃO DE “NULLA OSTA” PARA CIDADÃOS BRASILEIROS CASAREM NA ITÁLIA – AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTOS PARA CASAMENTO

Conforme o artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro, Lei 10.406, de 10/01/2002; as Repartições Consulares brasileiras não estão habilitadas a expedir atestados, certificados ou declarações de estado civil – declaração de “nulla osta” – para os nacionais brasileiros que pretendem se casar perante a autoridade estrangeira.

Os cidadãos brasileiros que pretendem casar-se em “Comune” na Itália, deverão solicitar a emissão do certificado, atestado ou declaração sobre seu estado civil (ausência de impedimentos para casamento na Itália) ao Cartório brasileiro onde foi registrado seu nascimento, com base na existência, ou não, de averbações ou anotações constantes no assento de nascimento. Para ter validade no exterior, o documento deverá ser legalizado, no Brasil, pelo Consulado italiano de jurisdição do interessado (consultar a Embaixada da Itália em Brasília - www.embitalia.org.br ).

Atenção:

Em caráter excepcional, e visando a atender os processos de casamento de cidadãos brasileiros em “Comune” na Itália já anteriormente iniciados pelos interessados, o Consulado-Geral do Brasil em Milão expedirá a declaração de “nulla osta” para as solicitações apresentadas pessoalmente no setor consular até o dia 31/10/2008, impreterivelmente.

Fonte: http://www.consbrasmilao.it/br/consulares/declaracao-nullaosta.asp

45 on: "Matrimonio na Italia: Nulla Osta emitido em cartorio no Brasil"
  1. Olà, eu tive o mesmo problema: um dia li uma informaçao, no outro outra coisa diferente.
    Dai escrevi ao consulado de Milano que me respondeu outra coisa:

    DECLARAÇÃO PARA FINS DE MATRIMÔNIO NA ITÁLIA

    Os cidadãos brasileiros que pretendem casar-se em “Comune” na Itália e que residam sob a jurisdição ao Consulado – Geral do Brasil em Milão, poderão solicitar a emissão da declaração consular, em que se reiteram os termos atestados pelo cartório brasileiro, relativamente ao estado civil do pretendente.

    Para a obtenção da declaração, o cidadão brasileiro deverá apresentar–se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:

    1. Atestado, certificado ou declaração sobre seu estado civil (ausência de impedimentos para casamento) obtida no Cartório brasileiro onde foi registrado seu nascimento, com base na existência, ou não, de averbações ou anotações constantes no assento de nascimento. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    2. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, conforme o modelo fornecido pelo Consulado – Geral do Brasil em Milão e com ambas assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro(a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    3. Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses;

    4. Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    5. Original e fotocópia da Carta d’Identità ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    6. No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também carteira de identidade italiana válida;

    7. Formulário de solicitação da Declaração de Ausência de Impedimentos para Casamento , preenchido integralmente e assinado;

    8. Emolumentos Consulares € 15,00 (quinze euros), a serem pagos no posto de atendimento do Banco do Brasil, instalado nas dependências desta Repartição Consular.

    Agora o meu problema è que o Cartorio em Sao Paulo nao esta sabendo como emitir a tal declaraçao....

    ResponderExcluir
  2. Marcia,

    Que confusao !!!!! O procedimento que vc descreveu, è exatamente o que eu fiz quando me casei em janeiro.

    Quanto o modelo que o cartorio fez, sera que serve o modelo de nulla osta antigo? Se servir, eu tenho o meu e posso te passar o modelo. De qualquer forma, seria bom consultar o consulado italiano de Sao Paulo, ou a comune da onde voce for se casar, se existe um modelo especifico.

    Quando o consulado de Milao de respondeu?

    Vou continuar pesquisando e se eu souber de alguma coisa nova postarei.

    Obrigada por visitar o meu blog e pelo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Gente, qual a diferença entre o atestado e a ausencia de impedimentos que a Márcia escreveu em seu comentário. Itens 1 e 2? Não ficou claro pra mim...Obrigada, Renata

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    Pelo que entendi o atestado è o documento que o cartorio vai emitir e o formulario de ausencia de impedimentos è aquele formulario que duas testemunham devem assinar. Voce pode encontrar o modelo nesse link:

    http://www.consbrasmilao.it/form/casamento_ita.pdf

    De qualquer forma, passe um email para o consulado do Brasil na Italia (Roma ou Milao) e confirme a documentaçao necessaria. Pode enviar o email que eles respondem.

    O endereço de e-mail de Roma è esse: consbra@consbraroma.it. O de Milao voce consegue no site do consulado.

    Um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  5. Cris,
    Tudo bem?
    Preciso falar com vc urgente! qual é o seu msn?
    Ou entao me add:
    millaneiva@hotmail.com
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Ja te adicionei! Vamos ver se o fuso deixa a gente conversar!

