sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
A magia de Napoles
Quando estamos em Napoli, sentimos bem pertinho o rumor daqueles que parlam em dialeto, sentimos o odor do mar no ar que respiramos, o sabor do iodo que è transportado pelo vento juntamente com a magia do mar.
O perfume do manjericao, do alho conservado nos balcoes, dos tomates e da pizza napolitana, a melhor da Italia.
E preciso descrever Napoli mil vezes, pois sao tantas as contradiçoes. Napoli e sua beleza genuina, pura, absoluta, total...
Cantores antigos, poetas, escritores, musicos, cada um do seu tempo, da noite, dos tempos de hoje, tentam atraves de poesias definir Napoli, mas isso è algo quase que impossivel. Napoli se descreve por si propria, pois nao è somente uma cidade. Napoli è um mundo a parti.
E’ o grito das crianças pelas ruas, os rumores das motocicletas, o caos do trafico, a frenesia diaria de tudo e de nada. E um pouco estrangeira, um pouco italiana, um pouco de cada povo.
No centro historico, se reencontram Il Maggiore e L'Inferiore, e aparece a rua mais importante. San Gregorio Armeno. A Rua dos Pastores, a rua dos presepios, a Rua dos Artistas. Geraçoes de familias que aprendem e ensinam arte pelos seculos. O filho que aprende com o pai o qual foi ensinado pelo avo.
Em Napoli se passeia transportado pelos perfumes, abraçados a uma "Napoletanita" que nao ha um unico significado e que tambem nao possui um conceito muito definito.
E um mode de ser e de viver... E quem visita Napoli, um dia descobrira !

About Cris de Oliveira
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
1 on: "A magia de Napoles"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.
Marcadores

Belíssima descrição... só quem já foi, sabe...
ResponderExcluirMuita saudade de Napoli...