Ontem aconteceu uma coisa muito engraçada. Depois de algumas semanas sem ir ao curso de Italiano, la fui eu... No final da aula, o professor sempre escolhe um tema para discusao e o tema de ontem foi falar um pouco sobre o nosso pais de origem. Na classe, somos mais ou menos 12 alunos e cada um falou um pouco do seu pais. Do Brasil, resolvi falar um pouco da variedade de passaros silvestres que possuimos, ate ai, tudo bem.
Entre meus amigos de classe, tem uma adolescente de aproximadamente 16 anos do Equador, e ela resolveu me fazer uma pergunta. Disse que algum tempo atras, um grupo musical brasileiro foi fazer um show na sua cidade natal. Ela nao se lembrava do nome do grupo, e me disse somente que eles bailavam com "il culo" e que se lembrava de duas musicas e queria que eu traduzisse duas expressoes: tà dominado e ou dà ou desce !
Tà dominado foi facil explicar agora ou dà ou desce, nao fui capaz! Nao tive coragem de explicar perante 12 estrangeiros e um professor que ja è um senhor de idade, o que significa essa expressao. Senti vergonha de falar que nossas musicas possuem expressoes tao obscenas.
O musica tà dominado, eu conheço, mas essa de "ou dà ou desce" nunca ouvi falar. Nao sei sei se è algum grupo de funk carioca ou se è algum grupo de AXE.
Nao tenho nada contra o movimento do funk carioca (apesar de pessoalmente nao gostar do ritmo) e do AXe gosto de alguns grupos. O que eu nao gosto e acho lastimavel, è usar a dança e a musica para divulgar violencia e obscenidade. E fico mais triste ainda, quando exportamos essa imagem. Enfim, nao expliquei o que significa a expressao, disse apenas que era uma expressao um pouco vulgar e que eu nao me sentia confortavel em falar. Nao que eu seja uma puritana, mas transmitir uma imagem dessa do Brasil, realmente, nao me sinto a vontade.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
E cada coisa que acontece...
About Unknown
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
1 on: "E cada coisa que acontece..."
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.
Marcadores

Que situação,heim,Criss? São as tais coisas dos brasileiros...Quando morei aí eles faziam cada pergunta!!! Mas te saíste bem! um beijo,chica
ResponderExcluir