    ResponderExcluir
  7. Cris,
    Recebi hoje a certidão de ausência de impedimentos para casamento. O cartório em que eu nasci em MInas Gerais, fornceceu sem problemas. Amanhã vou à embaixada da Itália verificar se necessito de mais algum documento para levar comigo, pois viajo dia 09/01. Depois escrevo o que eles me falaram para você postar em seu blog para auxiliar as pessoas perdidas como eu! :) Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris....
    Sou Delias e estou pensando em me casar na Itália e estou precisando demais de orientações e ajuda.
    Não sei nem por onde começar pois sou divorciada e estou em Belo Horizonte.Estive no consulado daqui, mas eles trabalham apenas meio expediente. Sei que se seguir as orientações de voces que ja passaram pela mesma situação, irá me ajudar e muito, mas é como a primeira viagem que a gente faz sozinha........precisamos sempre de orientação. Se você puder me ajudar ou quiser me conhecer, eu ficarei imensamente agradecida. Temos algo em comum. Amamos um italiano.....risos.
    Abraços e parabéns por essa disponibilidade.

    ResponderExcluir
  9. Renata,

    Antes de voce ir ao consulado, voce deve traduzir a certidao, no proprio consulado eles podem te indicar um tradutor juramentado.

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  10. Delia

    As coisas estao um pouco confusa, desde do final de outubro, pois o consulado brasileiro aqui na Italia alterou os procedimentos. Junto com as meninas, estamos tentando entender essas mudanças. O que eu te aconselho primeiramente è saber em qual consulado do Brasil na Italia voce devera se apresentar, Roma ou Milao? Isso vai depender de qual cidade o seu noivo mora aqui na Italia. Nos sites dos Consulados voce descobre com facilidade. Quando voce descobrir em qual consulado voce devera se apresentar, escreve um email para eles perguntando qual a documentaçao voce tem que apresentar para matrimonio na Italia. E ai, entao a gente começa correr atras disso. No que eu puder te ajudar, conte comigo!

    Um abraço e obrigada pelo comentario

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris.....
    Vi seu comentário apenas agora.
    Sou meio analfa quando se trata de blogs....
    Orkut é coisa nova para mim....rs
    Vou correr atrás da minha certidão na cidade em que me casei e nasci e depois vou olhar esse negocio de tradutor. Meu noivo é da região de Veneto e portanto pertencente a Milão né?
    Eu gostaria de viajar em abril ja com essa papelada em mãos. Acredito que na cidade dele é tranquilo porque é uma cidade bem pequena e todas as vezes que vou preciso me apresentar na prefeitura e na questura para então estar legalmente. Nunca tive problemas. Dessa última vez quiseram encrencar comigo por causa do seguro saúde, mas daí consegui resolver. Vamos correndo atrás e contando com vocês.
    Abraços e MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  12. Delias,

    Seu consulado è o de Milao sim! Quanto ao seguro saude, porque voce nao faz aquele do Ministerio da Saude, è gratuito e valido para todos os efeitos.

    Te desejo uma excelente viagem e um feliz natal!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Cris,
    Que seguro é esse, viajo agora dia 09/01 e ainda nao fiz meu seguro de saúde! Nao fui à embaixada, moro em Brasilia e aqui nao tem consulado, só a embaixada. Preciso levar a certidao de nascimento e a declaração de impedimentos traduzidas? Nao sabia...
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Renata,

    Quanto ao seguro saude, se voce for contribuinte do INSS podera utilizar o convenio entre Brasil e Italia. Da uma olhada nesse post http://crissinatti.blogspot.com/2008/05/seguro-saude-acordo-brasil-e-italia.html

    Pelo o que esta escrito no site do consulado brasileiro de Milao, voce tera que traduzir os documentos e depois legalizar no consulado italiano mais proximo. Vou escrever hoje um email para o consulado e ver realmente quais os documentos necessarios.

    ResponderExcluir
  15. Escrevi um email para o consulado Brasileiro em Roma, solicitando alguns esclarecimentos e eles me enviaram a seguinte resposta:

    Prezada Sra.
    Devido à recorrente dificuldade para obter-se, nos cartórios brasileiros, a
    Declaração de Estado Civil, as autoridades brasileiras decidiram revogar a
    exigência da referida declaração para fins de expedição da Declaração para
    Fins de matrimônio na Itália.
    Cordiais saudações,
    Consulado-Geral do Brasil em Roma

    ResponderExcluir
  16. Bom, Cris, eu já cosnegui aminha, agora só preciso saber se a Comune solicita algum documento traduzido. Na verdade, vou levar traduzido e autenticado pela embaixada da Itália a certidão de nascimento, a declaração de ausência de impedimentos e a certidão de que sou solteira. Você sabe se a Comune solicita algo mais?
    Obrigada, beijos
    Renata

    ResponderExcluir
  17. Documentos seus, so falta o passaporte! hehehe

    Pede seu noivo para ir no comune e confirmar a lista de documentos, pois pode variar de comune para comune!

    Um beijo pra ti e bom casamento!

    ResponderExcluir
  18. Documentaçao para casar aqui na Italia esta a maior confusao. No final de outubro, o Consulado Brasileiro de Milao inventou que teriamos que pegar um nada consta no cartorio onde fomos registrado, depois traduzir e validar no consulado italiano no Brasil, enfim, o consulado do Brasil aqui na Italia estavam se negando a dar o nulla osta. O problema è que isso nao funcionou, pois a comune aqui na Italia nao estava aceitando nenhuma documentaçao que nao fosse emitida pelo consulado Italiano. Entao o que eles fizeram? Revogaram esse procedimento. Para me certificar, escrevi um email para o consulado de Roma e eles me responderam da seguinte forma:

    Prezada Sra.
    Devido à recorrente dificuldade para obter-se, nos cartórios brasileiros, a
    Declaração de Estado Civil, as autoridades brasileiras decidiram revogar a
    exigência da referida declaração para fins de expedição da Declaração para
    Fins de matrimônio na Itália.
    Cordiais saudações,
    Consulado-Geral do Brasil em Roma

    Se voce for no site do consulado Brasileiro em Roma voce vai encontrar as seguintes informaçoes:

    DECLARAÇÃO PARA FINS DE MATRIMÔNIO NA ITÁLIA

    Documento expedido pelo Consulado–Geral do Brasil em Roma para cidadãos brasileiros que pretendem se casar em “Comune” sob sua jurisdição, com o intuito de cumprir as finalidades do artigo 116 do Código Civil italiano.

    Para a obtenção da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”, o cidadão brasileiro deverá apresentar-se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:

    - Declaração de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    - Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses*;

    - Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    - Original e fotocópia da Carta d’Identità ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também carteira de identidade italiana válida;

    - Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;

    - Emolumentos Consulares: € 15,00 (quinze euros)

    O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) que for divorciado(a), deverá apresentar, ademais:

    - Original e fotocópia da certidão de casamento com a averbação do divórcio, com data de expedição não superior há seis meses da data de emissão do documento;

    Se o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil. Neste documento, deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

    No caso de cidadãos(ãs) brasileiros(as) viúvos(as), deverão ser apresentados o original e a cópia da certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

    A declaração para fins de matrimônio na Itália emitida pelo Consulado tem validade de seis meses a partir da data de sua emissão e a assinatura da autoridade consular brasileira deverá ser legalizada na "Prefettura", antes de ser apresentada no “Comune”.

    Somente o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) em nome do qual for emitida a declaração para fins de matrimônio na Itália pode solicitar e retirar o documento.

    Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização pelos consulados italianos dos documentos mencionados acima. O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) deverá verificar com a “Comune” onde pretende se casar acerca da necessidade de tais serviços.

    *Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via de certidão de nascimento.

    Fonte:http://www.consuladobrasilroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Download da Declaração de duas testemunhas brasileiras
    http://www.consuladobrasilroma.it/formularios/casamento_ita.pdf

    Download do Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;
    http://www.consuladobrasilroma.it/formularios/FormHabilitacaoCasar.pdf

    Isso è o que consta no site do Consulado de Roma. De uma olhada tambem no site do Consulado Brasileiro de Milao!

    ResponderExcluir
  19. Ei Cris....
    Depois de um longo e tenebroso inverno estou aqui de volta e embarcando dia 04.
    Corri......gastei horrores de dinheiro exatamente por causa dessa confusão toda.
    Mesmo assim estou insegura.
    Fui ao consulado italia brasil em belo horizonte e consegui o nulla aosta. Pediram quase que até meu tipo sanguineo. Bom........entre tradutores e legalizaçao foi mais ou menos uns 100o reais.
    O consulado de milão deixa claro que não precisa de tradução, PORÉM, a comuna exige a certidão traduzida por um tradutor juramentado italiano.
    Bom.......
    O problema é que o consulado italia brasil me pediu não só a certidão traduzida como também uma série de documentos que me geraram essa despera inesperada.
    Agora ao observar atentamente o email que me foi enviado de Milão, me deparei com o item 1 que diz o seguinte:
    1. Atestado, certificado ou declaração sobre seu estado civil (ausência de impedimentos para casamento) obtida no Cartório brasileiro onde foi registrado seu nascimento, com base na existência, ou não, de averbações ou anotações constantes no assento de nascimento. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;
    Não entendo isso.
    Se tenho certidões de casamento, nascimento, averbações, declarações de duas pessoas, a sentença do dovirocio tudo traduzido legalmente pelo consulado italiano, o que seria essa declaração então??
    Não está mais do que provado meu atual estado civil?
    Pensa bem:/
    Ás vesperas de viajar.....cabeça quente, me vem essa duvida que não sei como resolver e nem consigo distinguir qual seria a diferença de um certificato para uma certidão.
    Sinceramente viu???
    Depois dizem que nós é que estamos tirando o dinheiro deles........putz grila.
    1000 paus deixado nas mãos de italianos por pura burocracia e para que eu ainda corra o risco de por causa desse item 1, voltar prá trás sem nada resolvido. Ou seja......serão 1000 reais literalmente jogados na lata do lixo.
    Por que será que existe tanta confusão?
    Só Deus sabe o que estou cansada de correr para lá e para cá e pechinchar para não obter um centavo de desconto.
    Cada folha traduzida, 45 reais.
    Imagina a sentença??
    Cada legalização + 47 reais.
    Entre reconhecimento de firma + 2ª vias e etc.........foi pro beleléu.
    Mandei uma mensagem ao meu noivo perguntando a ele senão tem um mercado de semi novos porque não está dando para consumir noivos padra, gucci, giorgio armani não.
    Caramba..........que itens caros esses tais maridos italianos.
    Putz........
    Tomara que façam jus.
    Beijos
    Desculpe o desabafo, mas to p da vida hoje.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,

    Eu estou na Italia com o meu noivo,pretendemo-nos casar agora. A minha duvida é ao saber se, a minha familia poderia resolver sobre todos esses documentos exigidos,para o casamento. Uma outra duvida é: eles apenas me enviariam a certidao de nascimento valida,declaraçao sobre o meu estado civil(ausencia de impedimentos para o casamento) e,o formulario preenchido das testemunhas? Apenas isso? Ah,uma outra coisa. Eu vi na internet que eu deveria ter uma certidao de que eu nao possuo antecedentes criminais,isso realmente é preciso? Caso seja,eu poderia consegui-lo na internet mesmo? Eu vi em um site que eu poderia conseguir,caso nao precise,melhor,entao. A minha familia teria que pagar algo para realizar esses documentos por mim? E para terminar as minhas duvidas,eu gostaria de saber também quanto tempo leva para realizar todos esses documentos,pois,ele adiou o meu bilhete para 3 de Fevereiro,para dar tempo de resolver tudo isso o mais rapido possivel,teria como eu conseguir,no caso a minha familia,em menos desta data maracada?

    O meu e-mail é: juliana_marilac@hotmail.com

    Eu ficaria bastante grata pela ajuda.

    Juliana Marilac.

    ResponderExcluir
  21. Ah,além de eu ter postado todas aquelas duvidas,uma outra é ao saber se eu posso fazer a traduçao da minha certidao aqui mesmo na Italia. Eu estou em Velletri,Roma.

    Obrigada,

    Juliana Marilac.

    ResponderExcluir
  22. Ola Cris,bom dia.

    Eu acabei de conseguir a declaraçao sobre o meu estado civil e ausencia de impedimentos para casamento,através do site do consulado do Brasil em Milao. No Item 6 apareceu um outro link dizendo: formulario de solicitaçao da Declaraçao de ausencia de Impedimentos para casamento,mas,quando eu clico,sempre da erro,no outro link para a declaraçao de ausencia de impedimentos para casamentos nao deu erro. Voce poderia me ajudar ao saber se ha um site em que eu possa conseguir esse formulario de solicitaçao da Declaraçao? A declaraçao eu consegui,mas,o formulario nao. Eu tenho que ir ao consulado de Roma pedir por um ou depois de todos os meus documentos prontos eu preencho isso la?

    Me ajuda por favor.

    Obrigada,

    Juliana Marilac.

    ResponderExcluir
  23. Juliana

    Se vc faz parte da jurisdiçao do consulado de Roma, a coisa è muito mais facil! O consulado de Milao exige esse documento emitido pelo cartorio no Brasil, em vez o de Roma nao.

    Voce vai precisar dos seguintes documentos para tirar o nulla osta no consulado:

    - Declaração de duas testemunhas, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    - Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses*;

    - Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    - Original e fotocópia da Carta d’Identità, carteira de habilitação ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também original e cópia da carteira de identidade italiana válida;

    - Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”; Pegue o formulario nesse link http://www.consbrasroma.it/formularios/FormHabilitacaoCasar.pdf

    ResponderExcluir
  24. Todos os formularios necessarios vc consegue no site do consulado de Roma
    http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    A declaraçao de antecedentes criminais nao è necessaria, voce so vai precisar caso queira solicitar a cidadania italiana depois de dois anos de matrimonio.


    Eu acho que vc ja possui todos os documentos, nao precisa solicitar nada pra sua familia.

    Nao precisa traduzir nada... Leve tudo em portugues, pois o consulado do Brasil, vai emitir o nulla osta em Italiano.

    O que vc deve ficar atenta è quanto ao prazo. Com a nova Lei, so è permitido casamento com estrangeiros, se vc estiver regular. Se vc estiver com o visto de turista, tem que fazer tudo rapido, antes que o visto vença.

    De resto, boa sorte e parabens pelo casamento!

    ResponderExcluir
  25. Ola Cris,

    O meu pai ja levou para traduzir a minha 2° via do registro de nascimento. Ira chegar essa semana. Eu deveria ir embora para o Brasil em 16 de Janeiro,mas,o meu noivo conseguiu colocar para o dia 3 de Fevereiro,para que eu possa ter tempo de organizar todos os documentos. Pretendemo-nos casar em 30 de Janeiro,daria tempo para resolver todos os documentos? O consulado do Brasil em Roma e a comune,em geral,resolve isso em menos de 3 semanas?

    Obrigada,

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  26. Oi Juliana

    Nao precisava traduzir seu registro de nascimento... Geralmente o consulado te devolve o nulla osta no mesmo dia... e ai vc tera que ir na Prefettura reconhecer a firma do consul no nulla osta.

    Enquanto seus documentos nao ficam prontos, peça seu noivo para ir no comune solicitando o dele. Geralmente demora uma semana pra conseguir todos os documentos do noivo.

    Vai dependenter de cada comune o prazo necessario para a publicaçao. Para a publicaçao, demorou uma semana. Acho que se vc correr com os documentos, vc consegue sim fazer todos o processo em 3 semanas. Te desejo sorte e muito auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  27. Ola Cris,tudo bem?

    A minha outra duvida é ao saber se: pretendemo-nos ir ao Brasil em Março,depois do casamento. Eu poderia ir com ele e voltar se nenhum problema ou eu tenho que esperar a minha cidadania por dois anos aqui na Italia(ou no Brasil,se for o caso)?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Juliana

    Vc nao precisa esperar sair a cidadania para entrar e sair da Italia tranquilamente. Basta vc ter o permesso di soggiorno, aqui em Firenze sai com 30 dias. Caso seu permesso nao fique pronto a tempo, vc tera que utilizar o visto de turismo, e ai vc vai precisar da passagem de retorno pro Brasil. Te aconselho a casar e solicitar logo o permesso, antes de viajar.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Estive na Italia 1 mes de 15-06 a 16-07, voltei para o Brasil e pretendo voltar em Setembro para me casar: Antes de terminarem os 2 meses que posso estar ai, conseguirei casar-me?
    Grata,

    ResponderExcluir
  30. Cara anonima

    Pelo que eu sei, voce teria que esperar mais 90 dias para reentrar na Italia e assim teria mais 90 dias de visto de turista. Mas conheço muita gente que reentrou na Italia sem esperar os 90 dias e nao teve problema algum.

    O que eu te aconselho, è ir na questura da cidade do seu noivo entre os primeiros oito dias apos a sua chegada e tirar a declaraçao de presença. Com essa declaraçao, voce pode sem problema nenhum dar entrada no seu casamento! Boa sorte e felicidades!

    ResponderExcluir
  31. Buon giorno,

    Obrigada pela resposta,mas,eu ja estou casada ja fazem 6 meses hihih.

    Obrigada pelas felicitaçoes anche.

    Anche a te.

    Ciao bella.

    ResponderExcluir
  32. ola, mais um precisando de ajuda, passei a noite lendo sites do governo, seu blog e etc, e to com a maior confusao na cabeça do que precisa mesmo ou nao, se puder me adicionar no msn agradeço demais da conta: douglaz_@hotmail.com

    mas meu caso é um pouco diferente dos que eu tenho visto, sou brasileirO, estou na italia e vou me casar, resta saber se consigo casar aqui ou se caso no Brasil, o que preciso mais saber é:
    *documentos necessarios que tenham sido emitidos no brasil para serem apresentados ao consulado brasileiro de Milao.
    *documentos necessarios que tenham sido emitidos no brasil, traduzidos e legalizados pelo consulado italiano no brasil, para serem apresentados a repartiçoes governamentais italianas, seja, comune, preffetura, ufficio anagrafe e etc.

    (bateria acabou e to no trabalho, por enquanto so lemrbo disso e se puder me add no msn, conversamos melhor neh! rs)

    Obrigado desde jà!

    ResponderExcluir
  33. Douglas

    Nao estou acessando mais o msn pq a nova versao nao esta rodando no Windows XP, na verdade, eu estou de ferias e estou acessando pouquissimo o computador.

    Para o nulla osta no consulado de Milao vc vai precisar da certidao de nascimento emitida a menos de seis meses (nao precisa traduzir), passaporte e uma declaraçao de duas testemunhas no Brasil - o formulario voce pega no site do consulado:

    http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Com o nulla osta na mao, vc vai ate a Preffetura legalizar a assinatura do consul brasileiro e depois leva tudo na comune, juntamente com os documentos da sua noiva. Desde do ano passado, vc precisa apresentar no comune seu permesso, ou seja, vc precisa estar regular na Italia. Se vc estiver irregular, nao vai conseguir casar.

    De qualquer maneira, passe no comune onde vc vai casar e confira a lista de documentos, pois isso pode variar de comune para comune.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  34. Olá, boa noite!! Estou indo para Itália dia 04/12 e meu noivo já esta lá des de Outubro aguardando a cidadania dele, li tds os comentários sobre casamento por lá e gostaria de saber se hoje esta mais claro sobre a documentação necessaria e quais são elas. E tbem se consigo legalizar as certidões de nascimento no consulado de SP sem ter q entrar na fila de espera, pois pretendo ir com tds os documentos de acordo.
    Muito obrigado e achei muito legal sua pagina.

    Luciane

    ResponderExcluir
  35. Oi Luciana

    Quanto a documentaçao exigida pelo consulado brasileiro na Italia para emissao do nulla osta, voce podera consultar no site do consulado de Milao ou de Roma, dependendo da jurisdiçao da onde o seu noivo tem residencia.

    Consulado de Milao
    http://www.brasilemilano.it/br/consulares/declaracao-matrimonio.asp

    Os cidadãos brasileiros que pretendem casar-se em “Comune” na Itália e que residam sob a jurisdição ao Consulado – Geral do Brasil em Milão, poderão solicitar a emissão da declaração consular, em que se reiteram os termos atestados pelo cartório brasileiro, relativamente ao estado civil do pretendente.

    Para a obtenção da declaração, o cidadão brasileiro deverá apresentar–se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:

    1. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, conforme o modelo fornecido pelo Consulado – Geral do Brasil em Milão e com ambas assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro(a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    2. Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses;

    3. Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    4. Original e fotocópia da Carta d’Identità ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    5. No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também carteira de identidade italiana válida;

    6. Emolumentos Consulares € 15,00 (quinze euros), a serem pagos no posto de atendimento do Banco do Brasil, instalado nas dependências desta Repartição Consular.

    ResponderExcluir
  36. O cidadão brasileiro que for divorciado, deverá apresentar, ademais:

    1. Original e fotocópia da certidão de casamento com a averbação do divórcio, com data de expedição não superior há seis meses. Caso a sentença do divórcio tenha data inferior há um ano, é necessário constar no mesmo documento a averbação indicando claramente a data da separação judicial do casal.

    O cidadão brasileiro for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, deverá apresentar:

    1. Autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil. Neste documento, deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

    No caso de cidadãos brasileiros viúvos, deverão ser apresentados, ademais:
    1. Original e a cópia da certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido. Estes documentos devem ter data de emissão inferior a 6 meses

    ResponderExcluir
  37. Observações:

    A declaração emitida pelo Consulado tem validade de seis meses a partir da data de sua emissão, e a assinatura da autoridade consular brasileira deverá ser legalizado em Prefettura, antes de ser apresentada na “Comune”.

    Somente o cidadão brasileiro em nome do qual será emitida a declaração poderá solicitar e retirar o documento.

    O Consulado recomenda expressamente observar os prazos de validade do atestado, certificado ou declaração sobre seu estado civil, da certidão de nascimento e da declaração de ausência de impedimentos das duas testemunhas que, se superiores a seis meses não serão aceitas.

    Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização dos documentos mencionados por repartição consular italiana no Brasil. O cidadão brasileiro deverá verificar com a “Comune” onde pretende casar - se acerca da necessidade de tais serviços.

    Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via de certidão de nascimento.

    Os serviços consulares devem ser pagos, em espécie, no posto de atendimento do Banco do Brasil, localizado nas dependências do Consulado-Geral em Milão.


    O Consulado não recebe ou remete documentos por fax, e-mail ou correio, salvo dúvidas, sugestões e reclamações. Portanto qualquer solicitação de documentos deverá ser apresentada e retirada pessoalmente pelo interessado nesta repartição consular.

    ResponderExcluir
  38. Consulado de Roma

    http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    DECLARAÇÃO PARA FINS DE MATRIMÔNIO NA ITÁLIA


    Documento expedido pelo Consulado–Geral do Brasil em Roma para cidadãos brasileiros que pretendem se casar em “Comune” sob sua jurisdição, com o intuito de cumprir as finalidades do artigo 116 do Código Civil italiano. Em casos excepcionais, poderá ser emitida a declaração para fins de matrimônio para brasileiros radicados em Roma que pretendam se casar na jurisdição do Consulado-Geral em Milão.

    Para a obtenção da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”, o cidadão brasileiro deverá apresentar-se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:

    - Declaração de duas testemunhas, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    - Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses*;

    - Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    - Original e fotocópia da Carta d’Identità, carteira de habilitação ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também original e cópia da carteira de identidade italiana válida;

    - Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;

    O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) que for divorciado(a), deverá apresentar, ademais:

    - Original e fotocópia da certidão de casamento com a averbação do divórcio, com data de expedição não superior há seis meses da data de emissão do documento;

    ResponderExcluir
  39. Se o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil ou em repartição consular brasileira. Neste documento, deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

    No caso de cidadãos(ãs) brasileiros(as) viúvos(as), deverão ser apresentados o original e a cópia da certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

    A declaração para fins de matrimônio na Itália emitida pelo Consulado tem validade de seis meses a partir da data de sua emissão e a assinatura da autoridade consular brasileira deverá ser legalizada em "Prefettura" - Ufficio Territoriale del Governo da jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Roma, antes de ser apresentada no “Comune”.

    Somente o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) em nome do qual for emitida a declaração para fins de matrimônio na Itália pode solicitar e retirar o documento.

    Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização pelos consulados italianos dos documentos mencionados acima. O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) deverá verificar com o “Comune” onde pretende se casar acerca da necessidade de tais serviços.

    *Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via de certidão de nascimento.

    Emolumentos Consulares: € 12,00 (doze euros)

    Horário de atendimento ao público: de 08:30 hs às 12:00 hs.

    Horário para retirar documentos: de 08:30 às 14:30 hs.

    Para consultas ou para pedir outros esclarecimentos, pede-se de preferência o envio de mensagem para o e-mail do Consulado-Geral em Roma consulado@brasilroma.i, ou então para o fax 06 68 80 2883.

    ResponderExcluir
  40. Depois que o consulado emitir o nulla osta, voce devera encaminhar, copia e original do nulla osta, certidao de nascimento, passaporte juntamente com a documentaçao do seu noivo para o comune. Peça para o seu noivo ir no Comune e verificar quais os documentos necessarios para a publicaçao do matrimonio, pois essa documentaçao pode variar de comune para comune.

    Uma outra coisa: se seu noivo for cidadao italiano, voce vai precisar estar regular na Italia, senao eles nao realizam o matrimonio.

    Se voce vier com visto de turista, ate o 8o. dia de permanencia na Italia, voce devera ir na questura solicitar a declaraçao de presença e o casamento devera ser realizado dentro dos 90 dias.

    Quanto ao consulado de SP, eu nao sei te dizer como funciona, mas no Rio, nao precisa entrar na fila nao... Em uma semana mais ou menos, eles legalizam tudo! Peça seu noivo pra conferir no comune se realmente vai precisar da certidao de nascimento traduzida e legalizada no consulado, quando eu casei aqui em Firenze, nao era necessario traduzir nada.

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite Cristiane, gostaria que você me ajudasse nessa questão das documentações que devo levar a Itália para casar com um italiano, sou de Fortaleza no Brasil. Vou a Itália dia 10 de agosto.

    1. a declaração sobre estado civil que significa a ausência de impedimentos para o casamento eu peço ao cartório onde fui registrada e junto peço a segunda via da certidão de nascimento ?
    2. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, onde peço esse documento? tenho que ir no consulado e depois vou ao cartório registrar ? Tenho que levar as duas testemunhas para o cartório ?
    3. Original e fotocópia da segunda via da certidão de nascimento deve ser traduzida?
    4. Original e fotocópia das 4 primeiras páginas do meu passaporte, devo registrar a fotocópias, autenticar. Algo assim ?
    5. Sobre a Original e fotocópia da Carta d`Identitá ou o Passaporte dele, tenho que pedir para ele mi enviar pelos correios o passaporte dele?
    6. Formulário de solicitação de declaração de ausência de impedimentos para casamento, onde posso obter este formulário, vi que posso acessar o site e imprimir o formulário, depois levo onde? Consulado, depois prefeitura ? Como faço isso ?
    7. O que significa EMOLUMENTOS CONSULARES ? Para que pagar 15 euros ?
    8. Gostaria de saber quanto irei gastar com tudo isso, se você sabe um valor especifico de todo o custo?
    8. Precisa da certidão de Antecedentes criminais ?
    9. Peço a Nulla Osta pela site e depois imprimir e fazer as anotações depois levar ao consulado aqui no Brasil?
    10. Quais os documentos que é preciso ser traduzido ?
    11. Por fim com a Nulla Osta e todos esses documentos acima garantidos, levo tudo ao consulado ou a prefeitura para legalizar, ou
    nao precisa ?

    Gostaria de saber as respostas de acordo com os números, porque já li de tudo e li tambem suas respostas e você foi a unica que eu vi que tem capacidade de responder, de mi ajudar. obrigada Cristiane

    ResponderExcluir
  42. Boa Noite Cristiane, gostaria que você me ajudasse nessa questão das documentações que devo levar a Itália para casar com um italiano, sou de Fortaleza no Brasil. Vou a Itália dia 10 de agosto.

    1. a declaração sobre estado civil que significa a ausência de impedimentos para o casamento eu peço ao cartório onde fui registrada e junto peço a segunda via da certidão de nascimento ?
    2. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, onde peço esse documento? tenho que ir no consulado e depois vou ao cartório registrar ? Tenho que levar as duas testemunhas para o cartório ?
    3. Original e fotocópia da segunda via da certidão de nascimento deve ser traduzida?
    4. Original e fotocópia das 4 primeiras páginas do meu passaporte, devo registrar a fotocópias, autenticar. Algo assim ?
    5. Sobre a Original e fotocópia da Carta d`Identitá ou o Passaporte dele, tenho que pedir para ele mi enviar pelos correios o passaporte dele?
    6. Formulário de solicitação de declaração de ausência de impedimentos para casamento, onde posso obter este formulário, vi que posso acessar o site e imprimir o formulário, depois levo onde? Consulado, depois prefeitura ? Como faço isso ?
    7. O que significa EMOLUMENTOS CONSULARES ? Para que pagar 15 euros ?
    8. Gostaria de saber quanto irei gastar com tudo isso, se você sabe um valor especifico de todo o custo?
    8. Precisa da certidão de Antecedentes criminais ?
    9. Peço a Nulla Osta pela site e depois imprimir e fazer as anotações depois levar ao consulado aqui no Brasil?
    10. Quais os documentos que é preciso ser traduzido ?
    11. Por fim com a Nulla Osta e todos esses documentos acima garantidos, levo tudo ao consulado ou a prefeitura para legalizar, ou
    nao precisa ?

    Gostaria de saber as respostas de acordo com os números, porque já li de tudo e li tambem suas respostas e você foi a unica que eu vi que tem capacidade de responder, de mi ajudar. obrigada Cristiane

    ResponderExcluir
  43. Olá Nanda,

    Espero que eu consiga te dar pelo menos uma luz!

    Vamos lá:

    1. a declaração sobre estado civil que significa a ausência de impedimentos para o casamento eu peço ao cartório onde fui registrada e junto peço a segunda via da certidão de nascimento ?

    Exatamente, trata-se do documento que as duas testemunhas terao que assinar e você vai baixar no site do consulado Brasileiro em Roma (http://www.consbrasroma.it/formularios/casamento_ita.pdf), preencher com os dados das duas testemunhas e depois vai reconhecer a firma delas no cartório.

    Você vai precisar exatamente desses documentos para tirar o nulla osta no consulado brasileiro na Italia:

    Declaração de duas testemunhas (vc faz o download no site do consulado brasileiro de Roma) parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;
    - Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses*;
    - Passaporte brasileiro válido;
    - Carta d’Identità, carteira de habilitação ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    Caso vc seja divorciada ou de menor, irá precisar de outros documentos. Dê uma olhada no site do consulado: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    2. Declaração de ausência de impedimentos ao casamento, onde peço esse documento? tenho que ir no consulado e depois vou ao cartório registrar ? Tenho que levar as duas testemunhas para o cartório ?

    Te respondi no item 1, vc baixa diretamente no site do consulado, no link que postei no item 1. Vc não precisa levar as duas testemunhas no cartório, basta vc levar o formulario preenchido e assinado nos cartorios onde elas possuem o registro da firma. Caso elas não possuem o registro em nenhum cartório, ai sim, vc poderá levá-las em qualquer cartorio, registrar a firma delas e depois reconhecer no formulario.

    3. Original e fotocópia da segunda via da certidão de nascimento deve ser traduzida?
    O Consulado brasileiro não exige que a certidão de nascimento seja traduzida, mas pode ser que o comune do seu noivo exija, cada comune possui um procedimento diferente. É melhor vc pedir que o seu noivo confirme essa informação e toda a lista necessária no comune onde ele mora.

    4. Original e fotocópia das 4 primeiras páginas do meu passaporte, devo registrar a fotocópias, autenticar. Algo assim ?
    Não, basta levar as fotocópias e o passaporte original.

    5. Sobre a Original e fotocópia da Carta d`Identitá ou o Passaporte dele, tenho que pedir para ele mi enviar pelos correios o passaporte dele?
    Não, porque vc terá que apresentar esses documentos no CONSULADO BRASILEIRO NA ITALIA e não no Brasil. Quando vc for no consulado brasileiro na Italia Milano ou Roma para tirar o nulla osta, vc leva uma copia e original do documento de identidade do seu noivo.

    ResponderExcluir

  44. 6. Formulário de solicitação de declaração de ausência de impedimentos para casamento, onde posso obter este formulário, vi que posso acessar o site e imprimir o formulário, depois levo onde? Consulado, depois prefeitura ? Como faço isso ?
    Exatamente, vc vai pegar no site do consulado e depois levar no consulado brasileiro na Italia para tirar o nulla osta. Com o nulla osta em maos, vc vai precisar reconhecer a firma do consul - o consulado vai te dizer o local mais proximo da sua casa para reconhecer a firma. Com o nulla osta com a firma autenticado do consul, vc e seu noivo irão dar entrada na documentação no comune de residencia do noivo. Ai vc terá que confirmar no comune quais os documentos necessarios.

    7. O que significa EMOLUMENTOS CONSULARES ? Para que pagar 15 euros ?
    è uma taxa de serviço que vc paga diretamente no consulado brasileiro na Italia para a emissão do nulla osta. Tudo se paga no consulado, nada è de graça :(

    8. Gostaria de saber quanto irei gastar com tudo isso, se você sabe um valor especifico de todo o custo?
    Isso eu não sei te dizer, pq vc precisa saber as taxas do comune que não é igual em todas as cidades, mas não vai gastar muito não. Com certeza vc vai gastar menos do que gastaria no Brasil.


    8. Precisa da certidão de Antecedentes criminais ?
    Para tirar o nulla osta não, mas confirme com o seu comune. Geralmente eles so pedem os antecedentes criminais quando vc for solicitar a cidadania por matrimonio, depois de 02 anos - mas isso è uma outra conversa.


    9. Peço a Nulla Osta pela site e depois imprimir e fazer as anotações depois levar ao consulado aqui no Brasil?
    Não, vc vai pedir o nulla osta no consulado brasileiro na Italia, em Milano ou Roma, de acordo com a cidade do seu noivo.

    10. Quais os documentos que é preciso ser traduzido ?
    Para o nulla osta, vc não vai precisar traduzir nada, mas confirme com o comune do seu noivo se eles exigem algum documento traduzido, pq o procedimento pode variar de comune para o comune. Quando casei aqui e Firenze, não traduzi absolutamente nada.

    11. Por fim com a Nulla Osta e todos esses documentos acima garantidos, levo tudo ao consulado ou a prefeitura para legalizar, ou
    nao precisa ?
    Ja respondi antes: vc pega o nulla osta, reconhece a firma do consul na prefeitura e depois vai diretamente no comune dar entrada na papelada, marca a data e depois é so comemorar!

    Um abraço!









    ResponderExcluir
  45. gente vou casar com um italiano sou brasileira ele mora em roma e o casamento é no civil la, gostaria de saber as documentaçoes que preciso ter para levar, se algum precisa ser traduzido para o italiano ( parece q li q nao é mais necessario a traduçao) enfim preciso de o maximo de informaçao q puder ter
    att marcia

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.